25 DE ABRIL, O DIA MAIS TRISTE DA MINHA VIDA

Data 25/04/2009 18:13:49 | Tópico: Textos -> Políticos

25 de Abril 1974
Tanta e tanta gente recorda este dia. O povo português festeja este aniversário. Aniversário em que os valorosos e corajosos capitães do exército português decidiram de acabar com a ditadura Salazarista e oferecer a liberdade ao povo, obrigado nossos capitães

Para mim, o 25 de Abril de 1974, foi o dia mais triste da minha vida (falando da sociedade em que vivemos) e porquê, vão-me perguntar. Então não deveria de estar contente? Pois devia e estou mesmo feliz.
Porquê o dia mais triste, então?
Pela simples razão, que sonhei durante tantos e tantos de ver essa ditadura cair. Caiu, mas eu não vi, não assisti e quanto eu daria para poder estar presente nesse dia. Não estava, porque essa ditadura fez com que eu e milhares de compatriotas meus, tivesse de deixar o País que nos viu nascer, procurando fora a liberdade e uma vida melhor, coisa que essa ditadura nunca nos deu.

Bati-me contra essa ditadura com as minhas poucas forças. Fiz parte de um núcleo anti- Salazarista com todos os riscos que daí poderiam ocorrer. Tive a felicidade e a honra, de estar ao lado do General Humberto Delgado na sua sede de candidatura na Avenida da Liberdade em Lisboa. Ouvi-o lá dar as suas ordens para as regras a seguir no dia seguinte , dia das eleições para a presidência da Republica, era ele o candidato da oposição.

Tentei por várias vezes deixar o País o que sempre me foi negado e por ironia do destino, foi um dos agentes da PIDE, (policia politica) que era o chefe da casa onde trabalhava, que sem saber das minhas intenções, conseguiu que um passaporte me fosse dado.

Soube em França, por um colega de trabalho, um francês, que o regime em Portugal tinha caído.
As lágrimas caíram sem conta, caíram de tristeza, não só pela queda do regime mas sim porque eu não estava presente no meu Portugal,e caíram também de alegria pelo acontecimento.
Teria dado anos da minha vida para assistir a esse momento mas a vida é assim, é o destino que nos comanda.

Viva Os Capitães de Abril, viva a Liberdade

A. da fonseca





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=80058