Publicidade
Utilidades
Consultar
Outros
Quem está aqui
128 visitantes online ( 1 na seção: Artigos)
Lusuários: 3
Leitores: 125
zésilveiradobrasil, Akhenaton/Elias, recomeço,
mais...
Licença
Proteção anti-cópia
|
XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite
Publicado por Luso-Poemas em 15-Aug-2008 00:00 (5866 leituras)
Resultados
Poesia:
Os dez preferidos foram:
Ruas De Escuro São /CarlosTeixeiraLuis O interruptor /JoséSilveira Na escuridão da Noite (11) /silviaraujomotta Na escuridão da noite, tudo passa! /cirodiverbena Escuridão da noite... Escuridão do dia /Alberto da Fonseca Na escuridão da noite a Imagem de Nossa Senhora de Fátima /Fhatima Aguardo-te na escuridão da noite /Carolina Noite amiga /ImprovávelPoeta Passos do meu passado /Cláudia_Guerreiro Clareia /DianaBallis
O grande vencedor do XII Luso-Concurso na modalidade de poesia é o autor Carlos Teixeira Luis, registado no Luso-Poemas em 02/06/2008, com o texto:
Ruas De Escuro São
Na rua 27, após subir dois lances de escada, Gasta e suja, No Nº3, segundo andar, Dona Clotilde aquece o comer E em poucas garfadas, Come em silêncio. No quarteirão seguinte, Um pouco mais tarde, Josefo despede-se dos amigos E sai do bar, Na rua aperta o casaco E desce a rua principal, Estica um braço Mas o táxi não pára E olha para o cimo, Esperançoso. No prédio de gaveto, Na água-furtada, Maria Sai de cima de Zé, A transpirar, Beija-o e olha as sombras Pela janela, Zé sorri e diz que a ama. Um rádio qualquer no andar de baixo, Toca uma melodia de realejo e piano, Uma voz rouca canta amarguras Em inglês, alguém mexe-se numa Cama de casal, Dois vultos debaixo de um edredão. Um táxi trava, Pouco antes da curva, Um chiar E depois acelera Ao subir a rua. Uma mulher jovem de mini-saia Tenta acender um cigarro, Dando voltas sobre si mesmo, Contrariando o vento. A lua sorri, só Como de costume. Há ângulos em que se vê o rio. Que horas serão?
CarlosTeixeiraLuis
Prosa:
Os dez preferidos foram:
Passos no Escuro da Noite /CarlosTeixeiraLuis A noite habita o meu peito /Margarete N(a) escuridão da Noite (10) /Paulo Afonso Ramos O Mundo é o Palco dos Tolos /Alemtagus Tu e a escuridão da noite /VonyFerreira O negro da noite /Liliana Maciel Serei eu ou apenas ela? /Quidam Eclipse /Noite Momento /Vera Silva Rastos da Alma /Ibernise
O grande vencedor do XII Luso-Concurso na modalidade de prosa é o autor Carlos Teixeira Luis, registado no Luso-Poemas em 02/06/2008, com o texto:
Conto: Passos no escuro da noite
Regresso a casa. Regresso a casa e é noite. A noite abraça-me e absorve-me. Atravesso a avenida, sem ninguém. Pelo passeio observo as fachadas dos prédios, com vida lá dentro. E se eu fosse anjo e passasse pelas paredes. Observaria o quotidiano de cada um. As suas tarefas, sem que eles soubessem. Seria injusto para os mortais, serem observados sem saberem. Mas não é o que os anjos fazem? Observarem-nos? Sei lá. O certo é que daqui, vê-se algumas janelas. Algumas varandas. Muitas destas pessoas deixam os estores levantados. Querem lá saber o mundo exterior aos seus mundos. O mundo da escuridão, onde eu passo. As ruas sujas e perigosas. Estão protegidas, estão nos seus castelos. E eu aqui, de pescoço voltado para cima, para o lado, a observar. E os outros, que não se vêem? Os que se escondem e que o mundo não deseja ver? Seria bom que também tivessem os seus castelos, as suas muralhas de conforto. Penso neles. Nos miseráveis, nos doentes, nos envergonhados que o escuro da noite esconde. No escuro, olhos brilham de medo da luz. São milhares de medos com carne, nervos, ossos e pensamentos que a grande cidade tapa. Na escuridão da noite. Atravesso uma rua pequena com bancos de jardim e árvores de copa alta. A minha rua. Assim que chegamos à nossa rua, há uma confortante sensação de alívio. Nada nos pode acontecer, estamos na nossa rua. Tiro as chaves do bolso e entro no prédio. A minha mão apalpa a parede, para encontrar o interruptor. Lá está ele, mas não acende o universo. Sem luz. Assusto-me. Dois olhos brilham no escuro, perto da escada. A voz mais cavernosa que já ouvi, disse-me: - Não me conheces, mas sei quem tu és. Neste momento só quero um pouco da tua atenção. Quem és e o que queres, não saiu da minha boca. A voz contou-me que num dia distante, ele tinha sido quem o assaltara num autocarro movimentado. Havia ficado com a minha carteira. Relembrei mas não disse nada. Havia gasto o pouco dinheiro, mas vinha dar-lhe o que não lhe pertencia. Esticou-me o braço. A minha velha carteira. Não lhe vi o rosto. A voz embargada, pede-me desculpa. - E isto também é teu. Esticou-me uma pequena fotografia. Olhei a fotografia de meu filho mais velho, tirada num hospital, quando recuperava dum atropelamento e fuga. Entre a vida e a morte. Três longos meses de tortura. Hoje um homem novo. Mas isto foi há quinze anos, interpelei. Porquê? A pergunta que todo o meu corpo gelado já havia perguntado. - Fui eu que o atropelei… Gelei mais ainda. - Visitei-o no hospital, vezes sem conta, após todos saírem. Nunca tive coragem de o interpelar. Como explicar que queria devolver a carteira no dia em que atropelei o seu filho? Vejo-o de vez em quando, à noite, quando regressa a casa. E foi hoje o dia. Lamento tudo. Lamento! Dir-se-ia chorar. Queria ver a cara dele. Esticou-me a fotografia e uma lâmpada. Enquanto olho a foto, sinto um empurrão e um vulto corre pela rua. Deixo-o de o ver. Sento-me nos primeiros degraus da escada, na escuridão. Sinto-me gelado, tonto e um estranho nó na garganta. Pensamentos atrozes assolam-me. Oh, escuridão! Dissolve-me a alma em sombras de gelo e nevoeiro!
CarlosTeixeiraLuis
Disposições Gerais
O concurso terá o seu início a 15 de Agosto de 2008 pelas 00:00 horas GMT e encerra às 23:59 horas GMT do dia 30 de Agosto de 2008, sendo que o link para envio das contribuições se encontra no fim deste artigo e apenas deverá ser usado após leitura e aceitação das regras abaixo descritas.
Como o próprio nome indica, estarão a concurso textos subordinados ao tema “(N)a escuridão da noite”.
A participação neste concurso pressupõe que os autores participantes aceitem que o seu texto seja publicado no âmbito deste projecto, se este for um dos seleccionados.
Regras do XII Concurso do Luso-Poemas “N(a) Escuridão da Noite”:
Condições gerais do concurso:
1. As modalidades a concurso são prosa e poesia, sendo as regras iguais para as duas.
2. Os textos serão sujeitos a aprovação organização nos seguintes termos: 2.1. Os textos participantes serão sujeitos à aprovação dos supervisores (Godi, Pedra Filosofal e Valdevinoxis) deste concurso. 2.2. Todos os textos serão publicados, no mesmo dia, de forma anónima. Até serem publicados os resultados, o conhecimento da identificação dos autores ficará reservada aos elementos que forem supervisores do concurso, ficando estes inibidos de participar no concurso, quer com textos quer na votação. 2.3. Cada concorrente poderá enviar, no máximo, dois textos, um em cada modalidade. 2.4. Só podem concorrer autores que se encontrem registados no Luso-poemas e cuja data de registo seja anterior à data de publicação deste concurso, com excepção, apenas e só, dos supervisores do concurso. 2.5. Serão excluídos textos que: 2.5.1. Possam conter conteúdos considerados ofensivos. 2.5.2. Possam conter conteúdos considerados xenófobos. 2.5.3. Que violem o respeito pelos direitos de autor. 2.5.4. Não se enquadrem no contexto do concurso. 2.5.5. Sejam apresentados em LETRAS MAIÚSCULAS. 2.5.6. Tenham o formato e/ou a cor da letra alterados. 2.5.7. Contenham graves erros ortográficos ou de sintaxe (verificação feita pelos supervisores do concurso).
3. Identificação dos textos: 3.1. Os textos só serão identificados depois de publicados os resultados da votação. 3.2. Não será permitida qualquer identificação dos textos pelos autores durante o período de duração do concurso. A violação desta regra implica a retirada do(s) textos correspondentes do espaço reservado ao evento. 3.3. Caso sejam enviados textos com títulos iguais, os supervisores do concurso procederão à diferenciação os textos no momento da votação.
4. Sistema de votação: 4.1. A votação para escolha dos textos preferidos ocorrerá no período entre as 0:00 h do dia 1 de Setembro e as 0:00 do dia 15 do mesmo mês (hora GMT). 4.2. É obrigatória a votação dos participantes sob pena de exclusão do concurso. 4.3. A votação é feita através da escolha de 10 (dez) textos, escalonados por ordem crescente (do preferido até ao menos preferido, ou seja, atribuindo 1 ao texto preferido e 10 ao texto menos preferido), devendo ainda ser separadas por prosa e poesia. 4.4. Cada votante assinará a sua escolha e fará o envio da mesma por PM (mensagem privada) dirigida ao utilizador Luso-Poemas. Por favor tenha em atenção que apenas serão consideradas as PMs dirigidas para este utilizador. 4.5. O resultado final da votação será publicado no dia 20 de Setembro. 4.6. Todas as escolhas de cada um dos votantes estarão disponíveis (se solicitadas) com a devida identificação. 4.7. Desta votação poderá participar qualquer elemento registado no Luso-Poemas.net, com excepção dos supervisores do concurso, em iguais condições de valor. 4.8. Os participantes do concurso não poderão votar no(s) seu(s) próprio(s) texto(s). Se o fizerem, da sua escolha será removido esse voto e serão contabilizados apenas os outros nove. 4.9. Não será dada, ou publicada, qualquer pontuação ou quantificação relativa aos textos apresentados. 4.10. Caso haja menos de 10 textos a votação, os luso-poetas são convidados a votar em todos os que forem propostos, respeitando as exclusões acima referidas.
5. Os cinco textos mais votados lidos no programa de rádio, “a escuridão na noite”, sendo que o(s) autor(es) serão, na medida do possível, entrevistados em directo.
6. O autor do texto vencedor terá uma menção permanente no seu perfil assinalando a distinção.
7. O Luso-Poemas.net reserva-se no direito de atribuir eventuais prémios suplementares, assim como de não atribuir prémio algum.
8. A supervisão do concurso reserva o direito de deliberar sobre todas as situações omissas neste regulamento.
9. A participação no concurso não dispensa a leitura e aceitação das condições acima expostas.
* Não esquecer de seleccionar a identificação do concurso no acto de publicação - 12º Concurso Literário – “N(a) Escuridão da noite
Para participar use o seguinte link: http://www.luso-poemas.net/modules/concursos_literarios/submit.php
Correcção ao ponto 2.3.: onde se lê " Cada concorrente poderá enviar, no máximo, dois textos, um em cada modalidade." deve-se ler " Cada concorrente poderá enviar, no máximo, dois textos inéditos, um em cada modalidade."
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.
| Enviado por |
Tópico |
| PedroNobre |
Publicado: 17/08/2008 00:18 Atualizado: 17/08/2008 00:18 |
Participativo   Usuário desde: 22/05/2007 Localidade: Quinta do Conde Mensagens: 30 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Olá Luso Poetas,
É com enorme prazer que vejo este novo concurso de poesia e prosa. Esperamos que estejam com muita inspiração.
O programa NA ESCURIDÃO DA NOITE e Rádio Telefonia do Alentejo, fica à aguardar pelos resultados finais e de ter o previlégio de apresentar os vencedores na Rádio.
Por isso já sabem, escrevam e muitas inspirações...
Para os meninos aquele abraço e para as meninas um grande chuac....
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Alemtagus |
Publicado: 17/08/2008 11:14 Atualizado: 17/08/2008 11:14 |
Colaborador   Usuário desde: 24/12/2006 Localidade: Montemor-o-Novo Mensagens: 2441 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite "4.3. A votação é feita através da escolha de 10 (dez) textos, escalonados por ordem crescente (do preferido até ao menos preferido, ou seja, atribuindo 1 ao texto preferido e 10 ao texto menos preferido), devendo ainda ser separadas por prosa e poesia."
Pretende este ponto referir que todos os autores têm de efectuar obrigatoriamente a classificação de ambos os estilos - prosa e poesia - ou podem simplesmente cingir-se à avaliação de uma delas?
Esta questão prende-se, no meu caso, com a dificuldade em avaliar textos de prosa por não ser (e desculpem-me os que escrevem em prosa), digamos, adepto desse estilo de escrita, não num sentido depreciativo, porque escrita é escrita, ou seja não me sinto à vontade para avaliar prosa. Como tal o meu voto sobre a prosa poder-se-á tornar nocivo à classificação desses textos.
Cada autor que queira escrever dois textos, tem de o fazer obrigatoriamente em ambos os estilos?
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 17/08/2008 11:59 Atualizado: 17/08/2008 11:59 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Caro Alemtagus
Este ponto não pretende referir que os autores têm de efectuar obrigatoriamente a classificação de ambos os estilos assim com não são obrigados a participar em ambos. Este ponto indica, apenas, que as votações devem ser separadas entre prosa e poesia e a forma de serem apresentadas. Cada autor só é "obrigado" a votar na categoria em que participa: "4.2. É obrigatória a votação dos participantes sob pena de exclusão do concurso."
Atenciosamente
Luso-Poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Alemtagus |
Publicado: 17/08/2008 12:30 Atualizado: 17/08/2008 12:30 |
Colaborador   Usuário desde: 24/12/2006 Localidade: Montemor-o-Novo Mensagens: 2441 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Existe algum limite para o tamanho dos textos?
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 17/08/2008 21:23 Atualizado: 17/08/2008 21:23 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Não está estipulado nenhum limite ao tamanho dos textos.
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Brunoteenager |
Publicado: 17/08/2008 23:50 Atualizado: 17/08/2008 23:50 |
Participativo   Usuário desde: 13/08/2008 Localidade: Mensagens: 23 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Parabenizo os administradores do site pela iniciativa que oportuniza aos novos autores maior visibilidade e a possibilidade de uma avaliação dos seus textos. No ensejo, ressalto a importância de ver também os textos dos colegas que ajudarão a ampliar o conhecimento dos recursos de produção de textos neste gênero. Sem mais para o momento, despeço-me
Bruno Resende Ramos
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| cirodiverbena |
Publicado: 20/08/2008 13:53 Atualizado: 20/08/2008 13:53 |
Da casa!   Usuário desde: 11/07/2008 Localidade: Votorantim - SP Mensagens: 217 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Caro amigo, gostaria de saber como devo proceder para efetuar o meu voto, ou seja, onde posso acessar os poemas inscritos posto que, tendo enviado um texto meu para participar, ainda não consigo visualizá-lo...Sem mais, grato pela atenção...Ciro!
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 20/08/2008 14:28 Atualizado: 20/08/2008 14:28 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/cirodiverbena Boa tarde Ciro
de acordo com o ponto 2.2 do regulamento, todos os textos enviados a concurso serão publicados no mesmo dia de modo a que estejam todos em pé de igualdade no período de votação.
Recordamos que a votação decorrerá entre 1 e 15 de Setembro.
Obrigado
Luso-poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Giannine |
Publicado: 21/08/2008 19:59 Atualizado: 21/08/2008 20:01 |
Novo Membro   Usuário desde: 01/08/2008 Localidade: RIO DE JANEIRO,BRASIL Mensagens: 7 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/cirodiverbena posso participar usando rimas?
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 22/08/2008 10:54 Atualizado: 22/08/2008 10:54 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Giannine Claro
Luso-poemas
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| fcoferreira |
Publicado: 24/08/2008 05:32 Atualizado: 24/08/2008 05:32 |
Da casa!   Usuário desde: 06/07/2008 Localidade: Joao Pessoa Mensagens: 340 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Parabens ao luso e a todos os criadores de mai um concurso luso.Participerei com maior prazer desse concurso!!!
Francisco Ferreira
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 25/08/2008 13:50 Atualizado: 25/08/2008 13:50 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite 5. Os cinco textos mais votados lidos no programa de rádio, “a escuridão na noite”, sendo que o(s) autor(es) serão, na medida do possível, entrevistados em directo.
Olá, Como não conheço esse programa de rádio, gostaria de saber do que se trata nesse programa: assuntos de terror? assuntos góticos? assuntos simbólicos?....
Agradeço a atenção,
Helen De Rose.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Alemtagus |
Publicado: 25/08/2008 15:17 Atualizado: 25/08/2008 15:17 |
Colaborador   Usuário desde: 24/12/2006 Localidade: Montemor-o-Novo Mensagens: 2441 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Paranornal, dentro de uma certa normalidade. 
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 25/08/2008 15:33 Atualizado: 25/08/2008 15:33 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/ Alemtagus Sério mesmo!? Sobre paranormalidades?? ligadas ao espiritismo ou alguma religião???
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Valdevinoxis |
Publicado: 26/08/2008 22:38 Atualizado: 26/08/2008 22:38 |
Colaborador   Usuário desde: 27/10/2006 Localidade: Aguiar, Viana do Alentejo Mensagens: 1947 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/ Helen Helen O programa referido é amador mas transmitido via internet "world wide" de quartas para quintas-feiras, entre as 23 e 01h portuguesas em http://www.rta.com.pt. É um programa que pretende divulgar a escrita e entremeá-la com música agradável com dois dedos de conversa pelo meio. Não se promete um grande espaço, promete-se um bom espaço. Valdevinoxis
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 26/08/2008 22:48 Atualizado: 26/08/2008 22:48 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/ Valdevinoxis Olá querido, agradeço pela informação, eu estava meio perdida, vou visitar o link.
Agradeço sua atenção.
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Alemtagus |
Publicado: 25/08/2008 15:20 Atualizado: 25/08/2008 15:20 |
Colaborador   Usuário desde: 24/12/2006 Localidade: Montemor-o-Novo Mensagens: 2441 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Desculpa Helen... não resisti!
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Alemtagus |
Publicado: 25/08/2008 15:19 Atualizado: 25/08/2008 15:19 |
Colaborador   Usuário desde: 24/12/2006 Localidade: Montemor-o-Novo Mensagens: 2441 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Caríssimos,
Tendo já enviado dois textos a concurso, gostaria que me explicassem como posso fazer para aceder a ambos, apenas para efectuar uma pequena correcção.
Agradecido
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 25/08/2008 18:39 Atualizado: 25/08/2008 18:39 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Alemtagus Caro Alemtagus
Poderá enviar, por PM para o utilizador Luso-poemas as correcções que pretende efectuar.
Luso-poemas
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Blackbird |
Publicado: 26/08/2008 22:04 Atualizado: 26/08/2008 22:04 |
Super Participativo   Usuário desde: 11/07/2008 Localidade: Cacem Mensagens: 132 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite desde já agradeço a oportunidade da participação aberta deste concurso em segundo ponto gostava de colocar uma questão:
Em relação ao tipo de letra terá que ser obrigatóriamente minuscula ao longo do texto todo, ou nos parágrafos poderá ser utilizada letra maiuscula?...
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 28/08/2008 10:12 Atualizado: 28/08/2008 23:32 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Blackbird Caro Blackbird
Tanto o texto como o título deverão ser enviados em minúsculas, não esquecendo que a primeira palavra de uma frase (ou de um nome próprio) pode começar com letra maiúscula.
Disponha
Luso-poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| ellianaalves |
Publicado: 29/08/2008 01:13 Atualizado: 29/08/2008 01:13 |
Colaborador   Usuário desde: 14/06/2008 Localidade: Petrolina-PE Mensagens: 584 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Blackbird Muito bom esses esclarecimentos.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Fénix |
Publicado: 27/08/2008 15:44 Atualizado: 27/08/2008 15:44 |
Muito Participativo   Usuário desde: 02/07/2008 Localidade: Mensagens: 78 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Boa tarde...
Enviei ontem dia 26 um poema para o XII concurso do Luso... Mas não sei se foi aceite ou não, e no caso de não ter sido aceite porque motivos o não o foi. O Titulo "Caminhante... na escuridão da noite".
Agradeço a vossa colaboração .
Uma grande chama... Fénix
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 27/08/2008 15:57 Atualizado: 27/08/2008 15:57 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Fénix Caro Fénix O ponto 3.2. do regulamento do concurso específica que não é permitida qualquer identificação dos textos pelos autores no período de duração do concurso (entre 15 e 30 de Agosto) e da votação (entre 1 e 15 de Setembro). A violação desta regra implica que os textos enviados sejam considerados inválidos. Ao identificar o seu texto publicamente neste seu comentário e ao colocá-lo na sua área pessoal ( http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=49863) invalidou a sua participação ainda antes de ser analisada pela supervisão do concurso. Luso-poemas
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Paulo Silva |
Publicado: 27/08/2008 17:16 Atualizado: 27/08/2008 17:16 |
Participativo   Usuário desde: 13/02/2008 Localidade: Évora Mensagens: 33 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Olá Boa tarde. Em primeiro lugar felicito-os a todos por mais uma boa iniciativa. A cabei de enviar dois poemas e gostaria de saber se são aceites e onde os posso ver, assim como futuramente poderei fazer a minha votação. Desde já o meu muito obrigado. Abraços
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 27/08/2008 19:16 Atualizado: 27/08/2008 19:16 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Paulo Silva Caro Paulo
Os textos enviados a concurso irão sendo validados consoante a disponibilidade dos supervisores. Os concorrentes serão contactados por mensagem privada nos casos em que algo que possa invalidar a participação, de modo a permitir que possam, caso assim o entendam, proceder às rectificações. Tal como consta no regulamento do presente concurso, os textos enviados a concurso só serão tornados públicos depois de decorrido o período de participação (até 30 de Agosto), sem qualquer identificação do seu autor. Ainda de acordo com o regulamento, a votação decorrerá entre 1 e 15 de Setembro, por PM para o utilizador luso-poemas.
Cumprimentos
Luso-poemas
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Rosalia |
Publicado: 29/08/2008 11:26 Atualizado: 29/08/2008 11:26 |
Muito Participativo   Usuário desde: 26/12/2007 Localidade: Évora Mensagens: 91 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Olá...enviei um texto mas n coloquei um título...pensei q o titulo fosse o do tema do concurso. Como poderei corrigir, neste caso dar um título ao meu texto??? Obrigado.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 29/08/2008 11:54 Atualizado: 29/08/2008 11:54 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Rosália Cara Rosália
Os textos enviados com o titulo do concurso foram aceites da mesma forma, tendo os supervisores atribuído uma numeração aleatória, por forma a permitir a distinção entre eles no período da votação.
No entanto, qualquer participante que pretenda fazer alguma alteração poderá enviar-nos uma PM para o utilizador luso-poemas identificando o texto e a alteração pretendida.
A partir do momento em que os textos sejam disponibilizados para votação não será aceite qualquer alteração.
Um abraço
Luso-poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Rosalia |
Publicado: 30/08/2008 01:37 Atualizado: 30/08/2008 01:37 |
Muito Participativo   Usuário desde: 26/12/2007 Localidade: Évora Mensagens: 91 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Rosália Obrigado...n quero então alterar ou corrigir...ficamos assim...Obrigado. Abraços Rosália
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| DianaBalis |
Publicado: 30/08/2008 15:35 Atualizado: 30/08/2008 15:35 |
Colaborador   Usuário desde: 23/07/2006 Localidade: Rio de Janeiro Mensagens: 576 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Bem, sou muito atrapalhada com prazos pela internet, mas gosto de ver o movimento do grupo produzindo poesias e prosas, mas a idéia de declamar é muito linda, ver, ouvir e conhcer as pessoas diretamente. Pena que não poderei ir dessa vez. Quem sabe numa próxima? Beijos a todos
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Cláudia_Guerreiro |
Publicado: 30/08/2008 21:05 Atualizado: 30/08/2008 21:05 |
Da casa!   Usuário desde: 11/05/2008 Localidade: Mensagens: 314 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Os textos poderam ser visualizados a partir de que data?
Cumprimentos Cláudia Guerreiro
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 30/08/2008 22:10 Atualizado: 30/08/2008 22:10 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Cláudia_Guerreiro Cláudia
os textos serão disponibilizados a tempo da votação iniciar, conforme previsto a 1 de Setembro.
Cumprimentos Luso-poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 01/09/2008 13:19 Atualizado: 01/09/2008 13:19 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Cláudia_Guerreiro Agradeço-lhes pela atenção. - Amizade é flor que a gente// cultiva com o coração// rega, rega, e de repente// fica linda a floração.// - Um fraterno abraço, Sílvia/Belo Horizonte/MG
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Margarete |
Publicado: 01/09/2008 21:38 Atualizado: 01/09/2008 21:38 |
Colaborador   Usuário desde: 10/02/2007 Localidade: braga. Mensagens: 1203 |
 XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite _ dúvida estou com um problema muito chato e pedia a atenção da administração para me ajudar a resolvê-lo. eu gostava de votar mas em alguns textos eu não consigo distinguir a categoria, há quem escreva poesia como se fosse prosa, ou há prosa que parece poesia no seu formato. podiam catalogar ou ajudar-me. um abraço obrigada.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Margarete |
Publicado: 01/09/2008 22:27 Atualizado: 01/09/2008 22:27 |
Colaborador   Usuário desde: 10/02/2007 Localidade: braga. Mensagens: 1203 |
 XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite _ dúvida respondida de qualquer modo o problema ficou resolvido para mim, ainda assim gostaria de mostrar a minha insatisfação por haver tão poucas prosas a concurso o que dificulta a escolha de quem é selectivo. obrigada pela atenção.
cumprimentos mar.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Cláudia_Guerreiro |
Publicado: 02/09/2008 13:50 Atualizado: 02/09/2008 13:50 |
Da casa!   Usuário desde: 11/05/2008 Localidade: Mensagens: 314 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Tenho uma dúvida no processo de votação: quem participou em poesia, so pode votar nos textos de poesia ou pode também votar nos de prosa?
cumprimentos
Cláudia Guerreiro
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 02/09/2008 20:04 Atualizado: 02/09/2008 20:04 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Claudia Guerreiro Boa tarde Cláudia
Todos os utilizadores são convidados a votar nos textos de prosa e de poesia. Aos autores concorrentes é obrigatória a votação na modalidade em que concorreram.
Disponha para esclarecer todas as dúvidas que entender
Cumprimentos Luso-poemas
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| quidam |
Publicado: 03/09/2008 23:07 Atualizado: 03/09/2008 23:07 |
Colaborador   Usuário desde: 29/12/2006 Localidade: PORTIMÃO Mensagens: 986 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Eu penso estar certo com a minha interpretação, mas de forma a esclarecer qualquer mal entendido, de acordo com os pontos 1 e 4.3 do regulamento poderá haver, em separado, até duas votações, ou seja, uma para a modalidade de prosa (de 1 a 10) e outra para a modalidade de poesia (também de 1 a 10). O que na prática significa votar 20 textos. Estarei correcto? É a interpretação que faço do ponto 1 «As modalidades a concurso são prosa e poesia, sendo as regras iguais para as duas.». Sendo duas as modalidades, aplicando-se regras iguais, serão duas as votações previstas no ponto 4.3. Caso esteja errado, agradecia, desde já, que me corrigissem. Obrigado e Cumprimentos Quidam
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luso-Poemas |
Publicado: 03/09/2008 23:14 Atualizado: 03/09/2008 23:14 |
Administrador   Usuário desde: 25/01/2006 Localidade: Mensagens: 124 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Quidam Quidan
Correctissima a interpretação.
Cumprimentos
Luso-poemas
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| quidam |
Publicado: 03/09/2008 23:40 Atualizado: 03/09/2008 23:49 |
Colaborador   Usuário desde: 29/12/2006 Localidade: PORTIMÃO Mensagens: 986 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/Quidam Obrigado pelo Vosso esclarecimento e pronta resposta. Aproveito, entretanto, para informar o porquê desta minha questão que poderá também ser, em meu entender, de outros membros. O ponto 4.3 do regulamento refere: «A votação é feita através da escolha de 10 (dez) textos, escalonados por ordem crescente (do preferido até ao menos preferido, ou seja, atribuindo 1 ao texto preferido e 10 ao texto menos preferido), devendo ainda ser separadas por prosa e poesia.». A frase “10 textos” pode criar algum mal entendido, pois é possível votar apenas dez textos, podendo ser todos estes de poesia ou prosa (consoante tenha o membro participado) ou poesia e prosa conjuntamente (se o membro participou em ambas), bastando tão somente dar a pontuação de 1 a 10 e referir prosa ou poesia (em cada texto), consoante o tipo. Mais uma vez obrigado e Cumprimentos Quidam
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| o poeta ea solidão |
Publicado: 04/09/2008 16:32 Atualizado: 04/09/2008 16:32 |
Muito Participativo   Usuário desde: 17/11/2007 Localidade: rio de janeiro Mensagens: 51 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite tão amargurada,a minha lua.que brilha entre incontaveis estrelas.na escuridão eterna,de uma noite.entre amores e desamores,sera sempre a minha lua,o sentido de minha vida.nas caminhadas noturnas entre lagrimas e sorrisos.nos corações entre amores aflitos,se faz bela a minha lua.na escuridão,de uma noite com o seu raio banha-se o amor e os amores nas saudades de muitas vidas em dores por acreditar que a minha pobre lua faz das saudades a cura de minha alma tão sofrida. o poeta ea solidão cheguei atrasado mas fazer oque? rsrsrsr
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 11:33 Atualizado: 12/09/2008 11:33 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta CONCURSO LUSO-POEMAS Cumpre seu REGULAMENTO, mas pede ao autor dos temas: -Leia tudo e fique atento. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 11:40 Atualizado: 12/09/2008 11:40 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta O escritor tem sua vez de escrever Prosa ou Poesia, no idioma Português ganha o prêmio da alegria. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 11:45 Atualizado: 12/09/2008 11:45 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta No dia quinze de agosto, dois mil e oito a passar... “Poetei” com muito gosto e pude participar. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 11:51 Atualizado: 12/09/2008 11:51 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta No dia trinta de agosto foi encerrada a inscrição e a COMISSÃO tomou o Posto sério da AVALIAÇÃO. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 11:59 Atualizado: 12/09/2008 11:59 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta A COMISSÃO que julgar os Textos desse CONCURSO... tão boa, não dá lugar para reclamo ou recurso. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 12:04 Atualizado: 12/09/2008 12:04 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta Troféu, Diploma, Medalha... poucos podem merecer: -Julgamento não tem falha, vale a pena concorrer. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 12:13 Atualizado: 12/09/2008 12:13 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta A temática escolhida, tão boa mais uma vez, brindará na taça erguida nosso imortal Português. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 12:19 Atualizado: 12/09/2008 12:19 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta Cada contribuição vai à Regra dos Valores: -Depende da Aprovação dos seus Organizadores. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 12:24 Atualizado: 12/09/2008 12:24 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora: Por Sílvia Araújo Motta Cada Autor-participante libera a publicação... se seu texto for brilhante e merecer VOTAÇÃO. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 13:17 Atualizado: 12/09/2008 13:17 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta São três os Supervisores: a “Pedra Fundamental” o “Godi”, com seus amores... “Valdevinoxis”...legal. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 13:18 Atualizado: 12/09/2008 13:18 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homengem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta O êxito vamos brindar entre hosanas de alegria e ao Luso-Poemas dar a gratidão e harmonia. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 13:23 Atualizado: 12/09/2008 13:23 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta Do Brasil, a Portugal quero enviar meus abraços, pois, ele sabe, afinal, colorir todos os laços. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 14:08 Atualizado: 12/09/2008 14:08 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta Ao final deste CONCURSO, textos identificados seguirão novo percurso nos espaços reservados. Nos resultados finais, notas de um a dez, somadas, cumprirão REGRAS iguais para serem divulgadas. O texto mais preferido a nota “um” ganhará... nos “dez” textos escolhidos, só o último “dez” terá. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 14:10 Atualizado: 12/09/2008 14:10 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora Por Sílvia Araújo Motta À contribuição enviada é exigida a VOTAçÃO, numa “Mensagem Privada” sob pena de exclusão. Por favor, tenha atenção: -dia VINTE de SETEMBRO é o final da VOTAÇÃO... Na primavera, eu me lembro! Não VOTE no próprio texto, nem faça a divulgação, pois este será o pretexto para anular VOTAÇÃO. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 14:12 Atualizado: 12/09/2008 14:12 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta Textos serão liberados... Queira ver a pontuação... E os melhores? Premiados com auditiva distinção. Ao LUSO-POEMAS.net cabe a deliberação de divulgar na internet ou noutra programação. CINCO TEXTOS mais votados serão lidos na Estação de RÁDIO e apresentados com identificação. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 12/09/2008 14:13 Atualizado: 12/09/2008 14:13 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Homenagem-Trovadora por Sílvia Araújo Motta Agora vou terminar esta CARTROVA ou Carversos... por isso, vim registrar a minha cartinha em versos. Sou a Sílvia Professora, brasileira, aposentada, uma poeta/escritora pela vida apaixonada. Mensageira da alegria, cativa da arte e poesia, vivo a divulgar poesia, música e Literatura. http://recantodasletras.uol.com.br/autores/silviaraujomotta
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| HorrorisCausa |
Publicado: 21/09/2008 12:01 Atualizado: 21/09/2008 12:01 |
Colaborador   Usuário desde: 15/02/2007 Localidade: Porto Mensagens: 2839 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Parabéns a todos os participantes em especial ao duplo vencedor.
Beijos
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:28 Atualizado: 01/10/2008 10:28 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado. Vou agradecendo à medida que consiga.
Estou verdadeiramente surpreendido.
Um abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| MariaSousa |
Publicado: 21/09/2008 14:01 Atualizado: 21/09/2008 14:01 |
Membro de honra   Usuário desde: 03/03/2007 Localidade: Lisboa Mensagens: 3030 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Parbéns a todos os Participantes.
Ao duplo vencedor desejo muito sucesso e Felicidades.
Parabéns Carlos!
Bjs
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:31 Atualizado: 01/10/2008 10:31 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Soube agora, e não sei que dizer...
Há textos tão bons, escolheram os meus, logo os dois, bem...
Um grande Bj.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Tânia Mara Camargo |
Publicado: 21/09/2008 17:20 Atualizado: 21/09/2008 17:20 |
Colaborador   Usuário desde: 11/09/2007 Localidade: Mensagens: 4478 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite GOSTARIA DE CUMPRIMENTAR TODOS OS PARTICIPANTES, TODOS SÃO VENCEDORES AO QUE SE PROPUSERAM. FELICITAÇÕES AO GRANDE VENCEDOR, CARLOS!
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:33 Atualizado: 01/10/2008 10:33 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Agradeço e muito a gentileza.
Abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Hisalena |
Publicado: 21/09/2008 21:54 Atualizado: 21/09/2008 21:54 |
Colaborador   Usuário desde: 30/09/2007 Localidade: Leiria Mensagens: 640 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Quero primeiro dar os meus parabêns a todos os participantes porque creio que todos têm muito valor e muito mérito pelo trabalho que desenvolvem e apresentam e depois dar os parabêns ao duplo vencedor que deve estar duplamente satisfeito. Melhores cumprimentos a todos.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:34 Atualizado: 01/10/2008 10:34 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Estou muito satisfeito e surpreendido.
Abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Leo Marques |
Publicado: 21/09/2008 23:41 Atualizado: 21/09/2008 23:41 |
Da casa!   Usuário desde: 01/09/2007 Localidade: Évora Mensagens: 311 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Olá,Lusos.Parabéns a todos os vencedores,e muito em especial ao Carlos.Beijinhos
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:36 Atualizado: 01/10/2008 10:36 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Estão todos de parabéns.
Grand bj.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Luis F |
Publicado: 22/09/2008 14:04 Atualizado: 22/09/2008 14:04 |
Colaborador   Usuário desde: 15/08/2007 Localidade: Alcochete Mensagens: 1202 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Parabéns aos vencedores
saudações Luis
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:38 Atualizado: 01/10/2008 10:38 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Um grande abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| quidam |
Publicado: 22/09/2008 14:09 Atualizado: 22/09/2008 14:09 |
Colaborador   Usuário desde: 29/12/2006 Localidade: PORTIMÃO Mensagens: 986 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Na escuridão da noite todos os poetas brilharam, tanto os activos (os participantes), como os passivos (todos os leitores). PARABÉNS!
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 22/09/2008 14:30 Atualizado: 22/09/2008 15:01 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Carlos, antes de mais aceite os meus cumprimentos e as minhas felicitações por ter sido vencedor deste concurso em ambas as modalidades. Aquilo que lhe vou dizer de seguida é somente uma opinião, tão diversa e tão legitima como o são todas as outras aqui expressas, e peço-lhe que a entenda vinda de alguém que ama a escrita e o site e tem feito fantásticas amizades aqui. Relativamente ao seu texto que venceu a modalidade de poesia gostava de começar por lhe lhe dizer que para mim não é um poema. É uma prosa colocada em verso e tal formato não lhe confere força de poema. Depois o tema. Fraco, sem força nem grandiosidade. Imagens já gastas, de conotação nocturna mas das quais o poeta se deve livrar. A mulher da mini saia então, mata-me. É ela que roda para fugir do vento ou é o cigarro? E se alguém "se mexe" na cama Carlos, não mexeu comigo tal como o poema. Quanto à prosa, não é melhor que a outra à qual chamou poema. Repito que estou a manifestar uma opinião literária, que não tenho rigorosamente nada contra a sua pessoa, antes pelo contrário, que já comentou e bastante bem sentimentos expressos em textos meus. Simplesmente não posso deixar de o fazer e o Carlos tendo concorrido está exposto e sujeito a ouvir estas opiniões e não só os elogios. Aliás depende de si filtrar a verdade e a honestidade das opiniões. A minha é esta. Relativamente a esta segunda prosa, parece-me estar bem escrita do ponto de vista formal, com excepção desta parte " ...A voz contou-me que num dia distante, ele tinha sido quem o assaltara num autocarro movimentado. Havia ficado com a minha carteira. Relembrei mas não disse nada. Havia gasto o pouco dinheiro, mas vinha dar-lhe o que não lhe pertencia..." Ele assaltou quem afinal? A primeira pessoa que pode ou não ser você, ou uma terceira pessoa que não se sabe quem é? Penso que há uma falha aqui. Depois Carlos, você traz estas duas concidências afastadas no tempo para o texto como se pretendesse deixar no ar uma espécie de estranha fatalidade, mistica até, mas não construiu o texto com a força necessária para a sustentar, e enferma do maior dos defeitos para mim, faz da noite escuridão, sombra, quando a noite é muito mais que isso. É tanta vez luz...É tanta vez o terreno fértil da poesia que não encontrei aqui. Desculpe-me esta crítica, esta opinião, que pode ser incorrecta a seus olhos, mas é aquilo que sinto. Um abraço
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| JSL |
Publicado: 22/09/2008 15:37 Atualizado: 22/09/2008 15:39 |
Colaborador   Usuário desde: 10/05/2007 Localidade: Minho Mensagens: 669 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Olá, beijinhos aqui abraços ali, parabéns até ao fim do mundo porque afinal todos fazemos anos.
Concordo em absoluto com o que dizes quando quem "ganhou" o concurso de poesia foi uma prosa.
Já imaginaram concorrer contra o "Bolt" e ganhar a prova dos 100 metros a correr em cima de um skate alado, quiça a jacto?
Os concorrentes são atirados para as areias movediças. Estou a preparar ideias, para apresentar a todos os Lusos para o próximo concurso, que acho vão dignificar todos os participantes premiando pois de uma forma mais justa e sustentada.
Se o tema é a criança não se pode premiar um texto sobre a terceira idade, ainda que seja de um valor inestimável.
Brevemente voltarei às lides sobre o tema "Concurso de Poesia ou literário!.
Não me pronuncio sobre o texto porque não li os demais e como tal não formo nenhum juízo, excepto o facto de que, como espectador desinteressado, me parece que o concurso foi de qualidade vulgar.
Mas li o texto do Flávio, o qual acho anos luz á frente e nem tão pouco foi pontuado nos dez primeiros.
Nã concorri porque sei que não passava no teste anti-dopping.
Boas corridas atletas, digo escritas, digo, poetas.
J
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:52 Atualizado: 01/10/2008 10:52 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Um grande abraço a JSL. Entendo o seu comentário como uma crítica que valorizarei e muito. E lamento alguma coisa...
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| q14 |
Publicado: 23/09/2008 23:01 Atualizado: 23/09/2008 23:01 |
Da casa!   Usuário desde: 02/10/2007 Localidade: Mensagens: 247 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/ josetorres A primeira coisa que me ocorre é que devia ter votado, pois não acho que os dez poemas preferidos sejam os de maior valor literário (antiga questão). Mas não estou em posição para criticar esse aspecto.
Quanto ao poema vencedor, por contar uma história, por assim dizer, deixa de ser poesia? O carácter prosaico, ou melhor narrativo, faz com que o poema não seja um poema? Claro que esta conversa é sempre relativa, mas penso que não. Não votaria neste poema para primeiro lugar, mas provavelmente estaria nos dez primeiros. Quanto à questão da noite também ter luz, sendo o tema a "escuridão da noite", penso ser assunto opcional. E o poema não sendo propriamente um exemplo de originalidade, foge ao lugar mais comum que este tema traz: a paixão em noites escuras.
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:57 Atualizado: 01/10/2008 10:57 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite p/ josetorres Um grande abraço para Q14.
Muito obrigado. Eu vou escrevendo, apenas isso... É bom, é mau... deixo isso para os outros... E gosto que não gostem.
Grande textos que eu li neste concurso, estou curioso de saber quem os escreveu.
Até já.
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:46 Atualizado: 01/10/2008 11:55 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/José Torres Muito, muito obrigado pelo seu comentário. Não lhe tiro uma virgula e vou lê-lo com muita atenção mais vezes. De facto este poema e conto foram espontâneos, quase imediatos, por isso fiquei surpreendido por ganhar, mas é uma direcção que estou a seguir e a perder o medo de falhar... Concordo com a linha de raciocínio que utilizou. E a sua franqueza é-me preciosa.
Um grande abraço.
|
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 01/10/2008 12:04 Atualizado: 01/10/2008 12:04 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/José Torres Caro Luís, tenha em mim um amigo sempre. Estarei sempre por cá para o que precisar. Que a escrita tome de assalto a sua vida como já tomou a minha. Não somos ninguém se não abrirmos o peito para aprender e sermos criticados. Tal como o Carlos fez, agradeço todas as críticas que são bem intencionadas. seu amigo José.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| zésilveiradobrasil |
Publicado: 22/09/2008 14:42 Atualizado: 22/09/2008 14:42 |
Luso de Ouro   Usuário desde: 18/02/2008 Localidade: Niterói (em tupi-guarani = águas escondidas) RJ/Brazil Mensagens: 11865 Online! |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Ao Poeta Carlos Teixeira Luis, parabéns pela dupla premiação. Aplaudo os demais, classificados e participantes. Até o próximo encontro literário. José Silveira
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 01/10/2008 10:49 Atualizado: 01/10/2008 10:49 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Muito obrigado.
Apreciarei também uma critica franca da sua parte.
Um grande abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| silviaraujomotta |
Publicado: 01/10/2008 16:07 Atualizado: 01/10/2008 16:07 |
Participativo   Usuário desde: 24/04/2006 Localidade: Belo Horizonte-MG Mensagens: 21 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Notas Pós-Resultado:
Parabéns a TODOS os ORGANIZADORES E COMISSÃO JULGADORA!
Cumprimentos efusivos aos PARTICIPANTES.
Aplausos de pé, ao GRANDE VENCEDOR PREFERIDO.
POESIA: 1-RUAS DE ESCURO SÃO / CARLOSTEIXEIRALUIS
PROSA: 1-PASSOS NO ESCURO DA NOITE /CARLOSTEIXEIRALUIS
UM BEIJINHO DOCE, Sílvia Araújo Motta/Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 02/10/2008 08:57 Atualizado: 02/10/2008 08:57 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Mais não consigo dizer que obrigado.
Hoje, mais do que ontem, que foi uma completa surpresa; acho que não mereço. Mas é assim mesmo...
Um grande, grande abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 02/10/2008 09:13 Atualizado: 02/10/2008 09:13 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite /A Todos os participantes Amigos Lusos,
É com muita surpresa que me votaram neste concurso, desta forma generosa. Agradeço a todos, principalmente àqueles que tinham segurança e confiança nos seus trabalhos e um desejo ìntimo de serem valorizados. Eu não tinha essa segurança, nem a tenho actualmente, embora não o admitindo somos críticos da nossa obra. Eu na verdade, não concorri mentalmente, tal a certeza que nunca me iriam votar à frente de textos grandiosos e muito belos, que terei oportunidade de os mencionar e comentar. Não precisava estar a explicar isto, mas é com franqueza que o faço.
Portanto, se gostaram, tenho uma dívida convosco. Gastar mais tempo, que infelizmente não é muito, a ler-vos, a dar a minha opinião e a ser útil.
Um grande abraço a todos!
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| visitante |
Publicado: 04/10/2008 12:08 Atualizado: 04/10/2008 12:08 |
| |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Ola Carlos! Muito bons, quer o texto, quer o poema. Não podia deixar de passar por aqui e deixar-lhe um registo meu, pela admiração que tenho pelo que escreve.
Parabéns!
Um abraço Dolores
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 06/10/2008 10:00 Atualizado: 06/10/2008 10:00 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Um muito obrigado vindo das profundezas do coração. Fico muito sensibilizado...
Um grande abraço.
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| Paula Baggio |
Publicado: 08/10/2008 02:29 Atualizado: 08/10/2008 02:29 |
Da casa!   Usuário desde: 20/10/2007 Localidade: Franca - SP Mensagens: 218 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite Retratar os cotidianos é sempre um desafio. Parabéns pelo desafio tão bem vencido e com tanta competência. Abraços, Paula
|
|
|
|
| Enviado por |
Tópico |
| CarlosTeixeiraLuis |
Publicado: 20/10/2008 17:33 Atualizado: 20/10/2008 17:33 |
Colaborador   Usuário desde: 02/06/2008 Localidade: Lisboa (arredores) Mensagens: 1044 |
 Re: XII Luso-Concurso - (N)a escuridão da noite P/Paula Baggio Há muito que não vinha aqui. Peço desculpa de só agora agradecer.
Obrigado pela sua gentileza.
Abraço.
|
|
|
|
|
|
Login
Publicidade
Siga-nos
|