Crónicas : 

ATENÇÃO POETAS E ESCRITORES

 
Antigamente, antes da internet, as pessoas que gostavam de colocar em papel seus sentimentos ou mesmo aqueles que gostavam de imaginar situações, inventar ou compor uma história, geralmente escreviam em um caderno ou mesmo as guardavam em folhas soltas em suas escrivaninhas. Eu mesmo possuo um tanto destes papéis e guardo com carinho também, um caderno-livro escrito com muita beleza poética, por uma senhorita em 1915, minha bisavó.

Felizmente a internet, possibilitou que essas pessoas (poetas, contistas, escritores, etc), exercitassem seus dons, deixando-os expostos para apreciação de um numero muito maior de pessoas e não tão somente para os familiares, quando por vezes, líamos algum texto numa data especial.

Desta maneira, a leitura de obras prima que jamais seriam lidas, deixou o anonimato, para ganhar alguma notoriedade e respeito de muitos. De outra forma, muitos puderam deliciar-se com os textos dessas pessoas (poetas, contistas, letristas, escritores. etc.).

Junto aos sites apropriados para poetas e escritores amadores, surgiu também, a possibilidade da facilitação de se editar os trabalhos em e-Books, antologias ou mesmo livros individualizados. Muitas editoras pequenas e de médio porte, em face da demanda, surgiram e continuaram surgindo, porquanto do número crescente e contínuo de escritores amadores em nosso e em outros Países.

Há, entretanto, de se ter cuidado! Todos os dias muitos de nós, escritores e poetas amadores, semi-profissionais e profissionais, somos convidados a participar de antologias, concursos virtuais (onde se tem de pagar, para se colocar um texto em votação) ou mesmo e principalmente para a edição de um livro somente seu. Sonho de muitos daqueles que escrevem.

Decerto, existem editoras honestas e bem intencionadas, mas, existem também, aquelas que se aproveitam desse sonho nosso, a tirar para si, algumas vantagens comerciais.
Assim, seria importante que, os poetas, escritores amadores, semi-profissionais ou mesmo profissionais que ainda não ganharam notoriedade na mídia ou no cenário literário, procurassem às associações especializadas para poetas, músicos, escritores etc.

É provável que na sua cidade ou próximo a ela, tenha alguma entidade do gênero e lá, certamente, encontrarás pessoas apaixonadas por todos os tipos de artes que terão todo interesse em orientá-lo de como poderás editar seu livro a preço de custo. Mas, o mais importante é que encontrarás sempre uma oficina de (poesia, música, teatro, pintura), para que possas desenvolver seu talento.

No Rio de Janeiro existe a APPERJ – Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro, (CNPJ: 311148530001-88), da qual tenho a honra e felicidade de ser o sócio No.00425.

http://www.apperj.com.br/

 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
930
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 18/06/2009 12:22  Atualizado: 18/06/2009 12:22
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3489
 Re: ATENÇÃO POETAS E ESCRITORES
Essa informação é muito oportuna. Diariamente recebo estes convites e não me senti tentada pela falta de seriedade dos mesmo.
abraço

Maria verde

Enviado por Tópico
SofiaDuarte
Publicado: 18/06/2009 12:28  Atualizado: 18/06/2009 12:28
Da casa!
Usuário desde: 19/12/2008
Localidade: Portugal
Mensagens: 338
 Re: ATENÇÃO POETAS E ESCRITORES
Realmente à pessoas que com esta paixão que nos envolve ao escrever estas palavras acabam por perder-se na paixão e não vêm certas acções menos boas que há pela internet...

A internet é como a vida, há sempre tudo de bom mas tudo de mau também se mantém bem de perto...

O principal direito e dever é estar bem informado antes de realizar qualquer acção que seja arriscada... Pois uma acção pode trazer muita coisa, de bom e de mau, dependendo do caso...

abraços! E ainda bem que o disse!