(1) 2 3 »


PODEMOS REGREDIR?
sem nome
Open in new window






















http://kafekultura.blogspot.com.br/20 ... istao-43-anos-depois.html






Lamentavelmente assim vão os tempos...

Descubra as diferenças...

43 anos depois...

Depois de 2 intervenções militares estrangeiras...

Como é possível regredir tanto?


























Criado em: 10/4/2013 21:36
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome







Em 27 de setembro de 1996, o Taliban, uma milícia fundamentalista islâmica tomou o poder no Afeganistão, e mergulhou o país em estado brutal de "apartheid" de gênero, no qual as mulheres e as meninas foram destituídas de todos os seus direitos humanos básicos.

"Se isto estivesse acontecendo a qualquer outra classe de povos ao redor do mundo, haveria um clamor tremendo. Nós devemos reivindicar que estes mesmos padrões sejam aplicados quando são mulheres e meninas que estão tratadas brutalmente. " Eleanor Smeal

Ficamos chocadas ao ler as barbaridades a que estão submetidas essas mulheres! E decidimos fazer esse site para que as mulheres brasileiras tomem conhecimento do que se passa com as nossas irmãs do Afeganistão e busquem, se possível uma forma de contribuir com a sua causa. A tradução dos textos aqui presentes é a nossa contribuição.







Eles me fizeram prisioneira em grilhões e correntes
Você sabe qual é minha culpa? você sabe qual é o meu pecado?
Esses selvagens ignorantes, que não podem ver a luz
Continuam a me bater e oprimir, para mostrar que podem fazer isso

Eles me fazem invisível, em mortalhas e não existente
Uma sombra, uma não-existência, silenciada e não vista
Sem direito à liberdade. confinada na minha prisão
Diga-me, como suportar minha raiva e furor?

Eles destruíram meu país e o venderam ao invasor
Eles massacraram meu povo, minhas irmãs e minha mãe
Eles mataram todos meus irmãos, sem um pensamento

O reinado que eles impuseram, ordena o ódio e a fúria
Chacina crianças e idosos, sem julgamento, defesa ou juri
Bane a arte e os artistas, pune os poetas e escritores
Vende drogas e rumores, nutre lutadores terroristas

Na indigência e miséria eu sigo nessa vida
Eu continuo tentando conter o conflito
Voce poderia me dar uma resposta? Sabe qual é a minha escolha?
Serei eu uma fonte do demônio? Você pode ouvir minha voz?

Essa é minha religião? É esse o caminha da cultura?
Eu merereço esse destino de ser entregue aos abutres?
A dor é tão intensa, devo acabar com minha vida?
Tomando um copo de veneno?
Apunhalando meu coração com uma faca?

Minha terrível culpa é baseade no meu gênero: MULHER

casamento forçado, prostituição. Dada ao estuprador.

Open in new window

Buscando um caminho para compensação, encontrando injustiça cruel
Pega no círculo vicioso, ganha a paz? e ganha a justiça?

Presa na teia do horror. Desespero, medo, aspereza
Perdida no munto do terror, a morte está perto e a escuridão
O mundo é acossado com a surdez, silêncio, frieza e inércia
Ninguém ouve meus lamentos, ninguëm divide meu tormento

Ouça o tufão rugir, esse é o meu gemido
Olhe a chuva do furacão, minhas lágrimas sem grades
A raiva do vulcão propaga meus gritos
A cólera do tornado, a visão dos meus sonhos

Ouça me, sinta minha dor, você precisa compartilhar meu sofrimento
Poderia ser você nas correntes, se não hoje, amanhã
Junte-se a mim na resistência, sem parada ou pausa
Nós podemos derrotar esse demônio, ser vencedoras da minha causa

Essas regras não podem me deter, eu vou desafiar e lutar
Para alcançar a alvorada da liberdade, eu busco a luz da justiça
Eu vou esmagar esses dominadores, eu vou queimar essa jaula
Eu vou derrubar esses muros, nesse maldito inferno!

50 Aniversário das Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas
Dedicado a todas as minhas irmãs afegãs e todas as mulheres que sofrem a mesma situação
10 de Dezembro de 1998

(Zieba Shorish-Shamley )




fonte:http://henrique-arteiro.blogspot.com.br/







Criado em: 11/4/2013 14:35
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome
Desde que tomou o Afeganistão, em 1997, o grupo islâmico Taliban tem imposto terríveis regras de restrição às mulheres - fechando escolas e hospitais , banindo as mulheres do mercado de trabalho e exigindo que se vistam com o "burqa", vestimenta que as cobre dos pés à cabeça, inclsuive o rosto. Chiqueba, uma mulher de 30 anos, que trabalhava em uma fábrica disse que logo que o Taliban assumiu o poder, foi espancada porquê não estava "adequadamente" vestida.

O fundamentalismo islâmico, em sua essência, olha para a mulher como um ser "sub-humano", feita apenas para os serviços escravos dentro de casa e a procriação. Esse ultrajante ponto de vista tornou-se, incrivelmente, uma politica oficial após a tomada do país pelo grupo ultra-fundamentalista Taliban.

Hoje, as mulheres são completamente privadas do direito à educação, ao trabalho, o direito de ir e vir, do direito à saúde, do direito ao recurso legal, do direito ao lazer, e do direito de ser humana.

As mulheres são vistas como despojos de guerra, seus corpos um outro campo de batalha. As atrocidades na Bosnia são pouco comparadas com as atrocidades no Afeganistão, mas, infelizmente, o mundo nem ouve nem se preocupa com o que está acontecendo nesse país.

O espancamento de mulheres por razões "disciplinares", pelo mínimo pretexto (por caçarem sapatos com cores vibrantes, por mostrarem calcanhares desnudos, por aumentarem as vozes ao falar, pelo seu riso alcançar os ouvidos de homens desconhecidos ou pelo ruído dos seus sapatos ao andar etc.) é uma rotina no Afeganistão do Taliban.

Através desses espancamentos públicos (os quais mais frequentemente que nunca resultam na morte ou incapacidade das vítimas) o Taliban tem coagido sua população civil impondo a submissão.








Algumas das muitas restrições impostas pelo Taliban às mulheres do Afeganistão

Essa lista vai mostrar uma pequena parte da terrível vida das mulheres e não será capaz de expor profundamente a humilhação, sofrimento e privações que sofrem. Taliban trata mulheres pior que animais. Eles declararam ilegal manter animais presos em gaiolas ou jaulas, enquanto mantém como prisioneiras nossas mulheres, entre as quatro paredes de suas casas. Exceto para produzir crianças, satisfazer as necessidades sexuais dos homens ou o fazer o trabalho enfadonho da casa, as mulheres não têm nenhuma importância aos seus olhos.

1. É absolutamente proibido às mulheres qualquer tipo de trabalho fora de casa, incluindo professoras, médicas, enfermeiras, engenheiras etc.

2. É proibido às mulheres andar nas ruas sem a companhia de um mahram (pai, irmão ou marido).

3. É proibido falar com vendedores homens.

4. É proibido ser tratada por mécicos homens.

5. É proibido o estudo em escolas, universidades ou qualquer outra instituição educacional.

6. É obrigado o uso do véu completo (Burqa) que cobre a mulher dos pés à cabeça.

7. É permitido chicotear, bater ou agredir verbalmente as mulheres que não estiverem usando as roupas adequadas (burqa) ou que estejam agindo em discordância com o que o Taliban quer, ou ainda que esteja sem seu "mahram".

8. É permitido chicotear mulheres em público se não estiverem com seus calcanhares cobertos.

9. É permitido jogar pedras públicamente em mulheres que tenham tido sexo fora do casamento (vários amantes foram apedrejados até a morte).

10. É proibido qualquer tipo de maquiagem ( muitas mulheres tiveram seus dedos cortados por pintar as unhas).

11. É proibido falar ou apertar as mãos de estranhos.

12. É proibido à mulher rir alto. (nenhum estranho pode sequer ouvir a voz da mulher)

13. É proibido usar saltos altos que possam produzir sons enquanto andam, já que é proibido a qualquer homem ouvir os passos de uma mulher.

14. A mulher não pode usar taxi sem a companhia de um "mahram".

15. É proibida a presença de mulheres em radios, televisão ou qualquer outro meio de comunicação.

16. É proibido às mulheres qualquer tipo de esporte ou mesmo entrar em clubes e locais esportivos.

17. É proibido às mulheres andar de bicileta ou motocicleta, mesmo com seus"mahrams".

18. é proibido o uso de roupas que sejam coloridas ou, em suas palavras "que tenham cores sexualmente atrativas")

19. É proibida a participação de mulheres em festividades.

20. As mulheres estão proibidas de lavar roupas nos rios ou locais públicos

21. Todos os lugares com a palavra "mulher" devem ser mudadas, por exemplo: "o jardim da mulher" deve passar a se chamar "jardim da primavera".

22. As mulheres são proibidas de papercer nas varandas de suas casas.

23. Todas as janelas devem ser pintadas de modo às mulheres não serem vistas dentro de casa por quem estiver fora.

24. Os alfaiates são proiidos de costurar roupas para mulheres

25. Mulheres são proibidas de usar os banheiros públicos (a maioria não tem banheiro em casa)

26. Ônibus públicos são divididos em dois tipos, para homens e mulheres. Os dois não podem viajar em um mesmo ônibus

27. É proibido o uso de calças compridas mesmo debaixo do véu.

28. Mulheres não podem se deixar fotografar ou filmar.

29. Fotos de mulheres não podem ser impressas em jornais, livros ou revistas ou penduradas em casas e lojas

30. O testemunho de uma mulher vale a metade que o testemunho masculino, a mulher não pode recorrer à corte diretamente - isso tem que ser feito por um membro masculino da sua família

31. É proibido às mulheres cantar.

30. É proibido a homens e mulheres ouvir música.

31. É completamente proibido assistir filmes, televisão, ou vídeo.




Criado em: 11/4/2013 14:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome
Amiga, acredito ser idealista demais para sequer, imaginar a queda da raça humana, que segundo meu ponto de vista, apesar das pedras no caminho, está em plena ascensão, rumo a uma vida mais luminosa.

Criado em: 12/4/2013 13:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome
Muito bom este tópico, cara Marlise!

Tens razão em trazer estas realidades que acontecem em outros países, muitos nem imaginam... Descreves a vida das mulheres no regime tribal. Isso (até ) nos faz perceber o quanto o homem se torna diferente em cada sociedade que vive. Pode-se até valorizar o nosso modelo democrático... o modelo tribal é (mais) terrível com as mulheres e minorias. Quando li o livro “ O Livreiro de Cabul”, fiquei tão impressionada que nem conseguia dormir ao imaginar o sofrimento das mulheres daqueles países (Afeganistão e Paquistão) em pleno século XXI. Uma regressão mesmo , nosso gênero sofreu aquilo tudo na idade antiga e média (ocidental) patrocinada pelo reforço religioso das épocas... mas , a sociedade ocidental (nossa) evoluiu.

Vou desviar-me um pouquinho...

Sabes, acredito que a espécie humana diante da socialização ( ideologias , religiões, etc) que se torna cruel. Infelizmente, só a vida em sociedade que faz do homem um sobrevivente. Como espécie (homo sapiens) é a melhor gerada aqui no planeta. As habilidades e capacidades deste ‘homo sapiens’ faz dele o senhor da Terra. Quando aprendeu a criar ferramentas para sobreviver ( suas mãos milagrosas e cérebro prodigioso) iniciou as técnicas, tecnologias e ciência. A Natureza é muito romantizada por alguns e a humanidade , demasiadamente demonizada por religiões e ideologias. Bem antes do homem evoluir, "no jurássico" , a Natureza era violenta e destruía seres na terra, na água e no ar. E, isso ela continua fazendo até hoje...


Este teu excelente tópico mostra o efeito da religião na humanidade (qq religião só tem a finalidade de controlar o ser humano) somado às ideologias que levam a uma regressão do ‘homo coletivo’. Isso sim diminui e regride o ‘homo particular’. Falar “num outro mundo, virtual “ e prometer prazeres ao lado de um terrível Deus que assola “este mundo, real” - exige sacrifícios ou condena toda humanidade - é um discurso ‘esperto’ para aqueles que têm espírito de rebanho e são conduzidos pela incapacidade de refletir por si mesmos (condicionados desde cedo, como as tribos afegãs).O transcendentalismo é só uma teoria, assim como já o era no tempo de Platão com seu mundo inteligível superando o mundo sensível. O homem é finito e não quer acabar, por isso cria todas as teorias que possam afirmar que ele vai continuar existindo - ‘no outro mundo’ , ‘no cosmo’ , ‘ no nirvana’, 'no paraíso’, ‘ no céu’, ‘nas estrelas’, etc. Esta necessidade de se perpetuar, este sonho de eternidade que fomenta as ideologias religiosas fazendo o homem regredir/ involuir, se desviar da sua trajetória evolutiva tornando-se cada vez melhor e vitorioso.

Acredito na superioridade da nossa espécie neste planeta. E a democracia é melhor sistema que o ‘tribal’, embora as religiões e as ideologias que a legitimam, também fomentem a crueldade... chegará um dia que o homem será justo consigo , seus semelhantes e seu mundo. Este dia acontecerá quando ele não tiver mais temores e quando entender que o melhor dos mundos é esse em que vive... mundo que deve ser cuidado e preservado como até hoje... as transformações fazem parte do processo evolutivo.


Penso , que se existe um Deus e outro mundo, é um deus bondoso e o outro mundo maravilhoso, como este que vivemos. Deus nunca criaria seres cruéis e mundo defeituoso... afinal, se o homem é tão imprestável, que é condenado assim que nasce, e o mundo um antro do pecado/maldade como as religiões falam... existimos por que? Isso só os deuses do Olimpo que tinham comportamento e desvios humanos podiam desejar, para brincarem com a humanidade. Esta, assim que pode, deu um fim neles... acabaram.


Acho que exagerei e extrapolei na minha opinião ( desviei do tema, desculpe) mas, é pq acredito no homem ... sei que irá se tornar cada vez melhor no caminho da evolução. Acredito nas ciências e nas tecnologias (carapaças/armaduras/epiderme do novo homem).

Quem gostaria de ainda estar vestindo peles e caçando/coletando alimentos?

Criado em: 12/4/2013 14:50
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome
Jocasta sua participação foi impecável;foi a complementação que faltava ao meu tema, agradeço-te muito .vou só dar uns retoques...




O Afeganistão livrou-se do jugo do Talibã, mas não conseguiu varrer o obscurantismo religioso que ele ajudou a disseminar. A interpretação radical e misógina dos princípios do Islã é a principal causa da tragédia das mulheres afegãs.RELIGIÃO?PURO SEXÍSMO .A SOBREPUJANCIA DE UM GÊNRO ,apenas uma barbárie em níveis inimáginaveis contra mulheres e crianças.



Uns vídeos para para apreciação ou revolta:


O curta-metragem FITNA do deputado holandês Geert Wilders que condena o Corão gerou várias críticas internacionais e anúncios de processos judiciais após sua exibição. Os principais países islâmicos, como Indonésia, Paquistão e Irã, pediram ao governo holandês que retire o filme de exibição e processe o deputado por "difamação e ofensa deliberada" aos sentimentos dos muçulmanos.


UM VÍDEO QUE QUASE NÃO CONSEGUI VER ATÉ O FINA.

http://www.youtube.com/watch?v=ZACwqib6QFg

ISLÃ ENSINA COMO BATER EM MULHER:








Criado em: 13/4/2013 16:21
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome


O curta-metragem FITNA do deputado holandês Geert Wilders que condena o Corão gerou várias críticas internacionais e anúncios de processos judiciais após sua exibição. Os principais países islâmicos, como Indonésia, Paquistão e Irã, pediram ao governo holandês que retire o filme de exibição e processe o deputado por "difamação e ofensa deliberada" aos sentimentos dos muçulmanos.
Depois da legenda "a Holanda no futuro?", o filme mostra homossexuais sendo executados, crianças com rostos ensagüentados, mulheres apedrejadas e mutilação genital



http://www.youtube.com/watch?v=ZACwqib6QFg

achei no youtube.colo o link pq o vídeo parece não aparecer.



mutilação genital.

Criado em: 13/4/2013 16:27
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR? (aff..)
sem nome
eu poderia.
poderia vir aqui e dar-lhes carga ao exercício referente ao que toma por base a palavra "religião" em si.
eu poderia dizer que esse tópico é tão mais inútil, quanto preconceituoso, ao daquele lá da coréia do norte sendo vista às portas de "Hades"..
eu poderia dizer ao subúrbio da intelectualidade fina, equivocada e parasita, que:

O TALIBAN NÃO É O ISLAMISMO.

eu poderia congregar a hipótese de distúrbio regional à uma dada qualidade desta religião.
eu poderia vir aqui e ditar-lhes adjetivos prós e contras a este modo de fé do povo muculmano.
eu poderia indicar bases de sustentação sólida à veracidade de suas deficiências e seus atributos.
eu poderia coibir, por meio da minha liberdade de expressão e visão, tanta comparação absurda a que submete-se à burrice, ditada.

mas,

seria inútil..(eu sei.)


pq,

a um degrau da conformidade de aparências impulsivas, diria até.. suicidas(à gerência falha de um certo grau de inteligência, claro.. ¬¬), o insulto..

..rotula-se.






se. o fato da minha particularidade opinativa, me qualifica agora, sob aos olhares dessa infestação neo-política(equivocada), qual a um mero perfil, ou.. até mesmo um "fake", então..


..eu prefiro, realmente, que uma maioria/minoria(q seja) BURRA!, permaneça assim:

como uma maioria/minoria burra.


pq eu, Alex/Azke:
abro mão de "auxiliá-los" em suas rãs-deficiências, "eheh"

Criado em: 18/4/2013 21:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
akze, o jenio inominável, sempre ao lado da verdade obscura. só pq todas as nações que implantaram o comunismo foram ditaduras sanguinárias não quer dizer que comunismo é coisa do capeta. só pq o corão diz que todo homem que morre pelo islã terá direito a um harém de 72 velhas virgens no paraíso não quer dizer que seja uma religião sexista e só pq o talibã é um representante mais fundamentalista não quer dizer que muçulmanos são mauvados

faz todo o sentido que só uma luz maior pode enxergar

Criado em: 19/4/2013 1:19
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: PODEMOS REGREDIR?
sem nome
não vou discutir esse(e qualquer outro) "assunto", com um fake.








¬¬

Criado em: 19/4/2013 1:33
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados