Textos -> Esperança : 

Passeio ao Seixal

 
Tags:  Idosos    Passeios    Seixal  
 
PASSEIO AO SEIXAL

Dia 12 de Maio, aconteceu mais uma iniciativa das nossas Auxiliares de Acção Médica, que muito nos apraz registar: quase lotaram um autocarro com residentes, que incentivaram a passear pelo Seixal.

Foi quebrada a rotina logo pela manhã, com um despertar mais madrugador…pelas 8 horas já o pequeno-almoço estava disponível.

Assim se iniciou um dia que seria muito diferente para quem raramente sai, por razões que nem sempre se relacionam com a dificuldade motora do residente…por vezes há constrangimentos psíquicos de uns que não querem incomodar e de outros, que se sentem incomodados… o êxito do evento resultou do equilíbrio conseguido pelas nossas auxiliares.

As cadeiras de rodas foram arrumadas na bagageira do autocarro e os seus utentes instalados nos lugares mais acessíveis. 

Tivemos  um dia muito agradável com muito sol e algum calor até.

A primeira paragem aconteceu junto à igreja, que por sorte encontramos aberta... Linda...tradicional...com belíssimos altares, muitas imagens e um tecto maravilhoso.

De seguida, fizemos uma visita ao Núcleo Naval, da Arrentela onde apreciamos a arte de bem construir miniaturas de embarcações que em tempos idos cruzavam o Tejo.

As fotos não enganam...Os nossos operadores de imagem estiveram atentos e não deixaram seus créditos por mãos alheias.
Parabéns ao Manuel e à Paula Gomes.

Conceição, Manuel, Luísa, Glória, Inácia, Carmo...tudo nomes vulgares na imensa riqueza da onomástica portuguesa...

Mas os nomes acima indicados, identificam, para nós as pessoas que estiveram na origem desta deslocação aos pontos mais marcantes do concelho do Seixal.

Claro que tiveram outras ajudas...para subir ou descer um dependente no autocarro, uma só pessoa não chega...Para isso contaram com as preciosas ajudas de Cecília, da Celestina, da Paulinha, da Ana Paula Uva e do omnipresente João Leite.

Convém salientar que nas visitas mais demoradas e complicadas algumas dependentes foram literalmente carregadas ao colo, do assento do autocarro para a cadeira de rodas, ou amparadas por duas auxiliares na Quinta da Fidalga, no Núcleo Naval, na Arifa, onde almoçaram e na Fonte da Telha, onde quiseram sentir o Mar e pisar areia macia.

Na Nossa deslocação ao Seixal não poderíamos deixar de visitar o Lar da Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora, o único existente no Seixal.

O Presidente de Direcção Senhor Fernando, que exerce estas funções no regime de voluntariado, orgulhosamente nos abriu as portas e nos guiou pelo interior, mostrando tudo o que tem sido feito em favor dos idosos mais carenciados do Concelho do Seixal. Já conhecíamos aquelas instalações, a quando de uma visita há cerca de um ano atrás, altura em que se projectavam obras de beneficiação e conservação.

Foram concluídas.
O Lar está bonito, funcional, o asseio e esmero são constantes inegáveis.

Almoçamos depois que seus residentes concluíram a sua refeição.

No final, em breve alocução, o Presidente da Direcção agradeceu a nossa presença, entregou uma lembrança ao Lar do SBSI.SAMS, que por coincidência foi recebida por sua esposa, funcionária do nosso lar, a principal mentora desta deslocação e visita.

O Nosso Coordenador Rui Fontes esteve presente, agradeceu todas as facilidades concedidas endossando uma vez mais todos os méritos ao brio e empenho das Auxiliares de Acção Médica que promovem e tomam iniciativas  tão inovadoras e benéficas.

O Almocinho estava muito bom. Já tínhamos saudades daquela sopinha deliciosa...
Parabéns à cozinha e um Bem-Haja a todos quantos contribuíram para o bem estar dos nossos estômagos


José Mota

TEXTO E FOTOS TAMBÉM CONSTAM DO NOSSO BLOG:
http://boletim77.blogspot.com - "O Lar 77"
 
Autor
PoetaSenior
 
Texto
Data
Leituras
1103
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.