https://www.poetris.com/

São Rosas Senhora (crónica de um milagre!)
Colaborador
Membro desde:
24/7/2008 17:57
De Braga
O que vamos agora contar, fica aqui só mesmo entre nós, pedimos aos nossos leitores que não divulguem. Trata-se de um milagre que aconteceu no sacro santo reino da Lusolice, que está a ser investigado pelo alto dignatário do vaticano para a Congregação da Causa dos Santos. É uma notícia de última hora e ainda secreta pelo que nesta transmissão via satélite com o enviado especial Jaberdisse vamos ter que falar muito baixinho pelo que peço que afinem o ouvido que isto só vai ser dito uma vez. (xiiiuuuuuuuu, sem barulho…)

- Allô Jaberdisse, como pediste, estamos a falar em surdina, podes dizer onde estás?

- Caro jaberdiz, tenho que realmente falar muito baixo, porque estou no vão da secretária de D. José Saraiva Martins que é nem mais nem menos o presidente da congregação. Por isso podes calcular que estou aqui todo dobrado, meio abafado pelo cheiro que vem por debaixo da sotaina do cardeal, o gajo não deve tomar banho…

- Jaberdisse, limita-te ao que interessa, isso, ninguém precisa de saber de tão reverendíssima pessoa.

- Desculpa jaberdiz mas fugiu-me. Como ia a dizer, estou aqui onde te disse e vou aproveitando para ler as folhas que caem ao chão porque o cardeal está a comer e, meu filho, estes quando comem, comem mesmo, atafulham a secretária de comida e os documentos caem todos em catadupa, e o barulho que fazem a comer? Xii…

- Jaberdisse, estás-me a irritar com esses apartes…

- Desculpa Jaberdiz mais uma vez, então como dizia, numa das folhas vem uma famosa utilizadora, ou usuária, ou lusuária (nunca percebi bem…) do Lusolice que está na calha para ser beatificada pelo milagre que fez.

- Puxa (pôxa, em brasileiro, Puta que pariu em português do Norte), mas isso é interessantíssimo e muito importante, então quem vai ser beatificada, a administradora?

- Não Jaberdiz, aí é que está, não sendo de todo uma surpresa dada a propaganda que faz, sempre a bater no peito, não deixa de ser surpreendente a rapidez com que o vaticano tomou em mãos o assunto (ela deve ajoelhar bem…). Eh pá, sabias que o D. Saraiva Martins não usa cuecas por baixo da sotaina? Isto é um fedor que não se aguenta…

- Jaberdisse, outro aparte como esse e mandamos-te despedir compulsivamente de imediato e nem o estares nas boas graças do Trabis te safa…

- Desculpa mais uma vez Jaberdiz. Então o que se passou foi o seguinte: a excelsa santa, Marcinha para os amigos, tem uma banca no mercado da Lusolice em que vende terços, imagens de santos, velas, aqueles pés e mãos em cera, cabeças em cera, flores de plástico para pôr… não sei onde, medalhas dos anjos e santos em latão, crucifixos, senhoras de Fátima luminescentes e benzeduras escritas pela Sta Teresa de Ávila e de uma outra tal de Sta Teresinha que parece que não são a mesma pessoa, mas nota-se que ela é dada às Teresas…

Ora a Santinha (a Marcinha) sempre muito devota de vez em quando dá as suas bicadas aqui, outras ali e os vendedores das outras bancas não gostam muito porque ela interpreta tudo ao contrário, tudo é pecado e tudo tem que andar “nos conformes” senão ela pede ajuda aos anjos e santos com quem se dá, “tu cá, tu lá” e é “um ver se te avias” de peixeirada para todos os cantos, porque Jesus Cristo que fez aparecer peixes nas redes do pacóvio do Pedro também transforma as letrinhas das Stas Teresas em peixes de “tresantontem” e é um malhar em cima dos colegas de mercado.

Ora segundo apuramos, o Zé Silveira, que é dado à pinga e gosta de ir ver o mar, também vende umas garoupas lá no mercado. A um fim-de-semana em que o Jesus dela foi a banhos para a Caparica e não estava presente para lhe fazer os milagres, ela vai daí e enquanto o Zé Silveira batia uma sorna (ou batia outra coisa qualquer!), estropia-lhe uns peixes para poder “amandar” ao pessoal. A Administradora do mercado que anda sempre com “olhos de lince” em cima das bancadas apercebe-se e interrompe a fugida da Marcinha que levava os peixes escondidos no regaço do avental e pergunta-lhe:

- Alto lá D. Marcinha, o que a senhora leva aí? – a Marcinha muito atrapalhada recita as quadras de Natal da Beata Alexandrina (embora estivéssemos em Setembro!)que também tem lá à venda. E não é que a Sta Alexandrina ajuda a Marcinha? Esta colocando o rosto mais sereno e mais tranquilo do mundo responde:

- São rosas senhora – e larga o avental e um ramalhete de rosas de plástico (iguais às que vende na banca, também não se pode pedir mais!) escorrem-lhe pelas pernas abaixo.

- Caro Jaberdisse, estamos todos muito emocionados com essa notícia, aqui na redacção já está tudo ajoelhado em louvor à Marcinha das Rosas.

- Desculpa jaberdiz mas o Saraiva Martins soltou qualquer coisa que me pôs os cabelos em pé de tanto vento que fez por baixo da sotaina, o cheiro é impossível de se aguentar, vou ter que interromper a emissão… tuh, tuh, tuh, tuh, tuh, tuh, tuh, tuh…

Criado em: 5/10/2012 17:50
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: São Rosas Senhora (crónica de um milagre!)
Novo Membro
Membro desde:
2/10/2012 19:07
Puta que pariu, que cheirinho gostoso, por favor, eu quero mais...

Criado em: 5/10/2012 18:39

Colaborador
Membro desde:
De Braga
a redacção registou o seu pedido. haeremai pa si tambem.

Criado em: 5/10/2012 21:23

Da casa!
Membro desde:
25/8/2011 19:18
De santamariadafeira.pt
Olha, jaber, tenho de admitir que, desta vez, superaste-te, quer dizer, é uma superação em escada ascendente!
Ainda te arriscas é a levar com uma solha malcheirosa da marcinha! ai arriscas a riscas!
Olha, ainda sinto as lágrimas de tanto rir! Delicioso, refinado, humor inteligente e bem escrito (exige saber interpretar a realidade da lusolice e não só).
abraço daki!
uersus

Criado em: 5/10/2012 23:15

Luso de Ouro
Membro desde:
2/3/2007 19:42
De Queluz
Jaber, és o maior!!!
Graças a ti e ao teu inigualável humor aliado ao bem escrever, este sítio ainda continua a ser um motivo de interesse. Não teria tido conhecimento deste "milagre" se não fosse o teu artigo. Muito obrigado!

Criado em: 7/10/2012 11:20

Impulsos

coisa pouca

Colaborador
Membro desde:
De Braga
devido à longa experiência de guerra fria que obtivemos aqui no Lusolice desenvolvemos um sistema de defesa anti-solha voadora. entretanto perante as boas noticias que trazemos não cremos que a Santinha o faça, no gozo do seu "bafo de santidade" embora com hálito a peixe de "tresantontem".

Abraço Nuno

Criado em: 7/10/2012 21:23

Colaborador
Membro desde:
De Braga
Cara Cleo, por favor nãi gabe assim o chefe de Redacção porque depois ninguém o atura com os tiques de vedeta que assume. para além disso não foi ele que teve de estar agachado no vão da secretária do Saraiva Martins. O desgraçado Jaberdisse esteve a oxigénio umas horas seguidas...

Beijo reconhecido de toda a redacção.

Criado em: 7/10/2012 21:26

Colaborador
Membro desde:
10/5/2007 23:42
De Minho
São Teresas Senhora, são tesas ...

Jaberdice, o último dos lusoicanos, sempre a dizer ao mundo;

- Não abandonemos o Inferno porque alguns vieram cá parar por manifesto engano.

Um abraço deste e daquele que me empurrou até ao teu delicioso texto, ainda que deveras mal cheiroso.

Uma maravilha!!!

Criado em: 11/10/2012 17:43

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...