Fidelidade e lealdade

Data 17/04/2012 17:15:03 | Tópico: Artigos


Abordando a temática fidelidade e lealdade e cogitando a possibilidade dessas duas palavras significarem ou não a mesma coisa, coloquei-me a investigar suas origens. Leal, originário do Latim LEGALIS, “legal, relativo à lei”, de LEX, “lei” e a conotação de fidelidade vêm pelo sentido de “fiel, confiável ao atender a obrigações legais”. Verificamos então que ambas se complementam e sequenciam-se. Uma vez que a palavra leal refere-se a “lei”, ou seja, o que deve ser de uma determinada maneira, fiel, seria aquele que cumprisse e atendesse a essas leis.

Explicando melhor, quando nos relacionamos de alguma forma, seja numa sociedade, no trabalho ou ainda em relacionamentos interpessoais como amizades, romances e relações fraternais, institui-se automaticamente a esta relação um código de conduta ético de lealdade e fidelidade. Lembrando que, não necessariamente este mesmo código será condizente com o imposto pela sociedade local. Podendo ir de pequenas variações a completas antagonias. Ambos os indivíduos envolvidos, devem, respeitar e guiar-se pelas “leis” (lealdade), instituídas como base do relacionamento estabelecido, e isto acontecendo, consequentemente haverá fidelidade.

Fidelidade e lealdade são então, deveres individuais estabelecidos às partes que se relacionam. Entende-se que o principal código de conduta a ser seguido é o acordado entre as partes, devendo o social permanecer em caráter secundário. Por exemplo, se um casal julga permissível um relacionamento aberto, poderá tê-lo, criando o seu próprio código. Contudo, às vezes, devido a grande discrepância entre o código da relação e o social, o mais aconselhado é manter o da primeira em sigilo para que não hajam choques éticos de comportamento desnecessários.

Sabendo-se que lealdade é relativo a lei ( imperando em uma relação) e fidelidade o cumprimento desta. Ser fiel e leal, deixa de ser algo abstrato e filosófico para realizar-se em uma concordância com as leis estabelecidas e concordadas por si mesmo e entre as partes. Sendo assim, ser leal e fiel é, antes de mais nada ser coerente e compromissado em cumprir seus acordos e deveres éticos-morais.




Clarice Ferreira
o blog www.penadeprata.blogspot.com.br


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=219658