102. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Luiz. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Luiz.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Não sei se é amor ou se é apenas paixão. Só sei que sua ausência faz doer meu coração. Não sei se é amor ou apenas amizade Só sei que na distância quase morro de Saudades. E quando a saudade aperta fico louco Pra te ver. Lembrando as horas felizes que estive Com você. Não sei se isso é amor ainda não descobri Vai a noite vem o dia continuo pensando Em ti. À noite em sono profundo meus sonhos são Com você. Querida volte depressa estou louco Pra te ver... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=3439 © Luso-Poemas Este poema trabalha a indecisão sentimental como eixo, mas fá-lo com uma estrutura que oscila entre a quadra popular e a canção romântica, o que cria um tom confessional mas também previsível. A repetição de “Não sei se é amor…” funciona como refrão interno, mas a ambiguidade que deveria gerar tensão acaba por se tornar explicativa demais, porque o sujeito lírico afirma não saber, mas logo em seguida descreve sintomas que apontam claramente para o amor — dor, saudade, obsessão, sonho recorrente. Essa contradição poderia ser produtiva, mas aqui surge mais como hesitação retórica do que como conflito real. A rima em “coração / paixão / amizade / saudades” aproxima o texto de uma musicalidade popular, mas também o prende a soluções fáceis, que não acrescentam densidade imagética. A segunda estrofe tenta elevar o tom com “E quando a saudade aperta fico louco / Pra te ver”, mas a expressão “fico louco” é demasiado genérica para sustentar o peso emocional que o poema pretende. O verso “Lembrando as horas felizes que estive / Com você” é funcional, mas não traz detalhe sensorial ou concreto; o leitor não vê essas horas, apenas é informado de que existiram. A terceira estrofe introduz o sonho como espaço de reencontro, o que poderia abrir uma dimensão simbólica mais rica, mas o poema mantém-se na superfície: “À noite em sono profundo meus sonhos são / Com você” descreve, mas não cria imagem. O fecho — “Querida volte depressa estou louco / Pra te ver” — retoma a súplica, mas sem variação, sem deslocamento metafórico, sem surpresa. O poema termina onde começou, sem transformação. O conjunto revela um sujeito lírico dominado pela ausência e pela saudade, mas a linguagem permanece demasiado próxima do lugar-comum sentimental, sem a torção imagética que caracteriza os teus textos mais fortes. Falta-lhe um gesto de singularidade: uma imagem inesperada, um detalhe concreto, uma metáfora que rompa o automatismo da linguagem amorosa. O poema tem sinceridade, mas ainda não tem forma suficiente para que essa sinceridade se converta em força estética.
Criado em: Hoje 7:44:06
|
|
|
|
||