I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
sem nome
O sítio ‘CONTOS GROTESCOS’ informa que a partir de 15 de junho a 31 de agosto de 2009, estarão abertas as inscrições para o “I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe”, destinado a premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros, na categoria literária conto. Poderão participar do Concurso candidatos que apresentem textos inéditos nos gêneros terror, horror, suspense, insólito e ficção científica.

A premiação consistirá na publicação dos contos classificados no livro impresso “Antologia - I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe” e recebimento de exemplar(es) da obra.

As inscrições serão realizadas via internet.

REGULAMENTO


1. O presente concurso, promovido pelo sítio Contos Grotescos( www.contosgrotescos.com.br , www.contosdeterror.com.br), possui caráter exclusivamente cultural,sendo gratuita a sua inscrição.


2. O concurso tem a finalidade de estimular a produção literária nos gêneros terror, horror, suspense, insólito e ficção científica, premiando obras inéditas de autores em língua portuguesa.

3. O concurso é destinado a autores brasileiros e estrangeiros, desde que maiores e capazes, conforme as leis do país em que domiciliadas, que apresentem textos totalmente inéditos em língua portuguesa.

3.1 – Admitir-se-á a adoção, na redação dos textos, da ortografia oficial, em vigor no país em que domiciliado o autor. Se domiciliado o autor na Galiza, ou sendo este de nacionalidade galega, será admitida a adoção da normativa da AGAL.

4. Serão admitidas as inscrições ao certame até a data de 31 de agosto de 2009.

5. Os contos deverão inserir-se num dos gêneros literários de que trata o item 2 e não poderão:

(a) causar danos materiais e/ou danos morais a terceiros;

(b) conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);

(c) constituir ofensa à liberdade de crença;

(d) revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional ou regional;

(e) implicar violação de norma legal;

(f) ter a intenção de divulgar produto ou serviço ou qualquer finalidade comercial;

(g) fazer propaganda eleitoral ou divulgar opinião favorável ou contrária partido político;

(h) ter sido produzidos por terceiros.

6. Somente serão aceitas inscrições que preencham todas as condições necessárias, realizadas dentro do período estabelecido no item 4, supra, e através do procedimento previsto neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante, no momento de sua inscrição, deverão ser corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade do participante a veracidade dos dados fornecidos.

7. Cada autor poderá participar com apenas um conto.

8. Os contos deverão ser redigidos em arquivo com extensão doc, nele constando o título da obra e o pseudônimo do autor. O corpo do texto não poderá ter mais que 8500 caracteres, escritos na fonte arial, tamanho 10, sob pena de desclassificação sumária.

9. O arquivo contendo o conto deverá ser anexado, por e-mail, ao seguinte endereço: concursocontosgrotescos@gmail.com.

9.1 No corpo do e-mail, o autor deverá formular um requerimento de inscrição, em que conste o nome da obra e o do arquivo em que inserida. O requerimento deverá ser, necessariamente, subscrito com o mesmo pseudônimo constante do texto da obra.

9.2 No mesmo e-mail, o autor deverá anexar outro arquivo, denominado “Dados do autor”, no qual deverão constar os seguintes elementos:

a) Nome completo do autor;

b) nome artístico ou usual;

c) nome da obra;

d) pseudônimo;

e) RG (ou documento de identidade equivalente, se estrangeiro o autor);

f) endereço completo;

g) pequena biografia do autor (até 10 linhas).

9.3 Sob pena de desclassificação sumária, o endereço eletrônico de envio do e-mail não poderá fazer referência a nomes próprios, iniciais ou outros elementos que permitam a identificação do autor.

10. É vedada a utilização de trechos ou totalidade de obras já publicadas. Uma vez constatada a utilização, o conto será desclassificado.

11. Os contos serão analisados por uma Comissão Julgadora, composta por até cinco membros indicados pela organização do sítio Contos Grotescos, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. Os membros da Comissão Julgadora serão oportunamente divulgados.

12. A avaliação dos contos será realizada com base nos seguintes critérios:

a) adequação aos gêneros de que trata o item 2;

b) originalidade;

c) imaginação e criatividade;

d) apuro estético;

e) qualidade técnica e correção gramatical.


13. Serão selecionados até 10 (dez) contos, que serão publicados no livro impresso “ANTOLOGIA - I CONCURSO LITERÁRIO ‘CONTOS GROTESCOS’ – PRÊMIO EDGAR ALLAN PÖE.”

14. A premiação consistirá no recebimento, pelo correio, de exemplar(es) da “ANTOLOGIA - I CONCURSO LITERÁRIO ‘CONTOS GROTESCOS’ – PRÊMIO EDGAR ALLAN PÖE”, na seguinte quantidade:

I) Vencedores:

a) 1. lugar: 10 exemplares.

b) 2. lugar: 5 exemplares.

c) 3. lugar: 3 exemplares.

II) Menções honrosas: 1 exemplar, para os demais selecionados, até o máximo de sete concorrentes.

15.1 Residindo o autor no exterior, e independentemente da modalidade de premiação, ou da classificação, o prêmio será restrito ao recebimento de apenas um exemplar.

15.2 O livro “ANTOLOGIA - I CONCURSO LITERÁRIO ‘CONTOS GROTESCOS’ – PRÊMIO EDGAR ALLAN PÖE” poderá conter a publicação adicional de contos não participantes do certame.


16. A divulgação do resultado do Concurso será realizada, no sítio Contos Grotescos, até o 30 de dezembro de 2009.


17. A entrega dos prêmios far-se-á, via correio, no prazo de 60 dias seguintes à data da divulgação para os autores residentes no Brasil, e no prazo de 180 dias para os domiciliados no exterior.


18. No caso de fraude comprovada, o vencedor será excluído automaticamente do concurso e o sítio Contos Grotescos terá o direito de premiar o participante subsequente, conforme o ranking de colocados definido pela Comissão Julgadora, quando da apuração dos vencedores, desde que preenchidos os requisitos básicos constantes neste regulamento.

19. Os prêmios são pessoais e intransferíveis. Em hipótese alguma, os vencedores poderão trocar os prêmios ou recebê-los em dinheiro.


20. A inscrição no concurso implicará, sem ônus para os Contos Grotescos:

a) a autorização, por tempo indeterminado, do uso, pelo sítio Contos Grotescos, da imagem do participante, do som de voz e de seu nome em filmes, vídeos, fotos, anúncios em jornais, revistas e sítios da internet, voltados à divulgação deste Concurso.

b) a autorização para publicação da obra, ainda que não classificada, no sítio Contos Grotescos e na “ANTOLOGIA - I CONCURSO LITERÁRIO ‘CONTOS GROTESCOS’ – PRÊMIO EDGAR ALLAN PÖE.”

c) a autorização de revisão gramatical do texto na fase pré-editorial.

d) a cessão gratuita dos direitos autorais patrimoniais, exclusivamente para a publicação da referida coletânea e no sítio "Contos Grotescos".

21. Eventuais dúvidas relacionadas com este concurso e seu regulamento podem ser esclarecidas através do e-mail:

infocontosgrotescos@gmail.com.


22. Para todos os efeitos legais, os participantes do presente Concurso declaram ser os legítimos autores dos contos inscritos e garantem o ineditismo dos mesmos, responsabilizando-se e isentando os Contos Grotescos de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo ou fora dele.

23. O sítio Contos Grotescos reserva-se o direito:

a) de alterar qualquer item deste Regulamento, bem como interromper ou cancelar o Concurso, se necessário for, por meio de comunicação em página do sítio. Se os participantes inscritos não concordarem com os termos alterados, poderão cancelar a inscrição de participação no Concurso, a fim de se liberarem das obrigações ora assumidas.

b) de deixar de outorgar premiações, todas ou algumas, inclusive as menções honrosas, caso a Comissão Julgadora:

1) considere que o conjunto de obras selecionadas não seja suficiente à formação de uma antologia impressa; ou

2) julgue que as obras enviadas não satisfazem os requisitos mínimos de classificação.

24. A participação neste concurso cultural não gerará ao participante e/ou contemplado nenhum outro direito que não esteja expressamente previsto neste Regulamento.

25. A participação neste concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.

26. Os casos omissos serão resolvidos pela organização do sítio Contos Grotescos.

http://www.contosgrotescos.com.br/principal/

Criado em: 19/6/2009 17:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
É uma excelente noticia e uma excelente iniciativa.

Mas para mim e não veja no que vou escrever o começo de uma guerrinha, que não é, é apenas um reparo.

O concurso é para autores Brasileiros e estrangeiros.
Eu, falando do Brasil, como português que sou, não considero os brasileiros estrangeiros, há muitos laços que nos ligam.

Eu preferia que fosse para autores de língua portuguesa ou ou estrageiros, mas os textos terão a que ser em português.
Bom.. isto é o que eu penso, talvez esteja errado.

A. da fonseca

Criado em: 21/6/2009 19:17
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
sem nome
Uma observação coerente Alberto, realmente são muitos os laços que nos unem.

No caso, a intenção foi unicamente de convidar a todas as pessoas que não possuem nacionalidade brasileira, mas que escrevem em língua portuguesa, visto que no sítio em questão (contos Grotescos), são publicados contos de autores de varios lugares. Como o regulamente já está em versão definitiva e divulgado, vamos guardar a observação para os próximos, que espero sejam muitos.

Obrigada pela leitura e espero que participe.
É um projeto inicial, mas com o sincero objetivo de estimular a produção literária em língua portuguesa.

Abraços daqui de Mato Grosso do Sul.


Criado em: 22/6/2009 16:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
Colaborador
Membro desde:
12/7/2007 21:56
Mensagens: 1988
...obrigado Tania pela informaçao ...
está bem explícita!

abraços para o Mato Grosso Do Sul.

Criado em: 23/6/2009 12:35
_________________
Aglutinemos nossas almas, talvez possamos dar um pouco de alegria à nossa infindável tristeza.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
Colaborador
Membro desde:
30/6/2009 23:22
Mensagens: 6699
Ótima iniciativa, Tânia!
A IS cresceu e tomou o mundo.Aos irmãos da sombra todo meu carinho, digo ódio mortal.rs
Tentarei escrever algo para o evento.
Bjins gélidos.

Criado em: 5/7/2009 16:19
_________________
Poema & Cia
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: I Concurso Literário ‘Contos Grotescos’ – Prêmio Edgar Allan Pöe
Novo Membro
Membro desde:
8/1/2010 2:01
Mensagens: 1
O sítio Contos Grotescos divulgou os finalistas do I Concurso Literário - Prêmio Edgar Allan Poe.

1 - VISÃO – Miguel Luís Santos Vieira – Lisboa (PT).
2 - ENGANANDO A MORTE – João Manuel da Silva Rogaciano – Alverca do Ribatejo (PT).
3 - SILÊNCIO – Jorge Luiz Martins Paredes – São José dos Campos – SP (BR).
4 - A MENINA DO PAPÁ - Bruno Jorge Lírio Simões Pereira – Lisboa (PT).
5 - SET – Bárbara Lia Soares - Curitiba –PR (BR).
6 - O GORDO – Igor Christiano Buys – Rio de Janeiro – RJ (BR)
7 – O FILHO IDEAL – Ubiratan Campana Peleteiro – Vitória –ES (BR)
8 - A GEOMETRIA DO SER - Luciano Marinho de Barros e Souza – Recife –PE (BR)
9 - OVÍPARAS – Pedro Diniz de Araújo Franco - Rio de janeiro – RJ (BR).
10 – AMIGOS - João Mário Algarvio Dias Henriques - Funchal (PT).

Parabéns aos vencedores!

Criado em: 8/1/2010 2:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados