https://www.poetris.com/

Psiu Poético pra que? Pra que Poesia?
sem nome
Quando ouvi e vi o poeta Aroldo Pereira dizer aos alunos, à despeito da gritaria ensurdecedora que promoviam durante uma edição do Psiu Poético nas escolas, que os poetas estavam ali simplesmente porque os amavam, entendi a dimensão humana dessa poesia teimosa e guerreira. São quase trinta anos do que eu entendo como a mais amorosa pedagogia poética. Se não é o amor que move tudo isso, não há outra motivo que justifique essa maratona anual levando essa mensagem no bojo da poesia.
O poeta alemão Friedrich Holderlin deixou uma pergunta que não se esgota: para que poetas em tempo de penúria?
Não convém que se tente esgotar a questão com uma resposta barata. Geralmente, “a resposta é a desgraça da pergunta”. Mas não será a poesia o meio mais amoroso de convidar alguém a se tornar pensante, a se inquietar, a tomar assento (mesmo como pessoa e cidadão) no banquete democrático e amoroso que a poesia nos oferece? Perguntas a mais.
Depois eu vi o menino, no centro do pátio, agachado, quase numa posição fetal. Estava abraçado ao livro “Outro dia de folia” do poeta e homenageado, Eduardo Lacerda. Eu vi os meninos e meninas , vindos de Araça, fazendo performances nas praças, no mercado, Eles tinham poesia na boca e luz nos olhos como só têm os que fazem arte com sinceridade e alma.
No mercado central, no sábado, não havia som nem luz, nem espaço, mas o Psiu Poético aconteceu nas vozes emocionadas dos poetas presentes. Foi poesia a palo seco. Muito maior. E havia um cesto imenso de livros, como frutos poéticos. Porque “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”.
Porque a poesia serve, em tempos de penúria, (mesmo que eu arruíne a pergunta) , para não nos deixar esquecer da nossa condição humana. Que não somos coisa, nem pedra. Somos gente que serve para alguma coisa.
Vida longa ao Psiu Poético!

Sandra Fonseca

http://www.culturaalternativa.com.br/ ... dos-olhos-do-psiu-poetico

Criado em: 15/10/2015 18:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Re: Psiu Poético pra que? Pra que Poesia?
sem nome
Parabéns Sandra por teus trabalhos, tive o prazer de ver um deles, aqui no parque Municipal de BH. Paz e luz

Criado em: 19/10/2015 15:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir

Links patrocinados