Mensagens -> Amor : 

EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR...

 
EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR...
(Ivone Carvalho)


DEZENOVE DE ABRIL...


O dia dezenove de abril é, para mim e para muitos, uma data inesquecível, porque é uma data de muitas comemorações.

É o Dia do Índio, Dia Pan-Americano do Índio, Dia Estadual da Juventude, Dia do Exército do Brasil, Dia de São Leão IX, Dia de Santo Expedito.

É, também, o dia do aniversário de nascimento de Manuel Bandeira, Lygia Fagundes Telles, Getúlio Vargas e de Roberto Carlos.

Não tenho dúvida de que qualquer uma dessas datas históricas ou comemorativas no dia de hoje abre um imenso leque para que muita coisa seja dita sobre cada uma delas.

Quanto há por se falar sobre os nossos irmãos indígenas? Creio que poderíamos escrever livros sobre a juventude. Embora eu seja leiga, tenho certeza que também há muito para se falar sobre o Exército do Brasil. E o que falar sobre esses santos que tanto têm levado fiéis a aumentarem sua fé, a se sentirem protegidos e auxiliados por esses ídolos que têm sido um grande elo, grandes mensageiros, entre cristãos e o Criador?

Escrever sobre Manuel Bandeira, nascido há mais de 120 anos... Quem sou eu para falar de um escritor de tamanho porte? O homem que definiu a saudade como “um bem maior que a felicidade, porque a saudade é a felicidade que ficou”.

E o que falar sobre a Imortal Lygia Fagundes Telles, essa personalidade literária, quarta ocupante da Cadeira nº 16 da Academia Brasileira de Letras, que tanto honra essa posição tão merecida?

Para discorrer sobre Getúlio Vargas, tampouco me sinto em condições, porque ele é um dos maiores retratos da História do Brasil, na minha opinião, e eu não saberia falar um décimo de tudo que ele representou para o nosso país.

Mas, sobre Roberto Carlos creio que eu consiga dizer alguma coisa. Não é preciso muito, porque as pessoas que pertencem à minha geração saberão sempre dizer tanto ou mais do que eu, e as gerações posteriores acabaram por saber também, porque foi impossível, a quem viveu a Jovem Guarda, não transmitir aos filhos e aos netos o valor dos anos dourados, da década de setenta, do Rei Roberto Carlos assim aclamado por toda uma geração e que, até hoje, super lota todas as casas de espetáculos onde se apresenta, todos os campos de futebol, todas as marinas e, recentemente, até navios.

Falar de Roberto Carlos é reviver a minha vida inteira. Falar da Jovem Guarda é me ver todas as tardes de domingo plantada na sala, cantando junto com aquela juventude alegre que saía do anonimato, lotando o auditório da TV Record em São Paulo, lançando moda para roupas, cabelos, acessórios, modo de falar, de apresentar, de agradecer, de conviver com o sucesso, com amigos, com fãs, com a humildade, com a linguagem dos jovens, com paixão, com sonhos.

Falar de Jovem Guarda é falar, em primeiro lugar, de Roberto Carlos, que aos 68 anos de idade continua com o mesmo olhar, o mesmo romantismo, a mesma inspiração, a mesma elegância, o mesmo sorriso, o mesmo carisma daquela época. O homem feito, experiente, realizado, reconhecido, sofrido, que não perdeu o menino que existe dentro de si, que jamais deixou de demonstrar o amor por Lady Laura e pela pequena Cachoeiro do Itapemirim.

Com o Roberto, aprendi a dar um valor imenso a um calhambeque, aprendi a dizer que não quero ver você tão triste assim, aprendi a parar e olhar, a admirar as curvas da estrada de Santos. Descobri que sou terrível, que posso, sem medo, pedir ao meu amor que me escreva uma carta por favor e o quanto é importante perguntar como vai você.

Aprendi a dizer como é grande o meu amor por você, senti a importância de amanhã de manhã pedir um café pra nós dois, passei a observar todos os detalhes tão pequenos de nós dois. Senti como é importante que você saiba que eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer, senti o prazer de gritar com a alma, a Jesus Cristo, que eu estou aqui, aprendi a pedir para Nossa Senhora me dar sua mão e cuidar do meu coração, da minha vida e do meu destino.

Passei a ver com outros olhos as flores do jardim da nossa casa, perdi o medo de dizer eu te amo, te amo, te amo, estou apaixonada por você, eu amo demais. Aprendi a dizer obrigada Senhor pela esperança, obrigada Senhor pelo perdão.

Não há música cantada por ele que não me remeta a alguma fase da minha vida, a algum acontecimento importante ou a alguém que faça parte de mim.

Ao falar de Roberto Carlos eu me vejo na juventude, feliz da vida, quando conseguia fazer milagre com o meu salário tão comprometido para ir ao cinema assistir a todos os filmes dele ou a um show em que ele estaria presente. E foram pouquíssimas as vezes que tive possibilidade de ir a shows, mas, o valor que elas têm é inestimável.

E me vejo há poucos anos, numa das mais famosas casas de show do Rio de Janeiro, onde ele apresentou um espetáculo inesquecível aos advogados que participavam de sua Conferência Nacional realizada naquela maravilhosa cidade. E lá estava eu, sentindo-me garota novamente, cantando e gritando com os colegas que lotavam a Casa e se sentiam tão jovens quanto eu. E lá estava eu, pulando e alcançando um botão de rosa dos muitos que foram atirados por ele àquela plateia ímpar. Nem preciso dizer que as pétalas dessa rosa estão secas e guardadas com todo o carinho do mundo, como símbolo de um dos muitos momentos mais felizes que vivi.

É, Roberto Carlos é isso tudo para mim. É a menina que ainda existe dentro de mim, é a eterna romântica que acompanha cada minuto da minha vida, é a sonhadora que apanha, apanha, mas não deixa de sonhar, é a alegria e as lágrimas das canções que você fez pra mim, é o extravasamento de tantas emoções que eu vivi.


Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer...

 
Autor
IVONE CARVALHO
 
Texto
Data
Leituras
5439
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
serfeliz
Publicado: 19/07/2009 06:33  Atualizado: 19/07/2009 06:33
Colaborador
Usuário desde: 12/04/2009
Localidade:
Mensagens: 702
 Re: EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR...
Quanto é grande o amor que existe dentro de você...
Nunca devemos deixar de sonhar, isso faz parte da vida, os sonhos alimentam a alma


bjs


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 20/07/2009 04:05  Atualizado: 20/07/2009 04:05
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14852
 Re: EU TENHO TANTO PRA LHE FALAR...P/ IVONE CARVALHO
Querida amiga Ivone

Partilhamos do mesmo gosto e sonhos
Está maravilhosamente linda a tua crônica
e com palavras também não sei dizer...
Somente ler e sentir o quanto você aqui
falou...Tem coisas que são eternas assim
como algumas pessoas que passam e deixam
o perfume...Roberto Carlos querido e amado
Parabéns amiga

Beijinhos no coração