(1) 2 3 4 »


Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
11/11/2010 0:04
Mensagens: 1160
Caros utentes do Luso Poemas


Eu faço parte deste site há exatos dois anos, neste ínterim eu já me afastei daqui várias vezes devido a desavenças ora pessoais, ora de interesses referentes à administração dentre outros e agora eu devo dizer que voltei justamente neste momento e não vou sair mais, resolvi contribuir para que o Luso possa ser um espaço harmonioso em nome da Literatura , em nome da boa poesia que eu tanto admiro.

Gostaria de pedir, embora saiba que não tenho este direito, a todos que estão para ir e para os que já foram, que não abandonem o Luso, caso ache necessário se afastar por um pouco tempo, o faça, mas volte quando estiver mais calmo.

Estou pondo minha opinião acerca de alguns aspectos que vem motivando algumas discussões a partir de amanhã no site e espero contar com a contribuição de todos no sentido de encaminharem seus pontos de vista sobre o que comento ou em resposta a algum colega do site.

E eu creio que um bom começo antes de tudo seria parar com as trocas de farpas, de discussões infrutíferas que não leva a nada. Assim como parar os envios do que eu chamo de ‘texto mensagem com destinatário certo’ geralmente textos escritos no calor das emoções e com insultos ou indiretas bem diretas e pouco elegantes.

Neste ínterim peço que cada um repense suas posturas, isto de ambos os lados. Vamos serenar os ânimos, para que sejam levantadas propostas a serem discutidas amplamente afinal este supõe-se ser um espaço democrático em que seres humanos pensantes produzem Literatura, onde já se viu quem pensa agir apenas sob influência de emoções ou de trocas de farpas?

Eu acho que a própria Literatura nos dá exemplos ao logo da sua História e das mudanças ocorridas quando da transição entre as escolas literárias que não foram às relações entre poetas sempre harmônicas, contudo, nem sempre isto é para o mal, em muitos casos é através delas que se avança em busca dos devidos ajustes para a chegada de novas visões e novas metas. Por outro lado, se os poetas não conseguem se entender por divergirem em pensamentos e atos, podem simplesmente respeitar cada um o espaço do outro.

Por isso é importante à busca de soluções mais racionais e menos emotivas. Como disse na página do Caio, peço a gentileza de cada um que quiser se manifestar , queira por favor dar sua opinião isenta de paixão, caso esteja muito emocionado (a) faça o que for preciso para se acalmar antes de escrever . Os comentários com uso de palavras sem decoro, ofensivas do tipo mandando alguém para... peço evitem, além de eu ser uma pessoa bem educada eu acho que esse tipo de linguagem não convém pois poderá levar a mal entendidos e quanto ao comentário referido acho que realmente é ausência de argumentos concretos e utilizados apenas para fins de desabafo, não se prestando a estabelecer um diálogo com fins de avanços.

Não deixe o barco do Luso, lutemos juntos por um espaço harmonioso e de respeito no qual se tenha em meta o dois bens maiores: a Literatura, e, portanto nossa produção para que ela seja cada vez mais contemplada com nossas contribuições e o respeito às diversidades.

Agradeço a todos pelo espaço!

Criado em: 14/11/2012 0:05
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
esse "texto mensagem com destinatário certo", que chamo de meta-poemas, parece ser uma cultura arraigada aqui neste espaço. infelizmente, não acho que termina

já entrei nessa onda no passado, mas não mais

por conta disso, meu critério para publicação aqui é assim: se não vem de dentro ou dos meus arredores no mundo real, não publico

há alguns por aqui, porém, que parecem não ter vida própria ou mesmo janela, só lhes restando a janela virtual do navegador, e navegando por acontecimentos aqui presentes se inspiram a fazer a compilação do dia, geralmente com títulos apelativos como "palhaço", "paspalho", "mendigo" etc

enfim, dá vontade de desistir de ler e simplesmente usar o sítio como depósito de textos mesmo...

Criado em: 14/11/2012 0:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
meu maior problema com minhas críticas
é que ninguém me ensina a criticar,
daí tenho que aprender praticamente
às cegas. talvez se houvesse aqui
uma cultura de críticas embasadas
em seja lá o que for, teoria, prática,
experiência, técnica e outras coisas,
eu pudesse aprender mais rapidamente.

costumo aprender com exemplos.
aprendo também, muito, com leitura,
mas é difícil aprender a criticar
sem tentar, sem praticar.

confundir crítica com ofensa
é comum justamente por conta
dessa cultura exposta em tudo
"ou fala bem ou fecha o bico"
e não posso nunca concordar
com isso. é regime ditatorial.

gostaria muito que o luso-poemas
fosse mais literário e menos
coleguista porque nem só de amor
ou bons sentimentos ou o escambau
(pode dizer escambau, não pode?)
das borboletas e flores bonitas,
das dores de cabeça e coração.

poesia também é lixo e sangue,
é lama, sujeira e desgraça.
poesia é morte, é pus, cólera
e dentes amarelos de fumo.

poesia é tudo quanto provoca
embrulhos no estômago também.

como posso querer um site livre
e, ao mesmo tempo, fedendo a colônia?

não dá, simplesmente não dá.

Criado em: 14/11/2012 1:03
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
sem nome
Pelo tempo que estou aqui, a minha opiniao isenta de paixao, eh: alguns antigos do Luso, como tenho visto muitas poesias e textos cheios de farpas, sem um pingo de dignidade e respeito ao outro, discussoes, palavras claras, querem simplesmente colocar para fora os poetas que nao criticam.
Sinceramente isso para mim parece as vezes ate ficcao cientifica.
Onde existem pessoas, logico, existe sempre contradicao, desentendimentos, opinioes diferentes.
Mas alguns colocam a opiniao aqui de uma forma ofensiva, ao meu ver.
Como ainda vi um texto ontem, e pensei: puxa vida, para que escrever um texto tao ironico?
Serah que isso eh literatura?
Alguns levam esse site como se ele fosse a propria vida, e lutam por ele, como se fossem herois de guerra.
Ao meu entender, esse site pertence a uma pessoa, e nao eh de ninguem.
Algumas dessas pesssoas do Antigo Luso, deveriam abrir um site, como ja disse, fechado, onde somente entrassem aqueles que fossem aprovados.
Que fizessem o teste de uma poesia, e de uma critica, ja que isso eh condicao sinequanon, e pronto! formariam um grupo fechado, onde o mundo seria perfeito.

Somente uma coisa eu tenho uma tremenda curiosidade: o que pensa o dono desse site?
Qual o posicionamento dele?

Assino em baixo Alice, tudo que foi falado , pensado, e exposto. Aqui e no texto da Alice Luconi. E falado pela Alice.

Um abraco,
~Mary~

PS: Caio essa ultima poesia sua (sei que eu entrei porque quis) mas nao gostei, seja ela pelo proposito que tenha sido.
Tai, pode se sentir realizado: fiz uma critica. Yayyyy!
(mas continue nao criticando os meus). Abracos.

Criado em: 14/11/2012 1:15
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Colaborador
Membro desde:
11/11/2010 0:04
Mensagens: 1160
Bem eu espero contribuir para trasermos aqui ao Forúm os utentes e sua inquietaçãoes em relação a tudo que vivenciamos aqui no Luso, para que ninguém precise se utilizar de textos ou principalmente deles para se manifestar. O diálogo é sempre a melhor maneira de aparar arestas ou de impor respeito pelo que se pensa ou sente. Ademais aprendi no seio da minha família uma lição trazida do povo, de um dito popular que diz: "quando um não quer dois não brigam"

Criado em: 14/11/2012 1:28
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
sem nome
PS: Quis dizer, Angela e Alice.

Criado em: 14/11/2012 1:45
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
mary,

não costumo criar "textos cheios de farpas"
sem uma intenção clara de criar discussão.
e foi o que fiz... creio ter obtido sucesso.

nada do que escrevo, principalmente sobre o luso,
nada é movido por paixões ou emoções. tudo pensado
e repensado. hoje em dia, todas as minhas ações
em prol do luso-poemas são bastante pensadas.

mas minha intenção não é colocar "pra fora"
os autores que não criticam. longe disso.
não quero colocar ninguém "pra fora."

quero que entendam a crítica como algo
natural no meio artístico. quer queira,
quer não, o luso é um espaço artístico!




"Como ainda vi um texto ontem, e pensei: puxa vida, para que escrever um texto tao ironico?"

foi meu? se foi meu pode dizer,
sério, eu sou muito curioso.
muito, muito, muito mesmo.


"Alguns levam esse site como se ele fosse a propria vida, e lutam por ele, como se fossem herois de guerra."

em relação à própria vida, até que não,
mas a minha vida literária começou aqui.
a minha poesia exige que eu lute por
sua terra natal. é o que estou fazendo,
não só pela "minha" poesia, pela Arte!

continuarei até que consiga. sou teimoso.
curioso e teimoso.


"Algumas dessas pesssoas do Antigo Luso, deveriam abrir um site, como ja disse, fechado, onde somente entrassem aqueles que fossem aprovados."

não é bem isso que queremos. queremos progresso,
não emigração. queremos êxito e não êxodo.


"Somente uma coisa eu tenho uma tremenda curiosidade: o que pensa o dono desse site?
Qual o posicionamento dele?"

pelo que conheço do ricardo, é um camarada
de mente aberta. não se opõe à "minha" luta
que é, na verdade, a luta de muitos. acredite,
se algum dia ele realmente quiser que isso pare...

mas ele não é de intervir em questões desse tipo,
graças ao amandu.



"Assino em baixo Alice, tudo que foi falado , pensado, e exposto. Aqui e no texto da Alice Luconi. E falado pela Alice."

pois eu prefiro discordar, não da ângela agora,
mas da alice. sou muito chato. chato e teimoso.
chato, teimoso e curioso. discordo da alice
porque ela tece caminhos pré-estabelecidos
para a "boa" poesia. pelo menos no poema
mais recente dela, o "abjeta contradição".
em poesia, até a contradição é bem-vinda
quando usada de maneira inteligente.

discordei do que ela disse lá nos meus
psicossonetos, mas já está lá e seria,
acredito, uma besteira eu trazer pra cá
porque ainda está muito fresca a tinta.

sobre o ps, eu achei engraçada, sem malícia
alguma, achei engraçada. pode deixar, não
te critico, respeito seu pedido até que você
diga o contrário. quem sabe um dia você o faça...

fico feliz por você e outros não terem gostado porque
até nisso obtive sucesso: a rejeição da maioria.
é fórmula simples de comoção geral:

opinião contrária à maioria +
negação da opinião contrária+
poder de voz pública =
______________________________

comoção popular!


ressalto que a opinião é única
e exclusivamente minha, sem "turmas".

abraço, mary!

Criado em: 14/11/2012 1:54
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
sem nome
Caio,
Honestamente falando? Nao estava me referindo a voce.

(o seu tambem foi de farpas, com um monte de palavroes, mas nao era o seu desta vez, e especificamente, que eu estava me referindo).
Esses nao sao tao diretos como os seus. Eles sao camuflados, como aquelas roupas de exercito, todas manchadas de verde e marrom para confundir com a paisagem.

Pode nao ser a sua intencao de colocar ninguem para fora, mas essa intencao eu vejo em textos dos antigos, com comentarios tambem dos antigos, que falam exatamente isso. Nao vou copiar, colar, nem colocar link.

Mas voce sabe o que eu acho engracado?

Essas pessoas escrevem, levantam bandeiras, se fazem de literatas, mas na hora de colocarem o que pensam num Forum, elas nao fazem.
Elas so fazem simuladamente em poesia. Acho que eh porque so sabem falar em lingua de "literatura". Ne?

Gosto da sua honestidade, Caio. Honestamente falando.

Nao adianta discutir isso de critica, sabe por que? Pode ser artistico, mas o modo que alguns criticam aqui, nao eh nada artistico.

Olha, eu acabei de ler agora um comentario feito ao poema recente do Albano. Um comentario assim: que esta poesia do Albano, estava muito boa, que valeram as criticas, que por incrivel que pareca, ele melhorou... e que o Correa...tambem, que ele tinha saido...mas.... e blah blah blah...
Como diz o americano: Pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Como diz o brasileiro: Me poupeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Eu leio e dou risada. Pelo menos eh melhor do que assistir programa de piada de americano, que nao tem nenhuma graca.

Sao essas coisas que a gente ve por aqui.

Nao o texto ironico nao foi seu. Esse que falei nao foi.

Continue lutando, Caio. Sinceramente nao sei se vou ficar ate o fim para ver o resultado.
Estou me cansando.
(E olha que nao sou facil de me cansar).
Talvez muitas pessoas se sintam felizes ao ler isso.

Somente por curiosidade perguntei do dono do site. Na verdade nao o conheco, mas nao quis dizer que ele era contra voce, ou a favor de outros.
So queria saber o que ele pensa - pura curiosidade feminina.

Isso, deixe meus filhinhos em paz. Eles nao tem altura, peso, medida, metrica, ou sei ja o que, mas gosto deles
mesmo quando sao "cheesy".

Caio, nunca falei que a sua opiniao tem turma. Falei que a turma tem sua opiniao! :-/ Voce inverteu a equacao.

Abracos,
~Mary~










Criado em: 14/11/2012 2:57
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
sem nome
Muito positiva esta tua proposta , cara Ângela. Concordo plenamente contigo. Agora é só acharmos ( todos) o caminho para o entendimento. Umas trilhas (respostas) já delineaste no teu brilhante texto.

O bem maior, o LUSO, deve vir na frente dos ‘humores’ menores e particulares. Como o Caio afirma, eu também só posso emitir minhas opiniões. Mas, minhas convicções podem se alterar diante da sabedoria do outro ...desde que me atinja suavemente, sem choques violentos. Nisso sou divergente do jovem Caio, deve ser pela quantidade de bagagem que carrego (vivências e anos). As vivências ensinam e amadurecem a gente, os estudos (conhecimentos) também. Entretanto, aprendo muito (empiricamente) com meus jovens filhos e nestas trocas todos crescemos.

O Caio se engana ao interpretar que tenho caminhos pré-estabelecidos, em cada texto reflexivo que escrevo coloco uma questão diversa e até conflitante... pois escrevo sobre a vida (as emoções, os fatos e as inúmeras possibilidades). Mas, devo aceitar,cada leitor olha à sua maneira e respeito toda interpretação civilizada, pertinente e inteligente...

Reforço o pedido da Ângela para que os poetas /autores não desistam do site, descansem e retornem... por favor. Cada um é uma pequena e preciosa parte deste TODO. O site é um ambiente virtual onde seres sociais se socializam ou se relacionam, além de se dedicarem à Literatura. Porque, por trás de cada texto há uma pessoa, isso é irrefutável.

Obrigada Ângela,

Um abraço


Criado em: 14/11/2012 3:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Proposta Para discussão de temas do interesse de todos
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
alice, eu tava falando só daquele texto,
o "abjeta contradição", afinal ele fala,
numa leitura crua, sobre como escrever.

mas quem sou eu pra criticar isso,
se acabo fazendo o mesmo, não é?

de qualquer forma, você diz
que errei na interpretação:
melhor ainda, aprendo assim



no mais, meu tempo de suavidade passou
aqui nesse site porque vi que não fazia
era nada. a música clássica não influencia
mudanças no luso-poemas. parti pro barulho.

enfim, vamos que vamos enriquecer isto.

Criado em: 14/11/2012 4:09
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados