(1) 2 »


Esboço das Regras do Fórum
Moderador
Membro desde:
23/4/2012 8:55
Mensagens: 4
Não é permitido criar ou responder tópicos para difamar, caluniar ou insultar outros usuários.

Não é necessário utilizar o nome de um usuário para se caracterizar como ofensa ao mesmo. Caso fique comprovado o uso de ações/termos indiretos para se referir a uma determinada pessoa durante alguma ofensa, também ocorrerá a punição de quem ofendeu.

As mensagens ofensivas estarão sujeitas à exclusão sem aviso prévio.

A primeira ocorrência de violação desta regra
poderá resultar em suspensão por um dia.

A segunda ocorrência de violação desta regra
poderá resultar em suspensão por sete dias.

Da terceira violação em diante, a suspensão será de trinta dias.


Não é permitida a reprodução não autorizada de informações pessoais de outros usuários, seja em tópicos ou em comentários aos tópicos.

Alguns exemplos de informações pessoais são:

A) Fotos e imagens;
B) Links para páginas pessoais;

C) Conversas por meio do Chat;
D) Mensagens Privadas (PMs);

Qualquer conteúdo que viole esta regra será apagado sem aviso prévio mediante solicitação do dono e o infrator será punido de acordo com o estipulado nesta regra.

A primeira ocorrência de violação desta regra
poderá resultar em suspensão por sete dias.

Da segunda ocorrência em diante, a suspensão será de trinta dias.


Não é permitido criar ou responder tópicos na intenção
de queixar-se de outros usuários por violação das regras
do Luso-Poemas ou do Fórum Luso-Poemas.

Qualquer queixa ou denúncia deste cariz deve ser enviada
para os administradores/moderadores do respectivo espaço.


A primeira ocorrência de violação desta regra poderá
resultar em advertência através de Mensagem Pessoal.

A partir da segunda ocorrência, o usuário que violar
esta regra poderá ser suspenso por sete dias.



Este tópico estará aberto a dúvidas, sugestões, críticas
e/ou correções por uma semana.



A Moderação

Criado em: 7/5/2012 6:58
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Ora bolas! Mais um debate para não debater! Bom, vou dedicar-me à agricultura no quintal ao lado.

Criado em: 7/5/2012 7:51
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8102
Ora bolinhas, mais do mesmo?
Penso que as regras gerais do luso já contemplam o forum; estas que tentam apresentar como novas, são apenas repetitivas.
A proibição de fotos, imagens e links desde que sejam públicas é realmente descabida.
Quanto à resposta à eventual ofensa, enquanto esta não for retirada a resposta deve ser permitida, desde que não contenha, ela mesma nova ofensa.
É que já vimos como funciona aqui, apagam respostas e deixam ofensas até que o ofendido berre como um cabrito; depois expulsam o cabrito e mostram como ele é reles enquanto no teatro todos se escondem a rir, com cara de desdém e superioridade.

Criado em: 7/5/2012 8:30
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
já que as novas regras do forum andam (ridiculamente) só às voltas dos insultos, eu considero na minha opinião que a moderação deveria começar por dar uma definição de insulto.
É que nota-se às vezes que as pessoas se sentem insultadas pelo simples facto de ter sido posta em causa a sua actuação. Ou até por uma critica. Isso constitui insulto? É que a definição de insulto pode ser muito lata em função das interpretações que se dá ou tira de uma afirmação. Dizer de alguém que é uma besta é insulto. Mas dizer de alguém que algo que disse é bestializante pode não constituir insulto. Há pessoas aqui e que cabem na definição do Webmaster como bons para administrar que não sabem interpretar textos. Agora será que é a definição do webmaster muito bondosa ou as regras muito apertadas? É preciso coerência na avaliação e coerência é coisa que tem andado arredada do Luso faz tempo.
Entende-se o alcance das regras e algumas são pertinentes, mas espera-se que agora não se fique a discutir, tal como nas faltas de futebol, se houve intensidade no empurrão ou não.

Por exemplo, para mim é bestializante esta coisa de estarem a dizer as penas em que incorre o faltoso como se de um código penal se tratasse. Porque há insultos que na minha opinião devia ir directo para as masmorras sem advertência, outros devim ser objecto de um pedido publico de desculpas. Para mim censura é insulto. Nunca vi por parte de quem censura um pedido de desculpa. Uma advertência que tenha sido feita em pressupostos errados não deve ser retirada?

Deve-se concluir por aí que a administração pode insultar?

Sei que o forum se tornou um elemento do site incómodo à administração e por isso se ponderou a sua extinção, opinião que foi aplaudida por quem andava bastante bem informado doa meandros administrativos sem deles fazer parte.

A extinção do Forum feriria a alma deste site na exacta medida que a criação do dito botão.

(espero que as opiniões acima produzidas não constituam delito de opinião)




Criado em: 7/5/2012 10:30
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Da casa!
Membro desde:
25/8/2011 18:18
De santamariadafeira.pt
Mensagens: 467
ora beinhe
ê cá axo milhori qe faxam umas regulas ke regulem as reguas e os isboxos das ditas
já num prexebo nada disto
atão jainda num há regras?
co estas ixto bai perder a piada ai bai bai
ó xinhore (ó xinhora?) anmimistrador beija lá xe põe orde nixto de admistrare ós buxexos
paxeministrar num é prexijo andar nas bocax do pobo neim falare munto
é preciso tat caladfo e fajer o ké prexijo
gustoue da dica?
atão num é boua?
já xabe qando prexijare eu tou aqi ó dixpor é xó dijer
e qando faltar o ministror ê cá candidatome
e digo já que num á autro milhor
podem correr tudo ai que num incontram
prontos foi a minha mudexta contribuixõe
o lujoário dexte qurido saite do mê curaxãoe

Criado em: 7/5/2012 12:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
porque tem tudo a ver com o exposto:

http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... t_id=24458#forumpost24458

ps: essa proibição de colocar links, não tem a ver com os próprios, pois não? Espero...

Criado em: 7/5/2012 15:47
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Moderador
Membro desde:
23/4/2012 8:55
Mensagens: 4
É válida a remoção de "fotos e imagens" e "páginas pessoais"
da punição. No entanto, ainda haverá a remoção das informações inseridas caso haja requisição do dono.

Uma definição do que é insulto faz-se necessária, logo, pedimos algumas sugestões do que caracterizar como insulto.

Ou, caso desejem, podemos modificar de insulto para injúrias
pré-definidas, como ofensas à pessoa, racismo, xenofobia e etc.

Será de utilidade a inserção de um link ou citação de uma página específica sobre diferentes ofensas.


Haverá a inclusão de obrigações da Moderação do Fórum.





A Moderação

Criado em: 7/5/2012 17:29
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
Do dicionário de língua português, Porto Editora:
insulto
nome masculino
1. ato ou palavra ofensiva; injúria; afronta; ofensa; agravo; ultraje
2. ataque súbito;
MEDICINA insulto apoplético ataque de paralisia
(Do latim insultu-, «ataque; insulto»)

Para o caso é minha opinião que pouco ajuda a definição. Mas penso que deve ser entendido directamente assim. Sabemos que as susceptibilidades dos eméritos personagens que por aqui pululam impunham um conceito muito mais lato de insulto.
É obrigação de quem faz parte de uma comunidade como esta saber interpretar devidamente o que lê. Saber ler nas entrelinhas e tirar daí as devidas ilações. Acima de tudo importa que o moderador perceba quando e como deve intervir. Uma discussão pode ser acalorada, sem ser insultuosa mantendo-se nos estritos parâmetros da sã convivência. Acho que o bom senso tem aqui um papel fundamental, quer dos utilizadores, quer da moderação. Muitas vezes uma espécie de bulling virtual pode ser exercido sem o insulto directo. O bom senso da moderação tem que se impor aí.
Mas penso ainda que essa não deve ser a principal preocupação da moderação. A principal preocupação da moderação deve ser dar as condições para um real exercício de debate e contribuir para ele. Quando há questões de fundo levantadas, pugnar para que esse contraditório seja exercido de forma cabal com os intervenientes que são chamados à liça. Um fórum é isso mesmo, um espaço de debate e não há temas tabus.
Nota-se um ambiente crispado sempre que alguns assuntos são abordados e é preciso clarificar que se pode (e deve) intervir, ser opinativo é ser participativo. Ser participativo é, deve ser, a própria essência de um utilizador do site e essa participação não se resume a poemas, (isso é uma ideia redutora da essência do site). Um debate no sentido em que se escreve pode ser tão rico e intelectualmente estimulante como o melhor dos poemas.

Penso e tenho a certeza que a moderação se vestida dos propósitos do que deve ser um fórum saberá dar realce a este importante nicho do site. ( e aqui tem mais uma vantagem… não tem o botão apagar)

Criado em: 7/5/2012 18:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
sem nome
"O melhor governo é aquele que menos governa"
- Henry Thoreau
em A Desobediência Civil


taí minha sugestão.


Caio

Criado em: 7/5/2012 18:59
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Esboço das Regras do Fórum
Membro de honra
Membro desde:
24/7/2008 16:57
De Braga
Mensagens: 2780
isso vindo de ti...rsss

mas eu sou muito mais a favor de uma auto-regulação, tal como sugere a tua observação, com moderadores por sector. sempre achei ridícula essa coisa de "administradores". até a própria definição em si.


abraço Caíto

Criado em: 7/5/2012 19:22
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados