https://www.poetris.com/

(1) 2 »

Este país não é para velhos
Colaborador
Membro desde:
22/8/2009 4:28
De Porto
Os velhos com reformas miseráveis só sabem refilar ora do custo de vida ora de doenças eu sei lá mais o quê.
Para que querem estes improdutivos mais rendimentos?
Não chega os benefícios que lhes assistem, isenção de taxas moderadoras, medicamentos mais baratos, passe social por metade para andarem por ai a ver montras, raio de velhos que nunca se satisfazem com nada. Ao menos podiam ser mais gratos, talvez criássemos um “Magalhães” à altura deles para se entreterem enquanto esperam horas a fio nas urgências dos hospitais, ou quem sabe ipod’s para curtirem uma musicazinha ou uns games nos centros de saúde, no banco de jardim onde quisessem mas parem de se queixarem já não há quem os aguente são piores que chatos agarrados ao…c. (santíssimo sacramento) que ouçam a missinha das sete, deixem-nos em paz.
Os filhos não os aguentam e viram-se para nós como se tivéssemos alguma responsabilidade de zelar pelos seus direitos, morrem abandonados em casa, a culpa é nossa porque não aplicamos punições à família, são vítimas de violência domestica ou de instituições públicas nós temos que responder por quem os agride, só falta culparem-nos por estarem desnutridos ou por não tomarem os fármacos para os ais.
Têm prioridade em todos os locais públicos, B.I vitalício, duzentos e cinquenta e três euros de pensão. Não chega? Em vez de darem pão às pombas que o comam.
Será que não entendem que não andam cá a fazer nada que só atrapalham, só empatam o circuito financeiro o aumento da divida pública. É por causa desta classe que o défice cresce e o PIB não evolui. Engane-se quem pensa que vamos facilitar a vida a estes empecilhos e poupa-los das medidas de austeridade, este país não é para velhos…a cair de pobres. Viva a igualdade!

Conceição Bernardino

Criado em: 27/10/2011 10:08

meu Blog - http://amanhecer-palavrasousadas.blogspot.com

Blog da Lavra...Boletim de Poesia - http://lavraboletimdepoesia.blogspot.com/

@cartascemremetente
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: Este país não é para velhos
sem nome
Que a ironia e o sarcasmo presentes no teu texto não te tragam dissabores (rs).
Gostei de te ver neste género.
Tens pano para mangas. Podes malhar agora em próximos artigos nas criancinhas, na mulher, no homem...
Castiço e pedagógico no sentido de muita boa gente perceber que se usam em escrita recursos para transmitir uma ideia ou lançar a discussão, sem que isso vincule o criador.

Criado em: 27/10/2011 10:54

Colaborador
Membro desde:
17/7/2008 22:41
Cara Conceição,
De facto é um texto forte, demasiadamente forte para a grande maioria dos destinatários do mesmo. Poucos vão perceber que é sarcasmo, que é exactamente o oposto o que queres, por toda esta violência, expôr. Muito bom.
Um beijo
Xavier Zarco

Criado em: 27/10/2011 11:19

Colaborador
Membro desde:
31/3/2008 18:45
De Braga
Conceição:
Estou a gostar muito desta tua coluna.
Tens uma queda fantástica para a ironia e sarcasmo, e pelo lado oposto da questão conseguiste mostrar a realidade melhor que um espelho.

Roque

Criado em: 27/10/2011 13:00

Colaborador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
cada palavra deste texto contundente dispara em todos os sentidos, só espero que consiga atingir o(s) alvo(s) e que faça ricochete.

beijo

Criado em: 28/10/2011 12:28

Colaborador
Membro desde:
De Porto
Obrigada a todos pela compreensão, rs.

Já estou a levar com os dissabores...leiam o próximo que lá explica tudo. rs

Criado em: 28/10/2011 15:11

@cartascemremetente

Colaborador
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
EU, estou quase a chorar de vergonha pelo todo mal que trago ao país.
Estou em tudo no que tu, Conceição te referes, salvo em três coisas: não sou maltratado pelos meus familiares, pois que aqui não os tenho, e contente pois que contribuo um pouquinho para não agravar o déficite.
Trabalhei em Portugal 28 anos, com salários de operário especializado, um pouco acima da média, não sou como esses que se proveitam da situação e ajudam a explorar o país recebendo 253 euros de reforma, eu não, eu recebo apenas 158 euros mensais, como vês, não tens o direito de me criticar e nunca recebi subsidio para a casa, não sou como os Ministros, eu!

Excente texto Conceição.

Bjs, minha amiga.

Criado em: 28/10/2011 15:36

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...

Colaborador
Membro desde:
De Porto
Obrigada Alberto

beijo

Criado em: 28/10/2011 16:49

@cartascemremetente

Colaborador
Membro desde:
De Porto
Ora vejam esta reacção de um fecebokiano:

Em primeiro lugar: Idiota, estúpida, amargada, traumatizada, burra e cínica.
Procura um bom psicólogo que muita falta te faz.

Blog´s de merda é o que tens, vai apanhar sol e vive. Há todo um mundo pulsante
fora de casa à tua espera. Sai da cova escura e húmida donde habitas.
Para que os raios ultra violeta purifiquem a tua alma e apaguem esse rancor, essa revolta
que tens contras os idosos.
Comentário doentio e repulsivo. Penso até denunciarte às autoridades competentes
por incentivo ao ódio e má conduta social. Abusadora e insultas a torto e a direito sem
olhar a quem. Queres é que se fale de ti, bem ou mal nem te importa.
Só assim te sentes viva. De resto... és uma boa merda.
Pensas que sabes escrever à doutora ou à filósofo. Sabes uma merda !!!!!!

Metes nojo !!!!!!!! No teu perfil nem tens foto, desactivas a opçao de te enviar mensagens,
dos teus 4 blog´s de merda anunciados, só o link de um funciona.

Letras... e mais palavras bonitas e mais nao sei que merdas... Quem vai ler essa merda toda pah ???
O tempo que deves ter perdido metida no buraco, apertada para cagar ou mijar, sem largar
o computador com a merda de paranóia de escrever merda sobre merda que ninguém passa cartao...

Pensas que com isso vai ficar na história... o que te pode acontecer é arranjar um bom problema.

Vai meter-te com os idosos e diz essas merdas na cara deles !!!! Vai cobarde !!!!
Estou com uma revolta dentro, com uma vontade de insultar-te à "Fernando Rocha" que nem queiras
saber !!!!!! Mas deve ser disso que te "alimentas" e até nem quero irritar-me mais com essa merda de
comentário que cagas-te no grupo JORNAL HORA H - LONDRES-
https://www.facebook.com/groups/284602064899868/

Criado em: 28/10/2011 16:50

@cartascemremetente

Colaborador
Membro desde:
De Porto
Estes são do grupo ALENTEJANOS NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/groups/alentejosempre/246288272086650/

5 pessoas gostam disto.
50 de 68

Natália Pazes Coelho ESTA D.CONCEIÇÃO CERTAMENTE NÃO SE LEMBRA QUE O TEMPO PASSA POR TODO O SER HUMANO......SOMOS NOVOS.....E SEREMOS VELHOS......
há 8 horas · Gosto · 2 pessoas
Victor-Celia Mestre Esta K amiga nao merece que lhe chamemos Dona so se acrescentar a B...a a seguir
há 7 horas · Gosto · 1 pessoa
António Mendes Vocês já viram o tempo de antena que uma depravada qualquer aqui arranjou. rsrsrrsrrsrssrsrrrrsrsrrrrsrsrrsrrsrrrrssrsrs. A culpa é das brigadas policiais de caça ao narcotrafico, que cortou a linha de fornecimento ao bairro do cerco no Porto . Dai a madame entrar em ressaca e depois é o que se lê.
há 7 horas · Gosto · 3 pessoas
António Cavaquinho Esta foi uma forma, chocante, que a Conceição encontrou para chamar a atenção da situação dos explorados que deram sangue suor e lagrimas por este país. Creio que o logotipo alguma coisa quer dizer.
Victor-Celia Mestre eu digo esta foi uma forma de dizer que precisa de muita ajuda tem uma doeenca mental esta gaja, se ainda existe o Miguel Bombarda ou o Julio de Matos ou ate o Manuel da Silva em Faro podem-lhe reservar uma cama.
Francisca Alvarinho Esta senhora não tem pais? e el não chegará a idosa? os idosos trabalharam e com respeito é isso que estou a ver que muita gente não faz...
António Mendes Tem o Hospital Magalhães Lemos no Porto, que lhe está perto.
Victor-Celia Mestre entao vamos manda-la para la pode ser que ela passe dos 43 o que eu nao queria ver
Emilia Tenrinho SERÁ VELHA UM DIA E VAI PERCEBER-E VAI GOSTAR DE RESPEITO E CARINHO-
Victor-Celia Mestre Bem parece que ja dissemos tudo o que havia para dizer desta B....a
Luis Milhano
Caros Amigos não conheço a Conceição Bernardino e confesso que também me feriu a minha sensibilidade ao ler este texto de sua autoria. Uma segunda leitura ainda fervendo de indignação mostrou-me porém a ironia do texto vendo nele não o sent...Ver mais
há 7 horas · Gosto · 5 pessoas
Chico Bento
Minha amiga,os velhotes do nosso país,já foram novos como tu e eu, seremos tambem velhos um dia se nâo morrermos novos........mas há velhinhos que foram presidentes da Républica e têm topdas as mordomias possiveis secretárias cofreres e re...Ver mais
Victor-Celia Mestre
agora so nos falta desejar-lhe uma vida muito curta senao depois temos que a aturar a dizer que nao consegue viver com a reforma que recebe a nao ser que seja de familia do Ministro das Financas ou Cigana ai sim vai ter uma boa pensao e vai...Ver mais
Conceição Bernardino
esculpem-me, é preciso saber ler, este texto é de cariz social irónico, se existe alguém que luta pelos direitos dos idosos sou eu, falo com conhecimento de causa, tomo conta da minha mãe há oito anos doente de demência devido a AVC's, tem ...Ver mais
há 5 horas · Gosto
Conceição Bernardino obrigada a todos pelas vossas opiniões, visitem o meu blog e já sabem mais sobre mim
há 5 horas · Gosto · 1 pessoa
Victor-Celia Mestre para K visitar o seu blog se estamos a lidar com gente ordinaria so lhe desejo que nao chequei a idade de pensionista mete-sa debaixo da pedra donde saiu
há 5 horas · Gosto
Conceição Bernardino Não vou discutir o tema caro senhor se não quer entender não entenda, já lhe disse o que faço, sabe o que é ter amor a um idoso? pois eu vivo com a minha mãe desde que nasci e cuido dela à 8 anos se não ela já cá não estava. não estou a ser malcriada por isso peço-lhe que me respeite
há 5 horas · Gosto
Natália Pazes Coelho que é isto?????
Conceição Bernardino não vivo de rendimentos e queira o senhor saber que a minha mãe ten uma reforma de miséria como tantos outros idosos se não consegue entender que este texto sarcástico é um ataque aos governantes paciencia não posso fazer mais nada
Ana Matilde Pereira Entidi a ironia!Não comentei , pois pensei que explicaria isso mesmo!
há 5 horas · Gosto
Victor-Celia Mestre
nao esta a ser mal criada a falar assim a ? deve ser do outro espaco e eu a pensar que estava na outro lado do mundo esta ja devia estar no outro mundo, a mae com uma reforma de miseria e vem praqui dizer que Portugal nao he pra velhos, tal...Ver mais
António Mendes
Conceição Bernardino, então todo esse olhar desdenhoso sobre o idoso é trauma de estar farta de aturar aquela que a transportou nove meses no ventre, descarregando sobre os outros aquele olhar venenoso com que concerteza olhará a sua proge...Ver mais
há 5 horas · Gosto · 2 pessoas
Conceição Bernardino aprenda a ler caro senhor e tenha um bom dia
há 5 horas · Gosto
António Mendes ‎Conceição Bernardino justifique-se agora com o injusticavel , assim como fazem os hipoctritas, tentando camufular a cascavél que há em si. Olha sabe que mais agora que a maré está alta e o mar picado, desca até ao Castelo do queijo e mergulhe no final do molhe pode ser que o adamastor a trate da sua diarreia cerebral.
Conceição Bernardino certamente o senhor deve ser algum cliente dessas boites não?l escreveu ao passos aproveite e escreva ao portas tb pode ser que esse lhe de um subsidio para ir às meninas
há 4 horas · Gosto
Conceição Bernardino senhor antónio também está dorido, sim tenho muito amor à minha mãe não estou a fazer nenhum frete e queira o senhor saber que não vivo de rendimentos nem de subsidios, deixei de trabalhar e estudar para olhar por ela, e queira o senhor saber que quando acompanhei no hospital fiquei horrorizado com o abandono de idosos. se não sabe ler não se meta, aproveite e vá ver se chove
há 4 horas · Gosto
Ana Matilde Pereira Moderem o discurso senhores!...isto é grupo de amigos não é um comicio de rua...mesmo aí devia haver respeito!
há 4 horas · Gosto · 3 pessoas
Victor-Celia Mestre nao preciso de ir as meninas porque tenho ca em casa quem me satisfassa talvez a ? seja uma das que esta ha espera de clientes
há 4 horas · Gosto
Conceição Bernardino http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... t_id=19880#forumpost19880
Este país não é para velhos [Forum - Dois pesos e uma medida] - Luso-Poemas
www.luso-poemas.net
Coloque dúvidas, apresente sugestões, debata ideias e divulgue eventos relacionados com a literatura.
há 4 horas · Gosto ·
Victor-Celia Mestre
felismente nao preciso dos subsidios do Portas nem do governo portugues o pais onde me encontro ainda hoje olham pelos reformados e pelos idosos a ? he que deve ir ver se chove nao venha agora dizer se nao sabe ler nao me meta entao fui so ...Ver mais
há 4 horas · Gosto
Victor-Celia Mestre voltando as meninas onde trabalha? No Porto?
há 4 horas · Gosto
António Mendes
‎Conceição Bernardino da tua linguagem de tripeira do Bairro do Cerco conheço eu muito bem. Quando conheci o Castelo do Queijo era apenas uma fortificação militar sem cobras venenosas. Agora passado anos se a transformaram em lugar de Luxur...Ver mais
há 4 horas · Gosto · 1 pessoa
Luis Milhano Caros Amigos desculpem intervir mais uma vez mas acho que estamos a ultrapassar as barreiras do bom senso. Tanto dum como de outro lado há que tentar repor a verdade. O texto, à primeira leitura é duro, chamar-lhe-ia vergonhoso. Mas há que entender o seu sentido, a sua ironia. Sejamos sensatos.
há 4 horas · Gosto · 4 pessoas
Victor-Celia Mestre eu ja terminei amigo Luis, concordo que nunca devia ter chegado a isto mas o primeiro comentario assim o pediu um abraco para o amigo
há 4 horas · Gosto · 2 pessoas
António Mendes
Amigo Luis Milhano se o que escrevo é materia bastante para ser excluido do grupo esteja á vontade, Agora não me pessa para eu engolir cobras venenosas vivas que isso não farei. Porque de Filosóficas Ironias estou eu farto ao longo da vida....Ver mais
há 4 horas · Gosto · 1 pessoa
Luis Milhano
‎António Mendes, lamento estar a ver as minhas intervenções serem mal interpretadas. Não me move qualquer animosidade quando tento chamar à razão as pessoas que aqui querem expor os seus pontos de vista. Nas duas intervenções que aqui manti...Ver mais
há 4 horas · Gosto
Mariana Soares É mesmo isso a ironia é de facto uma forma de falar de verdades que muitos não querem ouvir . Parafrasendo o grande pai do teatro português " Ridendo Castigates Mores "
há 4 horas · Gosto
Flor Filipe Afonso Caros amigos ..! vamos todos dar por encerrado este assunto.não vale a pena ..temos tanto para nos aborrecer, basta ver os telejornais. Como dizia o meu pai ..(as AÇÕES FICAM PARA QUEM AS PRATICA )
há 3 horas · Gosto · 2 pessoas
Victor-Celia Mestre totalmente de acordo amiga
há 3 horas · Gosto
Mariana Soares Será que as pessoas não sabem o que é uma ironia ? Será que não percebem que é uma forma de chamar a atenção para o condição de injustiça em que vivem os nossos idosos o que a senhora pretendeu foi efetivamente dizer isso. Não conheço a senhora mas julgo que o seu objetivo foi esse falar de coisas sérias através da ironia que é dizer o contrário daquilo que se pensa,assim o fazia Gil Vicente.
há 3 horas · Gosto · 3 pessoas
Maria Ana Silva Carita São as chamadas de atenção pela negativa...provavelmente...
há 3 horas · Gosto · 2 pessoas
Mariana Soares É isso julgo que tenha sido isso pois de outro modo não faz sentido o que a senhora pretendeu foi fazer uma chamada de atenção para uma enorme injustiça escrito ironicamente para se tornar mais visível e mais penetrante digamos assi.
há 3 horas · Gosto · 1 pessoa
Victor-Celia Mestre nao creio que seja isso
há 3 horas · Gosto
Maria Ana Silva Carita Concordo consigo Mariana Soares, nem podia ser de outra forma...era muito arrepiante...se a Senhora Conceição Bernardino, estivesse a falar de coração...Os Alentejanos são sensíveis .
há cerca de uma hora · Gosto · 3 pessoas
Mariana Soares
Tal como a senhora afirma os alentejanos são sensíveis e muito solidários por isso mesmo nos reunimos sem sequer nos conhecermos é a voz do sangue que nos une e por isso devemos ter bom senso e ajuizar calma e friamente muito embora compree...Ver mais
há cerca de uma hora · Gosto · 1 pessoa
Maria Anjos
Oh! d. Conceição Bernardino, a senhora também há-de ser "velha"e espero sinceramente que os seus filhos ( se os tiver ) lhe dêem o tratamento que a senhora merece, nem parece deste mundo....... A maneira como se refere a quem trabalho uma v...Ver mais
há cerca de uma hora · Gosto
Luis Milhano ‎Maria Anjos, gostava que lesse e meditasse nos comentários anteriores. Devemos ver mais a frio que uma primeira leitura não facilita e penso que devemos concluir que este texto é uma critica ao tratamento que os governantes dão aos mais idosos. A Autora utilizou um sistema de apresentação que não é muito comum e pouco fácil de entender na primeira leitura.
há cerca de uma hora · Gosto · 2 pessoas
Lena Leirias Claro!! È IRONIA........Lol
há cerca de uma hora · Gosto
Júlia Palma Intervenho pela segunda vez para lamentar que tantas pessoas não entendam a IRONIA. Talvez seja falta de leituras ou excesso de telenovelas!!!
há 38 minutos · Gosto
Lina Maria Zagalo Neves
‎Conceição Bernardino, fiz o meu comentário e não retiro nada do que escrevi nele. Assim que comecei a ler, era como fosse eu a escrever mas dirigida a quem de direito. Mas quando cheguei ao fim e vi que além de não ter sido dirigida aos cu...Ver mais
há 37 minutos · Gosto

Escreve um comentário...

Criado em: 28/10/2011 16:55

@cartascemremetente

Links patrocinados