(1) 2 »


I Encontro do Lusos
Colaborador
Membro desde:
17/9/2007 20:42
De Barreiro
Mensagens: 1273
Estava uma manhã solarenga. Pouco antes das dez começaram a chegar os convivas. Tália, Paulo Afonso, António Paiva e Valdenovixis, Margarete, Freudnãomorreu e João Vasco, Pedra Filosofal, Fly e Luís F – primeiros grupos a chegar, seguidos de perto pelo Trabis e pela Cleo.
Com a companhia do Simão, que, gentilmente, nos acompanhou na visita ao Museu do Vinho, fomos visitando as salas e declamando os poemas sobre o vinho que foram enviados à organização. Cabe aqui um agradecimento ao Simão que nos foi explicando, durante a visita, todo o que queríamos saber sobre o que estava exposto em cada uma das salas.
Com a chegada da Rosa Maria e da Laura Gil e com a fome a apertar, deitamos a mão à massa que, no caso, era mais leitão com batatas fritas, laranjas e pão. Espumante e muita conversa à mistura e o tempo a passar com uma rapidez brutal. Como passa sempre que se está entre amigos.
Apesar de muitos de nós só nos termos visto pessoalmente no sábado, o sentimento geral é que se tratava de um reencontro de amigos. Como disse o Val, parecia que nos conhecíamos todos há anos.
A Laurinda, depois de muito se esforçar, lá nos entregou mais dois convivas. O José Torres e o Flávio Silver. E se a conversa estava animada, animada continuou. Sempre em torno do que nos une, o luso-poemas.
Logo que o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Anadia, Dr Jorge São José chegou, começou a parte formal do encontro. Fomos para o auditório do museu onde o Dr Jorge São José agradeceu a nossa presença e nos abriu a porta da Anadia para mais encontros destes. Apesar dos agradecimentos feitos pessoalmente na altura, quero aproveitar esta oportunidade para agradecer, de novo, ao Vereador, à Câmara e ao Museu por nos ter permitido passar um dia excelente.
Já estávamos no auditório há um bocadito, quando a Carolina chegou para compor o ramalhete. Coube então a vez a cada um de nós de falar sobre o significado do site e da escrita na vida de cada um. A conversa foi sendo intervalada pelas fantásticas actuações do Freudnãomorreu e do João Vasco. O Freud cantou e encantou toda a sala, enquanto o João Vasco tocou como poucos. Foram a surpresa do evento e ficou, sem dúvida, a vontade de os ouvir mais. Tivemos ainda direito a ver um poeta deitado no chão a ler um texto e a visitar o site enquanto conversamos sobre ele.
Com muita pena tinha chegado a hora do grupo se começar a separar porque a Pedra Filosofal tinha um compromisso com a filha nessa noite, pelo que ela, o Luís F, a Laura Gil e a Fly saíram nessa altura, mas não sem antes se tirar a foto de grupo que se mostra nesta “reportagem”.
Logo a seguir à foto o Flávio, depois de muito pedirem, deu o ar da sua graça e tocou (e claro que encantou).
Depois de terminadas as actividades no Museu do Vinho, e para não destoar do resto do dia, o grupo seguiu para as Caves Castelar onde lhes foi proporcionado uma visita guiada e um jantar convívio com grande animação à mistura. Conversa em dia e barriguinha cheia, ainda houve tempo para um café.
Terminado o café começou a viagem de regresso e todos chegaram bem ao seu destino.

Feita a história do evento, quero-vos dizer que foi mesmo um dia memorável. Tive a felicidade de (re)encontrar pessoas com quem falo todos os dias, pessoas que admiro e com quem fui criando laços de amizade. Foi também muito agradável estar com outras pessoas com quem pouco ou nada falava e ver que, afinal, são tão simpáticas como aquelas com quem falo habitualmente. Confesso-vos que mudei o meu pensamento acerca de algumas e de outras só confirmei o que já suspeitava. Foi com muita pena que vos deixei a todos em Anadia e que regressei ao Barreiro. Val, tens razão. Soube a pouco. A muito pouco. Impõem-se mais encontros destes, mesmo que sejam sem razão aparente, porque a amizade que se viveu na Anadia no dia 26 não precisa de razão alguma.
Convido-vos a visitar os posts de quem viveu este dia. E deixo o repto a todos os que estiveram presentes e que ainda não escreveram a sua versão do dia a fazê-lo.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=35896 – Rosa Maria

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=35838 – José Torres

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=35959 - Paulo Afonso

Aproveito ainda esta ocasião para fazer um pedido. A todos os que tiraram fotos, enviem-nas, por mail, aos outros presentes. Troquemos fotos de modo a ficarmos todos com a colecção completa.

Termino com uma pergunta – quando é que nos voltamos a encontrar?

Anexar ficheiro:



jpg  Lusos.jpg (423.42 KB)
1210_481630fb752dd.jpg 2112X1740 px

Criado em: 28/4/2008 14:52
_________________
Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Colaborador
Membro desde:
18/9/2006 9:26
De Lisboa
Mensagens: 2489
YES!

Criado em: 28/4/2008 15:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Super Participativo
Membro desde:
2/11/2007 15:37
De Vila Nova de Gaia
Mensagens: 121
Que bom que o dia correu bem
Era disso que todos estavam à espera, e os que faltaram também (acho eu!).
Foi um bom relato Pedra Filosofal.

Catherina

Criado em: 28/4/2008 16:50
_________________
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena."

FERNANDO PESSOA em Mensagem
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Membro de honra
Membro desde:
4/7/2007 13:11
De Porto
Mensagens: 3422
Muito bem dito, foi um dia inesquecível... não falaste do laranja e do "Pilinhas", que me souberam muito bem, mas isso deve-se à tua ausência, no final do evento.

Não sabes o que perdeste....!

Está um relato mui bem descrito.

beijos

Criado em: 28/4/2008 17:40
_________________
Carolina
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Colaborador
Membro desde:
10/9/2006 18:31
De Mindelo - Vila do Conde
Mensagens: 1016
Olá Pedrinha
O relato está muito bem feito sim senhor! Aquele dia devia ter tido umas 100 horas no mínimo... porque energia e vontade não faltavam.
Apenas Pedrinha não comentaste um facto muito importante... mas não tens culpa porque infelizmente já lá não estavas..... desapareceu uma pessoa! Encontra-te em parte incerta e não dá noticias já vai a caminho das 48 horas... Dizem quem o viu, que anda a aprender a ser poeta em 20 minutos porque tal lhe foi prometido pelo Flávio!!!!!!
Quem o encontrar primeiro que lhe transmita o seguinte: - Ambrósio.... apetece-me algo!!!!!!!
jinhosssss
Rosamaria

Criado em: 28/4/2008 18:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
sem nome
Pequena revolução no dia seguinte.
Vários bravos encontraram-se, suspeito que em nome de todos para dizer da experiência de romper uma virtualidade, que de tão quotidiana, precisava de ser experimentada...nem que fosse para confirmar todas as suspeitas.
Foi um dia magnífico que escrevi em mim desde que cheguei, advinhando apesar de atrasado, que depressa recuperaria a perda, e assim foi.
Amizade, pluralidade, diversidade e... união.
O luso merece-nos, aos que estiveram e aos que não estiveram, aos que escrevem e aos que lêem, aos que comentam, aos que são comentados. E nós, merecemos este site assim.
sempre disse, que uma das virtudes do site é a auto-regulação, a sua capacidade de se regenerar, de florir até.
E o tempo assim o tem mostrado.
Gostei destes administradores de mangas arregaçadas, gostei que tivessem gostado de mim, gostei de todos.
Um por um, no futuro, a todos assacarei poesia das mãos e dedos trabalhadores por um site mais interveniente e realizador.
Sendo este encontro a semente para a terra já preparada, prepare-se então cada um para a sementeira, como quem acende estrelas no céu.

Criado em: 28/4/2008 20:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Colaborador
Membro desde:
10/2/2007 1:18
De braga.
Mensagens: 1199
Mas que menina bem informada nos saiu esta Pedra Filosofal =) Até depois de estar ausente estava atenta aos pequenos detalhes =)
Obrigada a todos pelo dia excepcional que me entregaram.

Mesmo ****

Beijo em vós*

Criado em: 28/4/2008 20:47
_________________
. façam de conta que eu não estive cá .
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Colaborador
Membro desde:
15/8/2007 15:58
De Alcochete
Mensagens: 1184
O dia 26 foi um dia de amigos, foi um dia de sorrisos, descobertas, palavras, encontros. O dia 26 foi um belo momento que ficará para a história deste site, foi o dia do 1º encontro oficial do Lusos.

Aos que participaram uma palavra de apreço, pela amizade, camaradagem, do saber estar, do saber ser... aos que não participaram, fica aqui mais um registo, um licor em bálsamo para perfumar e deixar o desejo de participarem no próximo.

Obrigado a todos e parabéns à autora do texto.

Um abraço
Luis

Criado em: 28/4/2008 21:33
_________________
Luis Marques Ferreira ®

http://marsonhos.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
Membro de honra
Membro desde:
4/10/2006 13:50
De Amadora
Mensagens: 4098
Um relato muito bom! Tão bom que estive lá mesmo agora... por um bocadinho!

Beijos

Criado em: 28/4/2008 21:35
_________________
Vera Sousa Silva

Estúdio Raposa

Palavras Soltas
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Encontro do Lusos
sem nome
E eu???
Tive imensa pena em não ter ido, pois tramei-me porque tive o fim-de-semana do meu aniversário a trabalhar!
Aposto que a Magda gentilmente levou as tão deliciosas bolas de manteiga para a professora mais linda do mundo.
:(

Frank_Mike

Criado em: 29/4/2008 8:44
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados