Poemas : 

conversa com Cristo

 


não tirem o vento às gaivotas - sampaio rego sou eu


trouxe Cristo para o centro do meu quarto. tirei-lhe a cruz e carreguei-o com as minhas dores. segredei-lhe as desilusões e lavei-lhe os pés com as noites que passei sem dormir – jurou-me amizade para sempre. disse-lhe que não valia a pena preocupar-se comigo. bastava conversar um pouco. fazer-me um pouco de companhia. afinal. em tempos fomos amigos – com o passar dos anos deixou de aparecer. só o via em livros e em igrejas que nunca deixam falar alto. dizem que perturba o silêncio – falámos. acabámos por perder a noção do tempo. culpa dos relógios. o meu está parado há muito tempo. acabou por falhar a missa matinal das seis – não sei o que vai acontecer. aquelas beatas não costumam perdoar. e mesmo sabendo que a falha é divina acabarão a cortar na casaca – espero que não saibam que está em minha casa. já rasgaram há muito tempo o meu casacão. um de pele. que me cobre a carne mutilada – acabamos a tomar o pequeno-almoço juntos. ajudou-me a arrumar a cruz para um canto atrás da porta do quarto de arrumos. onde meto todos os desesperos que não consigo assimilar – coisas que doem apenas porque doem. assim como o amor que arde sem se ver. merdas complicadas que prefiro guardar num quarto sem janelas – falámos de tudo um pouco. ele falou do meu mundo. eu falei do dele – perguntei-lhe se um dia me podia dar o céu aqui na terra. não me respondeu – perguntei-lhe se todos os que não gostam de mim um dia viriam a gostar. pediu-me mais uma chávena de café – perguntei-lhe se um dia serei capaz de explicar aos meus sonhos o motivo porque nunca os farei reais. pediu-me um pouco mais de açúcar. percebi que a conversa estava azeda – mesmo assim. perguntei-lhe se me poderia arranjar um lugar numa cabeceira da mesa dos meus antepassados. respondeu-me que estava a fazer-se tarde. tinha medo de não chegar a tempo para um milagre que tinha sido encomendado por um gajo que ajuda à missa no bairro novo do Senhor dos Aflitos – meti a mão ao bolso e tirei trinta moedas. dei-lhas – tinha-as no bolso desde o dia em que judas foi crucificado à direita do pai. pediu-me para as entregar caso um dia eu me encontrasse com Cristo – assim fiz. entreguei-lhas em mão. tocámo-nos. apertámo-nos. por fim. olhou-me . calmamente meteu-as no bolso e saiu em direcção à porta. disse-me que tinha ouvido no rádio que se aproximava um dia de chuva. olhei para o fundo da minha chávena. restava ainda uma pergunta – olhei-o nos olhos. e questionei-o porque me chamava de filho se nunca me tinha dado um abraço – olhou para mim. respondeu que talvez fosse melhor sair pela porta de trás. não queria que ninguém o visse por ali – preparei-lhe uma merenda. e aconselhei-o a ter cuidado com os carros. andam por aí uns malucos que não respeitam coisa nenhuma. perderam a fé na vida.
 
Autor
sampaiorego
 
Texto
Data
Leituras
1147
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 16/06/2010 18:42  Atualizado: 16/06/2010 18:42
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: conversa com Cristo para sampaiorego
a vida...é tramada.mais uma razão para acreditarmos que ela existe.é que ela faz-se sentir,de uma forma ou de outra.quantos aos nossos olhos... vêem o que querem,o que não querem,o que podem, às vezes o que lhes convém apenas,outras o que não convém mesmo nada.muita coisa, quase nada.uma questão de fé?...mmm...às vezes é.quase sempre é.pricipalmente da parte de quem diz em nada acreditar .mas não falo da pessoa jesus ,claro."apenas" de idéias ,construções e visões.


beijo e parabéns pelo diálogo.foi interessante.o que constituiu para mim quase um pequeno oásis no deserto luso...ainda mais refrescante,pois,visto assim.

beijo


Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 16/06/2010 18:43  Atualizado: 16/06/2010 18:43
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 conversa com Cristo ao sampaio
lembro-me de uma vez dizer a um amigo meu, numa altura em que a vida me corria menos bem: ouve lá, se hoje cristo me aparecesse à frente fodia-o. pois desatamo-nos a rir os dois. acabamos a noite num recital de poesia na sé do porto. coisas. a verdade é que a porta de trás é uma boca escapadela. eh eh .

gosto sempre do que escreves. provavelmente hoje também escrevo. não sei.

um beijo,
mar.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/06/2010 23:10  Atualizado: 16/06/2010 23:10
 Re: conversa com Cristo
pá, na idade da inocência até que lhe era fiel, apesar de nunca me ter falado, sequer dado uma bomboca, eh pá, como eu adorava aquela treta, agora já não fazem bombocas como dantes, é como a fé que depositam nele: camuflada. como as respostas às perguntas que fazemos. só retórica. será que ele existe mesmo. se ao menos nos desse esse abraço. bem que precisamos.

abraço