https://www.poetris.com/

O HOMEM COM A MÃO JUNTO AO PEITO
sem nome
A caminho do trabalho, iniciei a subida da passarela sobre a avenida de três pistas.Logo na primeira rampa, deparei-me com um estranho homem, parado rente à grade de proteção. Trazia uma mão apertada junto ao peito. A outra se movimentava, perdida, riscando palavras imaginárias no ar. Conforme ele murmurava e esbravejava, as palavras se tornavam mais amargas e caiam sobre o asfalto, pesadas, como a cortina de água que caiu sobre a avenida, na noite anterior.
Olhava-me, perscrutava-me o espanto, a compaixão. Gesticulou fortemente em minha direção e seguiu o seu caminho, contrário ao meu. Respirei longamente o alívio do breve encontro, do confronto dos nossos olhares, nosso espanto mútuo, nosso medo.
Já no ponto mais alto sobre a avenida movimentada, como sempre, não resisti a fazer uma foto. Hábito estranho, esse meu, de fotografar a febre matinal do trânsito. Debrucei-me sobre o gradil.
Senti-me triste. Aquele homem perturbado e aflito não me saía da cabeça. Tão fácil por fim em tudo... Continuei o meu trajeto.
Alguém me esbarrou apressado. Era ele. A agitação já havia tomado conta dos braços e dos olhos aflitos que me olham sem me enxergar.
Pensei quase alto: “Não me faça testemunhar isso.” Quando preciso, nunca sei como se começa uma oração, nenhum salmo perdido na minha memória. A minha boca se tomou de um amargo quase vermelho. O meu coração pulsou como uma andorinha agonizante. Queria ter asas para lhe oferecer.
De repente, abriu os dois braços. Olhou-me de novo e parecia mais atento. Soltou um grito exasperado, de pura impaciência, e num giro rápido se foi passarela abaixo. A mão apertada junto ao peito.

Sandra Fonseca

03/04/2014

Criado em: 3/4/2014 20:20
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: O HOMEM COM A MÃO JUNTO AO PEITO
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Fiquei um pouco perdido com a mensagem do encontro mas a prosa está muito bem construída. Parabéns!

Criado em: 3/4/2014 20:38

Blog do Incrível

Colaborador
Membro desde:
1/7/2009 0:22
Olá, Sandra!

A crônica é interessante. Sobre o final tenho as seguintes leituras:

1- O homem tentou impedir o suicido que julgou que tu parecias propensa a cometer ao te debruçares sobre o gradil, e, vendo que estava enganado seguiu caminho.

2- Ao ver o homem abrir os braços, tu julgaste que ele cometeria suicídio.Porém, ambos se assustaram com o mesmo pensamento e ele seguiu caminho.

Algo perdida.Mas, sempre prazeroso ler-te!
Bjs

Criado em: 3/4/2014 23:54

sem nome
Obrigada ao Trabis e à Betha pelas leituras. A mensagem sem resposta foi proposital à medida que a escrevia. Pensei, por que o aparente desesperado e iminente desistência da vida do homem, não poderia ser a minha própria? Por que ele seria um suicida em potencial, e eu não? Ou ainda, pode a dor de alguém nos contaminar a ponto de nos tornar aptos a fazer uma loucura e nos jogarmos de uma passarela? Somos uma multidão de anônimos, cada qual encerrado em seu desespero, e nos chocamos com os sentimentos que os outros nos provocam. E ainda me ocorreram tantas outras perguntas... Todas com respostas que eram só minhas. As pessoas tem me ligado, e escrito, querendo saber afinal, se o homem se jogou, se eu desejava me matar, o que de fato aconteceu.
Foi ótimo. Quero caminhar neste terreno movediço das questões que não se fecham, que não tem ponto final. O texto é de quem o lê. Conforme sua leitura de mundo, o lerá com o sentido que melhor lhe couber.
Interessa-me se consigo estabelecer um pacto de leitura razoável com o leitor, se ele crê no que escrevi, seja a história fictícia ou não.
Neste caso, acreditem, eu apenas me deparei com um homem com a mão no peito na passarela sobre uma avenida.

Bjs,

Sandra Fonseca.

Criado em: 4/4/2014 2:53

sem nome
Querida Sandra, adorei o texto !

Inteligente , psicológico-emocional, toca a alma.

Instigante, chega pulsante de significados que mexem com a mente e o coração do interessado leitor (eu).

Parabéns!

Bjs,

ALICE

Criado em: 4/4/2014 14:08

Links patrocinados