Poemas : 

chamava-se falhada

 


não tirem o vento às gaivotas - sampaio rego sou eu


hoje morreu uma gaivota malhada. suicidou-se do mar e do vento que trazia dentro de si – chamava-se falhada. tinha nascido com uma falha na ambição. queria voar para lá do mundo que imaginava – todos os dias. ao fim da tarde. olhava o horizonte da sua falésia que um dia tinha sido do seu pai e atirava-se ao vento – com o bico cerrado. teimava em subir até onde nunca outra ave tinha voado. e a favor do vento gritava por si – sabia que apenas o que havia dentro do seu peito. era capaz de a fazer subir mais alto – sonhava. subia. subia. subia e sonhava. não se lembrava nunca de ter voado sem sonhar. subia sempre a gritar. como se tentasse despertar um parte de si que ainda não tinha acordado – acreditava que um dia éolo. deus do vento. comandante de todas as brisas boas e más. iria escutá-la. acreditava que nesse dia. finalmente. o seu deus compreenderia a razão dos seus voos sonhadores – iria poder explicar o porquê dos sonhos não poderem nunca ser abandonados a um qualquer vento norte – finalmente. poderia fazer um desenho no céu capaz de ser entendido pelo tempo que o espiava – não compreendia porque tinha de carregar estradas que afinal no meio do vento não existem. tantas vezes pediu para ser um homem. um homem com um caminho simples. podia ser até feito de terra batida. podia ter cruzes e pedaços de carvão em chama. estava cansada. não compreendia o porquê das noites serem sempre tão frias e enormes. não entendia o porquê. da lua. sua única amiga. estar sempre a mudar de forma e lugar – talvez fosse a forma de recomeçar uma nova vida. sem ninguém saber que afinal era a mesma lua de sempre – será que também ela queria voar e não conseguia? mas uma gaivota é uma gaivota. e esta. sabia que tinha nascido com o infinito nos olhos. sabia que é nos dias em que os pescadores se recolhem em terra. que ela era ainda mais livre no seu mundo – nesses dias. quando o céu escurece e o vento ganha voz. faz de todas as folhas caídas pássaros vagabundos. sopra a brisa das brisas – aquela que é capaz de pegar em todos os seus sonhos. e os transformar em pedaços de vida com carne. sangue e dor – sabia que era o seu fim. sem sonhos tinha que partir – cravaria as memórias nos olhos. cortaria as asas. arrancaria todas as penas que lhe tapavam as cicatrizes dos sonhos. e aí. mergulharia no oceano – será então apenas um ponto na imensidão. um barco à vela. navegando à vista para todos aqueles que acreditam em sonhos. hoje suicidou-se com o sonho que amava. amanhã voltará a voar. com outro sonho.
 
Autor
sampaiorego
 
Texto
Data
Leituras
1021
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
OlemaCorreia
Publicado: 20/06/2010 23:39  Atualizado: 20/06/2010 23:39
Da casa!
Usuário desde: 14/03/2009
Localidade:
Mensagens: 277
 Re: chamava-se falhada
Diz o poeta que o sonho comanda a vida. Tanto quanto entendi neste belo poema, o sonho apesar de todos os contratempos, sempre subsistiu. No dia seguinte aí está ele a dar esperança à triste gaivota.
Gostei muito desta leitura.

Abraço
olema


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 21/06/2010 00:09  Atualizado: 21/06/2010 00:09
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: chamava-se falhada para sampaiorego
acho que conheço esta gaivota de algum lado.é a que voa mais alto,com dores e cicatrizes,mas sem medo capaz de a paralisar.pensei que se chamasse fénix,mas afinal chamam-lhe falhada.

beijo,sampaio.lindo de morrer o teu texto.

alex


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 21/06/2010 08:54  Atualizado: 21/06/2010 08:54
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: chamava-se falhada
Nada mau para um "estrangulador da palavra"... rss

A metáfora da dor humana que sempre nos atinge, de uma forma ou de outra, entre os sonhos que tombam e os que vão sobrevivendo.

Um abraçooo!
Abilio**