Crónicas : 

Perversa mente

 
Qual foi a perversa mente, percebeu que um homem forte e negro não era um cidadão, um filho de Deus, mas um instrumento para carregar peso como uma arredia mula?
Um ser somente para troca e venda – mercadoria.
Que invadiu sua humilde vida sem pedir permissão e obrigou-o a servir mesas, carregar sacas sem ganhar dinheiro e ainda ter que alimentar e engordar brancos sinhozinhos. Sinhozinhos que só pensavam em matanças, que só pensavam em abusos nos seus verdes canaviais plantados por esse homem forte e negro.Que foi jogado no itinerário sangrento do tráfico negreiro, visto como um inferior, um submisso –“um bicho que falava um dialeto esquisito”. Que era obrigado a usar uma coleira gelada de ferro, que era presenteado com trinta chibatadas “com o mais fino couro” numa madeira que o branco chamava impiedosamente de tronco. Vivia engaiolado num lugar sem nenhum sentimento, sem comida, sem bebida e sem alegria -a senzala. Sem direito a nada, somente carregar e servir.
Qual foi a perversa mente, percebeu que vender liberdade era um ótimo negócio?
Qual foi a perversa mente, percebeu que exploração era fonte de negócios e mordomias?
Qual foi a perversa mente que inventou as palavras: mucama, açoite, tronco, senzala, contratador e capitão do mato. Malditas palavras que sempre ficarão marcadas em nós, descendentes.

 
Autor
Rondnei
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1449
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carla Costeira
Publicado: 16/06/2007 14:52  Atualizado: 16/06/2007 14:52
Colaborador
Usuário desde: 16/02/2007
Localidade: Sintra
Mensagens: 918
 Re: Perversa mente
Sem dúvida, perversas mentes mesmo! Como é possível ter existido, e ainda existir, em menor escala, a escravidão, e tantas outras maldades? Enfim... tanta tristeza e podridão!!!
Bjs