A verdade do Prémio Leya
Muito Participativo
Membro desde:
9/2/2008 9:54
De Santa Maria da Feira
Mensagens: 73
Caros amigos (as), afastei-me por uns tempo de partilhar poemas convosco por falta declarada de inspiração, não me afastei das leituras assíduas dos vossos trabalhos. Além disso, outras escritas ligadas à prosa, concretamente ao romance histórico e a trabalhos académicos têm-me ocupado todo o tempo na investigação. O amigo José Torres é disso testemunha, tenho trocado pontualmente alguma correspondência com ele.
O motivo deste comentário é outro, trata-se de tornar pública uma experiência recente que tive dentro do Grupo Leya. Com efeito, concorri ao prémio Leya 2008 com um romance intitulado “O Quinto Império do Mundo”. Como devem recordar-se, este prémio é realizado segundo os moldes de prova cega e julgo que tem sido respeitado. Só desse modo entendo que tenha sido um dos oito finalistas (seis brasileiros e dois portugueses). A partir daí, e com a promessa de publicação, dada telefonicamente no dia a seguir ao anúncio o prémio de 100000 euros, feito por Manuel Alegre para o jornalista brasileiro Murilo de Carvalho com “O Rastro do Jaguar”, até ao dia 17 de Fevereiro de 2010, nunca tive uma proposta formal sob a forma de contrato da parte da editora Oceanos (ASA), a quem estava entregue a publicação do livro.
Não quero fazer coro com Miguel Esteves Cardoso, até quero que a Leya se fabrique em muitos livros e ganhe muito dinheiro com as suas estrelas com os pés na cova. Por isso, no dia 17, informei-os de que não estava interessado nesta publicação, enviei o manuscrito para uma outra editora e assinei verbalmente o contrato no dia 20 de Março, digo assinei verbalmente pelo facto de ser homem de palavra. Brevemente estará nas bancas “A Corda de Judas Iscariotes (O Quinto Império do Mundo)”
Partilho esta informação como um desabafo e na esperança de ser útil a muitos de vós, neste espaço de liberdade e de criatividade onde escrevem muitos jovens. Partilho-a com a experiência de vida dos meus 47 anos e com a humildade de quem está sempre a aprender. Não tenhamos ilusões quanto às boas vontades e às palavras bonitas que se escondem por detrás dos anúncios destes concursos, destinados à descoberta de novos talentos. É preferível ser respeitado por uma editora mais pequena, que gosta do nosso trabalho e nos apoia do que ficar na dependência de editores muito conhecidos, que vos dizem que têm o nosso trabalho em cima de secretária e deixam passar os meses sem dar qualquer sinal de vida.
Agradeço a vossa atenção, poderão ainda ler a carta aberta que enviei ao grupo editorial Leya no blogue que irá acompanhar esta publicação. http://quintoimperiodomundo.blogspot. ... A00-08%3A00&max-results=7
Carlos Maduro

Criado em: 14/3/2010 10:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: A verdade do Prémio Leya
sem nome
Carlos, este teu tópico é de fundamental importância.
Da última vez que falamos, ficou-me a ideia de que a tua obra viria a ser publicada, mau grado as vississitudes de que já me falavas.
Tive a oportunidade, há uns tempos atrás, de me expressar aqui e no meu blog, relativamente à operação «guilhotina» que a Leya desencadeou com uma série de livros em stock de autores portugueses, sacrificando a cultura aos interesses económicos.
Estou convencido de que a tua obra, que agora levas à estampa por editora mais pequena, é mais um livro fantástico teu.
Aqui ao meu lado, na mesa de cabeceira do meu quarto, está um dos livros que mais gostei de ler nos últimos tempos e que fizeste o favor de me enviar: «Quando a fonte secou».
Já o emprestei a várias pessoas e regressou novamente a minha casa para figurar entre os livros de que mais gosto.
Espero que o reconhecimento que te parecia ter sido dado por figurares entre os oito finalistas, se concretize neste novo rumo editorial que decidiste seguir.
Recebe um abraço de profunda admiração e amizade deste teu companheiro de letras.

Criado em: 14/3/2010 10:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: A verdade do Prémio Leya
Muito Participativo
Membro desde:
9/2/2008 9:54
De Santa Maria da Feira
Mensagens: 73
Meu amigo, pena não poder dizer o mesmo em relação à "Tua Maria", logo, logo, mais um mesito, espero eu, e outro galo cantará, e essa Maria vai ser a primeira da lista. Tenho algumas trancadas na garganta, ir a um dos teus lançamentos, assistir a uma noite de poesia (nunca estive em nenhuma confesso, de fado muitas), sei tudo o que se passa, pensas o quê?
Vais adorar o romance, é muito forte, eu mesmo me encantei com ele. Um vai direitinho para ti, nem seria preciso dizer.
Obrigado pela solidariedade.

Criado em: 14/3/2010 11:28
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: A verdade do Prémio Leya
Membro de honra
Membro desde:
8/9/2009 16:29
De Lisboa
Mensagens: 2683
Poderemos esperar por mudanças, mas essas virão sempre acompanhadas de folhas em branco, esperando que novas mentalidades e novos processos, se concluam com o tempo e se reescrevam as genuínas mudanças que todos esperamos e merecemos.

Gostei que partilhasse essa informação. Grata por isso.


Abraço

Matilde D'Ônix

Criado em: 17/3/2010 12:01
_________________
"Uma longa viagem, começa com um único passo" Lao-Tsé
http://novoolharomeu.blogspot.com/
http://rituaisdomomento.blogspot.com/
http://terrasaltasdogranito.blogspot.com/
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: A verdade do Prémio Leya
Muito Participativo
Membro desde:
9/2/2008 9:54
De Santa Maria da Feira
Mensagens: 73
Cara Matilde, concordo. E olhe que a ideia não era má. Juntar num prémio toda a comunidade de língua portuguesa. O Brasil aderiu em força. Num total foram 440 em 2008, mas em 2009 só concorreram metade. Digo-lhe mesmo que me envergonha esta esperteza saloia de mostrar lindas intenções e depois faltar ao que se promete. Sou pessimista em ralação à nossa mudança de mentalidade.

Obrigado pela atenção

Criado em: 17/3/2010 23:01
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: A verdade do Prémio Leya
Muito Participativo
Membro desde:
9/2/2008 9:54
De Santa Maria da Feira
Mensagens: 73
O Vencedor deste ano é....
Segundo as últimas notícias, o vencedor do Prémio Leya 2010 é a incapcidae de 300 e tal escritores não perceberem nada da coisa. Até à data, em mais de mil obras a concurso, ao longo de três anos, só dois conseguiram tal feito. Eu já li as duas vencedoras e algumas das finalistas e, sinceramente, não vi muito bem onde está uma diferença tão grande que justifique tal distinção.
Por isso, volto à carga. Só posso entender o mistério do Prémio Leya quando for publicada a lista de todas as obras finalistas desde o início. O ideal seria de todos os concorrentes, mas isso não é possível pelo facto de ser uma prova cega, ficando no anonimato quem não é finalista. Até prova em contrário, mantém-se muito pertinente a sondagem deste blogue, que estava a prever este desfecho, com a hipótese de que não seria atribuído este ano o referido prémio pelo facto de não se encontrar como candidato um autor com peso comercial já constituído.

Criado em: 30/11/2010 13:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados