alguns acontecimentos históricos que aconteceram neste dia 21 de março que hoje se comemora:
Da casa!
Membro desde:
22/9/2008 7:05
De Moçambique
Mensagens: 350
1952 - África do Sul anula a Lei de Segregação racial

(Quando em determinada sociedade se impede a várias pessoas o usufruto dos direitos que estão definidos para os membros dessa sociedade, com base na origem étnica (ou “raça”) dessas pessoas, diz-se que existe segregação racial.)

1960 – Apartheid: Massacre de Sharpeville, África do Sul: A polícia abre fogo contra um grupo de manifestantes negros sul-africanos desarmados, matando 69 e ferindo 180.

(No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem uma caderneta onde estava escrito onde eles podiam ir.
Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 pessoas, e cerca de 180 ficaram feridas.
Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do apartheid. No dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.)

1963 – É fechada Alcatraz, uma prisão federal em uma ilha na Baía de San Francisco

(Alcatraz foi uma base militar de 1850 a 1930. Posteriormente, foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em 12 de Outubro de 1933, quando sofreu a conversão. Em 1 de Janeiro de 1934, foi re-inaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud (o Birdman of Alcatraz), e Alvin Karpis. A prisão foi fechada em 21 de Março de 1963, devido ao seu alto custo de manutenção, e ao fato de que não garantia uma total segurança, em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e mais barato construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.)

1963 - O criador de histórias em quadrinhos Maurício de Sousa cria a personagem Mónica.

(Mónica é uma personagem de histórias em quadrinhos brasileira, criada por Maurício de Sousa em 1963 na tira Cebolinha. Ele se baseou em sua própria filha, assim como havia feito com Maria Cebolinha (baseada na filha Mariângela) e faria com Magali, além de outros filhos no futuro. Começando como coadjuvante, Mónica logo se tornou a principal personagem de Maurício, passando a estrelar sua própria revista em 1970 (publicada primeiro pela Editora Abril e atualmente pela Editora Panini). Mónica tem aparecido em comerciais para a televisão, livros infantis, peças com actores fantasiados e usando máscaras e desenhos animados para a TV e para o cinema.)

1964 - Martin Luther King lidera 3.200 pessoas no início da terceira e finalmente bem-sucedida marcha pelos direitos civis de Selma até Montgomery, Alabama.

(Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e activista político estadunidense. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Se tornou a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho".)

2006 - O Twitter é criado por Jack Dorsey, que logo se tornou famoso em todo o mundo.

(Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e recebem atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.)

Dados são de Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Criado em: 21/3/2010 19:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados