« 1 2 3 (4) 5 6 7 ... 15 »


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
15/2/2013 15:24
De Nenhuma
Mensagens: 1830
O fórum é isto, discussão, debates e gosto muito disso.
O Luis seria um tolo se achasse que não precisa de crítica, portanto não acredito que seja falsa modéstia, embora a frase inserida neste momento atraia este pensamento.

Mas, quero dizer a Roquesilveira que, colocar um tópico para ser discutido é exatamente isso, provocar opiniões as mais diversas, não só contra e a favor simplesmente, mas muito mais.

Também não acredito que aqui, neste site ou em qualquer outro, se consiga isto, ou seja, críticas sinceras aos textos. Primeiro porque a maioria não se sente capaz disso e eu sou uma delas. Sou sincero em dizer que sei apenas perceber os escritos que me tocam e que penso serem bons, já outros me passam batidos porque não tenho o devido instrumental, o olhar da percepção, por assim dizer.

Tem aqueles que são tímidos, ainda outros, não acham legal usar esse expediente e tem aqueles que não gostam das críticas em público, a não ser a elogiosa, claro.

Mas quero voltar atrás numa coisa aqui que é o seguinte, acho válido o seu tópico sim, no sentido de que sempre suscita discussões e que isto pode levar a ideias que podem ser bacanas e que acabam por ser aproveitadas, quem sabe, lá na frente.

Quanto às críticas, tem uma que ninguém escapa que é a seguinte, quando se coloca um poema belo e inteligente aqui no Luso, pessoas desse site que escrevem bem, fazem belos comentários que, veja, fica fácil perceber que se acertou na mão. O contrário também acontece. Escrevemos um péssimo texto e, claro, ninguém aparece para dizer nada. E essa crítica é de lascar, a indiferença..rs...o escritor que se vire para achar o que fez de errado.

Nós temos as críticas, então, só que são mais veladas, vamos dizer, intimistas, sutis..rs.

Por fim, tem aqueles poucos que fazem sim, críticas, até bem viscerais. Eles existem aqui neste site..rs

Por fim, me lembrei agora, no meu caso pelo menos, acho enfadonho fazer uma crítica a um poema ruim, prefiro não dizer nada. Se não vou lá é porque não gostei e(se bem que não tenho tido tempo para ler todos e aí fica sem procedência o meu dito..rs), para mim, é o suficiente. Penso assim.

Criado em: 26/4/2014 23:19
_________________

Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas(????????)
sem nome
Hah!


o que existe aqui é um motim à forma de análise do texto, sendo este texto, algo de ruim.. o que existe é uma ressalva dos caçadores de votos de plantão a reinar em suas hipocrisias e suas contradições.. não existe a conformidade do erro! existe, sim.. o troco. a resposta insultuosa ao cobrir-se da vergonha que é, ter um apontamento público. por ser assim, público, torna-se a caráter de intromissão.. de arrogância.. de veículo inábil. é preferível ter um tapinha nas costas, por aliado à crítica, do que somente esta. é preciso lamber e bater.. é preciso lamber mais, até...

ora,
por que tornar-se à crítica, quando comprar amigos é mais vantajoso? ter nas suas páginas, resquícios dessa canalhice.. por que deixar-se à imagem de vilão, quando se pode arrendar fundos e mundos em troca de abraços e beijos e afins? ter à sua bagagem, tais séquitos de dedos curtos, e.. chinfrins.

não.
não há o que sugestionar quanto à posse da crítica.
por que esta, não há, à literatura daqueles que a enxergam de baixo. de costas. de..
não há como criticar e sair ileso de tais indicações discriminatórias.
logo,


é preciso um vilão ao jogo das páginas, sendo estas.. vis. não pelo seu erro! não pela sua forma, vezes ruim.. mas pelos seus utentes. seus criadores e autores que acham-se reis, num mundo cão da interação vertiginosa. onde a literatura arrasta-se. definha-se.. e não sai do lugar.


não há crítica que os valha.
por que estes tais, senhores..
..não se querem valer!



francamente,

Criado em: 27/4/2014 2:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camarada TrabisDeMentia,
Quando se diz: "É sabido que a qualidade dos textos/poetas é subjectiva. Por isso existe a possibilidade de você seguir os seus autores favoritos e isentar-se assim de "levar" com os textos/poetas que não aprecia"; direi que não é bem assim. Pelo menos eu só sei se um texto específico é ou não bom (e isto não é tão subjectivo quanto pode parecer - há vários parâmetros que podem ser tidos em conta para tal) quando o leu. Reduzir o leque da leitura a um punhado de autores é redutor. Reconheço que há autores que vou acompanhando na medida do possível, mas tento sempre ler um ou outro que desconheça ou até que não me tenha despertado interesse numa determinada altura. A surpresa e a riqueza da leitura em locais como este reside exactamente aí.
Um abraço
Xavier Zarco

Criado em: 28/4/2014 8:02
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8095
Caro Luís, sem querer de modo algum ser chata, talvez o seja, mas o Luís é que disse que tinha muito a aprender; por outro lado diz na entrevista "L.P. - Qual é o poema que mais te orgulhas de ter escrito?
aquazulis - Escrevi meia-dúzia de poemas dos quais muito me orgulho. Não destaco algum em particular, para não amuar os restantes...rs." - logo, todos serão,para o autor muito bons, o que não contrario - são todos muito bons, tenho consciência disso e o Luís também terá.

Acredito que, tal como todos nós, sinta ter sempre a aprender, não acredito é que seja assim tanto esse "muito".
Eu nunca afirmei que o Luís se julga o maior, nem que é um falso modesto; só disse que me soa a falsa modéstia, para justificar que os seus poemas são bons, nunca para julgar o autor.
Por isso, não só nisto, como noutros assuntos, talvez não julgar os outros e não falar precipitadamente também andássemos bem melhor; como me disse alguém, por vezes a sinceridade fica-nos mal.
Um abraço



Criado em: 28/4/2014 12:12
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


olá, Conceição. pois, eu destaquei seis poemas dentre 1219 postados no luso. desses seis disse que não escolheria um poema para não amuar os restantes cinco. quis dizer que 1213 poemas não me agradaram completamente. e acredite, eu, e todos os outros, incluindo os mais talentosos, temos muito para aprender.

Criado em: 28/4/2014 12:31
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome

Citando:
e é de pasmar como alguns se incomodam com a troca de abraços e flores entre certos lusuários. será prejudicial ao progresso literário dos incomodados? duvido! afinal, eles reunem-se em clubes quase exclusivos, onde o vocabulário usado é riquíssimo, para além da compreensão dos restantes. eu digo que este site é espaçoso suficiente para acomodar poetas de capacidades e gostos diferentes.



??


claro que incomoda! a usar este espaço para abraçarem-se, para acotovelarem-se aos seus modos furtivos de interação, assim, vertiginosa, vcs reduzem a qualidade literária do site!!
a exemplo de:

um texto ruim, com indicações e pareceres voltados ao autor, sob forma de agrado(ou mimo, se preferirem), alavanca à vinda de outros mais comentadores desse tipo, onde.. por fim, haverá lá, interação adicional, e outra, e mais.. logo, tornar-se-á um texto visível às primeiras páginas do site. apenas pela condução de seus apêlos amigáveis e, a partir daí, uma enxurrada de textos similares às suas mesmas propagandas e aos seus convites e interações, também iguais.
resultado:

vários textos sofríveis. com comentários sofríveis(quando ditados ao compadrio) e tendo assim, um veículo de comercialização contrária, à rédea deste site, que é.. pra ser.. um espaço de literatura. de aprendizado, sim(por que todos estamos aprendendo!) e de evolução.

como vamos evoluir às nossas páginas, porquanto aos "tapinhas-nas-costas?"
como vamos saber, realmente, se é ou não é bom, aquilo que fazemos?

puxar o saco.. incrementar um comentário anterior(este, nivelado à hipocrisia de um abraço tosco).. comercializar um texto de outréns seguindo diretriz de imagens de flores e etc, não vão iludir o leitor! vão apenas, direcioná-lo ao segmento da amizade.. do compadrio.. da burrice continuada, até..

como vc quer, aquazulis(rei dos tais), que os seus seguidores, lhe ofertem o que vc vai ler, quando vc os instiga a continuar sendo o que são? por exemplo, de ir a um texto do martisns, e. ao invés de corrigi-lo às suas falhas grotescas de português, ofertá-lo a um abraço luso por controle de devolução à leitura, e.. só?
logo,
ao passo de uns dois ou três comentários adjacentes, e a primeira página do luso-poemas tornar-se-á.. um circo! de horrores e às fileiras disformes de quem tenta aprender.. e,
aprender o quê?
aprender o quê, com vc e com os seus amiguinhos?
a escrever errado? a aceitar uns aos outros? amá-los como são?
hah!
abra lá, uma porta e protele-se a um culto! à uma igreja, que for.. mas, não perturbe a arte que ainda caminha por aqui, senhor! não insulte aqueles que tentam(como eu, por exemplo!) a progredir em suas letras e aprender com os demais.. afinal, o que vc e alguns dos seus fazem, é isto:


política!
mera compra e venda de votos..


e quanto, abre aspas: "eles reúnem-se em clubes quase exclusivos, onde o vocabulário usado é riquíssimo, para além da compreensão dos restantes."

ridículo!
nunca li tamanho absurdo e tamanha contradição(embora vc seja o rei destas..)
vc, claramente indica um outro(???) local apropriado para discussões, chamadas de alto nível(aff) quando tenta indicar este espaço, como um de todos.. e, depois que eu deixo uns palavrões aqui, aí serei chamado de tumultuador e etc, mas.. como eu posso ficar indiferente à essa patifaria estampada? como posso não agir contra esse tipo de contradição? como posso ficar calado quando sou insultado pela deficiência(plena) de outrens? cujos quais, tentam e tentam transformar o luso-poemas em seus jardins adocicados e perfumados de seus dizeres emproados e, claro..


..minúsculos?



francamente..

Criado em: 28/4/2014 13:19
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


Alexandre, não é menosprezando o trabalho e a conduta de muitos lusuários que contribuis para a qualidade do site. apenas contribuis com desdém, vaidade e ofensas à fartazana. colocas-te lá bem alto, num pedestal, e vomitas as tuas sentenças. classificas vários textos de ruins e sofríveis, como se a tua escrita fosse de uma classe à parte. será que é? alguns pensam que não! eu sempre leio o que escreves, e gosto de alguns poemas, mas outros têm aquele ar excruciante de um peido dado à pressa. exactamente como alguns dos meus poemas! mas é tudo uma questão de perspectiva, estás a ver? para outros, esses nossos peidos, podem ser rosas. queres contribuir para a qualidade do site? não ofendas ninguém. não desdenhes dos poemas que te desagradam. não te julgues o melhor. aprende com todos, como eu aprendo. amém!...rs

Criado em: 28/4/2014 15:37
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
"aquazulis" escreveu:
Citando:
eu sempre leio o que escreves, e gosto de alguns poemas, mas outros têm aquele ar excruciante de um peido dado à pressa. exactamente como alguns dos meus poemas! mas é tudo uma questão de perspectiva, estás a ver? para outros, esses nossos peidos, podem ser rosas. queres contribuir para a qualidade do site?



como posso redarguir a alguém que escreve e qualifica o seu trabalho como a um comprativo de flatulência? ou o "peido, como preferirem..

como posso voltar às respostas a alguém que se diz meu admirador(afinal lê tudo o que eu escrevo, rs) e depois entra à sua contradição em montante da crítica sem qualquer indicação? afinal, sr aquazulis, que peida pelos dedos, é fácil dizer que é ruim.. difícil, ao senhor, deve ser explicar o porquê de ser ruim, huh?

vê?
vc perde a linha quando chutam-lhe os poucos bagos que lhe restaram.. só sabe latir: auauau!



tsc, tsc..




ps: use este tópico e nos diga uma crítica fundamentada de sua opinião(ainda que vazada) ou então cale-se e fique à latrina, sr de seus soltos-intestinos!!

Criado em: 3/5/2014 11:51
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome


Alexandre, vai reler o que eu escrevi. não sou teu fã, apenas disse que gostava de alguns poemas que escreves. quanto aos peidos, são rosas, mas de um perfume rasca!...rs

Criado em: 3/5/2014 15:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: sugestão para crítica aos textos/poemas
sem nome
pois é. sempre o mesmo tono com cara de carrasco desclassificando. tó tó tó

sete fronhas e um enxoval que a princesa deu ao rol tó tó tó eu cá sou bom, sou muito bom... para normal

alexander a grande... eheh

bem, eu escolho: alexander o

Criado em: 3/5/2014 15:18
Transferir o post para outras aplicações Transferir



« 1 2 3 (4) 5 6 7 ... 15 »




Links patrocinados