Textos -> Religiosos : 

Teoria Teológica:Conversão - Liberdade de Escolhas X Livre Arbítrio

 
A momentânea união sexual entre um homem e uma mulher – o casal –, nos traz o primeiro e o maior milagre natural, que, o ser humano tem conhecimento durante toda a sua existência terrena:o nascimento.

Este, é o ato de surgir, de sair de um estágio oculto, porém, real, para à exposição comprovatória do existir.

Nasce-se completamente indefeso: dependente, inocente, disprovido de tudo, até mesmo dos sentidos, que tendem ser aprimorados, o que acontecerá através do tempo e de acordo com a capacitação intelectiva e perceptiva do ser.

Vai-se adquirindo uma formação múltipla: quer familiar, religiosa, cultural, intelectual... Tal qual, um computador de memória virgem; um banco de dados, pronto para receber informações; uma esponja à absorver liquefeitos, a mercê de quem a manipulará, conduzirá ou induzirá. Até que, se chegue, ao momento da razão, dos questionamentos, da percepção consciente e não indutiva, que conduzirá a ruptura, a conversão.

Esta, é a perda de identidade do velho homem, para assumir uma nova em Cristo. Às coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo – transformação( 2 Co 5.17) ; e, não mais vivo eu, Cristo vive em mim – renúncia(Gl 2. 20)


Biblicamente falando é o ato consciente, não induzido, porém, conduzido pelo Espírito Santo de Deus (Zc 4.6) Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. De forma radical e comprovadamente opcional.

O homem natural – com às suas vontades próprias; suas escolhas; seus quereres e o livre arbítrio de escolher, entre viver com uma fé divergente da cristocêntrica ou aceitar à Cristo como Salvador –, para o surgimento de um novo homem em Cristo Jesus – Ao aceitar a salvação em Cristo - Novo nascimento (Jo 3. 3-5), deixa de ter o direito ao Livre Arbítrio.

Agora, tal qual, acontece com o nascimento natural – da criança –, onde todo o conhecimento e caráter é formado gradativamente, da mesma forma acontecerá espiritualmente, com o Novo nascimento.

Nesta caminhada, seguimos adquirindo a perfeição, segundo o caráter de Cristo – buscando ser sua semelhança em ações – Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo ( Ef 4.13 ).

Há quem confunda completamente o que seja Livre Arbítrio e “Liberdade de escolhas”. Característica do homem natural – mudando assim, o sentido da visão do Espírito Santo de Deus, concernente ao assunto –, unicamente, por falta de conhecimento da Palavra, tal qual diz o apóstolo São Pedro na sua epístola ( 2 Pe 3.16) Há pontos difíceis de serem entendidos.

Quando se estar em Cristo, quando se é servo, não existe liberdade de escolhas, simplesmente, porque servo é o que é submisso e obediente.
Há uma grande diferença entre: o se dizer ser e o ser de fato.

Assim sendo, que possamos ser conscientes do que é liberdade de escolhas e que não fiquemos diante do querer agir segundo a nossa vontade, e dizer que, temos o Livre arbítrio.

Ao que assim entende, ou não passou pela conversão ou recebeu uma visão enganosa.

Que Deus nos ajude, a não ministrarmos do que não entendemos, para que não conduzamos outros ao erro.

Somos escolhidos do Senhor.
A escolha(Jo 15.16); o covite (Ap 3.20); a obra salvífica, é Dele. Às suas promessas, são fiéis (Nm 23.19) Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem,; para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?



EstherRogessi.Teoria Teológica:Conversão - Liberdade de Escolhas X Livre Arbítrio. Categoria:Narrativa. 05/07/09. Copyright.


Quando descobri o que sou para Deus a opinião da oposição, a meu respeito perdeu o efeito; quando me conscientizei do que Deus é para mim dispensei intermediários.

http://www.facebook.com/impfavpe

http://revistaarchivosdelsur.blogspot.com...

 
Autor
Esther
Autor
 
Texto
Data
Leituras
3175
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.