« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 »


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
2/1/2011 21:31
De Lisboa (a bombordo do Rio Tejo)
Mensagens: 3755
Comecei a postar aqui no Luso nos principios de 2011, e desde sempre foi um local que me agradou.
Aprendi com quem aqui colocava e coloca os seus textos, e naturalmente também dei algo de mim a outros porque isto na escrita está-se sempre a aprender, a renovar conceitos, estéticas, até vocabulário (e mais...).

Nunca me senti oprimido, condicionado ou fosse o que fosse impeditivo de apresentar o que escrevo, e também nunca senti que o Luso fose um depósito de textos como um armazém onde se quer apenas visibilidade. Não sou ingénuo, acredito que num caso ou noutro tal pudesse existir, mas na generalidade não.

Comentei, fui comentado, ainda hoje assim é, não pertenço a grupos, ou fações, não sou um frequentador do chat, e quero acreditar que os que me comentam não o fazem porque eu os comento.
Desde os principios de 2011, assisti aqui a um cem número de episódios que, desde exagerados, e redutores, a sem explicação, me pareciam carregados de Ego, pouca escrita e muitos Egos exarcebados, o que posso compreender, até pela visibilidade (?) que o Luso pode dar a alguns, ou por disputas anteriormente mal resolvidas. Depois a acérrima defesa de regras de bom comportamento, castigos e afins, ou do botão que cerceia liberdade de expressão (?). “No comments” frase celebre de um treinador de futebol já falecido.

Quanto ao movimento pró-luso, vou esperar para ver, até porque na minha primeira leitura sobre o “manifesto” senti como se fosse os ditos do Velho do Restelo de Camões, ou aquelas celebres RGA's da Faculdade de Direito de Lisboa nos idos 75/76/77, “quem não é por nós é..." entenda-se;
“ Entende-se que o site como está é um depósito de textos publicados de forma descuidada....
“ Entende-se que o site precisa de pessoas...(que) desmotivem os que pensam como mais um lugar para deixar todo o tipo de intervenções... (repetindo-se o ponto anterior),
“...algumas iniciativas do passado...”

Depois, com algumas excepções, dos subscritores iniciais pouco os vi por aqui (excepção feita ao Fórum), a comentar os textos publicados, a postar, alguns sinceramente nunca os li, porque nunca vi nada (ou muito pouco) publicado enquanto por aqui ando, ou a incentivar autores novos que titubiantemente por aqui aparecem (ou apareciam) alguns com muita qualidade, talvez tenha andado distraido, ou desencontrado.

Subscrevo o que a Poetisa Fátima Santos deixou claro nos seus pontos :
1º. onde refere que “ Do mesmo modo vejo que um ex.(?) administrador que tão combatido foi pelos membros do agora movimento e que contribuiu para o estado em que o site se encontra, fazer parte do mesmo.”
3ºNão reconheço autoridade intelectual a ninguém para excluir seja quem for, por alegada mediocridade poética,
ou “O luso é um site de escritores AMADORES”.
Também é verdade que sempre se pode mudar e não errar de novo (se é que de errar se pode falar)... é pacífico.

Por fim, as palavras jamais serão ardilosas, quem as escreve é que lhes poderá dar outro entendimento, ou quem as lê, e escrevo isto por causa do

pró- (Luso)


pró-
(latim pro, diante de, sobre, em favor de, em lugar de)
pref.
1.Exprime a noção de a favor de (ex.:pró-ocidental).
2.Exprime a noção de em vez de (ex.:pró-reitor).

Espero que seja a 1 interpretação.

Irei esperar para ver, beneficiando a dúvida (minha) e jamais duvidando das “boas” intenções. Obrigado.

Abraço-vos.



Criado em: 1/6/2012 4:33
_________________
"Floriram por engano as rosas bravas
No inverno:veio o vento desfolha las..."
(Camilo Pessanha)

http://ricardopocinho.blogspot.com/
ricardopocinho@hotmail.com
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Da casa!
Membro desde:
26/8/2011 12:49
De Brasil-BR (Itinerante)
Mensagens: 489
Obs.: aberto a qualquer comentário. Veto qualquer discussão fora do contexto jurídico.


Observo que; o Movimento 'pró' é baseado apenas no idealismo de alguns, já que, estatutariamente está estabelecido na universalidade anunciada do Luso-Poemas, nas diretrizes para seu funcionamento e no modo como assim se tem apresentado. Vejo, portanto, desnecessária qualquer intervenção paralela, seja ela de qualquer ordem. Consultando os termos do acordo que regula o uso dos serviços prestados por Ricardo Costa; como proprietário e administrador deste portal; não cabe e nem se aprovará juridicamente quaisquer intervenções externas e ou intra por se tratar de uma propriedade privada e com poder de veto, diante estar a cumprir publicamente o que é proposto no acordo claramente disposto assim; para o fim proficiente da escrita em uso livre dos seus usuários.


"O idealismo tem elementos em comum com o preconceito, ou seja, sempre pensar no ideal. Mas na sociedade humana não deveria existir 'o ideal', pois todos nós somos diferentes e isso faz a evolução da sociedade ser maior. O ideal, então, é a mistura das diferenças", segundo Rodrigo Silva Ferreira. s.m. (1833 RevPhil 62)

Criado em: 1/6/2012 13:01
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8102
Caro Yan_Boos
Veio aqui pronunciar-se sobre o Movimento.
Acontece que o dono do site Trabisdementia já se pronunciou no sentido de considerar excelente o movimento e suas intenções.
Assim, caso assim o entenda, só o webmaster tem legitimidade para se pronunciar sobre a legitimidade do movimento e aspectos jurídicos se forem contra o site (que não são) se o quiser fazer publicamente.
Quanto ao conceito de idealismo, respeito a citação, mas não vejo nada que conote o movimento com a mesma.
O idealismo é uma corrente filosófica que considera o primado do EU subjectivo como central; assim vista realmente há quem a conote com o preconceito na sua filosofia.
No entanto os usuários dentro do movimento, e já são muitos, não pretendem ser filósofos, embora tenham um objectivo que se desloca do eu, em detrimento deste, (mas respeitando-o) para o abrangente, a colectividade lusa.
O ideal, em termos práticos, seria que não julgassem as iniciativas antes de elas acontecerem, porque não se afina com um ou outro dos já membros.
Quanto às iniciativas, depois de apresentadas, colabore quem quiser; quem não quiser, ignore. Cabemos todos dentro deste espaço, no respeito das regras e de uns pelos outros.
Um abraço Yan.
Roque


Criado em: 1/6/2012 13:30
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Da casa!
Membro desde:
26/8/2011 12:49
De Brasil-BR (Itinerante)
Mensagens: 489
Cara Roque Silveira, vim sim, por favor, vim aqui pronunciar-me neste fórum cujo ler e comentar está aberto a apreciação pública, principalmente a qualquer usuário, mesmo eu não tão 'lusuário', mas que respeito para ser respeitado, e que por direito posso e devo manifestar-me neste, e em qualquer outro tópico extraoficial como este é, inserto nesse espaço do Luso-Poemas, acho eu; aberto, e não apenas para uso de acolhimento dos seguidores deste evento paralelo, que é o que verdadeiramente é, mascarado de excelência e intencionabilidade plural, e que, como dizes, sob o aval do dono, como assim ele foi referido.

Digo-lhe pois; independe que ele queira ou não; dele, seria um contra senso o veto da minha manifestação e de qualquer um outro contrário ao que se tenta entronizar aqui, e ledo engano de quem com legitimidade para se pronunciar já que não há apresentado nenhum documental, além da minuta de intenção.

Inclusive, à ciência dos usuários, seria de bom alvitre, que o Sr. Ricardo Costa (TrabisdeMentia) se manifestasse então publicamente, não deixando na quiescência, em respeito aos demais que colaboram neste seu ambiente de escrita, que dê o seu aprovo ao que se tenta por em curso intro no Luso-Poemas, afim de que os que se manifestam contrários, decidam livres e democraticamente permanecerem colaborando ou não, pela quebra de intenção de uma das partes em de acordo com que foi imposto e aceito na inscrição.

Com todo respeito, não tenho que ver veracidade em suas afirmações, pela ausência de respaldo, não li em lugar algum ter-lhe o dono do site lhe outorgado direitos de interpelar a seu favor, e nem de nenhum dos nomes manifestados na minuta de apresentação.

Minha presença neste tópico como usuário encerra aqui. Ao menos no que desejei deixar do que penso sobre; proposta cumprida. Muito Obrigado. Abraço.
Yan

Criado em: 1/6/2012 15:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8102
Quero esclarecer, que cada usuário fala por si; quando for o pró-luso a falar, usará o perfil próprio.
Eu faço parte do pró-luso, como outros membros com quem também já me desentendi, mas sou e fui capaz de relevar, esquecer e olhar em frente.
Sou capaz portanto de trabalhar com todos sem olhar o passado.
O futuro é que conta para nós, a partir do momento em que aceitámos fazer parte deste grupo de trabalho, aberto a ouvir todas os usuários, ideias e sugestões.
E, não vejo também qualquer problema em que outros grupos se formem de acordo com as suas preferências pessoais e objectivos que podem ser iguais ou diferentes.
Se vir benefício neles, para o luso-poemas, não terei problemas em reconhecer isso e colaborar nas ideias e propostas.
O espaço é livre e por isso todos têm os mesmos direitos, nomeadamente a organizar-se e a expressar da sua opinião, isoladamente ou em conjunto.
Obrigada.
Roque

Criado em: 1/6/2012 16:29
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
14/5/2008 20:44
De Leiria
Mensagens: 10301
Eu sou pró-Luso. Pensei, li e reli tudo quanto aqui foi dito e se ser-se pró-luso é para que o site vá para a frente. Sem quezílias. Com o poder da auto-critica. A vontade de trocar ideias mesmo que discordantes com elevação sem marginalizar quem quer que seja. Então aqui estou eu do vosso lado.
Sou pró-Luso. Porque já dei muito a esta casa e ela me devolveu em dobro. Porque gosto do site por mais que às vezes eu repita que estou cansada.
Abraço a todos. Com todos... vamos em frente!
Vóny Ferreira

Criado em: 1/6/2012 18:36
_________________
visite o meu blog aqui...http://vonyferreira.blogspot.pt/
Vóny Ferreira
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
*Depois de acompanhar todas as manifestações aqui deixadas eu cheguei as seguintes conclusões:
-como foi colocado , ao meu ver, o movimento tem objetivos humanos sólidos e louváveis.
-contudo, como participo desse site tem dois anos, eu não sei como era esse luso, tão especial, tão próximo dos usuários, tão preocupado com a qualidade das postagens, portanto, não posso fazer uma análise, para enfim, posicionar-me como integrante desse movimento.
-por isso, posiciono-me - talvez alguns achem-me em cima do muro-, como pró-luso, entretanto, sem aderir a movimento.
Eis minhas razões:
-posto com toda liberdade
-mesmo não tendo o costume de agradecer cada comentário, recebo-os todos, sejam bons ou ruins, da mesma forma, com humildade.exemplificando, no meu perfil anterior-meu primeiro perfil que fiz e depois o desabilitei pois pensava que "minha 'hora estava chegando', um leitor lendo uma poesia daquelas em que colocava toda minha angústia, comentou que não tinha nada com isso, etc. eu deixei, pois sei que , de fato, ele não tem nada haver com meu sofrimento. nesse momento ele expressou com veracidade que minha escrita o incomodava.então, não tenho problemas em ser confrontada.outro exemplo, logo que entrei, no primeiro comentario que fiz para um autor, imediatamente ele colocou-me que, mesmo comentando-me, não tinha o compromisso de sempre me comentar.tive que rir e retornar dizendo que não esperava isso, até porq me acho inferior ao talento dele.enfim, críticas nunca me abalarão. acredito e espero que ao ser criticada, eu seja com a mesma educação que dispenso para todos. sou da convicção que TUDO pode ser dito com respeito e civilidade.
-sou tranquila, venho, leio, comento se me interessa, não realizo apreciação crítica literária, pois não sou apta para tal.
-não faço parte de grupos de trocas de gentilezas. como opção pessoal, quando não gosto ou não me toca, pois tenho sensibilidade exacerbada, não comento. é uma escolha que fiz.
-se comento, jamais espero retorno, pelo fato de ter comentado. prefiro um comentario de quem realmente me leu, do que comentarios vazios, onde sente-se que sequer lido foi o post. essa semana enviei uma mp para um usuário pedindo que não me comente pois é notório que ele não me lê, simplesmente despeja palavras sem sentidos em comentários.(essa é a forma que optei para resolver assuntos incômodos)
-quanto aos objetivos do movimento, acho-os dinâmicos e , dentro da história que viveram aqui, um resgate oportuno. contudo, para mim, não faz diferença, pois não vivi aqui essa época.
-enfim, é um site para escritores amadores, por isso estou aqui, postando meus devaneios, claro, tendo certos cuidados, tentando ser zelosa, pois Poesia para mim é assunto sério.
-nesses dois anos que participo , entendo que cresci como pessoa e escritora amadora, na partilha de afetos e versos.
Sou portanto pró luso, contudo não vejo motivos para participar do movimento.
Talvez, seja a primeira vez que me manifesto, mas o Luso Poemas é importante para minha saúde mental, por isso resolvi colocar o que penso.
Grata pela atenção, esperando ter sido clara e coerente com minhas atitudes no site
Karinna*

*relendo, penso que devo ser a lusuária que 'não fede, nem cheira', como se diz aqu...rsrsrsss. mas escrevi exatamente como me sinto.

Criado em: 2/6/2012 3:28
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
Acabo de ler com atenção as regras que foram estabelecidas para o Movimento Pro-Luso, o que não o tinha ainda feito visto que foi publicado estava eu a caminho do hospital e aceito de bom grado tudo o que foi assim decidido.

Li também as opiniões dos nossos poetas e poetisas e também não posso deixar de estar de acordo com as opiniões, algumas divergentes, mas logo explicadas por alguns dos elementos do Pro-Luso, as divergências são naturais e ainda bem, só assim se pode melhorar.

Entretanto, queria pedir aos autores dos textos ou das opiniões explanadas aqui, que me façam um favor, o vosso nome e não um sem nome que acho que em lado nenhum fica bem e aqui ainda menos, penso eu mas se estiverem de acordo não me vou opor a que assim o façam, mas seria bem mais bonito se mostrar.

Vim para o Luso-Poemas no dia 1 de Dezembro de 2007. Como disse nesse momento, não era poeta e ainda hoje não me considero como tal, assisti e até fiz parte de cenas menos agradáveis das quais não me arrependo, aprendi muito com todos os poetas e poetisas do Luso desenvolvi um pouco a minha poesia, poesia pouco clássica mas mais popular, mas é a minha poesia e devo muito ao Luso de ter aqui conseguido recuperar em cerca de 50% do meu português que com tantos anos de França já tinha esquecido e para cumulo, estava mesmo convencido que escrevia sem erros, hoje só dá para rir.

Estarei de corpo e alma com todos vós, farei todo o possível para colaborar no melhor que posso e sei e desejo que este movimento seja um movimento de progresso na compreensão e amizade entre todos.

Abraços

A. da fonseca

Criado em: 6/6/2012 15:38
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
sem nome
"Entretanto, queria pedir aos autores dos textos ou das opiniões explanadas aqui, que me façam um favor, o vosso nome e não um sem nome que acho que em lado nenhum fica bem e aqui ainda menos, penso eu mas se estiverem de acordo não me vou opor a que assim o façam, mas seria bem mais bonito se mostrar."


creio que o que foi explicado sobre o usuário "pró-luso"
é que ele fala por todos do movimento, ou seja, o que
é dito pelo "pró-luso" é o que todos ou a maioria pensa,
por isso, não vejo necessidade de expor o nome da pessoa
que utilizou o usuário em suas aparições, alberto.

abraço e espero que agora esteja bem.

Criado em: 6/6/2012 16:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Apresentação do Movimento pró-Luso
Membro de honra
Membro desde:
1/12/2007 10:08
De Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7071
Desculpe Caito, mas eu pugno pela tranparência, quem lê, como eu pela primeira vez, dá esta observação.

A. da fonseca

Criado em: 6/6/2012 18:55
_________________
SOU COMO SOU E NÃO COMO OS OUTROS QUEIRAM QUE EU SEJA

Sociedade Portuguesa de Autores a Lisboa
AUTOR Nº 16430
http://sacavempoesia.blogspot.com em português
http://monplaisiramoi.eklablog.com. contos para as crianças de 3 à 103 ans
http://a...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados