Poemas : 

O outro lado

 
O outro lado

Hoje, por mero capricho do destino, estive assistindo à tevê, e me dei conta de que nunca podemos nos achar idiotas, o suficiente, ao ponto de acharmos que não possamos nos imbecilizar ainda mais.
No show de futilidades que eu via pela caixinha luminosa foi anunciada a vinda, à nossa cidade, de um conhecido ator, especificamente para um evento de moda. A tal visita demandará o fretamento de um avião, pagamento de fausto cachê e, pior, a função da tal celebridade resumir-se-á a sua presença. Isso mesmo! Todo esse aparato e dispêndio é apenas para que o sujeito esteja presente, sem nada mais a trazer de útil à sociedade, ou ao menos a acrescentar ao evento, senão sua cara. E é nisso que penso estupefato!...
Vejamos. Para que o citado artista tenha tal projeção e acabe tendo sua imagem vendida por tal monta, antes, foi preciso que uma emissora de televisão monopolizasse a audiência nacional. Depois, transformasse toda a produção televisiva em histórias paupérrimas do ponto-de-vista da criticidade e da criatividade, vindo os telespectadores a se tornarem consumidores de verdadeiras porcarias insossas e sem conteúdo, as quais simplesmente vendem um modelo de vida e sociedade ao extremo desigual, acrítica e conformista.
Então entram em cena os patrocinadores da concretização desse estilo de vida: a dita elite brasileira. Esse grupo explora as massas de zumbis imbecilizados pelas políticas de pão e circo, e, como não há justificativa real para as nossas monumentais desigualdades sociais, essa mesma elite, que paga o mísero salário mínimo ao trabalhador que constrói sua fortuna, gasta milhares de reais comprando uma marca, um rótulo ou título de nobreza. Mesmo que isso consista em apenas posar para uma foto ao lado de uma criatura cujo único atributo que possui é aparecer diariamente na tevê encenando um personagem surreal em uma história medíocre.
Se não fosse trágica essa situação, poderíamos entender nessa triste ironia uma certa justiça poética. Mas isso não é possível, pois não há justiça alguma num mundo onde alguns idiotizados não se importam em matar de fome milhares de pessoas só para alimentarem seu próprio ego.

 
Autor
Arcanjo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
811
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.