Textos -> Crítica : 

"O seu a seu dono ..."

 
 
“O seu a seu dono“, sempre ouvi dizer, mas, neste momento em que os valores da ética e do respeito pela “propriedade do outro”, pelo “bem do outro", pela integridade física e moral do outro, parecem não fazer mais parte da pirâmide de valores e normas de conduta dos habitantes desta aldeia global, neste momento em que a “democracia” - e perdoem-me os animais de quatro patas, por quem tenho o maior apreço e respeito -, mas dizia, em que a “democracia” parece ter chegado, ao invés do que o meu falecido pai, homem de poucas letras, mas de grande sabedoria costumava dizer “… aos burros”, começo mesmo a duvidar que quem esteja errada nisto tudo seja eu...

Eu que tão acérrima defensora sou da partilha dos saberes e que vi, nesta coisa da Blogoesfera, um "palco luminoso" onde, cada um, pudesse mostrar e aprender com os restantes …
Uma biblioteca inigualável em que aqueles que, vivendo aqui, neste cantinho "distante" da Europa seriam lidos no Japão, por exemplo; que, e usando deste modo de comunicação os não publicados em livro - os ditos consagrados -, pudessem lá chegar… e isto era, pensei ingenuamente, simplesmente maravilhoso. Escrever e ser lido e entendido a milhares de quilómetros, era uma façanha extraordinária.
E não é?’?? É, sem dúvida, mas ...

Bom, vamos lá por partes….
Ora bem, do que me dispus mesmo a falar é de roubo da propriedade intelectual de cada um de nós, bloguistas - poetas/prosadores maiores ou menores, não vem ao caso. Vulgo plágio!!!!

E se nesta altura este assunto me começa a inquietar é porque, de prática esporádica e praticada por “ladrões de galinhas”, ou seja, “larápios de frases inteiras” com que costuram mantas de retalhos, mal remendadas, diga-se de passagem, e que nada têm a ver com a arte sábia das nossas avós em costurar belíssimas mantas com sobras de tecidos, "patchwork," chamemos-lhes assim, para ser mais “in”, estes, os tais “ladrões de galinhas” são, a cada dia, mais descarados …. Agora levam as galinhas e, duvido que se lhes fosse dado a possibilidade, levariam o terreno e o milho de que as ditas se alimentaram...

Roubam a obra pronta. Para quê? Simples: para alimentarem egos doentes! Só pode…
Cada dia, confesso, (não devia, contudo...) me surpreendo mais com este mundo de “pseudo-poetas” em particular…

Ao longo deste anos em que escrevo na net, nem sempre mostrei a cara como o faço e de forma tão frontal. Sou quem sou! O rosto que se mostra é o meu, o nome é o meu, o “nick” é, como mil vezes já tentei explicar, um diminutivo…

Tempos houve em que, porque ainda não lidava bem com o facto de escrever poemas… (coisas provincianas, dirão os senhores … Concordo. Seja!), visitava blogs, comentava de forma anónima, na maioria dos casos desdobrando, continuando, os poemas dos autores que admirava … e, sorrateiramente, saia.

Desses tempos, encontro hoje na net, os meus “filhos” … mas sobre esses não tenho quaisquer direitos… fui uma má mãe que os “pariu” e os abandonou à sua sorte. Alguns, os mais felizes, vivem hoje em casas onde a poesia é respeitada e, têm como autor o Sr/Srª “Anónimo/a"… Sementes, sejam, pois, da palavra ora produzida e assinada.

Todavia, e a partir do momento em que assumi esta “compulsão” pela escrita, é-me absolutamente doloroso ver, como já vi, poemas meus descaradamente plagiados de fio a pavio, com o titulo alterado, por exemplo, e postados em blogs de “poetas fast-food”…

Sou do campo, meus senhores, detesto fast-food. Gosto de tudo o que é genuíno e verdadeiro … Não busco, não é da minha natureza, pódios ou coroas de louros… mas por favor, respeito é bonito e eu gosto … e muito. Dispenso pois as coroas de sarças com que me coroam, quando me cortam à fatia e me colam em sites onde a natureza humana não é respeitada, por exemplo!… Pior que plágio é este “descontextualizar”…

Mas serei a única vítima??? Não!
Recentemente contei a um amigo que encontrei um blog onde vários poemas dele, integrais, estavam atribuídos a outro autor… que, como vem sendo hábito nestas coisas, recebe comentários, vai a palco e agradece… e volta a palco e agradece de novo… Tristes figuras, Santo Deus!!!

E, como se a coisa não fosse suficiente… ontem à noite encontro poemas de um outro bloguista por quem tenho profunda admiração e cuja poesia é inconfundível (poemas que fazem parte de um site colectivo “desactivado”) , atribuídos agora a uma senhora, num blog actual … E, de novo digo: Tristes figuras, valha-nos quem possa…

E (tantos “e”), como a imaginação - a minha -, e o tempo, andam escassos, hoje decidi ir, - aliás como vem de há tempos a esta parte a acontecer -, à minha “caixa de perdidos e achados”, buscar um poema … “Cansada, contacto”…

Pasmem, meus leitores, eu, que sou meio desorganizada, mas gosto de vos deixar o link de onde e quando publiquei cada poema pela 1ª vez, fiz “inocentemente” uma pesquisa no google (maravilhoso google), desta vez pelo nome … de imediato … zás!!! Para além da Mel de Carvalho, outra alma o “escreveu” …

Começo a estar cansada, confesso.
Será que as pessoas que andam por aqui não sabem que basta colocar uma frase entre aspas e, de imediato, se descobre onde andam os nossos trabalhos? E será ainda que não sabem o que são IP’s? E desconhecem de igual modo que, em caso de denúncia, roubo da propriedade intelectual, porque é disto que se trata, a “coisa” é feia???

… pois é! Recomendo vivamente a referência ao autor, no mínimo, ao blog/site/livro, etc., de onde se retirou o texto. Citar até dá um ar intelectual, não é verdade???Fica sempre bem!

Sim, têm razão, estou irritada, começo ter pouca paciência para estas coisas…
O seu a seu dono e ponto final.

Publicado aqui


MT.ATENÇÃO:CÓPIAS TOTAIS OU PARCIAIS EM BLOGS OU AFINS SÓ C/AUTORIZAÇÃO EXPRESSA

 
Autor
Mel de Carvalho
 
Texto
Data
Leituras
7539
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
13 pontos
13
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 08/07/2009 09:46  Atualizado: 08/07/2009 09:46
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: "O seu a seu dono ..."
Cleo,

Também como tu, me sinto "indisposta" com tantos plágios.

Ter um blog para alguém é status quo, que infelizmente não lhes entra na alma, pois não sabem escrever, e dão-se ao "luxo" de plagiar os outros, como sendo eles o dono da "verdade".

Irrita? E de que maneira!

De seu a seu dono, como bem dizes, e diz o povo.

bjs
Eduarda


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 08/07/2009 11:02  Atualizado: 08/07/2009 11:02
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: "O seu a seu dono ..."
Melzinha,
Um desabafo legítimo e muito pertinente.
Um alerta para todos nós.
Beijinhos na alma
Nanda

Enviado por Tópico
salomé
Publicado: 08/07/2009 11:10  Atualizado: 08/07/2009 11:10
Da casa!
Usuário desde: 25/01/2008
Localidade:
Mensagens: 409
 Re: "O seu a seu dono ..."
Escrevo pouco e mal, mas é meu e estou sempre a aprender.Por essas e por outras alterei o url do meu blog e retirei dos motores de pesquisa.Salomé

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/07/2009 12:28  Atualizado: 08/07/2009 12:28
 Re: "O seu a seu dono ..."
Solidário contigo e de pau na mão. Sabes que tens a minha total concordância nestas coisas mais descaradas.
Um beijo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/07/2009 12:39  Atualizado: 08/07/2009 12:39
 Re: "O seu a seu dono ..."
Desde que entrei no Luso-Poemas, nunca li um poema teu... Mel de Carvalho!

Mas concordo, inteiramente contigo... daí ter o meu Blog fechado, só tem acesso quem convidei para ler o que escrevo!

Realmente, é uma pena não denunciares os plagiadores... deviam ser desmacarados!

E sinceramente, depois de ler o teu texto, fiquei a meditar na tua indignação... ao qual junto a minha voz à tua!

Um beijo da Maria Valadas ( ex-blog, Palavras ao Vento)!


Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 08/07/2009 13:44  Atualizado: 08/07/2009 13:44
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: "O seu a seu dono ..." p/ tds os amigos
Li com atenção cada um, meus amigos.
A todos agradeço e desejo o melhor.

Fraternos abraços da Mel

Enviado por Tópico
poesiadeneno
Publicado: 08/07/2009 13:46  Atualizado: 08/07/2009 13:46
Colaborador
Usuário desde: 27/06/2009
Localidade:
Mensagens: 1405
 Re: "O seu a seu dono ..."
Olá Mel,

A obra é de quem a faz e não de

quem a plagia.Como bem dizes, é muito

fácil descobrir quem faz algo sobre todos

os aspectos condenável.

Solidário sempre.

Continua a escrever e o seu a seu dono.

Beijinhos de Neno.


Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 09/07/2009 10:44  Atualizado: 09/07/2009 10:53
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: "O seu a seu dono ..."
Minha amiga, como te compreendo!
Embora os meus escritos sejam tão singelos quanto eu, também já os encontrei por aí em sítios de outros e vestidos por eles, que os exibem vaidosos como se os tivessem costurado por si próprios!!

O último que me mostraram, culminou com o meu abandono de um outro site onde também participava com bastante entusiasmo e que tu muito bem conheces...
É que o Sr. que me plagiou (um texto que também aqui está postado e que levou consigo para o aproveitar como início de um conto que, segundo informação de roda pé, faria parte do seu próximo livro(!)"A filha que nunca tive" - conseguiu engendrar uma manobra de ilusionismo muito bem montada de modo a ludibriar os outros e a fazê-los acreditar que não tinha sido ele, mas sim alguém que se tinha apoderado da sua senha de entrada no seu próprio blog e postado coisas em seu nome(?!?). Blog esse que uns dias mais tarde veio a eliminar.
Obviamente que não podia continuar num sítio onde esse senhor também é membro e até bastante respeitado e acarinhado pelo administradores.
Escrevi e postei aqui e lá um grito de revolta, mas que ninguém entendeu... paciência!

Mas minha amiga, eles não aprendem com os exemplos dos outros(alguns já ocorridos nesta casa também) e continuam por aí alegres e convencidos de que nada lhes acontece e o pior é que não acontece mesmo!!
O plágio é como um vício, uma vez começado, nunca mais param...

Estou solidária contigo e só tenho a lamentar que nos continuemos a indignar, porque isto não terá fim! Só nos resta pois, e tal como tão bem o fizeste aqui, escrever para aliviar a alma.

Um beijo grande

Enviado por Tópico
juvepp
Publicado: 09/07/2009 15:39  Atualizado: 09/07/2009 15:39
Colaborador
Usuário desde: 13/04/2007
Localidade: Machico - Madeira
Mensagens: 547
 Re: "O seu a seu dono ..."
OLá Mel,
Não podia estar mais de acordo.
Beijinhos

Enviado por Tópico
Mel de Carvalho
Publicado: 12/07/2009 16:21  Atualizado: 12/07/2009 16:21
Colaborador
Usuário desde: 03/03/2007
Localidade: Lisboa/Peniche
Mensagens: 1562
 Re: "O seu a seu dono ..."
Cleo, Juve,

amigas, sem mais palavras: obrigada.
Sei que entendem e partilham.

Abraços maiores da Mel