O poeta anónimo
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Para um futuro exercício de futuros concursos, porque não criar a semana do poeta anónimo.

Assim criava-se a possibilidade de durante uma semana todos os poemas enviados não tinham o nome do autor. Vamos dar a possibilidade de leitura indiferenciada, para fugir um pouco às amizades, naturalmente criadas. Um pouco como diz o Gaspar, o lugar aos outros. Quero ter o prazer de ler sem saber quem é quem e votar dessa maneira. Sei que basta o ser consciente e imparcial. Acredito na utopia somente enquanto não vira realidade.


É uma sugestão, simples. Que achas?

Criado em: 18/6/2007 15:11
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Membro de honra
Membro desde:
4/10/2006 13:50
De Amadora
Mensagens: 4098
JSL acho um bom desafio!
Gostei da ideia.

Criado em: 18/6/2007 16:40
_________________
Vera Sousa Silva

Estúdio Raposa

Palavras Soltas
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Membro de honra
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
Proporia então Semanas (ou dias) Temáticas(os) com anonimato e sem que cada um, antes de um prazo estipulado, visse aquilo que os outros tinham feito. Única coisa igual - o título do trabalho.

Criado em: 18/6/2007 17:08
_________________
A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Olá JSL.

Esta proposta (simples) já foi colocada várias vezes e nunca a pude ter em consideração por falta de conhecimentos técnicos para a pôr em prática.
Hoje sinto-me confiante e capaz de levar essa proposta para a frente.
Para além do anonimato também as pontuações permanecerão ocultas até que o concurso decorrente se finde (isto será válido para todos os concursos).
Vou tentar implementar esta novidade o mais brevemente possível, talvez ainda antes de terminar esta votação, quem sabe hoje.

Alemtagus, gostaria que me esclarecesse melhor pois não entendi, exemplifique por favor.

Criado em: 18/6/2007 18:13
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Grande Trabis. Valeu.
Não tenho mais nada a acrescentar. Vale a pena lembrar, pelo menos aguça o engenho. Vou acabar rápido a Rodinha26, para poder postar só o título (penso que vai ter título). Seja como for um passo destes é sempre um passo na Lua, ou não fosse ela a inspiração da humanidade poeta.

Criado em: 18/6/2007 23:18
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Membro de honra
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
Tornemos simples aquilo que, à parida, parece complicado.
Um dia, um tema ou uma semana, um tema.
Durante esse espaço de tempo convidar-se-iam os presentes escritores a colocar anonimamente um máximo de x trabalhos baseados num título/tema comum a todos.

Tais trabalhos só apareceriam a público no momento em que não se aceitassem mais, pelo que ninguém, supostamente, poderia analisar os referidos antes da sua publicação, poderiam apenas fazê-lo até à data estabelecida.

O facto de existir um título/tema igual para todos, teria a intenção de ler as diferentes perspectivas de uma só ideia, como cada um escreveria o Sol, a Lua, a mão, enfim, aqilo que fosse.

Erros ortográficos e gramaticais também seriam motivo de avaliação, mas por parte de júri formado por elementos da administração, que têm por obrigação de ser mais idóneos pois conhecerão a identidade dos participantes. sendo que estes, ao comentar, terão de ter cuidado para não revelar identidades.

Para além da exigência do anonimato, exigir-se-ia que cada vez que houvesse uma pontuação para avaliação do trabalho, esta fosse justificada, ou seja, houvesse crítica que justificasse o sentido de voto. Torna-se muito mais fácil criticar o anonimato.
Convém talvez referir que, mesmo existindo anonimato, por vezes não é difícil distinguir quem é quem na escrita, mas isso é um risco.

Esclarecido, Trabis?

Criado em: 19/6/2007 9:56
_________________
A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: O poeta anónimo
Colaborador
Membro desde:
23/7/2006 14:19
De Barueri - SP
Mensagens: 3514
Coloquei essa opinião minha à outro tópico.
Realmente em Concurso o melhor seria o Anonimato. E a revelação dos poetas somente ao final do concurso, quando se tiver um Veredicto.

Seria bem melhor o método de avaliação.
E também , não permitir comentários.

Beijinhos

Stella

Criado em: 19/6/2007 13:10
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados