Comentário a "Efeito Borboleta" - de MarySsantos

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1913
Este comentário também se encontra disponível na página da autora, na caixa de comentários do referido poema.
Na sua integra o mesmo virá, depois do comentário que podem ler...

Apraz-me muito fazer este comentário.

Acompanho a escrita da Maria há anos e ela é das autoras que tem a qualidade de ser também boa leitora. Poderemos verdadeiramente separar os dois?

Do que mais retenho dela é a capacidade de síntese e de fazer poemas de qualidade superior com muito poucas palavras.
Nos outros também se sai bem, mas lembro-me de um que chamou “somos lagos” poderosíssimo, por exemplo.

Este não foge muito a essa regra. As palavras não são muitas.
Estruturalmente este poema é composto por 7 dísticos. O equivalente a um soneto. 14 versos.
A métrica é curta, e nisso diferencia-se do soneto, que procuram mais os alexandrinos, ou pelo menos oito sílabas.
No máximo são 6. No 2º, 3º e 6º dístico.

Tenho tido muito gosto de ler e fazer poemas no formato de dístico, ultimamente.

Sobre o que é poesia:

O título é muito sugestivo.

Ele leva-me para a teoria do caos, que diz que o bater de asas duma borboleta aqui pode fazer uma guerra na Ucrânia. Causa e efeito. Tudo tem e tudo terá. Como a lei do karma (grosso modo) que diz que aquilo que se dá ao universo recebe-se a dobrar.

Mas leva-me também ao conceito belissimo da mudança, e viajo um pouco até Camões e os seus sonetos a Dinaméne, “...mudam-se os tempos\mudam-se as vontades...” ou a Ovídio e o seu épico “as metamorfoses”. Porque a Borboleta é um símbolo clássico de metamorfose.

De crisálida, ou lagarta, se o desejarmos, à alada criatura cheia de cores.
As mais resistentes vivem um verão. Ou seja 3 meses em vida duma é equivalente a quase 100 anos.

E são, por exemplo, obsessão de coleccionadores. Lepidopterologista, é o seu nome.

O animal em si, é um caçador carnívoro que se alimenta de outros insectos.

Mas...

Depois, na primeira estrofe fala-nos o sujeito poético da Tora (no pentateuco) e do primeiro homem (sim, em minúsculas).

Repartem-se as seguintes, por elementos que fazem antíteses entre si, durante os restantes dísticos.
Isto na estrofe 2,3,e 4.
Gostei da linguagem um pouco menos literária.
Começa no paraíso e acaba na favela. Interessante, o começo de Adão e o presente (ou o fim) de Adão.

Mas a surpresa maior, vem mais para o fim, cheia de graça e humor.
E resta-me aceitar, dizer que sim, que a maior (r)evolução do homem, é sem dúvida, a Mulher.

De salientar que o facto de ser em dísticos faz a separação espacial e isso, a meu ver, simula o voo da borboleta.


Muito obrigado pelo poema, e pela releitura.


Efeito Borboleta



mal sabia
Adão

que do paraíso
ao mundão

da metrópole
ao sertão

da estopa
ao cetim

da elite
à favela

causaria
tanta revolução

aquela frágil
costela

Criado em: 9/3/2022 9:43
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a Efeito Borboleta - de MarySsantos

Membro desde:
6/6/2012 14:51
De Macapá/Amapá - Brasil
Mensagens: 5734


O poema "Efeito Borboleta" foi escrito anos atras com a intenção de não apenas homenagear as mulheres, mas enaltecer a capacidade que possuem, independente da classe social, do habitat, de se reinventarem, construírem, reconstruírem-se e etc. Não querendo dizer que o outro gênero não possua tal capacidade, mas quando se olha para 'o princípio de tudo', segundo o livro bíblico, a mulher já surgiu frágil oriunda de uma costela e foi sendo vista assim: aquela que dependia do homem para tudo. E começou como a lagarta, aos rastros. Sempre penso na lagarta no casulo como uma preparação interior, um trabalho de fortalecimento íntimo, não para ficar bela, vistosa, colorida, mas para a coragem de criar asas e ter a capacidade de voar, não importa a distancia do voo, desde que seja para ser livre: asas para a liberdade. Há riscos nos voos, sim, há, no entanto, nos rastejos lentos e sôfregos há mais feridas e algumas são insanáveis. Dentro do casulo ocorre a revolução, entretanto, muitas ainda não tiveram a coragem do casulo, porque o casulo aperta e sufoca os hábitos.
Foi deste pensar que nasceu o poema e com relação à síntese, ao minimalismo, gosto de imaginar que muito pode ser lido, ou dito no interstício que existe entre duas palavras e deixar a imaginação do leitor visualizar.

Parabenizo ao poeta/escritor Rogério pela iniciativa, com a excelência da explanação, ou seja, da análise dos poemas em questão, onde, tenho certeza, muitos textos poemas desta casa Luso chegarão a ser expostos neste tópico. Este sítio poético/literário é uma oficina onde muito aprendo com todos que por aqui transitam.

Gratidão!


Criado em: 9/3/2022 20:39
_________________
Aquela mania de escrever qualquer coisa que escorrega do pensamento.

Open in new window
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a Efeito Borboleta - de MarySsantos

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1913
Eu percebi, efectivamente, que os dois últimos versos eram o mote.
Com inteligência esse poema ressurge no dia da mulher, o 8 de Março.
Ouvi dizer a uma senhora dum café que essa data existe num grito de revolta.
Foi nessa data há umas décadas atrás que um grupo de trabalhadoras fabris morreram num incêndio, algures na Rússia, da fábrica onde estariam a trabalhar.
Coincidentemente, essas mesmas trabalhadoras tinham estado envolvidas numa luta sindical pelos direitos das trabalhadoras, entre os quais a igualdade (salarial, entre outras).
A sua morte correu mundo e a comunidade internacional dedicou a data à mulher e aos seus direitos.
Eu gosto de mulheres.
A minha Mãe, a minha irmã e a minha filha são grandes mulheres.
A sociedade é machista e patriarcal há demasiado tempo.
Eu considero-me um feminista convicto.
As mulheres deveriam governar os países.
Seriam bem melhores que os homens, que nem sabem governar as próprias casas.
Somos todos feitos do mesmo barro.

Obrigado pelo feedback, que permitiu o meu...

Abraço irmã

Criado em: 11/3/2022 5:52
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados