Crónicas : 

05 de Setembro- Dia da Amazônia!!!

 
05 de Setembro- Dia da Amazônia!!!


Dia da Amazônia. Instituído pelo Presidente Lula em 5 de setembro de 2007, para homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. De lá para cá tudo continua caminhando. O bom e o ruim. A luta pelo combate ao desmatamento se acirrou. Mas a Amazônia continua a ser alvo de devastação do seu verde. Em especial aqui no Pará, considerado o maior vilão da destruição florestal. Nossas áreas de florestas úmidas são desertificadas dia após dia. Segundo notícias na mídia em relação ao ano que passou o desmatamento reduziu mas ainda assim é grave e preocupante.
Segundo dados divulgados pelo INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais o desmatamento foi 46% menor que o ocorrido entre 2007 e 2008, no mesmo período. Ainda assim é alarmante. A região desmatada entre 2008 e 2009 equivale a TRÊS vezes o território da cidade de S. Paulo.
As ações para coibir o avanço desmedido intensificaram. As Eco discussões ganharão volume e a atenção do mundo na Conferência de Copenhague em dezembro deste ano. Muito há que se discutir, amadurecer e decidir. Aprimorar, martelar a consciência do Homem que queima, desde o executor ao que determina. Revigorar e reeditar leis eficientes e duras contra os reais destruidores da Floresta.
A Amazônia é bela, extensa, rica em condições climáticas, flora, fauna, relevo, hidrografia, solo,biodiversidade. É pioneira no Desenvolvimento sustentável, infinitamente rica em cultura e diversidade dos povos que a habitam. Não é do Pará, do Mato Grosso, Manaus, é do Mundo, é a grande reserva.A expectativa de sobrevivência do Planeta.
Os números que envolvem este contexto são impressionantes. Os bons, de toda a riqueza que nela encontramos, e mais ainda os ruins, estes são arrasadores.
Hoje é um dia comum, alguém está desmatando nesta exata hora. Cada um de nós tem compromisso, precisamos conhecer mais, nos envolver mais, cada dia mais.
Precisamos despertar a consciência ecológica, o educar preventivamente, despertar um pouco que seja do que há de Marinas e Chicos em nós.

A ambientalista e pedagoga Patrícia Otero faz uma citação positiva sobre a ex-ministra Marina Silva que destaco aqui “Marina é a estrela. O verde e o amarelo da nossa bandeira, e representa os sonhos de muitos brasileiros. Para mim ela expressa a força inovadora da atual causa socioambiental”.
E complemento dizendo que sabe como ninguém de Amazônia, é nativa, legítima Amazonida o que lhe confere uma bagagem de conhecimento e experiência incomparável. É a nossa nova luz verde, desde Chico Mendes.
Não podemos deixar o verde partir, passar em branco, ou passar em chamas e serras elétricas. Trocar o verde por vazios.

De CHICO MENDES: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebi que estava lutando pela humanidade.”

Que viva a Amazônia.






[size=large]Citando:
A felicidade é branca... O amor tem matizes que nos fazem ver o infinito..
.

O desejo de escrever persiste, por vezes em tons felizes, vibrantes cores, outras em tons pastéis. cor de pérola, mas o que importa é que não há r...

 
Autor
RoseaneFerreira
 
Texto
Data
Leituras
3930
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 05/09/2009 21:12  Atualizado: 05/09/2009 21:12
 Re: 05 de Setembro- Dia da Amazônia!!!
Viva a Amazónia... mas nunca deixo de peguntar, como é que nós podemos parar esses males que estão longe do nosso alcance? É certo que a desgraça quando se trata mal a natureza acaba por não ser localizada, mas global, já estamos a ver os efeitos do aquecimento global, por exemplo, e sei que devemos todos engajar na defesa do nosso planeta... mas como?