https://www.poetris.com/

« 1 ... 3 4 5 (6) 7 8 »

Re: remoção do usuário "gyl" por preconceito e racismo
Colaborador
Membro desde:
28/9/2011 22:22
De Olinda, Pernambuco
olha só, alex, é a primeira vez em muito tempo que eu fico besta com um elogio. sei que foi sincero, o que é raro por aqui e pelo mundo.

infelizmente, também é raro me vir a vontade de escrever no luso hoje em dia. cê sabe que volta e meia eu apareço aqui porque é um vício. não dá pra sair assim.

chegará o dia em que pararei completamente de vir, mas não é agora. logo minha vida exigirá de mim mesmo o pouco tempo que disponho ao site.

essa batalha contra as merdas do luso foi perdida há muito, pelo menos, pra mim. o site foi destruído de dentro pra fora.

como é, então, que se consegue desconhecer o júlio aqui, né não? caralho, um dos baluartes da boa - e grande! - poesia não só neste, mas em outros fronts poéticos da internet, foi abandonado. nem sequer virou nome de rua.

eu não consigo mais, cara.

este tópico ficará apenas como uma intervenção, porque eu sei que não haverá ninguém com plenos poderes que vá fazer justiça. assim como nós, os bons sabem, ainda que não explicitem, que estamos certos. somos uma minoria.

tivemos nossas diferenças, mas foda-se. um dia a gente se encontra.

abraço em você, alex. saiba que, entre tantos, aprendi muito também com você.

__

acho que não resta ninguém inteligente neste site com quem eu tenha alguma diferença ou rixa. é como dizia meu avô, "quem tem com que me pague não me deve nada."

e olha que eu sempre me considerei um camarada tranquilo.

Criado em: 1/4/2015 17:45

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Subscritor
Membro desde:
1/5/2012 1:18
De Belo Horizonte
Um dos textos mais coerentes que já li escrito pelo loftspell

Leia mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=290409 © Luso-Poemas

Criado em: 1/4/2015 18:04

sem nome
cambada de mortos. papagaios pro apartaid. o Caio, então onde está a tua obra?! para vós a aldeia da roupa suja deve ser o mundo! olha! papagaio loiro de bico castrado... eu até tenho vergonha. vai-te embora que não andas a fazer nada.

querias uma taça por escreveres qualquer coisa! meu caro, a semana passada saiu do nosso convivio o maior poeta de todos os tempos, e nunca o vi a reclamar o que quer tque fosse, inclusive rejeitou todos os prémios que lhe foram atribuidos. por exemplo o prémio pessoa que ganhou e não quis. será que não te chega as medalhas? ou também escreves o que é dos outros?!

ide aprender a ser. SER-ESTAR. aconselho-vos a ler o amandu e aprender com ele. cambada de vaidosos narcisistas tende vergonha nas caras que deus se esqueceu de fazer.

olha, isto é que é ser poeta. mandar-vos à merda. expulsai-me. fazei queixa. badamecos... senhor, sois a vergonha da poesia pá

Criado em: 1/4/2015 18:49

Membro desde:
6/8/2009 18:29
De Sorocaba - SP - Brasil
Caio,

"sei que o luso anda ao deus-dará. o trabis e a helen não dão as caras faz um bom tempo, pelo que vejo. bom, não importa agora, mas não há nada nas regras do site que defina a "prescrição" de um comportamento não só irregular como criminoso."

Não fale daquilo que não tem provas. Acredito que você não fica aqui 24 horas por dia, porque não sabe do que fala. Eu e o Trabis estamos no site sempre que temos tempo. Mas, também não tenho que ficar aqui dando satisfações do que faço ou deixo de fazer. Cada um sabe da sua vida e dos seus desafios.

Quanto ao texto, fico pensando, logo você que sempre achou que a liberdade de expressão tem que vir em primeiro lugar... O Nordeste é do Brasil, da Europa, da Ásia, do Japão, da Austrália, da previsão do tempo, da bússola?

Preciso perguntar ao autor...

Helen De Rose.

Entrou no site hoje e, agora, são 17hs17min.

Criado em: 1/4/2015 19:18

sem nome
ao segundo final! o relógio estaria certo! ainda acabam por fazer outro cristo e... pela primeira vez gostei de ouvir falar! liberdade de expressão. muito bem! o Caio... dói-lhe qualquer coisa, com certeza.

Criado em: 1/4/2015 19:26

Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 20:21
De Bombarral
Pode ser falta de cultura ou de contexto mas eu não encontro preconceito ou racismo no texto do Gyl. Jumentos há muitos, nordestes também. Como disse o autor em comentário:
Citando:

Pois é. E há quem queira decifrar o poema a seu bel-prazer da forma que melhor lhe convém. Um protege uma etnia, outro os muares. E o texto falava de um só Jumento, com J maiúsculo, personificado, que na verdade não está mais entre nós. Apenas o readaptei para o momento atual, com outro Jumento no foco. Apenas isso, sem penas.

Leia mais: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=240347 © Luso-Poemas

Sobre a minha presença no luso, não tenho lido textos nem tenho moderado comentários mas tenho estado a trabalhar continua e arduamente nestas últimas semanas. Tenho resolvido problemas no servidor que levaram o site abaixo diversas vezes no mês passado. Estou a desenvolver um novo aspecto para o site para os utilizadores de celulares. Adicionei a funcionalidade de apagar conta no perfil do usuário. Adicionei uma nova política de conteúdo que pode ser lida em http://www.luso-poemas.net/modules/sm ... tion/item.php?itemid=3047

Tenho ainda outros problemas sérios para resolver como por exemplo arranjar outros métodos de financiamento para pagar o servidor uma vez que o luso-poemas deixou de ser auto-sustentável.

Acho proveitoso que arregacem as mangas e dêem uso às enxadas mas estas guerras não enchem de terra a cova de ninguém.

Um abraço.

Criado em: 1/4/2015 20:14

Tetris poético
Facebook

sem nome
olhe, trabis, para que o luso seja um site que atraia pessoas que sabem escrever é preciso é criar regras de boa conduta. não é a primeira vez nem a sétima que vejo agredir e dar um prémio ao agressor fazendo com que o autor agredido desista disto. será por causa da bússola que a helen fala. que bússola é essa que permite chamar a alguém "filho da puta", por exemplo, e ficar impune?!

o silencio a que se tem assistido após a retirada de alguém é de uma monstruosidade...

bom, boa sorte

Criado em: 2/4/2015 5:41

Colaborador
Membro desde:
De Olinda, Pernambuco
à helen

helen, não me venha com ironia, que não é uma coisa que você saiba usar sem parecer agressiva.

não vim aqui pedir explicações à administração, todo mundo tem mais o que fazer e não é de hoje que eu sei disso. este tópico é uma intervenção sobre um texto que não cabe neste site. vim pedir justiça.

helen, você quer mesmo tocar neste ponto de liberdade de expressão? quer dizer então que, não explicitando o contexto, pode-se falar da administradora. afinal, administradoras há aos montes. que administradora? a da coca-cola, a da renner, a do lar, a do facebook, a do cabaré ou a do luso? contexto, helen, é tão vago quanto se quer que seja. aí poderia se colocar tanta coisa e cê não poderia dizer nada sem precisar "falar com o autor".

ao trabis

ricardo, de todas as pessoas, você é a que menos me deve explicações. também sei o trabalho que dá gerir isto aqui. sei que um tópico destes também não ajuda, mas não havia outra forma. e sim, é por ignorar o contexto que você não percebeu o preconceito. você me conhece suficientemente bem pra saber que não seria eu a levantar tal assunto levianamente. não me dirijo a você agora mas, por juízo de valor, conhecendo meu histórico aqui, será mesmo que eu buscaria este tipo de ação assim, ao largo? agora voltando a você. o contexto que menciono no título deste tópico vem a ser explicado na postagem a seguir.

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... t_id=24367#forumpost24367

perceba que, na discussão que ocorreu, mais de uma vez dá-se a entender o preconceito do gilmar.

sobre a ajuda de todos: eu sempre fui entusiasta deste site e não é a conduta ou qualidade duvidosas de seus habitantes que o torna ruim no âmago. autores vêm e vão. ofereço o que já ofereci antes: caso seja sua vontade, posso voltar a moderar comentários e textos, no tempo que tiver livre. posso tentar entrar aqui pelo menos uma vez ao dia. mas não vou nem quero me meter em pendengas. você sempre confiou em mim e peço desculpas se por acaso traí sua confiança alguma vez.

de qualquer forma, no fim das contas, tenho que concordar com o alberto. a impunidade rola solta, e eu entendo, por vezes, o motivo.

um abraço em você, ricardo.

Criado em: 2/4/2015 18:20

- Tom Zé

Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 20:21
De Bombarral
Olá Caio,

Gyl disse (dirigindo-se a ti):
"Então não poderá mais ter, segundo a sua sábia opinião, mais piadas de gays, de gordos, de negros, de putas, nem mais nada."

Eu não gosto de piadas de gays, de gordos, de negros (...) porque as considero um exemplo de racismo e preconceito. O luso-poemas não é lugar para esse tipo de conteúdo mas não me importa que pessoas que o consumam o frequentem.

Dito isto pergunto-te:

Se tivesses lido este texto em qualquer outro lugar e sem conhecimento do autor, terias encontrado preconceito e racismo no texto?

Em resposta à Helen disseste:
"quer dizer então que, não explicitando o contexto, pode-se falar da administradora. afinal, administradoras há aos montes. que administradora? a da coca-cola, a da renner, a do lar, a do facebook, a do cabaré ou a do luso? contexto, helen, é tão vago quanto se quer que seja. aí poderia se colocar tanta coisa e cê não poderia dizer nada sem precisar "falar com o autor""

A expulsão requer provas inequívocas mas contextos vagos são como provas circunstanciais. Eu considero que sim, é preciso falar com o autor e ele já apresentou argumentos que me parecem razoáveis.

Quanto à tua proposta eu aceito e agradeço desde já.

Criado em: 2/4/2015 21:59

Tetris poético
Facebook

Colaborador
Membro desde:
De Olinda, Pernambuco
alrite, vou começar logo então

respondendo sua pergunta, sim, eu teria visto o texto como preconceituoso dado o contexto cultural em que me encontro. por conta da maneira com que foi escrito o texto, relacionaria ao português brasileiro, logo, no contexto cultural do brasil, como já foi explicitado anteriormente, há um enorme preconceito contra nordestinos no que concerne os estados já ao sul da bahia. tendo realmente em vista este preconceito, fui, na base do "in dubio pro reo", perguntar ao próprio, já há muito, o que foi proposto pela helen. não sei se o camarada terá a honradez de repetir o que disse pra mim, que "o ator do jaspion tinha cara de nordestino", mas fica a minha palavra contra a dele.

a exemplo, e me corrija se estiver errado, imagine que eu não tenha conhecimento do preconceito para com alentejanos (o mesmo que ocorre com baianos: são tidos como preguiçosos), se alguém coloca algo como "todo alentejano..." é preconceito. no caso do texto do gilmar, o que ocorre é a idéia de que existe uma "cara de nordestino", ou seja, um fenótipo propício à região nordeste (do brasil). posso, por analogia, utilizar este mesmo argumento pra dizer quqe fulano tem "cara de gay", beltrano "parece um judeu", etc... é o mesmo preconceito, proporcionalmente, que ocorre quando se diz que "preto é ladrão".

de qualquer modo, eu sempre fui contra expulsões, você sabe, mas utilizei como parecer pro meu julgamento a continuidade do fato, ou seja, a permanência do texto publicado mesmo tendo havido já há muito um pedido formal para sua remoção. mantenho, no mínimo, o pedido de remoção de tal texto agora e sempre (no caso da republicação). e que fique como precedente para casos de racismo, preconceito e xenofobia. sei que isto poderá levar tempo, mas fico contente por esta análise do caso. seguindo a linha de raciocínio, afirmo mais uma vez que não sou dono da verdade, mas tenho, sim, minhas convicções. essas demoram pra mudar.

ah, e a propósito, vai me desculpar o linguajar quase jurídico, é que voltei a estudar direito e tô com essas coisas na cabeça

abraço

Criado em: 2/4/2015 22:17

- Tom Zé

« 1 ... 3 4 5 (6) 7 8 »

Links patrocinados