Textos -> Surrealistas : 

DEUS E OS POETAS - II

 
_DEUS E OS POETAS - II
Os poetas recorrem aos mitos para expressar os mais remotos sentimentos e mostrar ao mundo uma outra forma de pensar e falar.
Os sentimentos expressos pelos poetas parecem pular dos recônditos mais remotos da alma. Se não for isso, tudo o que eles fazem não passa de uma pseudo-retórica.
Eles apelam para paixões impossíveis e recorrem a uma suposta imanência divina para inexplicar o que pode ser explicitado somente através da retórica, se é que no bojo divino as explicações têm utilidade prática.
Entretanto, a relação do poeta com Deus se torna conflitante à medida que ele tenta resumir os argumentos inverossímeis à natureza cósmica, ou seja, à suposta natureza divina. Em certos momentos o poeta se coloca ao lado de uma transcendentalidade que se assemelha a uma entidade sobrenatural.
O poeta não quer fazer o papel de deus, mas ameaça destroná-lo com sua excentricidade. A contemplação poética parte de uma visão abstrata e se perde numa concretude heterogênea em que ele próprio é incapaz de detectar a autenticidade de suas asserções.
Através de sua inquietude o poeta busca um conceito sagrado para a essência de deus e para a descrição do seu poema.




JOEL DE SÁ
11/08/2009.

 
Autor
Joel Pereira de Sá
 
Texto
Data
Leituras
797
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.