« 1 2 (3)


Re: Testando 1,2,3...
Membro de honra
Membro desde:
28/9/2011 23:22
De Olinda, Pernambuco
Mensagens: 898
de fato, o chico é o melhor exemplo disto. mais ainda na música "o meu amor", que relata não só o emocional feminino, mas o que ela sente quando tocada por seu homem:

...O meu amor tem um jeito manso que é só seu
Que me deixa maluca, quando me roça a nuca
E quase me machuca com a barba mal feita
E de pousar as coxas entre as minhas coxas
Quando ele se deita

O meu amor tem um jeito manso que é só seu
De me fazer rodeios, de me beijar os seios
Me beijar o ventre e me deixar em brasa
Desfruta do meu corpo como se o meu corpo
Fosse a sua casa...


mas chico é chico.

posso usar caetano, também, em "esse cara":

Ah! Que esse cara tem me consumido
A mim e a tudo que eu quis
Com seus olhinhos infantis
Como os olhos de um bandido
Ele está na minha vida porque quer
Eu estou pra o que der e vier
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada ele some
Ele é quem quer
Ele é o homem
Eu sou apenas uma mulher


que mostra o pensamento machista entranhado na própria mulher da música, mais ainda de maneira sutil, usando apenas artigos:

ele é o homem,
eu sou apenas uma mulher


eu mesmo, seguindo a vibração (e a admiração), já tentei fazer o mesmo diversas vezes. criei dois heterônimos femininos: a cecília, que morreu com dezessete anos, e a niké, viva, vinte e cinco anos.

um exemplo de poema da cecília é o "vejo flores:

as flores
queimam
meus
dedos
quando
você
me compra
com os
seus
espinhos


acho que é a única coisa que sobrou dela, não sei dizer bem.

a niké não demonstra lá tanta feminilidade, mas tem uma coisa ou outra na qual se pode notar o eu-feminino, como o "pequeno poema fogótico":

são belas facas, estas...
têm a cor dos seus olhos.
são seus olhos.
suas lâminas aparam
meus ares e arestas.
me corto...
mas suporto.
me esparramo,
caso você me ame.
te amo

e viro origami.


mas o desafio de escrever como homossexual é interessante. talvez eu tente fazer algo do gênero. é natural às mentes mais brutas a associação autores/obras, mas isto é um pormenor: a criação não deve ser interrompida por este receio. experimentar, na literatura, é o que mais importa. pelo menos, pra mim.

meus melhores exemplos que posso dar de eu-lírico (ficcional) na questão sentimental são as cartas que escrevi, sendo a mais recente esta:

paraíso - carta


dito isto tudo, me abstenho de criticar o poema do tópico por falta de estudos. analisá-lo-ia como o fotograma: não há o que criticar ou sugerir nele, seja em matéria de construção, seja em matéria de conteúdo. apenas sugeriria ao autor que abandonasse a maioria das explicações e deixasse o leitor imaginar.

Criado em: 23/4/2013 0:03
_________________
alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Testando 1,2,3...
Membro de honra
Membro desde:
4/2/2013 23:42
De Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
Pelo que vejo, o tópico já morreu. Não deu pra concluir muita coisa. Valeu pela discussão sobre o eu-lírico. Pelos exemplos, acho que a ideia defendida inicialmente pelo Fotograma está correta. Pelo Caetano nem tanto, pode ser que algum cara consumiu mesmo, mas o Chico está acima de qualquer suspeita. Penso até tentar escrever alguma coisa como mulher só para treinar, mas como o Caio disse: "Chico é Chico". Sei que minha mulher vai estar mais para um "Traveco", mas quem sabe engana alguém por ai. Algum Ronaldinho, por exemplo.
Desculpem a brincadeira.
Venho mesmo agradecer a presença de todos.
Abração.

Criado em: 27/4/2013 20:27
_________________
[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados