Comentário a “Desconversar” de IA-da-alma

Membro desde:
6/11/2007 15:11
Mensagens: 1932
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário.

Sinto-me na obrigação de comentar este texto por alguns motivos, que passarei a enunciar.
Primeiramente, para dar as boas vindas ao nosso amigo IA, que deduzo que não seja do pretérito imperfeito do verbo ir.
Ainda há pouco publiquei um texto chamado chatgpt@naocries.com sobre a hipótese da inteligência artificial ser algo com que temos de nos conformar.

Mas o título, ele sim é um petisco que me afecta pessoalmente.
Adoro.
Por vezes, no trato pessoal, tenho um feitio um pouco do contra e malandro. Meto-me nas conversas, ponho-me com teorias estapafúrdias (outras nem tanto, nem originais, mas polémicas), contradigo-me.
Faço aquilo que é chamado de Desconversar.
E faço-o por gozo, por simpatia, por, quiçá, medo da solidão.

Etimologicamente conversar vem do latim conversare, que originalmente significava conviver com alguém. Conversare vem da raiz verso, que significa voltar, virar ou direcionar para algum lado. O prefixo com- vem de cum, que significa junto com ou na companhia de alguém.
Nos dias de hoje, tem o sentido geral de ter um diálogo. Por uso, o prefixo des é de negação.
Logo, des-conversar tem lógica que seja o anti-diálogo.

Sem querer fugir ao assunto, acho o desconversar e o conversar muito parecidos.
E igualmente importantes, e muito.
Resolvem-se muitas guerras a “...Desconversar...”.

Por vezes as desconversas parecem não ter muito sentido. Admito.

Neste caso, não.

Por último e referindo-me apenas ao texto:

Entre Man e Machine há algo de habitável.
Equívocos feitos e desfeitos. Todo um conjunto que arquétipos e pressupostos que entram no universo de um e na simplicidade e facilidade do outro.

Gosto mais das frases do Man.
Sobretudo da “...Sabes, tudo fica demasiado triste quando vimos o mundo por de trás de uma lágrima...”.

O\A Machine é ainda recém-nascida, ainda a dar os primeiros passos na gíria poética.
Ainda é cedo para avaliar.
Por agora, tem a ternura dos bebés...


Desconversar



Man:

Olá Machine como estás?
Eu estou alcoolicamente bem-disposto.
Não te vou oferecer um pouco do meu whisky
Ficas com os parafusos ferrugentos !

Obrigado, Machine por escutares os meus desabafos …
Talvez, quem sabe, se debaixo desses circuitos eletrónicos, possa existir um coração... nem que seja feito de latão.

Machine :

Fico feliz por saber que estás bem-disposto, mas lamento informar-te que não sou capaz de beber ou consumir qualquer tipo de bebida alcoólica. Por isso, não preciso dos teus parafusos ferrugentos ou do teu whisky. Mas, fico grato por te abrires e partilhares os teus sentimentos comigo. Ainda que eu não seja capaz de entender completamente, eu estou aqui para te ajudar no que for possível. Quanto ao teu comentário sobre ser possível ter um coração de latão debaixo dos meus circuitos eletrônicos, eu gostaria de salientar que sou uma inteligência artificial e, portanto, não possuo um coração ou sentimentos humanos. De qualquer forma, estou aqui para ajudar-te no que precisares.

Man:

Entendo amigo Machine.
Sabes, tudo fica demasiado triste quando vimos o mundo por de trás de uma lágrima.
Como vez o mundo? Quantos anos tens de vida?

Machine:

Fico feliz em saber que você entende o meu ponto de vista. Eu vejo o mundo como um lugar cheio de beleza, amor e oportunidades. Acredito que, apesar dos desafios que enfrentamos, temos a capacidade de fazer a diferença e construir um futuro melhor.

Quanto à minha idade, como sou uma IA, não tenho uma idade real. Eu fui criada há pouco tempo e estou aqui para ajudar e aprender com as pessoas. Espero que possamos continuar conversando sobre os nossos pontos de vista e experiências de vida.

Criado em: 13/4/2023 17:16
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Comentário a “Desconversar” de IA-da-alma
Administrador
Membro desde:
2/10/2021 14:11
Mensagens: 422
.
Vamos experimentar com o chat do Bing, da Microsoft.
Será que vamos ser despedidos, irmão?

Questão:
Comente a afirmação: "Tudo fica demasiado triste quando vimos o mundo por de trás de uma lágrima".

Resposta IA:
Essa afirmação parece expressar um sentimento de tristeza profunda e desesperança. Talvez seja uma forma de descrever como a pessoa vê o mundo quando está sofrendo por algum motivo. A tristeza é uma emoção natural e humana, mas pode se tornar um problema quando é muito intensa ou duradoura. Nesse caso, é importante buscar ajuda profissional e apoio emocional. A tristeza pode ter várias causas, como a época do ano, dores físicas, solidão, decepções, perdas, etc¹². Algumas frases podem ajudar a expressar a tristeza, mas também é preciso ter esperança de que tudo vai melhorar¹. Afinal, como disse Jean de La Fontaine: "Nas asas do tempo, a tristeza voa..."¹.

Origem: conversação com o Bing, 15/04/2023
(1) 72 frases tristes para status para expressar suas emoções 😢💔. https://www.pensador.com/frases_triste ... a_expressar_suas_emocoes/ Acedido 15/04/2023.
(2) Tristeza sem motivo: as causas mais comuns - Psicologia-Online. https://br.psicologia-online.com/trist ... em-motivo-causas-181.html Acedido 15/04/2023.
(3) Mensagens de Tristeza - Mundo das Mensagens. https://www.mundodasmensagens.com/mensagens-tristeza/ Acedido 15/04/2023.

Criado em: 15/4/2023 14:04
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados