https://www.poetris.com/

Votação
Colaborador
Membro desde:
14/6/2007 22:13
De Lisboa
Caro e Ilustre Trabis

Eu, se me permites, voto apenas numa única coisa tão simplesmente.

um site exclusivo de literatura nas mais diversas formas…

poesia
prosa
conto
história
romance
etc. etc.

sei que por vezes a simplicidade é o mais complexo… mas se todos quisermos, seremos capazes…

Abraço

Criado em: 1/11/2008 10:57

http://catalogoluademarfim.blogspot.pt/

Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: Votação
sem nome
Antes de votar, desejo deixar aqui a definição de LITERATURA:

Assim como a música, a pintura e a dança, a Literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las.

A Literatura é um instrumento de comunicação, pois transmite os conhecimentos e a cultura de uma comunidade. O texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito.

As obras literárias nos ajudam a compreender nós mesmos, as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos, e a partir dos exemplos, refletir sobre nós mesmos.

O texto literário apresenta:

-Ficcionalidade: os textos não fazem, necessariamente, parte da realidade.

- Função estética: o artista procura representar a realidade a partir da sua visão.

- Plurissignificação: nos textos literários as palavras assumem diferentes significados.

- Subjetividade: expressão pessoal de experiências, emoções e sentimentos.

As obras literárias são divididas em escolas literárias, pois cada obra apresenta um estilo de época, ou seja, um conjunto de características formais e de seleção de conteúdo evidente na obra de escritores e poetas que viveram em um mesmo momento.

As escolas literárias são:

- Trovadorismo
- Classicismo
- Barroco
- Arcadismo
- Romantismo
- Realismo / Naturalismo
- Simbolismo
- Modernismo

Há um momento de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo conhecido como Humanismo, muitos críticos literários afirmam que ainda exista um estilo de época denominado Pós-Modernismo.

*Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/o-que-literatura.htm

Meu voto sempre será a favor da literatura.

Helen De Rose.

Criado em: 1/11/2008 16:50

Membro de honra
Membro desde:
4/10/2006 14:50
De Amadora
Luso-Poemas - Poemas de amor, cartas e pensamentos
Luso-Poemas: Site de poemas, cartas e pensamentos onde você pode deixar um pouco de si. Participe, divulgue-nos, seja mais lido.

Só no nosso slogan está tudo dito.

Criado em: 4/11/2008 13:47

Estúdio Raposa

Palavras Soltas

sem nome
A literatura expressa sentimentos, sensações, cotidiano, todo passado e futuro da humanidade.Ela pode ser científica, histórica, didática, de ficção e etc... Não dá para se dissociá-la do convivo social e diversos contextos a ele interligados dentro de um site. Se vamos falar exclusivamente de literatura, vamos ter que ser rígidos? Enquadrar os textos dentro das normas literárias vigentes? No fórum serão abertos tópicos que esclareçam sobre cada estilo e forma de prosa e poema ou os escritores as terão que estudar? Alguns como eu são amadores...
Creio que essas questões todas devem pesar se for decidido pela maioria que teremos um site somente voltado para literatura.
Lembro que em todos os outros sites literários que estive na internet nos últimos dez anos não se conseguiu tal façanha.

Carinho e bjins meus aos Lusos.

Criado em: 4/11/2008 15:44

Colaborador
Membro desde:
27/10/2006 20:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Eu não acho que se possa fazer uma votação assim tão taxativa, assim como é dúbia a separação das águas.
O que deveria acontecer é haver espaços próprios dentro do luso que permitissem retirar da área nobre de publicação toda a parafernália de textos que não têm nada a ver com o espírito original do site (desabafos, crónicas sociais, textos de desagravo, etc).
Deveria, também, ser reduzida a catalogação possível dos textos publicados.

Valdevinoxis

Criado em: 4/11/2008 22:25

sem nome
Concordo em parte com o Valdevinoxis.Porém, creio que para que fosse tirada tal "parafernália" teria que ser extinto a catalogação de cartas de desabafo.Ainda assim tais "assuntos" viriam dentro dos comentários. o que é comum a gente observar,
por que para alguns é difícil dissociar o amigo do escritor.
Para que fosse exclusivamente literário, o site não deveria permitir comentários, apenas leitura dos textos. As conversas e opiniões seriam por PM, o que traria certa frieza ao Luso.
No Blocos Online, site literário com selo da UNESCO é assim: só leitura e pesquisa.Quem quiser se comunicar, envia e-mail ao escritor.

Citando:

Valdevinoxis escreveu:
Eu não acho que se possa fazer uma votação assim tão taxativa, assim como é dúbia a separação das águas.
O que deveria acontecer é haver espaços próprios dentro do luso que permitissem retirar da área nobre de publicação toda a parafernália de textos que não têm nada a ver com o espírito original do site (desabafos, crónicas sociais, textos de desagravo, etc).
Deveria, também, ser reduzida a catalogação possível dos textos publicados.

Valdevinoxis

Criado em: 5/11/2008 15:40

Novo Membro
Membro desde:
14/12/2008 23:58
De rio de janeiro brasil
discordo de tentarmos royularmos as artes escritas somente por palvras seja ela trovadorismo ,prosa ou obra que seja de imediato taxada de nobre quem somos nos para dizermos o que vale como arte do que seja um diferencial ate mesmo um desagravo por vezes tem um sentido poetico em sua escrita e habiliar uma obra como acima de outras seria pretensao de nossa parte o mundo muda e devemos seguir os novos passos quanto aos erros de ortografia nem sempre devemos entende-lo como tal por vezes simplesmente sao erros de digitacao ou o mero cuidado de realmente ter a intencao ate uma foto tem poesia

Criado em: 4/5/2010 23:45

Links patrocinados