https://www.poetris.com/
 
Poemas : 

Criticar? Por quê?

 
Tags:  critica    ego    pena...  
 
As vezes pergunto-me:
"O que faz as pessoas perderem tempo escrevendo o que é ou não boa ou má escrita?"
Creio que a presunção ou talvez a falta de tema. Creio que preocupar-se com a boa ou ruim escrita, deitar letras e letras, tempo, precioso tempo para definir o que é uma boa escrita e criticar algo ruim parece-me uma grande perda de tempo, pois afinal temos já o grande julgador dos escribas incautos: O tempo. Este sim irá julgar, com a grande borracha dos anos o que é bom ou ruim.
Crer-se mais poderoso que o tempo e a sociedade. Gritar textos execrando e moldando o que é bom ou ruim, parece-me algo tipo um grito desesperado do ego: "Olhem para mim!". Aí lemos as palavras. Confusas, agressivas, pretenciosas e obtusas. Penso: "Pobre alma, melhor seria buscar dentro de si o amor e deixar os outros escreverem como queiram, o crivo da vida se encarrega de separar o joio do trigo. Falta-lhe amor, sobra-lhe dor e seu verbo embebe-se de rancor..."

Não sei se existe bom ou mau escritor, existe os que não respeitam a língua portuguesa, as vezes por não conhece-la (isso é imperdoável) e os que simplesmente sentem-se geniais ao ponto de inovarem. A estes o futuro atestará ou não sua genialidade, quanto aos outros tem dois caminhos: Conhecer a língua ou morrer à mingua. Mas mesmo assim o direito de escrever lhes é inalienável.
A mim há os que gosto de ler e os que não gosto de e ler.
Se o resto do mundo está de acordo?
Não sei... Não são eles que compram meus livros nem que gastam meus olhos brincando de dar as mãos as letras ao ver uma paisagem bonita ou uma frase que faz pensar.

Portanto não mais perco meu tempo, lendo azias ou coisas vazias, apenas concentro-me em mais uma forma diferente de ver, sentir, pensar... Quiçá amar...



Ana Lyra

 
Autor
anakosby
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2163
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
81 pontos
57
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/08/2010 14:01  Atualizado: 21/08/2010 14:01
 Re: Criticar? Porque?
Li o teu texto com a maior das atenções. Estou de acordo com todo o texto sem acrescentar uma vírgula sequer! Quem somos nós para criticar a escrita seja de quem for?

Assino por baixo


Beijo azul



Enviado por Tópico
varenka
Publicado: 21/08/2010 14:14  Atualizado: 21/08/2010 14:14
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2009
Localidade:
Mensagens: 4211
 Re: Criticar? Porque?
Teu texto está escrito com palavras sinceras,palavras inusitadas.Concordo com teu texto
por ser grande e verdadeiro.
Parabéns!!

Beijo

Varenka


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 21/08/2010 14:29  Atualizado: 21/08/2010 14:49
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7254
 Re: Criticar? Porque? para ana lyra e quem mais quiser ler
quando se diz do que é "bom ou mau" seja lá do que se estiver a falar,neste caso de textos,emite-se uma opinião.nunca uma opinião tem valor absoluto,concerteza.mas o exercício de o fazer é perfeitamente legítimo e não vai acabar nunca ,por muito incómodo que possa parecer a quem escreve,a não ser que um regime ditatorial e de censura seja estabelecido,o que me parece inadmíssivel.quando à própria qualidade da crítica,ou do modo como se expressam opiniões,ela mesma é criticável e sujeita a opiniões e apreciações de valor por parte de quem as lê.isto é :é legítimo também criticar ou dar opiniões sobre as críticas ,argumentar,contrapôr opiniões diversas,valorizá-las ou desvalorizá-las.a qualidade da crítica é ela mesma sujeita a diversas avaliações por parte de quem a lê.
os termos em que se faz a crítica ou se emite uma opinião deveriam,no entanto, seguir certas regras básicas do civismo e da educação,como qualquer acto que se leve a cabo.é lamentável que, por exemplo ,ao criticar-se um texto se faça referência à esfera da vida privada do seu autor, desviando os argumentos para campos que nada têm a ver com o que seria suposto estar em discussão.se isto fôr feito,das duas uma:ou o leitor da crítica lamenta profundamente o que está a ler e o autor da crítica é automaticamente desvalorizado nos seus argumentos,funcionando assim o ataque como um tiro no pé,ou o visado riposta (reagindo emocionalmente) no mesmo sentido e inicia uma discussão em que se perde a estribeira da decência e da inteligência e quem lê passa a assistir a algo pouco mais do que degradante,ainda que às vezes possa até ser cómico,sem dúvida.

A ana lyra diz que é “o tempo e a sociedade” quem decide de quem é um bom ou mau autor.mas o que é a sociedade senão o conjunto de opiniões e valorizações/desvalorizações tecidas por um número de pessoas?aliás ,a nossa actual ,por exemplo, é uma onde é profundamente desvalorizada a poesia ,que com dificuldade se vende nas livrarias.isto não faz com que a poesia não seja importante ela mesma,porque é ainda assim importante para alguns,mas é algo desvalorizada pela sociedade no seu conjunto .no entanto,quem a valoriza,continua a escrevê-la ,a lê-la,a comprá-la e a dar opiniões sobre ela.e assim deve ser.quanto ao tempo,é apenas um juíz com uma perspectiva mais distante e global,mais clara em certos pontos de comparação;mas ainda assim sujeito a à mentalidade e valorização de certas características em detrimento de outras,pois não há tempo alheado do seu contexto, dos seus valores,e dos seus gostos .o que vai subsistindo ao tempo são traços de uma certa universalidade,que tem vindo a acompanhar o que para o ser humano sempre foi e continuará a ser importante/valorizado . e o que fica na história da literatura ou é isto ou são os marcos de inovação que abriram portas para novos patamares mentais/culturais/artísticos.esses são os que na altura não são normalmente reconhecidos,pela novidade que apresentam,mas mais tarde compreedidos/valorizados.

Resumindo,ana.escrevo e sujeito-me a opiniões /valorizações/desvalorizações daquilo que escrevo.não é por isso que deixarei de escrever,nem para agradar a este ou aquele que o faço. mas também não é por isso que deixarei de ler e dar a minha opinião sobre o que leio.valha ela o que valer. e tentarei fazê-lo sempre com honestidade,de acordo com meu quadro de valores e gosto estético (o qual aliás não é rígido,mas sim mutável e aberto).e sobretudo usando da linguagem e dos argumentos que ache adequados,no exercício da minha liberdade,da minha vontade e da minha própria consciência ética.



Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/08/2010 14:33  Atualizado: 21/08/2010 14:33
 Re: Criticar? Porque? - -à Ana Lyra.
acho que nós, que expomos o que sentimos em palavras, devemos nos indignar sempre.
mudança de conceitos, pra mim, é evolução.
somos mutantes e vamos construindo nossa própria maneira de pensar e ver o mundo, as coisas.

o que noto no texto é que depois da tempestade
veio a bonanza numa análise mais fria e pensada,
a de aceitar tudo do jeito que é... é por aí, nessa linha, ok.


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 21/08/2010 14:46  Atualizado: 21/08/2010 14:49
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 9702
 Re: Criticar? Porque?
Tendo o privilégio de te conhecer pessoalmente Ana,
sei da tua personalidade forte e do quanto és implacável para esse tipo de pessoas que se acham
com competência para decretar o que está bem ou mal escrito.
Há um facto que pode sugerir que opinemos. o apreciar-se (ou não...) determinada forma de se expressar. Quando leio um determinado autor e ele/a não faz o meu género, pura e simplesmente deixo de o ler. Mas nem por isso me acho com o direito de o achar mal ou bom, porque isso será sempre um pressuposto narcisista, de que me estou a valorizar em relação à referida pessoa.
Ou não será?
O que para alguns poderá ser magnifico, para outros será uma porcaria, mas não cabe a (escribas amadores) como somos todos dizê-lo como se fôssemos críticos de literatura ou até mesmo superiores.
Assino por baixo tudo o que dizes. E mais... favorito, porque considero que tudo o que dizes demonstra uma razoabilidade comum a quem sabe que todos (mas todos...) andamos aqui porque gostamos de escrever e, para aprender.
Beijo, miúda rabugenta (rs)
Vóny Ferreira














Enviado por Tópico
Dakini
Publicado: 21/08/2010 14:55  Atualizado: 21/08/2010 14:56
Da casa!
Usuário desde: 24/03/2010
Localidade: Espaço reduzido
Mensagens: 338
 Re: Criticar? Porque?
Ana,
Perante o que escreveste, só me apraz dizer-te que as tuas palavras estarão sempre actuais num site como este; pelas suas características, e pelas movimentações e rumos que as palavras tomam. Chega a ser desconcertante, para aqueles que estão aqui de peito aberto, para partilhar e aprender com aqueles que já deram mais um passo, na arte da escrita.

Obrigada pelo que me deste a ler

Bjs


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 21/08/2010 15:10  Atualizado: 21/08/2010 15:10
Colaborador
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8223
 Re: Criticar? Porque?
porque razão se lê e se pode considerar um bom ou mau escrito?
teremos com base de análise a forma e o conteúdo; claro que quanto à forma, é muito discutível por depender do gosto; há que respeitar a escolha do autor quando se critica. dentro do conteúdo do texto há que ter em conta a correcção do raciocínio, os valores morais e éticos, ou apenas o conceito de beleza que tente passar agregado à mensagem.
quanto à correcção do raciocínio se alguém discordar dele porque não criticar e contrapôr? não é da discussão que nasce a luz, como se costuma dizer? quem o fizer no fundo não está apenas a dizer que o mesmo é mau, fraco, ou apenas duvidoso, mas a ajudar a construir o pensamento. é uma forma de motivar o raciocínio de quem lê e muitas vezes questionar os seus próprios valores e quiça mudar inclusivé para melhor. quanto aos discursos cuja mensagem é apenas para mostrar coisas belas aí também é uma questão de gosto cuja crítica é inócua, inútil sob vários pontos de vista.
no fundo a escrita pode ser boa ou má e dizê-lo dentro de certos parâmetros considero que é benéfico para o homem, pois é para isso que serve a escrita, para fazer o homem pensar e interagir.
no mais concordo com a Alexis, e discordo com o discurso, do não gostar, não comentar.
beijo ana, e parabéns na mesma pelo texto.





Enviado por Tópico
Conceição Bernardino
Publicado: 21/08/2010 16:13  Atualizado: 21/08/2010 16:13
Colaborador
Usuário desde: 22/08/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 3332
 Re: Criticar? Porque?
Olá AnaLyra,

Concordo na integra com o texto que expuseste, até porque, socialmente falando,
o que é bom para uns pode ser mau para outros e vice-versa…e depois existe o factor, moeda de troca, que daria outro tema em discussão.

Beijo


Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 21/08/2010 17:49  Atualizado: 21/08/2010 19:45
Colaborador
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3535
 Re: Criticar? Porque?
A escrita criativa aprende-se e uns estarão numa fase inicial, outros num patamar mais à frente, mas todos têm o direito de evoluir, se o deixarem e não o derrubarem com as criticas que proliferam por aqui. Além de que ninguém neste site tem competência literária para dizer que um texto é bom ou mau. Todos têm a sua opinião, mas vale o que vale=nada. Assim, no meu entender, essas opiniões negativas devem ficar em cada um, pois não acrescentam nada nem melhoram a escrita do visado, antes pelo contrário, no futuro, poderão fazer com que nunca mais escreva.
Ou será que o objectivo será esse, fazer desaparecer a maioria dos utilizadores do site? Se for esse o objectivo, estão no bom caminho, ficarão a ler-se a si próprios e aí não sei que graça tem, mais vale guardarem os seus escritos, tão bem escritos, diga-se de passagem, ou pagarem a uma editora e depois venderem ou oferecerem aos amigos, a sua obra.
Por isso, concordo contigo e sei que alguns se consideram "ases" da escrita e são uns "bota abaixo" da escrita dos outros.

beijo Ana








Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 21/08/2010 18:11  Atualizado: 21/08/2010 18:11
Colaborador
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7113
 Re: Criticar? Porque?
Excelente texto Ana Lyra,

Excelente comentário, Carolina
Bjs às duas e tenham um excelemte fim de semana

A. da fonseca


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/08/2010 18:36  Atualizado: 21/08/2010 18:36
 Re: Criticar? Porque?
Concordo com seu texto.
Tenho uma visão parelha a sua.

Liberdade de ler, comentar ou não, cada qual com sua razão.
Escrever bem ou não.
Quem julga?.. deixa julgar..

Alguns se incomodam , eu não.


Bjs Analyra...





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/08/2010 19:36  Atualizado: 21/08/2010 19:36
 Re: Criticar? Por quê?
Ana, este texto texto é interssante

Eu acho que existe o bom e o mau independentemente dos estilos das áreas ou dos temas
O bom e o mau não estão subjacentes ao gosto porque até no gosto existe o bom e o mau, o bom gosto cultiva-se e o mau também mesmo que inconscientemente. Dito isto pensamos então e como é que eu sei da qualidade de um texto? Existem alguns conceitos padrão; originalidade, profundidade, expressividade, filosofia, estes deveriam ser determinantes na qualificação de textos, digo eu



beijo

alberto


Enviado por Tópico
GeMuniz
Publicado: 21/08/2010 20:59  Atualizado: 21/08/2010 21:05
Colaborador
Usuário desde: 11/08/2010
Localidade: Brasil
Mensagens: 7283
 Re: Criticar? Por quê?
Escrita é harmonia entre autor e leitor. A boa escrita é aquela que é bem entendida. A boa escrita do intelectual é má escrita para o menos culto que não tem o devido alcance para a compreensão dela e vice-versa. Haverá o menos refinado de passar a vida toda sem poder ter acesso a um texto que lhe diga algo pertinente por intromissão dos críticos? Na vida real isso jamais acontece e é irrelevante porque a necessidade de expressar-se é maior do que todas as outras e, arrisco dizer, maior do que a fome. Quem determina a qualidade e o interesse da escrita é o leitor, respeitado o seu nível e a sua necessidade. Deveriam os que querem criticar perguntarem-se primeiro quem escreveu e para quem foi escrito tal e qual texto... Não existe texto ruim, assim como não existe poesia que não seja de amor...

Abç


Enviado por Tópico
HelenDeRose
Publicado: 21/08/2010 22:39  Atualizado: 22/08/2010 16:57
Usuário desde: 06/08/2009
Localidade: Sorocaba - SP - Brasil
Mensagens: 2092
 Re: Criticar? Por quê?
Bom, vou dar minha opinião, porque gostei do tema que você publicou aqui, Ana. Como autora, eu aprendo bastante com as críticas construtivas. Aquelas críticas que tem uma certa maldade ou um objetivo destrutivo não as considero. Quando publicamos algo, ele não nos pertence mais. Mas, muitas vezes, confundem o teor do texto com o autor e isto pode causar coisas imprevisíveis. Na posição de leitora, sempre busco por autores que me identifico, isto inclui autores famosos ou não. Acredito que cada um sabe do que gosta e porque gosta. Isto é muito particular, individual. No Luso Poemas existe uma participação efetiva de todos muito dinâmica, em função das próprias ferramentas que o Trabis nos oferece. Vemos o tempo inteiro quem comentou e quem está sendo comentado. Quantas vezes não olhamos os comentários dos outros, depois de ter lido os textos? Por causa desta dinâmica e outras razões de cada um, temos facilidade de ter uma ampla visão do que está acontecendo no site e, de uma hora para outra, textos críticos começam a aparecer na página inicial. Não é um site de relacionamento literário? Pois então, estamos todos aqui colocando textos o tempo inteiro para serem comentados, recebendo elogios ou críticas positivas ou negativas. Se, eu não quisesse receber comentários, não entraria no site. Mas, e as regras de utilização do site, sobre insultos, falta de ética e educação? Pra se fazer uma crítica tem que haver pelo menos educação e estar ciente das regras deste site, porque ao entrar todos nós aceitamos seguí-las. Ora, quem não segue as regras do site precisa ser alertado sobre isto. Em todas as profissões seguimos éticas em relação aos nossos colegas, por que isto não pode ser vivenciado aqui?

Agradeço por compartilhar.

Bastante sorte e sucesso sempre.

Helen De Rose.

Enviado por Tópico
Nitoviana
Publicado: 22/08/2010 13:54  Atualizado: 22/08/2010 13:54
Colaborador
Usuário desde: 10/04/2009
Localidade:
Mensagens: 648
 Re: Criticar? Por quê?
O sentimento de se gostar ou não de um determinado escrito, tem duas componentes, quer quanto à forma, quer quanto ao conteúdo. Como leitor das mais diversas escritas, tenho um olhar crítico, e ser crítico não é depreciar, antes pelo contrário, é tecer uma apreciação minimamente fundamentada, Como tenho esta prática que já é automática leva-me a que depois sabendo quem o autor é, a procurar mais vezes lê-lo ou não. Naturalmente que os meus critérios enfermam de falta de conhecimentos para que a minha apreciação quanta à forma seja o mais correcta possível, mas lá me vou desenrascando, quanto ao conteúdo aí já sou mais soberano!
Isto tudo para dizer que este é um site de escrita, e que não há um único elemento dos que escrevem, que não goste de ver a sua escrita comentada. Porque o quer? Quer porque quer ser avaliado da qualidade da sua escrita. A larga maioria com o andamento, de uma forma ou outra, equaciona publicar um livro ou já publicou, por consequência ele será objecto de todo o tipo de opiniões, umas favoráveis outras não. Sendo um site de escrita a procura da excelência deve ser um fito, a excelência não se alcança só com palmas, mas também com a opinião menos favorável bem fundamentada e sem laivos de revanchismos ou tendo em vista a pessoa. Personalizar a escrita é retirar à escrita aquilo que ela tem de mais importante, as palavras que a compõe!
Um filho nosso a quem só digamos que tudo o que faz é sempre bem feito é retirar-lhe a possibilidade de um crescimento equilibrado adequado á sociedade em que está inserido.
Se notares em grande parte dos meus comentários e comentários aos comentários, há uma tentativa de interacção, que vá para além do gosto ou não gosto e acho que assim deve ser. Claro que aqueles que não gosto ou são indiferentes nada vou dizer, senão não fazia outra coisa. Assim como não leio toda a gente, uns por opção, outros por falta de tempo. Mas estou extremamente receptivo a que não gostem e que mo digam porquê, como já aconteceu e agradeci vivamente e se não concordar direi disso. Porque é que só estamos receptivos à crítica favorável, será isso salutar? Estás a ver aqui um exemplo, eu não concordo com a tua opinião e dela digo e tento fundamentar. Irás ficar chateada? Tenho a certeza que não, pois ao escreveres sabes que estás sujeita ao sim e ao não!
Um beijo, Analyra


Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 22/08/2010 20:31  Atualizado: 22/08/2010 20:31
Colaborador
Usuário desde: 01/07/2009
Localidade:
Mensagens: 6741
 Re: Criticar? Por quê?
Criticar, por que a crítica leva a dicussão. Esta leva ao pensamento. Esse leva a aprendizagem e criação.Quem não quer crítica não publica seus textos. Como TODO mundo que publica quer ser lido é preciso saber lidar com crítica, seja construtiva ou destrutiva.
Nesses meus mais de 10 anos publicando na web já levei chuvas de pedras e de floes.Com elas cresço e apareço a cada dia.Então tá...É isso!
Bjins, Betha.