Grupo: Amigos do lugar ao sul
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Um sugestão! Recebi este email e aderi! Convido-os a fazerem o mesmo!

"
Gosta de poesia?

Caro(a) Amigo(a),

Antes de mais, queira não me levar a mal esta forma familiar e informal de tratamento, pois não nos conhecemos. Mas permita-me que o(a) possa considerar meu(minha) amigo(a), no caso de ser uma pessoa que ama a poesia.

Se é realmente, um(a) amante de poesia – seja lida, recitada ou cantada – , só lhe peço dois minutos para ler as linhas que se seguem.

O poeta e dramaturgo Federico García Lorca dizia que "os poemas são feitos para serem recitados, porque num livro estão mortos". Na verdade, a voz humana tem o poder miraculoso de insuflar de vida as palavras inertes e mudas encerradas no interior dos livros. É pela recitação e pelo canto que a palavra poética se solta da prisão sepulcral da escrita e adquire a liberdade fecunda do Verbo. Convém lembrar que a poesia começou por ser uma arte da oralidade (na Antiguidade, a "Ilíada" e a "Odisseia" faziam parte da tradição oral). Não sei se sabia, mas na rádio pública portuguesa, mais concretamente na Antena 2, há um espaço dedicado à poesia recitada. Intitula-se "Os Sons Férteis" e é da responsabilidade de Paulo Rato que conjuntamente com a actriz Eugénia Bettencourt se encarrega da recitação dos poemas. É transmitido de segunda a sexta-feira, sempre às 11 horas da manhã. Efectivamente, trata-se de um trabalho de excelência que a nossa rádio nos proporciona, mas infelizmente pouco promovido e divulgado. Como sou um grande apreciador de poesia recitada (em grande parte, graças a Mário Viegas) achei por bem encetar uma campanha de divulgação desta admirável rubrica, um exemplo paradigmático do melhor serviço público de rádio. Neste momento, o(a) caro(a) amigo(a) estará decerto a interrogar-se quanto ao que motivará este meu voluntarismo. É muito simples: é que no Grupo de Amigos do LUGAR AO SUL a poesia merece uma atenção muito especial e, como tal, eu enquanto animador do grupo achei por bem passar a facultar aos seus membros os poemas que são ditos em "Os Sons Férteis". Em cada sexta-feira, procedo ao envio dos poemas escolhidos para a semana seguinte. E quem não puder ouvir a rubrica em directo, na Antena 2 – por via hertziana caso resida em Portugal continental, Açores ou Madeira, ou através da emissão online (mms://rdp.oninet.pt/antena2) para todo o mundo –, tem sempre a possibilidade de a ouvir acedendo ao arquivo de programas da RDP. Ler um poema e, ao mesmo tempo, ouvi-lo de viva voz pode constituir uma experiência muito enriquecedora. E depois, sempre nos acontece encontrar poemas que, por uma ou outra razão, nos tocam bem no fundo da alma e que gostaríamos de ter sido nós a escrevê-los. Poemas que nem suspeitaríamos que existissem e que por exprimirem tão bem os nossos sentimentos e pensamentos passamos a guardá-los como se fossem tesouros preciosos.

Para receber graciosamente na sua caixa de e-mail os poemas recitados por Paulo Rato e Eugénia Bettencourt, basta tornar-se assinante do Grupo de Amigos do LUGAR AO SUL, conforme especificado abaixo. Na nossa tertúlia, além dos ouvintes do programa de Rafael Correia, cabem todos quantos comungam de um vital e intenso amor à poesia em língua portuguesa (escrita originalmente em português ou vertida para a língua de Camões por tradutores credenciados).

Se entender por bem aceitar o meu convite, estou certo de que vai gostar da experiência, mas na eventualidade pouco provável disso não acontecer pode sempre abandonar o grupo, a qualquer momento, sem que lhe seja pedida qualquer satisfação.

Atenciosamente,

Álvaro José Ferreira

Animador do grupo Amigos do LUGAR AO SUL





Instruções para assinar o grupo Amigos do LUGAR AO SUL:



Clique em http://www.grupos.com.br/grupos/lugar-ao-sul. Aguarde um momento para ligação à página. Agora, no lado esquerdo, abaixo da fotografia, clique em [assine o grupo]. No campo que vai aparecer digite o seu endereço de e-mail por extenso e um apelido (facultativo). Clique em [assinar]. Agora será enviado um link para a sua caixa de e-mail.

Volte lá e clique nesse link para confirmação da sua assinatura.

E pronto!... A partir de agora, faz parte do grupo onde se cultiva a poesia em língua portuguesa (popular e erudita).



Se lhe surgir alguma dificuldade, ou se não se quiser dar a este trabalho, comunique-me que eu efectuarei a sua assinatura automaticamente, através do sistema.

ajferreira74@gmail.com
"


Criado em: 13/10/2006 19:23
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados