Poemas : 

Quem sabe, para lá de Cabo-Ledo

 

Luanda foi a minha cidade da infância, uma Luanda harmonizada e construída sob o jugo colonialista, era a pérola de África como lhe chamavam, destinada a ser ostentação de um regime que procurava legitimar a sua ocupação.
Vejo entre as grades que me separam da rua poeirenta, para lá do posto de policia sujo e indigno o Mussulo, ilha que se une ao continente por uma língua de terra na maré baixa, e ao observar o sol que se debruça sobre ela na ânsia de descansar de um dia ruidoso é a África que me cheira, é aí que me vêem as recordações da infância. Dantes eu não tinha grades, as estatísticas de assaltos e criminalidade ainda não as tinham construído. As grades que haviam eram as da intolerância e do racismo, não se viam mas sentiam…por entre as grades vejo o pó da rua que se levanta a cada veiculo que passa na pressa de ganhar vez no engarrafamento que conduz ao centro. É todo um povo que aprende a viver, é todo um povo que aprende a aprender, orgulhoso da conquista mas ávido de se livrar das grilhetas que subsistem. Olha para o Mussulo, e sente o mar que o envolve, o mesmo de Sangano que se estende para o Bengo para lá da barra do Kwanza, onde o orgulho de ser povo esmorece na quantidade mas nunca na qualidade e aí, tão perto e tão longe a memória reacende-se nos sorrisos francos de um povo que se está a abrir.
Demos-lhe tempo para se afirmarem, tempo para unirem raças outrora desavindas por fronteiras que nós lhes impusemos. E esse sorriso estender-se-á de Luanda ao Namibe, sorrirá na serra da Leba na vigia constante do Lubamgo, chegará a todos os lados quando encetar a sua viajem que começará quem sabe para lá do Cabo-Ledo.
 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1096
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
2
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
OlemaCorreia
Publicado: 10/09/2009 21:59  Atualizado: 10/09/2009 21:59
Da casa!
Usuário desde: 14/03/2009
Localidade:
Mensagens: 277
 Re: Quem sabe, para lá de Cabo-Ledo
Sublinho o saudosismo que este poema traduz e porque conheci e vivi essas paragens eu o compreendo e aplaudo.
Um abraço
Olema

Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 10/09/2009 22:00  Atualizado: 10/09/2009 22:00
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: Quem sabe, para lá de Cabo-Ledo
Olá jaber

Quanta emoção neste realçar poético do grande continente, ao qual tanto devemos. Concordo que ele ressurgirá como uma Fênix. Parabéns pela precisão da descritiva sempre em equilíbrio com a narrativa, uma medida certa e digna de grandes mestres.Passei para recomendá-lo para uma vitrine muito especial.

beijo jaber.

Boa Noite.

Felicidades