« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 »


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
Pois eu sou CONTRA o movimento e vou de seguida enumerar os motivos.

1º. Não confio nas pessoas que fazem parte deste movimento. Alguns já foram moderadores e até administradores e foram todos destituídos em bloco. Do mesmo modo vejo que um ex.(?) administrador que tão combatido foi pelos membros do agora movimento e que contribuiu para o estado em que o site se encontra, fazer parte do mesmo.

2º Não confio em quem insultou a luso poeta Rosafogo e que agora esta neste grupo de boas intenções

3ºNão reconheço autoridade intelectual a ninguém para excluir seja quem for, por alegada mediocridade poética

4º Não entendo que se chame camaradas num site de poesia. Creio que o termo usado deve ser poetas! Aqui não devem caber ideologias

5º Este movimento foi criado á revelia dos seus usuários e só depois feito publico.

6º Não concebo um luso poemas dentro de outro luso poema. É o mesmo que ocupação de um espaço sem consentimento do dono.
Quero um LUSO pluralista e não de fachada! Um luso Poemas para todos, onde se aprenda, se ensine e não se exclua.
O luso é um site de escritores AMADORES.

Eu estou neste espaço desde 10/12/98 e não tenho memória curta.

Beijo azul


Criado em: 31/5/2012 13:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Cara Fátima Santos,

Aceito com agrado uma posição contrária à minha. Acredite porque é mesmo verdade. É no pensamento oposto que encontro amiúde outras soluções, não só ao nível estrito do pensamento ou do acto da escrita, mas também na vida, nesta vidinha que, inicialmente, me coube em sorte.

No entanto, há aqui alguns pontos convergentes, a saber:

- "3º Não reconheço autoridade intelectual a ninguém para excluir seja quem for, por alegada mediocridade poética"

Eu também não. Aliás, tal como refiro noutra mensagem, há que preservar o Luso como um espaço plural.

- "6º Não concebo um luso poemas dentro de outro luso poema. É o mesmo que ocupação de um espaço sem consentimento do dono. Quero um LUSO pluralista e não de fachada! Um luso Poemas para todos, onde se aprenda, se ensine e não se exclua. O luso é um site de escritores AMADORES."

Eu também não. Creio que não é esse o propósito, antes se pretende restituir o Luso ao Luso, ou seja: o conceito que aqui encontrei aquando da minha chegada. Um espaço onde o diálogo era possível, onde a crítica era bem-vinda, onde de facto se aprendia algo exactamente porque a crítica existia.

Um esclarecimento: O termo "camarada" era, e julgo que ainda é, utilizado nas redacções de jornais (trabalhei na comunicação social escrita e radiofónica) e recuperei esse termo, o qual é, também, utilizado na tropa. Não tem quaisquer conotações políticas, embora as minhas sejam do conhecimento de (quase) todos.

Uma referência final: este movimento teve forçosamente que nascer fora, e este fora deveria estar entre aspas, do Luso porque, se reparar bem, sempre que se opina aqui é-se menosprezado. A opinião era dada, mas de nada servia. Brincava-se. Felizmente que quem compõe este movimento faz com que este seja heterogéneo e que busque, através do diálogo, soluções e sugestões para o que se deve fazer e propor para que o Luso recupere o seu antigo espírito.

Um beijo
Xavier Zarco





Criado em: 31/5/2012 14:08
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
Digo, e repito as minhas ideias: se o autoproclamado movimento Pró-Luso(???) se ficar por aqui, isto é, pelo folclórico expressar de opiniões e boas intenções (presunção e água benta cada um toma as que quer, já diz o povo)tudo bem. Agora se tomar, por esta ou outra via, a administração do Luso de assalto, para o dividir, fraccionar, limitar, condicionar então muito mal (pior a emenda que o soneto). O Luso ficará reduzido à meia dúzia que são useiros e vezeiros do forum, a poesia limitada a um género, o site a um clube ou partido.
O melhor do Luso é a sua Universalidade, a sua Pluralidade, a sua Liberdade.
Todo aquele que não for capaz de viver em liberdade arcará com as consequências e será, mais tarde ou mais cedo, banido, mesmo sem regulamentos ou tribunais.
O Luso é, sobretudo, um espaço de aprendizagem de liberdade.

Abraços

PS.: Veja-se o caso da actual ADM ( que é só o exemplo mais recente!) que caiu no mais completo isolamento e ridículo. A dinâmica do Luso é uma dinâmica de liberdade, de criatividade e de aprndizagem...metam isso nas vossas cabeças e na vossa poesia...

Criado em: 31/5/2012 14:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Permita-me só mais uma correção cara Fátima.

Esta deve ser feita por mim (como pessoa que esteve na genese da Administração composta por mim, pela Pedra Filosofa, pelo Godi, pelo Paulo Afonso, pela Vera Sousa e pela Tália) e, será corroborada pelo Trabis sempre que lho questionar.

Se é ao grupo acima descrito (porque o site já teve outras Administrações) que se refere, informo que não houve qualquer destituição. Saímos, informando o Webmaster, que o nosso ciclo tinha acabado e que não sentíamos condições (a nível de desgaste e disponibilidade) para continuar a fazer o trabalho que estávamos a fazer (com falhas mas, na globalidade, bom e reconhecido).

Entendi necessária esta correção e devo informar que este Movimento, apesar de composto por pessoas que têm história (mais ou menos consensual) no Luso, é do conhecimento do Trabis (foi-lhe comunicado por nós) e, dele, não obtivemos um retorno negativo.

Obrigado pela sua intervenção

Edu

O ceticismo é natural. A agressividade também pode ser. Acredito que vai ter motivos para pensar doutra forma e aceitar que o Movimento não é divisório.
As declarações de intenção constantes não são vãs e, se foram feitas é porque os envolvidos (até agora) acreditam piamente nelas.

Valdevinoxis


Criado em: 31/5/2012 14:38
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
Sempre se é pro-luso ao se inscrever neste site. Uma escolha é feita ( fiz em 2010, e testemunhei , naquele momento, uma guerra aqui neste espaço virtual - de lusos x lusos). Cheguei temerosa...

Sei que a intenção é das melhores deste movimento dos lusos (respeito a todos)... mas , lembrem que aqui é um site de escrita de lusófonos e ninguém é melhor , superior ou dono da verdade ( juiz) ... nem forjador de leis que possam reger a escrita séria , consciente e consistente do Outro . As “porcarias” que aqui aconteceram e acontecem é fruto da natureza humana (da fraqueza moral, da vaidade, da energia negativa, e até de cultura... umas nascem da simples ignorância, outras, frutos de soberbas ou até de desvios mentais...) tudo muito humano, demasiado humano, como dizia um sábio.

Acho que a maior/melhor estratégia é o trabalho poético no site. O grupo de poetas que iniciou este movimento ( bem intencionado )devia baixar inteiro na página principal com textos bons ou até excelentes ( sabem bem escrever) e assim demonstrar o que é a ESCRITA MAIOR, POSITIVA, BELA E PRODUCENTE para que os usuários possam lê-los com atenção.

Este ambiente virtual é propício para se aprender e apreender... um profícuo laboratório literário. Não é por causa de uns poucos elementos ou porque alguns acham que só exista aqui depósito de maus textos que se deve “dividir” o site – o Luso bom/o Luso mau(luso dentro do luso). Além disso, o passado, este que desejam resgatar, ficou cinzelado lá atrás( é lembrança boa) com o pequeno grupo que iniciou o site . Hoje, o site é outro, permeado pela diversidade que a globalização abarca e faz transitar no mundo /realidade virtual.

Nós, os brasileiros (e lusófonos), somos boa gente, acreditem... temos excelentes poetas e escritores na nossa história , contemporâneos também. Nunca iríamos diminuir ambiente cultural /literário que somos partícipes. Somos muitos , porque nossa população é enorme como o nosso imenso país. Estamos espalhados pelo mundo... sem querer dominar nada é só comunhão com nossos semelhantes/iguais. E, dançamos também a música dos GRANDES... infelizmente.

Sem querer ofender ninguém, mas me deu um mal estar esta ideia de excluir autores e escritos (seleção / discriminação) num ambiente de todos . Até lembrou -me algo que me arrepia e transtorna – aquele grupo de homens cultos (doutores e phds ) reunidos , ouvindo Bach , Schubert , Wagner , Mozart , etc... decidindo a “solução final” , a exclusão daqueles que não aprovavam como seres humanos... inclusive , modificaram as leis, para legitimar seus atos.

Creio que dramatizei demasiado,rs. Mas, é só minha singela opinião/contribuição(talvez). Estou bem atenta às questões (sempre fui pro-luso) que o grupo de ” lusos, para o luso e pelo luso apresentam”. Concordo com muitas delas , mas nunca com a atitude de expurgar/selecionar ou diminuir autores(usuários). Deve haver outro caminho “depurador”, imploro que busquem... “vocês” são capazes.

Um abraço

Não fiz correção alguma no texto (pois desistiria de postar)...desculpem –me os bons gramáticos.

Criado em: 31/5/2012 14:47
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Muito Participativo
Membro desde:
29/11/2007 21:49
De Terra de ninguém
Mensagens: 83
De novo em território pátrio,que é como quem diz no Luso Poemas. Venho aqui quando posso, escrevo quando me deixam, mas sempre vou lendo.
Mais uma vez, como tantas vezes, mais do mesmo.Ainda se o "movimento" se chamasse de PRÓ-POESIA,ou de PRÓ-POETA, vá lá que não vá... bom seria que houvesse até muitos movimentos, deste, mil se possível, para contrabalançar os movimentos divisionistas, saudosistas, totalitários, elitistas, moralistas, pseudoprogressistas que germinam como cogumelos, mas que de certa forma, têm direito á vida e cumprem o seu papel.

Até mais ver...aqui ou noutro espaço de poesia.

Criado em: 31/5/2012 15:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
8/9/2009 16:29
De Lisboa
Mensagens: 2683
Sempre me incomodou, pensar que o Luso poderia cair num equívoco onde a poesia tem um papel preponderante.

Dar voz ás palavras! Um ponto comum a todos.

De fato, nem sempre assim foi, porque se passaram a utilizar as palavras de uma forma metafórica, mas numa inconstante vocabulização despropositada em alguns casos , e que envolveu pessoas que agora tentam resgatar o luso e fazer dele o que sempre foi, ou, digo antes, o que me lembra desde o inicio que aqui cheguei.

Penso que ainda provei um pouco desse estado enérgico, onde a comunicação tinha lugar e dava espaço a novas movimentações sempre a pensar no bem comum a todos. Aqui neste estado mais valorizado, também faziam parte alguns dos membros que agora tentam fazer algo por ele.

Depois tudo se desmoronou!

Haveria tanto a dizer sobre isto, se houvesse um espaço adequado, ma penso que este novo espaço, é um espaço a ser recuperado, para transformar o luso num movimento aberto a todos quantos quiserem partilhar emoções, sensações várias, onde a poesia ganha formas novas para se abrir à nova semente que quer germinar.

Às vezes é preciso saber pausar e esperar, e se há um grupo de pessoas, disposto a reiniciar, porque não acreditar e esperar para ver. (Diariamente, existem tantos toques na tecla reiniciar e tudo corre pelo melhor, porque não acreditar então neste reiniciar com mais calor humano e bem mais aliciante).

Sempre gostei de esperar para ver. Isso dá-me sempre uma nova esperança para prosseguir viagem e considera-la mais um prémio, pela minha espera.

Estou neste movimento, e estaria em outro com outras pessoas, porque a intencionalidade é boa. (Resgatar o Luso, e devolvê-lo a quem bateu com a porta sem sequer se despedir).

E principalmente porque gosto de acreditar sempre!

Abraços


Dolores Marques

Criado em: 31/5/2012 15:09
_________________
"Uma longa viagem, começa com um único passo" Lao-Tsé
http://novoolharomeu.blogspot.com/
http://rituaisdomomento.blogspot.com/
http://terrasaltasdogranito.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8104
Cara Alice, este movimento não tem nada a ver com passado do site, tem a ver com o presente.
Em lado nenhum, sequer o movimento disse ou pensou que existe aqui um depósito de "maus" textos. Esta expressão, se reparar, foi a Alice que a acrescentou. O que o movimento quer é que o site não seja, APENAS, um depósito de textos.
O movimento quer dinamizar o site, promover a escrita e tornar o site um espaço de liberdade, de criação e de partilha.
Também o pró-luso ou seus membros não pretendem fazer de juízes dando sentenças ou excluindo quem escreva menos bem, porque nem querem, nem podem, até porque não administram.
O que se pretende é que em liberdade, bom senso e respeito todos possam escrever, mas também manifestar-se sobre o que se escreve. Isto também se aprende, que ninguém nasce ensinado, e todos os lusos que se sentirem responsáveis por este cantinho estão convidados a participar, a dar o seu contributo, as suas ideias para melhorar, não só o site, como as relações pessoais.
A ideia é boa, haja quem ajude e não julgue antes da partida.
Boa tarde.

Criado em: 31/5/2012 15:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
8/12/2008 15:15
De Vila Viçosa
Mensagens: 3855
Duvidar é próprio do ser humano em pé de igualdade como o acreditar, como Luso- Poeta convicta só peço uma coisa aos restantes Lusos também eles poetas, não opinem, por favor não opinem sem antes ler todas as intervenções aqui deixadas dos membros do movimento e dos não membros, antes de ser dada opinião seja aqui ou lá fora primeiro devemos munir-nos de toda a informação possível, só assim daremos uma opinião saudável, sejamos contra ou a favor, as razões deste movimento estão explicadas por cada um de nós, quem por aqui anda assiduamente tem testemunhado o estado lastimoso a que o Site chegou. Um ``depósito de textos`` onde as pessoas entram para publicar e fogem a sete pés, o Site deixou de ser aprazível à permanência, nada tem a ver com textos ``maus ou bons``, e sim com boas e más formas de gerir um espaço literário. Outra coisa que peço, por favor não transformem este movimento numa guerrilha ``Portugal, Brasil ``. Guerrilha que só houve na imaginação de ``alguns`` porque lhe era apropriada em determinados momentos lançar essa ideia no espaço.

Peço também que se esqueçam nomes e casos concretos de ofensas e contra ofensas, ofensas houve sim e muitas entre os chamados ``fracos e fortes``, denominação também ela atirada para a fogueira porque assim se manobravam ``vaidades enraivecidas ``. Tanto de fracos como de fortes. Não me considero nem franca nem forte mas considero-me uma pessoa determinada e grata, quase que desisti deste espaço e do seu criador a quem admiro. Quase que perdi a vontade de lutar contra a inercia, mas se existe um grupo de pessoas determinado a trazer de volta o espaço que tanto me deu enquanto pessoa e enquanto poeta, o meu lugar é ao lado dessas pessoas.

Errar é Humano, acreditar é Humano, duvidar é Humano.

Quem nunca Errou, quem nunca Acreditou, quem nunca Duvidou.

Esses sim podem dar-se ao luxo de opinar sem se munir de informação aos outros peço pelo menos tolerância para com todas as iniciativas que visem recuperar um espaço doente, venham elas a vencer ou a ser vencidas.

Eu ACREDITO.

Criado em: 31/5/2012 17:48
_________________
Era tão fácil a poesia evoluir, era deixa-la solta pelas valetas onde os cantoneiros a pudessem podar, sachar, dilacerar, sem que o poeta ficasse susceptibilizado.

Duas caras da mesma moeda:

Poetamaldito e seu apêndice ´´Zulmira´´
Julia_Soares u...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
9/5/2008 18:14
De Carregado-Alenquer
Mensagens: 11253
Esta "casa" precisa mesmo de nova aragem, um local onde tantos começaram a escrever e a partilhar...de onde nasceram novos talêntos.
Aqui "nasci" para a escrita e tenho um carinho imenso por este espaço. Fiz amigos e que bom é a amizade na vida!


Criado em: 31/5/2012 23:43
_________________
Ana Coelho
Os meus sonhos nunca dormem, sossegam somente por vagas horas quando as nuvens se encostam ao vento.
Os meus pensamentos são acasos que me chegam em relâmpagos, caem no papel em obediência à mente...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados