« 1 ... 3 4 5 (6) 7 8 9 ... 15 »


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
Não gosto de ficar debatendo, no entanto explico os dizeres:"Impossível a um crítico ver-se no espelho"
Falo da pessoa crítica, aquela que até lá no "céu" estaria apontando os "supostos defeitos ou erros deste". Sem a autocrítica de verificar que tudo que observa é tão somente o seu próprio foco, que sempre se limitará a seu próprio aparato de percepção. Apresento hora a minha visão, hora a minha percepção, porém será sempre um ponto em uma linha infinita. Para mim a pessoa crítica não se enxerga mesmo.

Criado em: 16/5/2014 23:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Lindo.
Seria lindo que a carneirada só tivesse opiniões insipientes e carregadas de graxa. Critica e criticar é algo imprescindível à evolução e melhoria contínua. Não o perceber é aceitar as coisas de um modo passivo e estagnado. É aceitar em fatalidades de cabeça baixa.

Não concordo e sou mesmo muito critico em relação a isso.

Há que criticar, ser criticado e aprender com isso.

Confesso-me crítico e vejo-me todos os dias ao espelho (em todos os sentidos).

Criado em: 17/5/2014 0:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome

o problema é que a crítica tem sido um chicote usado muitas e muitas vezes pelas mãos de uns poucos com o ideal de reformar o site, mesmo que tombem cabeças. houve uma perseguição sistemática àqueles considerados mais pobres na arte poética e que a par cometiam o 'crime' de trocarem carinhos. pois, a crítica tem o seu valor, mas quem aqui tem valor para dela fazer uso?
num site de poetas amadores, a maioria sem pretensões, a crítica tornou-se um mosquito com os dias contados.

Criado em: 17/5/2014 11:00
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Quem aqui tem valor para dela fazer uso? Que raio de pergunta! Que eu saiba qualquer um de nós pode e deve fazer uso desta, bom, a não ser que sejamos ou nos consideremos uma cambada de acéfalos.

Criado em: 17/5/2014 15:02
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Boa tarde Luís e restantes comentadores deste tópico.

Eu acho que, escalpelizando e levando à sua máxima interpretação esse seu comentário, o Luís não sabe o que é critica e desrespeita os leitores inclusive os seus (nos quais me incluo!). Não o remetendo para uma explicação de dicionário ou “googliana” esclarecer-lhe que critica é um acto de pensar sobre algo numa primeira análise, ou bem ou mal, construtivo ou destrutivo, tudo é encarado como critica. Eu sigo de certa forma bastantes utilizadores, o Luís é um deles, e sou antes de ser utilizador do site um leitor compulsivo, fumar e ler são os meus maiores vícios e como leitor exerço sobre o que leio um acto de critica. Ao dizer que adoro “os Lusíadas” estou a exercer um acto de crítica. Ao dizer que reconheço a qualidade no género de Florbela Espanca, mas não é uma leitura que me atrai, é um acto de crítica, pese embora reconhecer-lhe os méritos. Está-me a seguir Luís? Pronto, e agora falando por exemplo da sua escrita, eu gosto dela de uma forma geral. Aqui há uns tempos ao ler um poema seu estive para comentar o seguinte: “gostei de cada uma das metáforas em separado, muito bem construídas, não gostei da catadupa das mesmas, umas atrás das outras. Achei que devia ter dado ao leitor um espaço de meditação numa escrita mais escorreita e menos rebuscada. Assim ficou quase como aqueles filmes de acção que passam de uma cena de pancadaria para outra sem dar descanso ao leitor. A base de inspiração é bela o suficiente para que se use a máxima de culinária: “quando os produtos são bons o menos, é mais!”.
É claro que estou agora a dizer isto de memória mas era mais ou menos isto o que tinha a dizer mas desisti depois de ler os comentários que lá estavam, mais ou menos neste teor:
- “lindoooo”
- “passando pra ler, parabéns pela inspiração”
- “você é um poeta fantástico”
- “sua poesia é divinal”
E podia continuar por aí a dar exemplos! Agora responda-me por favor:
- Partindo do princípio que o tinha comentado nesse teor qual o comentário que lhe daria algo?
- Partindo do princípio que o tinha comentado acha realmente o Luís que eu como leitor não tenho bagagem intelectual e de conhecimentos para lhe dirigir uma crítica como essa? Será que eu na sua opinião não tenho “valor para dela fazer uso?”
Ou será que o Luís usa de uma falsa modéstia para se masturbar com esses comentariozinhos em molho de escabeche requentado?
Eu já fui aqui muito comentado dessa forma, e desde que assumi que não é para isso que o site serve tenho de aquilatar os meus leitores pelas visualizações, mas quer saber Luís? Prefiro, porque tenho a certeza que me lêem, já os que vomitam comentários para ser lidos numa troca insana de lambidelas de umbigo nem sempre lêem. Só lá vão regurgitar o mesmo que fazem em centenas de outros.
Este é um sítio para se crescer e só crescemos com a crítica, construtiva claro, mas que nem sempre é aquilo que desejamos ouvir e se lhe fizerem uma crítica que não concorda, rebata, argumente, defenda o que é seu, troque ideias, ou usa anteolhos? Um sítio destes é também um espaço de argumentação. A escrita é também argumentação e tenho-lhe a dizer, é um género que gosto muito! Não tenho problemas nenhuns em encarar um debate sério de ideias discordantes atacando sempre a ideia e nunca quem a pronúncia. O respeito pelo Autor acima de tudo!

Abraço Luís

Criado em: 17/5/2014 15:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
Questionar, investigar, fazer diferente, buscar respostas, ser criativo e evoluir é completamente diferente de crítica, muitas vezes feita com teor ácido e destrutivo. Quem quer construir constrói, quem não quer critica quem faz. Quem se preocupa com crítica e críticos são políticos, em busca de algum ganho. Os eloquentes são excelentes críticos, mas não ultrapassam "tal teia". Este tipo de crítica onde se busca através da eloquência provar razão, não ultrapassa o nível de onde foi gerada. Continuar aqui neste tópico seria o mesmo que querer "nadar em areia movediça". Como discutir qualquer coisa com quem não tem a visão do plano evolutivo e espiritual? É um erro meu, tecer comentários. passarei ater-me exclusivamente a meus textos e responder apenas a perguntas diretas. Perdoem-me pois errei.

Criado em: 17/5/2014 16:21
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Que disparate. Vem no seguimento daqueles que li que dizem que Criticar só está ao alcance de entidades superiores. Pelo amor de uma santa qualquer! Criticar é ler, interpretar, opinar... enfim, é pensar. Estou como o Xavier quando questiona se somos todos um bando de acéfalos.

Pense homem e deixe-se de filosofias populistas.


Criado em: 17/5/2014 16:57
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


Jaber, o uso impróprio da crítica, com intenção de menosprezar a obra e o autor, é a razão porque a acho mais prejudicial do que útil aqui no luso. e impropriamente ela tem sido usada, infelizmente para alguns. seja ela benigna na intenção e nada terei contra. mas há que respeitar a maioria que rejeita a crítica aos seus textos. agora a mim, e a outros que também a tolerem, é criticarem à vontade, e deixo aqui bem claro que eu não me alimento de palmadinhas nas costas, como se pensa. a minha motivação para escrever é alheia aos elogios. portanto, concluindo, um bisturi nas mãos de um profissional até canta; nas mãos de um assassino arrepia.

Criado em: 17/5/2014 17:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Luis,

Não deve passar entre os pingos da chuva num debate evitando as questões com saídas airosas de frases feitas por “não sei quem”.
Eu pus-lhe questões directas:
“E podia continuar por aí a dar exemplos! Agora responda-me por favor:
- Partindo do princípio que o tinha comentado nesse teor qual o comentário que lhe daria algo?
- Partindo do princípio que o tinha comentado acha realmente o Luís que eu como leitor não tenho bagagem intelectual e de conhecimentos para lhe dirigir uma crítica como essa? Será que eu na sua opinião não tenho “valor para dela fazer uso?””
Para além de não me responder às questões que lhe pus que me parecem pertinentes, no seguimento dos seus muitos comentários a este tópico mas tenho que dizer pouco sumarentos em termos de substancia com ideias repetidas e repetitivas, (isto é um critica!) esperava do Luís um comentário à afirmação que centra todo o conteúdo da minha argumentação:
“Este é um sítio para se crescer e só crescemos com a crítica, construtiva claro, mas que nem sempre é aquilo que desejamos ouvir e se lhe fizerem uma crítica que não concorda, rebata, argumente, defenda o que é seu, troque ideias, ou usa anteolhos? Um sítio destes é também um espaço de argumentação. A escrita é também argumentação e tenho-lhe a dizer, é um género que gosto muito! Não tenho problemas nenhuns em encarar um debate sério de ideias discordantes atacando sempre a ideia e nunca quem a pronúncia. O respeito pelo Autor acima de tudo!”

Quanto à sua afirmação: “mas há que respeitar a maioria que rejeita a crítica aos seus textos.”, só comentar que para essas pessoas por muito que lhes custe este não é o lugar delas. Este é um espaço de exposição, quem expõe sujeita-se à crítica. SE eu for lá e disser: “isto é lindo” exerço o meu direito de critica. E deve-se dizer, falar, discordar, concordar, treinar o uso da palavra. Será que é tal difícil perceber isso? ESTE É UM SITE DE ESCRITA! E por escrita está tudo inerente, o escrever, o ler, o interpretar, o criticar, tudo é intrínseco ao acto de escrever. Não quer ser criticado, deixe-se estar pelo facebook, faça um blogue pessoal, tantas coisas onde pode andar e fazer!
Eu reparo por exemplo que sempre que uma pessoa (não vou dizer quem é!) está online, no momento em que coloco um texto, aparece de imediato um “dedinho para baixo” nesse texto. Mas não seria muito mais honesto essa pessoa ir lá comentar e dizer o que não gosta no texto? Qual é o problema? Ou será que não gosta de mim? Isso já é desonesto. É o que essa pessoa é, desonesta intelectualmente! Mas é tão desonesta ela(e) como as pessoas que lhe deixam esses comentários regurgitados iguais uns aos outros indiferentemente daquilo que lêem. Não seja desonesto Luis. Não me desiluda!

Abraço Luís

Criado em: 17/5/2014 18:17
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


Jaber, isto mais parece um interrogatório judicial! és juiz, ou coisa que se pareça? esse 'não sei quem' sou eu. fui muito claro em tudo que disse. ora, se tens bagagem, não sei! prova o que dizes que vales! agora, serás sempre bem vindo à minha página para comentar, e sei que não vou receber flores, nem palmadinhas nas costas.

Criado em: 17/5/2014 19:55
Transferir o post para outras aplicações Transferir



« 1 ... 3 4 5 (6) 7 8 9 ... 15 »




Links patrocinados