Tópicos dos Textos
sem nome
Olá, Luso-Poemas!

O site dispõe de vários tópicos até agora, mas como o Luso-Poemas é um site em constante desenvolvimento, eu pergunto aos usuários:
- Devem ser criados mais tópicos?

Já adicionei quatro tópicos novos, que são:

Solidão, Ódio, Crítica e Minimalistas.

Peço que vocês sugiram novos tópicos. Peço também que vejam todos os tópicos existentes antes de sugerir um novo, e tenham em mente que alguns abrangem muita coisa, como, por exemplo, Morbidez pode ser incluída em Sombrios, assim como Carinho pode ser incluído em Amor ou em Amizade.

Obrigado desde já!

Criado em: 26/9/2011 1:57
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Penso que se devia reduzir o número de tópicos. Parece-me que a especialização de tópicos não favorece a publicação do texto. Digo-o em três pontos:

1. a escolha do tópico acertado é dúbia e nem sempre correta pois a escolha nem sempre é criteriosa (o critério do autor e do leitor, em boa parte das vezes são diferentes).

2. O agrupamento dos textos em tópicos mais generalistas é benéfico pois retira rótulos e produz um efeito de homogeneidade ao próprio site.

3. Não me parece que a especialização dos tópicos seja uma mais valia para o site quer em termos de utilização, imagem, utilidade ou evolução.

Valdevinoxis

Criado em: 26/9/2011 21:07
_________________
A boa convivência não é uma questão de tolerância.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
sem nome
Discordo dos seus três pontos:

1. Sou relativamente novo, mas não vi tantos poemas mal rotulados pra causar algum alarme sobre isso.

2. Poemas por poemas, tenho um poema que é sombrio e cruel, com um título que não remete explicitamente ao texto; se alguma pessoa que esteja nervosa lê-lo pensando ser um poema "bonitinho", pode não gostar da sensação que o poema quis passar.

3. Facilita as buscas para o leitor que queira ler algo específico. Quer ler um poema de amor? Clique no tópico "Poemas -> Amor" e você será direcionado para uma lista de poemas classificados neste tópico.

Criado em: 26/9/2011 23:39
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
sem nome
Lembro que esta questão foi amplamente debatida há já bastante tempo. Concordo com Valdevinovix, e na altura também expressei esta mesma opinião: os tópicos deverão ser reduzidos ao menor número, à classificação consagrada, reservando um tópico para os temas que ofereçam dúvidas.

Abraço

Criado em: 27/9/2011 8:58
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
Colaborador
Membro desde:
3/9/2010 8:17
Mensagens: 539
Concordo plenamente com o trabalho de Caito. De facto, os tópicos onde se inserirão os poemas devem dizer respeito ao tema do poema; ninguém melhor que o autor sabe o tema sobre que fala, daí que não se enganará, a menos que o faça por distracção.
Isso ajuda o leitor a ler e perceber o escrito, na medida em que o tema à partida está indicado.

gabrielas

Criado em: 27/9/2011 12:56
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos

Membro desde:
6/8/2009 19:29
De Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2022
Vou deixar alguns tópicos que acho falta:

Artigos
Biografias
Cirandas
Cordel
Discursos
Ensaios
Entrevistas
Glosas
Gramática e Ortografia
Indrisos
Juvenil
Mensagens (Amor, Amizade, Saudade)
Orações
Redações
Roteiros (Teatro, Cinema)
Teoria Literária (regras dos sonetos, rondéis, glosas,cordéis, etc)
Textos Jurídicos
Trab. Acadêmicos
Trovas
Tutoriais

Acredito que quem possui conhecimento sobre gramática, ortografia, regras de formas de poesia, etc poderiam ter uma referência nos tópicos do textos.

Melhorar o Luso, cada vez mais, é o nosso objetivo.

Obrigada Caito.

Helen De Rose.

Criado em: 27/9/2011 14:35
_________________
Helen De Rose
No Clube de Autores
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
sem nome
Citando:
Para pequenos poemas, para a poesia pequena e despretensiosa - o tópico é util. Amor no amor. O ódio no ódio. A Inveja na inveja, etc.
Mas para a poesia grande que às vezes sai sem avisar (e vocês que escrevem, sabem de que falo), quando o poema aparece, não há tópico para o classificar, é apenas POESIA.


Nem toda poesia "pequena" é despretensiosa e nem toda poesia despretensiosa é "pequena". Na minha opinião, um poema só tem poesia quando lemos poesia nele. Para quem não lê poesia nele, é só um emaranhado de palavras.
O Luso-Poemas não é um site criado apenas para os "grandes" escritores. Penso também que são raros os leitores que vêm aqui atrás de Quintanas, Meireles, Régios.

O Tópico visa ajudar o próprio autor a ser lido, a ser encontrado; não foi feito para limitá-lo.
Usa o tópico quem quiser.
Apesar do nome, o site não é só feito de poemas.

Foi por essas e outras razões que me dispus ao trabalho de criar novos tópicos.

Criado em: 28/9/2011 1:39
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópicos dos Textos
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2097
Já agora (perdoem-me a paródia) que se acrescente também:

Culinária
Deitados ao sol
Sentados à sombra
Manuais
Automáticos
Homossexuais
Heterossexuais
Aromáticos
Anúncios

Destes lembrei-me agora.

Agora a sério

Sem trabalho nenhum dou exemplos de textos publicados que não especificam o tópico (e lá se vai a teoria de ajudar, por ex., a procura de poemas de amor no tópico respectivo):

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=200434 seria poema de amor mas é só poema.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=200433 seria poema mas o autor entendeu que era um poema de amor.

http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=200427 seria "não sei o quê" mas é poema.

Não tenho nada contra ideias que óptica de cada um, visem melhorar o Luso, simplesmente, tenho as minhas ideias e confio nas decisões se forem resultado de consenso de quem tem a confiança do administrador.

Neste particular (o assunto em questão) continuo a achar que os tópicos existentes e todos os que forem acrescentados contribuem com "ruído" para o uso do Site.

Valdevinoxis

Criado em: 28/9/2011 20:59
_________________
A boa convivência não é uma questão de tolerância.
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados