https://www.poetris.com/

(1) 2 »

Debruçado...
Colaborador
Membro desde:
24/7/2008 17:57
De Braga
Aqui na redacção anda tudo muito pachorrento, assim tipo os papparazi quando estão da parte de fora de uma festa à espera que saiam as celebridades, e é vê-los a dormir encostados às árvores abraçados às objectivas qual soldado em vigília nocturna.

E por vezes as celebridades ainda lhes trocam as voltas, escavam um túnel (ou dois, ou três, conforme a quantidade porque elas não querem cá misturas!) e “ala que se faz tarde” para ninguém ver as tristes figuras que fazem no fim de uma festa depois de emborcar whiskey, fumar coentros e snifar linhas de poeira.

Nós por cá temos muito poucas celebridades, as suas acções neste momento andam muito em baixo, parece que foram de férias e ainda não arranjaram bilhete de regresso. O fórum está uma pasmaceira, embora ainda hoje nos rimos um bocado com o Alberto que continua a sua busca incessante pelo Trabis e o desgraçado do Sampaio que não sabe o que fazer para ler as 16 mensagens que lhe enviam diariamente, temos para nós que deve ser o JLL só para embirrar com ele, chamar-lhe terrorista e essas coisas. Ainda bem que não encontras ó Sampaio, dizemos nós… porque se lhe respondes ele diz-te que não tens a mesma estatura (moral, deve ser) e que não te conhece de lado nenhum.

No fórum anda também um tópico que temos vindo a seguir com alguma atenção postado há uns tempos pela representante do povo Maori no Luso. Ora o tópico debruça-se (não muito se estiver de saia) sobre os poetas favoritos, ou seja a ideia era a cambada ir lá postar uma biografia do seu poeta favorito acompanhado de um ou mais poemas (neste “mais” leia-se muitos, às vezes fazem um relambório que quase publicam a obra integral do excelso escolhido).

Até aqui tudo bem não fosse o facto que agora que esgotou as suas preferências depois de umas banalidades e de afagar o ego das amiguinhas do Luso, a representante do povo Maori decidiu ir para o Google e é um “vê se te avias” de poetas preferidos, ele é suecos, italianos, polacos, suiços, alemães, tantos que estou mesmo a ver a sala de estar da lidima senhora repleta de obras ocupando já os corredores, passando pela cozinha, transbordando pela banheira e pendendo perigosamente para a… sanita. O bidé, esse já há muito está ocupado para servir de apoio à literatura diária que põe em dia enquanto reflecte nas agruras do dia-a-dia em eflúvios intestinais.

Aqui na redacção ficamos embasbacados com a profunda cultura demonstrada no caso do Tranströmer que deve ter ficado Transtornado e abismado com a publicitação da sua obra integral em… sueco, para… indígenas de língua portuguesa. Nós por acaso como falamos sueco, finlandês, jugoslavo, polaco e outras não tivemos muitos problemas mas lembramo-nos dos restantes 99,99% dos utilizadores a ler aquilo e a imaginar o ar professoral da lidima representante do povo Maori sentada no tal sitio a declamar em voz alta… em sueco.
Assim sendo oferecemos-lhe em jeito de homenagem um poema Maori escrito por Sir Apirana Ngata, não perguntem como se pronuncia que não fazemos ideia, (mas ela sabe!), a nossa vasta cultura não chega às recônditas ilhas do Pacífico, ora então aqui vai:

Haere mai
E nga iwi haere mai
Mauria mai te aroha
Ki te marae e

Karanga ra
ki nga ope tuarangi
Kua eke nei
Ki te marae e te iwi e

Kia ora ra
Ki nga iwi e tau e
Mauria mai te aroha
Ki te marae e
Kia ora.

Obs. Lindo!!!!!

Criado em: 28/9/2012 10:54
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: Debruçado...

Membro desde:
6/8/2009 20:29
De Sorocaba - SP - Brasil
Olá Jaber,

Já fez 1 ano que estou na Administração, pensei que fosse receber uma crônica de aniversário...rs.

Quero lhe dizer obrigado, da mesma forma para todos os colaboradores deste site, que amo e admiro.

Aprendi muito com suas palavras e com as palavras de todos aqui. Digeri cada uma delas.

No decorrer deste 1 ano de administração muitas decisões eu tive que tomar diante deste site. Não foi fácil, eu confesso.

Aprendi a observar cada página, cada detalhe e tentei compreender cada gesto positivo ou negativo.

Sem exceções, tenho carinho por todos aqui. Mesmo não sendo aceita por alguns, eu os aceito como são.

Muitas emoções e sentimentos nasceram no decorrer deste ano, aprendi o quanto é difícil administrar pessoas virtuais, mas, que de certa forma vivem o site.

Aproveito, para agradecer a você e a todos que me toleraram, para pedir desculpas no que falhei e não fiz direito.

Desejo de coração que o site avance com sucesso, esteja aqui sempre, mesmo que eu já tenha partido, e que continue valorizando a oportunidade dada para todos que amam a Literatura como eu amo.

Abraço em você Jaber e em todos os colaboradores do site Luso Poemas.

Agradeço ao TrabisDeMentia por confiar no meu trabalho.

Ainda Administradora em 28/09/2012,

Helen De Rose.

Criado em: 28/9/2012 23:10

Colaborador
Membro desde:
De Braga
Sendo nicks virtuais existem pessoas por detrás do mesmo. eu esmero me por (tentar) ser sempre autêntico e leal em tudo o que faço, no luso esse esforço é permanente. Sei que nisso estamos de acordo. O erro é um direito que nos assiste.

Um beijo Helen

Criado em: 28/9/2012 23:22

sem nome
Esta coluna é de um escracho humorístico e irônico que sobrevive, acredito eu, por nunca desqualificar suas supostas personagens. Mesmo que poucos comentem, é visível o número de leituras. No entanto, penso que sobrevive pela verdade com que é narrada, e pelo lugar da marginalidade que ainda ocupa. Digo marginal, pois quem se atreve a estar neste lugar, quase impossível do dedo que aponta o risível, o cômico, o quase absurdo? Tomara que não seja institucionalizada, ou seja, engolida pelo establisment, pois é esse um movimento natural e neutralizador em qualquer ambiente, real ou virtual. Se tem algo que aqui se aprende, é muito além de rir do outro, mas da identificação natural, e então, rir de si mesmo. De levar tudo à ferro e fogo, e de se levar muito à sério, nós já estamos saturados. Como diria o genial Tom Zé, sobre ser sério: “Vai ser sério assim no inferno!”.
Portanto, que permaneça, transitando na corda bamba, nas saias justas, mas nunca injustas dos temas desse universo luso-poemas. Ao contrário da Helen, mesmo com seis anos como luso-poeta, não desejo uma homenagem desta coluna, pois apesar de transitar entre astros de Hollywood, sou uma moça da tradicional família mineira, além de extremamente tímida. (risos tímidos).
Qué te vaya bien!

Criado em: 29/9/2012 4:39

Colaborador
Membro desde:
De Braga
Com essas saídas sociais que a Dona Sandra anda a fazer, nomeadamente com o George "Cloney" (é Clooney que se escreve), mocinho que ficou famoso por estrafegar enfermeiras dentro da máquina de "TAC" numa série sobre a vida de hospitais, bem que anda a merecer levar com a Coluna Social. ouvimos dizer que já há repórteres da redacção interessados em esmiuçar esse súbito interesse pelo fast-food Hollywoodiano. A ver vamos...

À Bientot

Criado em: 29/9/2012 10:22

sem nome
Natural o nervosismo da pobre cronista. Só achei um "o" no teclado, oras. E depois errar é tão UMANO!

Criado em: 29/9/2012 11:15

Re: Debruçado...(mais um... este rico nas metáforas)
Colaborador
Membro desde:
De Braga
Haere mai, nau mai, e ngā iwi e

HAERE MAI, haere mai,
E NGā IWI, HAERE MAI
Mauria mai
Te aroha ki te marae e. 1

KIA ORA Rā, kia ora rā,2
KI NGā OPE TūāRANGI
Kua eke nei 3
Ki tōu marae, e te iwi e.

KARANGA Rā, karanga rā,
KI NGā OPE - E TAU NEI - 4
Kua eke nei
Ki tōu marae, e te iwi e.

Kia ora rā.

(notem a riqueza das metáforas utilizadas...)

Criado em: 30/9/2012 13:40

Membro desde:
6/8/2009 20:29
De Sorocaba - SP - Brasil
Sinceramente, Jaber,

Não vejo riqueza alguma, esta é a minha opinião. Achei infantil, sem graça nenhuma.

Como você mesmo disse anteriormente: "Sendo nicks virtuais existem pessoas por detrás do mesmo."

A Haeremai que eu conheço e utiliza este nome em seu perfil, não tem nada semelhante com isto que tem aí. Assim é fácil, a pobreza de escrita aqui, devido a pobreza do conhecimento da essência que permeia a vida de cada um por detrás do seu nick virtual.

Não precisa mais insistir com isto, Jaber, ela já pediu para deletar o perfil. Procure o perfil dela em outro lugar, para você continuar com isto, se isto lhe dá profundo prazer.

Um ótimo domingo.

Helen De Rose.

Criado em: 30/9/2012 15:30

Colaborador
Membro desde:
29/9/2011 0:22
De Olinda, Pernambuco
"Haere mai, nau mai, e ngā iwi e
Haere mai, nau mai, e ngā iwi e"

muito profundas as metáforas.
este trecho desceu das nuvens
e ecoou em minh'alma. emocionante.

(o karanga rã vou tatuar no braço)

Criado em: 30/9/2012 20:27

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé

Colaborador
Membro desde:
31/3/2008 18:45
De Braga
Também concordo que embora a coluna tenha piada, este repisar no comentário da fraqueza do poema maori não teve piada nenhuma; mas no texto e no comentário não vi ofensa nenhuma, nem que motive o apagar do perfil; já no comentário ao poema, não foi realmente simpático com o mesmo; trata-se de uma cultura simples nas mensagens, de acordo com a tradução que li. É apenas uma canção de boas vindas, que denota até uma certa inocência de um povo.

Criado em: 30/9/2012 20:59

Links patrocinados