A SATISFAÇÃO

Data 29/07/2010 16:21:52 | Tópico: Crónicas



A satisfação é o complemento do bem-estar das pessoas. Pressupõe-se um bom estado de ânimo que se propaga a quem nos rodeia e se prolonga pelo dia a fora. Uma pessoa satisfeita com a sua vida e o que esta lhe propõe é uma pessoa activa e emergente ao que lhe procede. Satisfação procura-se, não se encontra a uma esquina à nossa espera, para que a agarremos e nos sintamos mais equilibrados. A satisfação é um estado de espírito que nos traz felicidade e nos compromete para com as outras pessoas, que nos albergam no seu estado de contentamento. Uma pessoa satisfeita é condescendente e tem para com os outros uma preocupação elementar. A satisfação é abrangente para com as pessoas de bom ânimo, e permeia quem faz uso desse sentimento de prazer e de alegria. O estado de satisfação é unânime e presenteia as pessoas com um bom espírito colectivo e social. Quem usufrui do estado de satisfação nunca está sozinho, pelo contrário está rodeado de pessoas que querem participar desse bom sentimento. Satisfação é lealdade e verdade, uma pessoa satisfeita nunca é egoísta e gosta de comparticipar nas acções colectivas de uma sociedade ou de uma comunidade. Sempre prontas a ajudar e a elevar os sentimentos mais pessimistas, estas pessoas nunca se negam a fazer uso do seu bem-estar, em benefício das outras pessoas mais tristes. Nunca se dão por contentes enquanto os outros indivíduos
não secundam a tristeza e o seu mal-estar colectivo ou individual. Do ócio pode-se tirar satisfação, desde que as pessoas não se preocupem em demasiado com esse sentimento de prazer renovado a cada instante de suas vidas peculiares. Como é um sentimento de satisfação? Este tem como base a alegria das pessoas, e o querer compartir esse efeito de cativação, com quem rodeia uma pessoa satisfeita e de bem com a vida. Satisfação é indisfarçável e não se coíbe de se apresentar aos outros, como um sentimento de deleite e de gozo recíproco. Satisfação é um sentimento agradável que alguma coisa faz nascer em nós como um desejo ou um contentamento. Quem usufrui de satisfação, tem a sua vida nas próprias mãos e é dono de seu “destino”. Satisfação é um estado de alegria permanente e quem goza desse bom sentimento gosta de o partilhar com as demais pessoas, que fazem parte de sua vida, mais ou menos recorrente, a elas pouco lhes importa desde que consigam transmitir esse estado de espírito que não está sozinho nem abandonado aos ventos de suão, quando estes sopram fortes de nortada. O sentimento de satisfação é exequível e pode ser cumprido conforme a boa vontade da pessoa que tem em sua posse a consciência íntima de suas sensações realizáveis.
Quem nutre satisfação pelos outros é recompensado pessoalmente e seu grau de satisfação purifica-lhe a alma. Já o insatisfeito cobiça os bons sentimentos das outras pessoas, que mais não fazem do que dividir o seu bom estado de suas faculdades intelectuais e facultativas. A pessoa satisfeita está de bem com a vida, com o trabalho, com os amigos e os vizinhos, só lhes preocupa o seu bem-estar individual e colectivo, particularmente e mormente o colectivo, pois sem ele são a sua própria negação. O ser humano quando satisfeito anima quem lhe rodeia e é feliz por isso. Satisfação é o acto ou o efeito de satisfazer. Nada se nega à satisfação própria do ser humano sociável.

Jorge Humberto
29/07/10




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=143960