« 1 (2) 3 »


Re: Plágio
Participativo
Membro desde:
18/6/2008 21:31
De Mafra
Mensagens: 18
Na minha humilde opinião " plagiar " é crime e como tal deve ser tratado.
Pode ser voluntário ou involuntário,mas o autor au ter conhecimento que o está a fazer, deve tentar se retratar, ou retira a obra, ou indica o autor verdadeiro como fonte de inspiração.

Criado em: 27/9/2008 10:11
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Da casa!
Membro desde:
6/9/2008 15:20
De canoas,rs
Mensagens: 201
plagio não e simplismente copiar uma obra ou um texto,mas tambem adultera-lo e fase-lo passar-se por seu.
e comum de muitos blogs praticarem plagio.
poxa.
pessoal
nao diminui o merito de ninguem creditar a obra ou texto,ou mesmo colocar uma nota.
"baseado no texto (obra) de fulano de tal.
não cabe aki dar nome aos bois.
proponho então um espaço para tal fim
onde quem se sentir lezado faça a devida denuncia.
quem aki ja não viu texto seus rodando na net?
ou na praga que e o orkut?
sim,tem muito plagiadores no orkut,pseudo poetas.


nada contra quem usa meus textos.
mas creditem a obra ao autor.

abraço a todos

Criado em: 1/10/2008 19:03
_________________
"O pior na vida não é errar, e sim não se aprender nada, absolutamente nada, com os próprios erros."
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
Por que razão não podemos nos inspirar em temas já usados para fazer a nossa poesia. Aliás, na vida temos sempre pontos comuns. Plágio, diz-se, quando alguém já conhecido cantou algo antes de nós. Eu já vi poetas, cientistas, artistas que focaram o mesmo tema sem se conhecerem. Aliás, é tal como se diz: non nova, sed nove, ou em bom português, não há nada de novo debaixo do sol.
Bom, não que queira legitimar o plágio, mas tal como na música se permite remix, nos filmes remakes, se calhar, não era nada mau haver remakes de temas dos nossos poetas preferidos (desde que citemos a fonte e a intenção, é claro).

Criado em: 4/10/2008 13:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Se só houvessem poetas no mundo talvez o plágio virasse citação. Tem gente que morre de medo se alguém o plagia, tem gente que aceita o acto como algo natural.

Se alguém quiser um poema porque não oferecer?
Quando dou algo perco o direito de propriedade. Alguém quer um poema?

A minha caixa de correio é uma pousada de palavras e a minha poesia está ao dispor de quem quiser usar e abusar.

Acho que tem poetas que vão levar a poesia para a cova. Se calhar é o lugar apropriado para quem se diz poeta e não deixa espalhar a boa nova.

A César o que é de César ...

Aproveitem e discutam algo mais sério do que o simples acto de plágio.

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... 463&start=0#forumpost6563

Criado em: 5/10/2008 16:41
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2096
Em termos gerais sou levado a concordar com a vertente mais liberal já aqui exposta, isto é, existe uma subjectividade enorme quando se tentam identificar algumas formas de chamado plágio ("chamado" porque, apesar de fartamente difundido, não me parece que seja o termo correcto para qualquer coisa que não seja uma cópia sem os créditos feitos). Consigo, mesmo, concordar com o sentido filosófico que o JSL dá à questão, embora também compreenda os pontos de vista mais conservadores da propalada propriedade intelectual. O tópico "Ideias" do q14 é bastante interessante, no que diz respeito a este assunto

Acusar alguém de ter copiado uma ideia pode ser perigoso pois o pensamento é livre e as ideias não são exclusivas de um indivíduo. Se não se tiver cuidado, pode-se cair no absurdo de fazer acusações de roubo de fonte inspiradora. Imagine-se o pandemónio intolerável que isto geraria.


Gostaria de insistir num outro ponto desta questão. Quem é que, com inteira legitimidade, pode acusar outrém de plágio? Quem mais senão o autor ou alguém que comprovadamente seja o seu representante?

Outra questão prende-se com a acção do Luso em relação a este tema? Qual deveria ser a atitude do site? Que tipo de medidas podem ser tomadas? Uma coisa é certa, serão sempre medidas no estrito âmbito do do Luso-Poemas.

Sabendo-se que o site não tem meios para "vistoriar" todos os textos que são publicados, o que é facilmente visível e compreensível, parece-me que toda a acção deve ser intra-luso e limitada às queixas dos que se sentem plagiados (leia-se os autores dos "originais" ou representantes dos mesmos), desde que sejam fundamentadas e comprovadas. Qualquer outro procedimento tem que ser exterior ao Luso e deve caber aos queixosos/acusadores accionar os mecanismos que entenderem ser adequados.

Valdevinoxis

Criado em: 6/10/2008 22:20
_________________
A boa convivência não é uma questão de tolerância.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Olá Val

Fazes uma incursão ao senso comum com aquele bom senso que bem te identifica. Questões em palavras simples mas sábias sem dúvida.

Vou arriscar responder-te:

Por exemplo, eu plagiei o Camões, e como ele não está cá para se defender, vota por terra o problema de ser o autor a acusar-me.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=10919

Mas podería até ser o Feudnaomorreu (olá companheiro) ...
e nesse caso poderá ser um problema dele e meu.

Quanto ao site intervir, não pode: e porquê:

Porque, como dizes e bem "consigo, mesmo, concordar com o sentido filosófico que o JSL dá à questão, embora também compreenda os pontos de vista mais conservadores da propalada propriedade intelectual"

Se assim é tens que tomar duas medidas:

- Quem não se importa não precisa do apoio e parecer do LP.

- Quem se importa precisa sim do vosso apoio e parecer.

Mas muita atenção. Quem entra ou está no Luso obedece às regras-base do site (necessitam de actualização), nomeadamnete o ponto:

3.2.3. Qualquer conteúdo que indicie ou seja identificado como plágio.

que diz taxativamente não ao plágio:

Até aqui muito bem, a admin do LP quer-se adaptar o melhor possível, a uma mais sensata postura e pede ao mais alto nível a nossa opinião.

Pois o que está deliberado no site é, por um lado as normas do mesmo e ao mesmo tempo a CC, conforme link na barra esquerda, que carece de melhor explicação, para que todos possam entender a coisa.

Eis a Creative Commons Licence (CCL):

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/pt/deed.pt_PT

Que diz:


Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a Obras Derivadas 2.5:

O utilizador pode:

* copiar, distribuir, exibir e executar a obra

Sob as seguintes condições:

Atribuição. O utilizador deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante.


Uso Não-Comercial. O utilizador não pode utilizar esta obra para fins comerciais.
*

Não a Obras Derivadas. O utilizador não pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.
* Para cada reutilização ou distribuição, deverá deixar claro para outros os termos da licença desta obra.
* Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que obtenha permissão por parte do autor.

Portanto:

copiem, distribuiam, exibam e executem a obra, sob essas condições claras e perfeitamente transparentes.

Creio que o problema do Plágio é uma discussão que encontra 99,9% de concordantes como tal, esgotada.

E que tal se fossemos discutir o nu e cru, aquilo que nos interessa enquanto "poetas" ou "animais" políticos?

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1465&forum=21


http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... hp?topic_id=1463&forum=21

Parece que estão com medo de criticar. Seria um favor colectivo.

(dige eu)

Diz

J

Criado em: 7/10/2008 18:10
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
PLÁGIO
SERÁ VERDADE
QUE O BEM ADD.
VERDADE OU MENTIRA NÃO EXISTE O MUNDO
MAS DE UM SER TÃO PROFUNDO
QUE DIZER.
APENAS AMAR E O VER.
É PLÁGIO SE FAZER. NÃO ISSO NÃO EXISTE MEU CARO.
PODERIA ESCREVER.
MAS NÃO O DEVER DE TUDO.
QUE SERÁ DA FOTOGRAFIA.
NADA MEU URSO
E DO MUNDO DA POESIA.
O MESMO SORTUDO.
SERÁ VERDADE.
SERÁ.
PERDIDO ESTÁ.

Criado em: 23/10/2008 3:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Novo Membro
Membro desde:
22/9/2008 15:17
Mensagens: 4
Sem acrescentar muito ao que já foi aqui dito, parece-me que subsiste uma distinção fundamental entre ser inspirado por outros autores (o que é perfeitamente natural e até elogioso) e copiar obras alheias, acrescentar uns remendos e apresentá-las como suas, sem citar as fontes (o que no mínimo é desonesto).

Criado em: 23/10/2008 17:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
Caros poetas e poetisas do Luso.

Publiquei uma história de humor ( O ARMÁRIO) história que me foi enviada em francês por um amigo meu, que traduzi e publiquei

Hoje, a nossa poetisa Felicity, disse-me que ela já tinha sido publicada pelo nosso poeta Magno Roberto, eu desconhecia a existência desta publicação.

Assim sendo, é meu dever pedir desculpa ao poeta em questão e a todos vós por este plágio involuntário.
Já o fiz por PM ao nosso amigo Magno Roberto.

Esse texto, não conheço o autor.

A. da fonseca

Criado em: 24/10/2008 21:29
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Da casa!
Membro desde:
11/7/2008 2:33
De Votorantim - SP
Mensagens: 223
Penso que, em minha modesta opinião,há que se conceituar o que é "plágio" e o que pode tratar-se de criação inspirada em um estilo ou obra de grandes mestres de nossa literatura...Por exemplo:"Dualismo"-de nosso grande mestre Olavo Bilac...Compare-se o soneto Dualismo com o meu humilde soneto:"Dois Lados em Conflito" e teremos duas obras versando do mesmo tema, guardada as devidas proporções entre os dois escritores, é claro! Um grande abraço a todos...Saudações poéticas...Ciro!

Criado em: 31/10/2008 11:27
_________________
Ciro Di Verbena
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados