Luso-Poemas
Registre-se agora!     Entrar

Links patrocinados



Menu de artigos

Quem está aqui

221 visitantes online (2 na seção: Artigos)

Escritores: 2
Leitores: 219

Gyl, joakencor, mais...

Licença

Licença Creative Commons

Proteção anti-cópia

Protegendo os seus poemas com Tynt
Artigos > Eventos literários > Outros eventos > Jaguariúna - Brasil

Jaguariúna - Brasil

Publicado por Pedra Filosofal em 19-Oct-2008 22:10 (1444 leituras)

Maior Feira de Livros da região

A partir do dia 22 de outubro, quarta-feira, Jaguariúna se transformará em um dos maiores palcos literários da região, com a realização da 1ª Feira Nacional do Livro de Jaguariúna, que já nasce como uma das maiores feiras a céu aberto do País, em um espaço de 24 mil m² (metros quadrados), sendo cinco mil m² de área coberta. Programado para acontecer entre os dias 22 e 26 de outubro, sempre das 10:00 às 22:00 horas, no Parque Santa Maria, o evento realizado pela Prefeitura do Município de Jaguariúna e organizado pelo Grupo Gazeta, tem como grande preocupação social atuar como disseminador e incentivador da cultura e educação por meio da literatura em toda a região.



O evento oferecerá todas as atividades, inclusive a entrada, gratuitas. “A expectativa é reunir um público superior a 50 mil pessoas de diversos municípios ultrapassando um raio de 60 km de Jaguariúna, atraindo estudantes com idade entre sete e 17 anos, além de universitários, amantes da leitura e até mesmo quem nunca se interessou muito pela leitura”, comenta o organizador do evento, Ricardo Azevedo.



A Feira contará com auditórios, um cinema, dois palcos para apresentações e shows, praça de alimentação, estandes de homenagens, além do espaço para a comercialização de livros. Dentro destes espaços, a organização prepara uma série de atividades como palestras com os jornalistas e escritores Maurício Kubrusly (Me Leva Brasil/Rede Globo), Fernando Kassab (Todo Sabor e Prato Fácil/ EPTV Globo), Daniel Piza (colunista jornal O Estado de S. Paulo), Laurentino Gomes (premiado pelo livro ‘1808’), Mário Prata (também roteirista e autor novela Bang Bang/ Globo) e a filósofa e escritora Márcia Tiburi (programa Saia Justa/ GNT).



Outras palestras de assuntos diversos também farão parte do evento, como os títulos ‘A História das histórias em quadrinhos’ e ‘Carl Barks – O homem que deu alma aos patos’, de Paulo Maffia, responsável pelos Quadrinhos Disney da Editora Abril; ‘O Ato de Escrever’, do escritor e professor Eugênio Benito Júnior; ‘O jovem e a escolha profissional – Como a escola, a família e os amigos participam deste processo’ , da psicanalista e professora Alba Benito; ‘Para entender o Estatuto da Criança ou do Adolescente’ e ‘É possível ser mais criativo: aprenda a utilizar a criatividade na vida profissional e pessoal’, do relações públicas Propércio de Rezende; ‘Como utilizar a biblioteca escolar como instrumento pedagógico? Principais tópicos a serem abordados’, com a bibliotecária Márcia Borges; ‘Aprendendo com jornal – lendo e construindo’, com a pedagoga Cláudia Martins Fernandes, entre outras palestras como a do poeta e advogado Agnaldo de Bastos, defensor do ‘Dia da Consciência Cidadã da Igualdade’.



O evento promoverá também a venda de livros com a presença de mais de 25 expositores de grande renome nacional entre editoras, livrarias e distribuidoras. Entre os expositores já confirmados estão as editoras, distribuidoras e livrarias: Record, Millenium, Global, Leia Bem, Escala Livraria e Revistas, FTD, Panini, Jotapê, Barsa Planeta, Expressão Editorial, Humberto Livros, Jodane Livros e Fantoches, Papelaria Polipel, Pergaminho, Coliseu do Livro, Aguinaldo de Bastos, Genial Books, Editora Setembro, Cia das Letras, Saraiva, Nacional, Ibep, Peirópolis, Globo, Ciranda Cultural, Todo Livro, DCL, Sextante, Ave Maria, Elementar, Fundamento, Cuca Fresca, Madras, Ediouro, Agir, Gente, Casa Cultural, Autores Associados, Ática e Scipione.



Para quem gosta de cinema e curtas-metragens, não pode perder a Mostra de Curtas-Metragens que acontecerá durante todo o evento com a exibição de mais de 50 títulos de todo o Brasil, reconhecidos em diversos setores da área. Entre os curtas participantes estão: ‘A Bruxinha Lili’, de Maria Luiza Gonçalves de Barros; ‘Super Herói fora de série’ e ‘No Bar’, de Paulo Disca Mendonça; ‘Brincando de gente grande’, de Alessandra Brum; ‘O jumento santo e a cidade que se acabou antes de começar’, de Willian Eloi dos Santos, entre outros.



O evento prestará homenagem aos 60 anos de Imigração Holandesa na região, com atrações típicas, como dança folclórica, fanfarra típica, livros sobre a imigração, entre outros. Outra homenagem prestada será ao centenário de morte do escritor Machado de Assis com um espaço arquitetônico dedicado à ele, além de palestra sobre sua obra com o escritor e jornalista Daniel Piza e comercialização de suas obras.



A Feira contará ainda duas peças de teatro O Auto da Barca do Inferno’, inspirado na obra do escritor Gil Vicente, interpretado pelo grupo Cia Arteatrando, da Casa do Teatro de Amparo e ‘O Artesão’, do grupo Arteiros da Dança, de Jaguariúna, contando sobre a rotina de criação de um berimbau. Outras atividades culturais e artísticas regionais também estão sendo preparadas, com danças, músicas e muita alegria, interagindo com o público, inclusive na Praça de Alimentação. Haverá contadores de histórias durante todo o evento.



Para encerrar três noites de Feira, entre os dias 24 e 26, grandes shows acontecerão com o grupo de grandes sucessos 14 Bis (dia 24), o grupo de forró universitário Circuladô de Fulô (dia 25) e o cantor Guilherme Arantes (dia 26).


Navegue pelos artigos
Artigo anterior 25 novos autores são publicados pelo projeto "Nova Coletânea" Vale do Paranhana - Brasil Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Login

Usuário:

Senha:

Recordar senha



Esqueceu a senha?

Registre-se gratuitamente!

Leia também

Links patrocinados