« 1 ... 11 12 13 (14) 15 »


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
'se o autor expressa no texto uma opinião sua, que vá contra princípios e ética'...então, é como se estivesse a pedir uma porrada entre as orelhas! mas, Conceição, porque nós somos pessoas sensatas, cabe-nos chamar-lhe a atenção para o conteúdo insultuoso, ou difamatório, ou preconceituoso, ou isto, ou aquilo do seu texto!

houve poetas que abandonaram o site por causa de críticas ofensivas que pouco visavam os textos. a maioria voltou. outros não. e isso criou um mal-estar no site durante muito tempo. e sim, havia a intenção de vê-los pelas costas porque o seu trabalho era considerado 'lixo' poético. alguns idealistas sonhavam com um luso elitista. não te lembras?


Criado em: 17/11/2014 10:48
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8102
Olha Luís, isso foi uma conclusão a que alguns chegaram, mas quanto a mim sem razão. Foi uma conclusão, uma maneira dos que se dizem não elitistas de verem pelas costas alguns que tiveram a ideia de criticar textos (e não autores, note-se)
Há muitas maneiras de fazer guerra psicológica e o chamar elitista, vaidosos, arrogantes a alguns (autores) é bem pior, bem mais maldoso, que apontar erros ortográficos (a textos).

Criado em: 17/11/2014 12:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


não se pode ignorar os factos. não se deve! mas talvez houvesse da parte de alguns, eu incluído, em tempos idos, a intenção de amordaçar a crítica que não fosse elogiosa. acontecia que certas críticas visavam o autor e então, toda a crítica era tida como nociva. um erro, mas felizmente que mudaram os tempos e mudaram as mentalidades. e alguns críticos também mudaram as suas condutas. em consequência, o luso poemas tornou-se o sítio de poesia mais aprazível da internet, onde muito se valoriza a liberdade de expressão!

Criado em: 17/11/2014 13:18
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Colaborador
Membro desde:
9/12/2013 13:47
De Lisboa
Mensagens: 3827
Tem mais valor um aviso, uma sugestão crítica dita com educação do que um elogio dito sem razão.
É, penso eu, mais díficil fazer o segundo do que o primeiro.
O importante é que quando seja feita a "chamada de atenção" possa ser feita sem humilhar, sem prepotência, principalmente se em comentário público.
Mas, ainda que privado, muitos(as) não gostam nem quando o
alerta é para erros de português.
E, se insistimos, ainda que discretamente, no alerta, insurgem-se, acham-se perseguidos e mantêm-se a cometer os mesmos erros.
Na boa verdade," QUEM AVISA..."
mas, a falta de humildade não permite reconhecer que um alerta não é uma sentença.
Quisera a maioria, eu incluído, ter quem a ajude a encontrar os erros como escritor. Quando me "zanguei" com a Roque, passado explicado e desculpas aceites por ambos, lamentei, principalmente por perder a capacidade critica que lhe atribuo Esperara meses para que ela comentasse um texto meu.
A primeira vez disse que o que não prestava passava à frente e não comentava. Esperei! Que remédio!!! Tentei melhorar e, recebi, mese depois, alguns elogios de incentivo, que já agradeci mas repito.
e, no embalo...
Mas, não aceito dedos vermelhos apenas pela vingança de um comentário que não agradou. Isso é vingança e vingança é maldade. Também me vingo, como qualquer pecador, mas nunca o fiz dessa forma, meter o dedo pela calada. Mas, se o tivesse feito e ainda por cima sido descoberto por mais do que um autor, eu, se o tivesse feito, que não fiz, parava!!! Há que saber parar, saber melhorar, evoluir como pessoa, autor e companheiro. Eu sou um filho da mãe quando quero, sei-o e assumo-o publicamente. Mas também sei desculpar e "esquecer" e meter o "rabo entre as pernas" quando erro.
A humildade prova-se o perdão oferece-se não fosse eu um habitante das trevas, e prová-lo-ia com actos e não aqui com palavras vãs.




Criado em: 17/11/2014 13:46
_________________
Não sou poeta mas, quem sabe, um dia escreverei
um texto que (pela persistência e sorte) possa ser lido como poema
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8102
Sabes Manu, gostei mesmo deste teu comentário, sinto que foi sincero. Todos somos humanos, com nossos erros, imperfeições, mas também com muita coisa boa; e se queres que te diga não acredito nem gosto de gente perfeitinha, redondinha. Soa a falsificação.
Obrigada Manu, um beijo e um abraço.

Criado em: 17/11/2014 15:32
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Colaborador
Membro desde:
9/12/2013 13:47
De Lisboa
Mensagens: 3827
Da mesma forma soaria a falsidade
se dissesse sou muito amigo da
Conceição; Por isso não o disse.
Mas, desculpas aceites e razões
entendidas e silenciadas não
deixam mágoas.
Como dizem os nossos irmãos "numa boa"!
A minha sinceridade é, QUASE,
uma constante mas, quando necessário
na vida há que ser actor também

No entanto, quando me sobe pela medula, como se fosse um
estopin, uma mecha de justiça, não há nada
que eu possa fazer além de retirar-me e/ou
enfrentar até que me aperceba do arrependimento.
No Luso, foi/é assim!
Retirei o melhor do Manufernandes,
o "santo" pecador, tranquilo e em paz
e deixei
o pior do Manuel, das trevas como disseram.

Enquanto haja contraditório sem coerência
ou até ser expulso da sala de audiência
ficarei à espera que o Juri decida.

Ãbraço Conceição!




Criado em: 17/11/2014 17:47
_________________
Não sou poeta mas, quem sabe, um dia escreverei
um texto que (pela persistência e sorte) possa ser lido como poema
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
A matéria rebela
A luz prosegue
..............................................................A luz prosegue

Criado em: 17/11/2014 18:26
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
O meu maior problema neste sítio é que não consigo pactuar com a falsidade e a mentira, e a pessoa ainda tem coragem de me chamar para suas tramas e armadilhas.

Criado em: 17/11/2014 19:35
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Colaborador
Membro desde:
9/12/2013 13:47
De Lisboa
Mensagens: 3827
Não vou "pegar" as dores de ninguém, nem preciso que ninguém me apoie, por duas razões:
A 1ª é que não tenho nada publicado que valha a pena lêr, e
ninguém carece do meu apoio.
A 2ª é que tenho capacidade suficiente para responder por mim.
Mas tendo em vista que não pára com as suas auto santificações, querendo deixar mal os outros - falo por mim também - porque nºao sabe o momento de parar. Como se estivesse sob efeito alucinógeno da Verdade (V maiúsculo)
quando está longe da real verdade (v minúsculo)
Tenho, ao longo do tempo a tentar evitar chegar a este ponto.
Deixei de publicar para poder dizer o que me apetece sem que
os meus amigos, quer do Luso quer aqueles a quem dei o link, vejam a vergonha que às vezes este site é.
Na minha opinião, vc, sendo, é o grande responsável por parte das intrigas recentes.
Já lhe deixei diversas mensagens, camufladas sim, para não ser directo, para que pare com as suas manias e vingançazinhas infantis.
No fundo, vc é um sujeito com boas intenções mas, não passa disso, porque na superfície vc é uma pessoa com problemas,como todos, mas exponeciados pelo querer ser o que ainda não é.
(pode ir já queixar-se à Administração, a Deus ou a quem quiser)
Dois autores deste site, eu sou um deles,(e o outro nunca se envolveu em qulquer polémica, e, quase não se ouve falar dele, pese embora escreva muito bem) apanhamo-lo a ir às escondidas colocar o dedo vermelho- que vingança mais idiota e infantil!
Eu "apanhei-o" com um texto que não era seu e que se apressou a apagar quando provei que fora escrito por uma mulher e, não creio que seja gay para escrever o seu pronome pessoal com "a" no fim. Mas não apagou sem antes dizer que era sue e que eu provasse o contrário, o que fiz, e...vc apagou.
Certo dia mandou-me uma MP pedindo paz. Desconfiei e pedi-lhe que o aceitaria se colocasse dois vermelhos nos meus dois últimos textos. Claro que não o pode fazer, e reconheceu, porque já o fizera. Isso é falsidade!!! Pede paz e cria "guerra".
Às vezes, em vez de calar-se e mudar a sua actitude, não, continua com provocações dizendo que não mente, que é puro, que a verdade...etc. e tentando deixar os outros mal, mas, comigo saiu-lhe o tiro pela culatra. (aproveito para lhe desejar mais uma vez as melhoras do seu pé- que tantas vezes disse que a mentira é um tiro no pé)
A helenderose, o Trabis, o dono do site, podem expulsar-me, estou preparado, mas era a si que deveriam ter alertado para o abuso. Não raro está envolvido em polémicas e não preciso enumerá-las já que ainda recentemente o fiz.
Queria, sinceramente, apenas que vc se desse conta, " se mancasse", e fi-lo de diversas maneiras, mas, o seu entendimento é igual à concordância da sua escrita.
Abusa nos textos espiritístas imagine que cada um dos membros deste site,ligados a:
Rosacruz, Adventistas, Baptistas, Católicos, Muçulmanos,
Judeus, Budistas, Igreja Maná, Reino de Deus, etc. e etc. viessem aqui publicar apenas 20% do que vc publica. EXAGERO!!!!!!
E, como lhe disse particularmente, até sou crente, um pouco ou muito não importa, no que vc acredita, mas a grande diferença é que não só não sou fanático, nem praticante como não ando a publicitar-me como bonzinho. Sou um filho da mãe que gosto de tudo, com moderação, do que Deus deixou para meu prazer, assim como aguento tudo o que ele põe para que eu sofra, seja a saudade de alguém querido, seja o medo da morete de alguém, seja a lágrima pelo meu cão ou por alguma ex-mulher/namorada/amante.
Quer o respeito, meu e de muitos outros, modere a sua propaganda, não se auto-promova, não seja vingativo como uma criança birrenta, seja sincero - ninguém é obrigado a ser puro à pressa e, essa transformação não será possível enquanto for humano- seja, portanto humano, assuma-se como tal. mentiu, todos mentimos, é humano!!!! A diferença é que quando uns são apanhados, envergonham-se, desculpam-se e... tudo bem. Você, não!! Para quem já viveu em cidades tropicais sabe o que é uma barata no sapato e o que ela faz quando se bate o pé.
Mas, a barata quando sobe demais, já não é o pé, é uma "sapatada" que a atira para longe.
Acredite Sidney, que tentei de muitas formas mostrar-lhe que deveria ficar mais ausente destes enredos. E, sempre que vc parou pensei, finalmente! Mas não, com um ou com outro lá vinha vc. Que tenho eu a ver com isso??? Muito fácil, enquanto vc não estiver "calminho" não volto a publicar nada neste site, porque, mesmo não sendo poeta, não quero meus textos, de que gosto muito, num site com estas intrigas, insultos, palavrões, etc. Você é um provocador.Fe-lo comigo a coberto do Jaber, e, não vou citar os nomes de todos, mas dou como exemplo o Jogon, a quem vc fazia perder as estribeiras. Nunca fui amigo dele, não; Mas revoltou-me a sua ironia ao falar da gravata dele quando vc se apresentava de tronco nu como se isto fosse outro tipo de casa.
Vi-o colocar dedos vermelhos, quando um membro-ele se quiser que diga quem é- se envolvia em,"discussão" com o Umav e, foi incapaz de dizer que o vermelho era seu
Você, sendo, escreve coisas em coment´rios a provocar e, depois da resposta, edita, reedita ou apaga deixando quem lhe deu a resposta como o "mau da fita".
(ainda não se queixou à Administração? Faça-o!!!)
Quando a Roque e eu nos desentendemos logo aproveitou a onda e que eu o deixara um pouco de lado, para escrever:" o segundo, ...cabrão...." (porque a Roque referia-se a mim como o segundo que comentara o texto)
Repetiu a dose, de escorar-se atrás de outros que vc considera(va) importantes no site, como fizera uma vez com o Jaber e outra com o Azke. Comigo, colega do Luso, "se deu mal", que eu, não desisto, ponho para fora e à vista de todos a minhaluznormal e vou até onde vc quiser ir. Considero-o o elemento que mais me prejudicou e, apenas porque concorri a um concurso - ao qual vc concorreu com dois textos em último- e, eu, novato, estava com tres textos nos cinco primeiros lugares. Inveja??!!!!
Fiz um pedido de força da mente por uma pessoa, que estimo, porque vi meu filho, ainda bêbê, sem esperança às 22Horas, e, depois da união de mentes e religiões, sem um único fio eeléctrico às 8:00 da manhã o que deixou incrédulo o médico (Adventista) que me dissera para ir para casa rezar que...nada mais se poderia fazer.- Sempre que muitas pessoas se reunam com uma firme vontade, ela funciona! - Deveria sabe-lo caro sendo- Mas, que fez vc? Calou-se ou uniu-se e aproveitaram para dizer que eu me autopromovia -
Vc é, talvez, "um cara legal" mas anda perdido entre o que quer ser, e acho bem já que não me incomoda, seguindo a teoria, filosofia etc encontrada nas suas vivencias e leituras, porém, ainda tem muito mais do que gostaria de sentimentos terrenos e, isso causa-lhe provavelmente reações adversas.
Deixe de meter-se com os outros, viva a sua vida, publique em paz, aceite os comentários e explique com o que souber ou, aceite. Pare de queixar-se tanto à Administração, de dizer que todos andam nas trevas, são todos diabos, satânicos, exus e que o único orixá é vc, quando nem caboclo é. Não sou "preto velho" nem branco velho, sou uma alma por aqui que, segundo a sua crença, voltará e sabe porquê? Pelas mesmas razões que você!
Seja quem vc é. Eu sou quem sou, um filho da mãe assumido, sem falsidade! Você quer ser melhor, maior, pois seja-o mesmo ou desça uns degraus no triângulo. Se está aqui, nem a defunta Varig o leva já além do Purgatório!
Seja humano, sincero e garanto-lhe o meu respeito e apoio convicto de que muitos outros o farão mais intensamente do que agora.
Lamento ter de chegar a este ponto, mas cansei-me do sendoluzmaior. Espero poder publicar algum texto na mesma página que o sendoluzcomotodos.




Criado em: 17/11/2014 21:38
_________________
Não sou poeta mas, quem sabe, um dia escreverei
um texto que (pela persistência e sorte) possa ser lido como poema
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Colaborador
Membro desde:
9/12/2013 13:47
De Lisboa
Mensagens: 3827
Não posso dizer nunca ter mentido
se o dissesse estaria agora a fazê-lo
mas afirmo que a mentira é como o cabelo
se não se corta fica sempre mais comprido.

A mentira, léria, peta, lorota ou prejúrio
se for pequena , dizem, é um insignificante engano
mas, mentirinhas são como as bolinhas de mercúrio
unem-se, aumentam e, pior que a "mentiraça" fazem maior dano.

Há quem minta por necessidade, e quem o faça por mania
há ainda quem muito jure sem que nunca reze
há quem minta por medo e quem o faça porque despreze
mas, conhecida a "peça" a mentira dura menos de um dia.

Criado em: 17/11/2014 22:04
_________________
Não sou poeta mas, quem sabe, um dia escreverei
um texto que (pela persistência e sorte) possa ser lido como poema
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados