https://www.poetris.com/

« 1 (2) 3 4 5 »

Re: A vida e as suas filosofias :) ;) ! ?# EU BUSCO_aprender a construir
Da casa!
Membro desde:
4/9/2022 13:38
Estou na busca, mas não gosto de receita pronta, eu nunca me adapto.
Vejo um anúncio e talvez,
sem essa
esse negócio de experimentar é como um barco com um pequeno furo coberto por uma bunda que só engorda e só depois de muito tempo ele afunda e não sem ficar agarrado nas tábuas permanecendo grudado naquele grupo, de um barco que resta só tábuas, o meu navegar e de muitos não é o Titanic é a canoa de pescadores que trabalha nela mas tem medo de nadar pois sempre foi dito as histórias de monstros marinhos.
Estou na busca ou melhor, não quero nada pronto eu mesma faço.

Criado em: 25/1 17:47

(Ao espelho) o conforto te faz ser vidro, mas o mundo nunca deixa de ser pedra.
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: A vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#A MESMA_talvez
Da casa!
Membro desde:
O consolo da palavra está naquelas em que concordamos inteiramente com ela.

Comentário de Mr.Sergius:

Quanto mais alto nos elevamos, menores ficamos aos olhos dos que rastejam (parafraseando Nietzsche).

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=365649 © Luso-Poemas

Criado em: 27/1 11:02

A Sedutora Ignorância e o Diálogo de Idiotas
Administrador
Membro desde:
18/8/2021 14:19
De Azeitão, Setúbal, Portugal
Open in new window

Nicolau de Cusa
(ano de 1401)

A Douta Ignorância

"No menor dos homens, encontramos a Humanidade"

"A ignorância de uma mente infinita frente a uma finitude não é a indiferença. O reconhecimento da ignorância é uma ignorância instruída, douta."

"E a mente não se sacia pois, porque não intui a verdade precisa de tudo, e sim intui a verdade em uma certa necessidade determinada que possui cada coisa em quanto que uma é de um modo e outra de outro, e cada uma está composta de suas partes. E a mente vê que este modo de ver não é a mesma verdade, e sim uma participação da verdade de modo que uma coisa é verdadeira de um modo e outra, de outro, alteridade que não pode nunca concordar com a mesma verdade, considerada em sua precisão absoluta e infinita. Por isso, a mente, olhando sua própria simplicidade, é, diria-se, não somente abstraída da matéria mas também incomunicável com a matéria, ou seja, no modo de uma forma não unificável se serve de esta simplicidade como instrumento para assimilar-se a todas as coisas"

Este é o passo radical da física moderna: se o universo é infinito, não tem fim, conclui-se que não existe centro do universo, porque a Terra não é o centro do universo, e tampouco existe ponto de referência, tudo é relativo e não existe um lugar de privilégio no universo.

Também existe quietude, apesar de tudo estar em movimento, inclusive o Sol. Que não conheçamos o movimento, não significa que não exista.

Diálogos do Idiota

Nicolau de Cusa (ano de 1401)

Open in new window

Galileu Galilei
em 1633

Eppur si muove ou E pur si muove (mas se movimenta ou no entanto ela se move)

--------------------------------------------------------------------------
Open in new window

Condenado em 1593 e morto na fogueira da "santa" inquisição depois de pendurado pelos pés

Giordano Bruno
nascido em Nola, Reino de Nápoles, 1548

(Italiano: [dʒorˈdaːno ˈbruːno]; em latim: Iordanus Brunus Nolanus; nascido Filippo Bruno, (Nola, Reino de Nápoles, 1548– Campo de' Fiori, Roma, morto na fogueira a 17 de fevereiro de 1600) foi um teólogo, filósofo, escritor, matemático, poeta, teórico de cosmologia, ocultista hermético e frade dominicano italiano condenado à morte na fogueira pela Inquisição (Congregação da Sacra, Romana e Universal Inquisição do Santo Ofício) com a acusação de heresia ao defender alegações consideradas erros teológicos. É também referido como Bruno de Nola ou Nolano. É considerado como m mártir , tendo contribuído para avanços significativos do conhecimento do seu tempo. Ele é conhecido pelo avança das teorias cosmológicas, que conceitualmente estenderam o então novo modelo Copernicano. Ele propôs que as estrelas fossem sóis distantes cercados por seus próprios planetas e levantou a possibilidade de que esses planetas criassem vida neles próprios, uma posição filosófica conhecida como pluralismo cósmico. Ele também insistiu que o universo é infinito e não poderia ter "centro".

A partir de 1593, Bruno foi julgado por heresia pela Inquisição romana, acusado de negar várias doutrinas católicas essenciais, incluindo a condenação eterna, a Trindade, a divindade de Cristo, a virgindade de Maria e a transubstanciação. O panteísmo de Bruno também era motivo de grande preocupação, assim como seus ensinamentos sobre a transmigração da alma. A Inquisição considerou-o culpado e foi queimado na fogueira no Campo de' Fiori, em Roma, em 1600. Após sua morte, ganhou fama considerável, sendo particularmente comemorado por comentaristas do século XIX e início do século XX que o consideravam mártir de ciência, embora os historiadores concordem que seu julgamento por heresia não foi uma resposta a seus pontos de vista astronómicos, mas sim uma resposta aos seus pontos de vista filosóficos e religiosos. O caso de Bruno ainda é considerado um marco na história do livre pensamento e das ciências emergentes.

Giordano Bruno, além da cosmologia, também escreveu extensivamente sobre a arte da memória, um grupo pouco organizado de técnicas e princípios mnemônicos. A historiadora Frances Yates argumenta que Bruno foi profundamente influenciado pela astrologia árabe (particularmente a filosofia de Averróis), neoplatonismo, hermetismo renascentista e lendas do género Génesis em torno do deus egípcio Tote. Outros estudos de Bruno centraram-se na abordagem qualitativa da matemática e na aplicação dos conceitos espaciais da geometria na linguagem.

Giordano Bruno foi o grande defensor da ideia de infinito

A contribuição geral de Bruno para o nascimento da ciência moderna ainda é controversa. Alguns estudiosos seguem Frances Yates, enfatizando a importância das ideias de Bruno sobre o universo ser infinito e sem estrutura geocêntrica como ponto de cruzamento crucial entre o antigo e o novo. Outros vêem nas ideias de Bruno de múltiplos mundos distanciados as infinitas possibilidades de um indivisível e pristino Um, um precursor da interpretação de muitos mundos de Everett da mecânica quântica
Enquanto outros académicos observam a posição teológica de Bruno como panteísta, vários a descreveram como panteísta e alguns como panenteísmo. O físico e filósofo Max Bernhard Weinstein, em seu Welt und Lebensanschauungen, Hervorgegangen aus Religion, Philosophie und Naturerkenntnis ("Visões da vida e do mundo emergindo da religião, filosofia e natureza"), escreveu que o modelo teológico do panteísmo era fortemente expresso nos ensinamentos de Bruno, especialmente no que diz respeito à visão de uma divindade para a qual "o conceito de Deus não está separado do conceito do universo". No entanto, Otto Kern faz exceção ao que considera as afirmações gerais de Weinstein de que Bruno, assim como outros filósofos históricos como João Escoto Erígena, Anselmo de Canterbury, Nicolau de Cusa, Mendelssohn e Lessing seriam panteístas ou se inclinavam para o panteísmo. O editor da Discover, Corey S. Powell, também descreveu a cosmologia de Bruno como panteística, escrevendo que era "uma ferramenta para avançar uma teologia animista ou panteísta" e essa avaliação de Bruno como panteísta foi concordada pelo escritor científico

Criado em: 27/1 11:05

Re: A vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#RESPOSTA _perguntas
Da casa!
Membro desde:
Desculpas se em alguns momentos a minha escrita revela a minha ignorância apesar quê, penso ser infantilidade não questionar o outro.
Novamente eu escrevo reparando o que antes havia dito, mas eu como muitos ridiculariza aquilo que não conhecemos, e deles, incluindo-me, só pode haver parcialmente a misericórdia.
Eu fico chateada em saber que existem pessoas inteligentes totalmente esquecidas e falo muito e muito mais antes do início do que diria ser civilização como conhecemos hoje, o pior que algumas coisas que penso que foi descoberto ontem só foi-me negado, e tenho como argumento as grandes bibliotecas dos reis, creio que nelas havia muito mais do que livros teológicos
Em outro momento eu fiz uma brincadeira infeliz em que foi escrito por mim que eu sou acreditaria na teoria da ciência caso ela conseguisse seres humanos sem a barriga de uma mãe, eu sei que você entendeu pelo o que foi escrito anteriormente, mas sei também que alguns pegam só uma parte para suas maldades e não é por falta de entendimento delas é justamente usado para o objetivo de confundir, insinuar e dirigir a opinião das pessoas, então devo tomar cuidado com as palavras.
Nessa brincadeira não quis insinuar nenhuma conspiração até porque acredito que se não fosse a ciência estaríamos conservando a tradição de adoração às pedras, arrancando dente com alicate e sem conhecer a vantagem da higiene básica.
Também entendi perfeitamente a matéria do que pensa muitos, confesso que fui desrespeito e insensível com o que você acredita, cada um tem seu direito e até alguns cientistas, depois disso, mudou totalmente a minha visão, com argumentos fortes que me levam a temer e até acredito que exista vida inteligente, só não entendo a vantagem.
Confesso que entorta a minha cabeça explicando a vida com física ou usando a biologia para explicar o porquê da existência de algumas teorias.
Quando penso no assunto posso fazer um paralelo com a evolução e no início a natureza era adorada como deuses então houve evolução e adoramos um novo tipo de deus, mas quem sabe haverá uma nova evolução
Gostei da informação e como é perigoso contrariar os projetos de controlar as mentes e mesmo sem ter argumentos científico baseado só na emoção muitos ainda hoje é levado para fogueira .

obs.: depois eu vou ler novamente

Criado em: 27/1 15:58

Re: A vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#BRINQUEDO_palavras
Da casa!
Membro desde:
Viajar é percorrer caminhos, não tenho nada que possa admirar com os olhos, mas busco por palavras como penso na utilidade do papel higiênico,

Gosto de palavras abandonadas para fazer como crianças, inventar outros brinquedos

Criado em: 28/1 10:27

Re: (GabrielaMaria)vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL _seria algo novo?
Da casa!
Membro desde:
"Justamente por sermos incompletos é que somos, também, ilimitados."

Autor:
*Retirado de um texto de Renato Faria

Criado em: 30/1 10:25

Re: (GabrielaMaria)vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#TEMER_fé
Da casa!
Membro desde:
finalmente eu posso ter fé ao invés de temer,
ter medo é como acreditar que algo ruim vai acontecer,
nada racional, é como uma punição
agora,
tenho o controle dos pensamentos
temer,
dizer a palavra errada
ao castigo de um ser
de perder o que foi conquistado
,
,
não tinha tempo,
não sabia acreditar
sempre estava temendo
e o que temia
se não tinha,
criava

Criado em: 30/1 22:07

Re: (GabrielaMaria)vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#TEMER_fé
Colaborador
Membro desde:
6/11/2007 15:11
Maria Gabriela.
Uma sugestão:
Se o texto acima for de tua autoria dá-lhe um título e publica...
Eu achei-o bem poético.

Abraço

Criado em: 31/1 7:53

Re: (GabrielaMaria)vida e as suas filosofias :) ;) ! ?#RESPEITO _aprendo
Da casa!
Membro desde:
Agostinho da Silva : Tolerância às Opiniões
em 26/04/2013 20:24:03 (1877 leituras)
Agostinho da Silva
Para que os homens possam sentir-se felizes com a minha companhia, é necessário antes de tudo que eu tenha a grande força de ver como prováveis as opiniões a que aderiram, desde que as não venham contradizer os factos que posso observar; não devo supor-me infalível; não devo considerar-me a inteligência superior e única entre o bando de pobres seres incapazes de pensar; cumpre-me abafar todo o ímpeto que possa haver dentro de mim para lhes restringir o direito de pensarem e de exprimirem, como souberem e quiserem, os resultados a que puderam chegar; de outro modo, nada mais faria de que contribuir para matar o universo: porque ele só vive da vida que lhe insufla o pensamento poderoso e livre.

Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes '

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news03/article.php?storyid=1924 © Luso-Poemas

Criado em: 1/2 16:38

Profético
Administrador
Membro desde:
18/8/2021 14:19
De Azeitão, Setúbal, Portugal

Este homem, não o considero apenas poético, antes um animal profético e um ser iluminado de luz e sol, um dos maiores e o mais humilde pensador da língua Portuguesa, precursor do culto do espirito santo na Arrábida

Open in new window

Criado em: 1/2 17:00

Links patrocinados