Textos : 

borboletas de agosto - 1 de 5

 


não tirem o vento às gaivotas - sampaio rego sou eu


1.

5 de agosto o teu dia. todos têm um dia para nascer. apenas um. tu nasceste quando minguam os dias. ao contrário. em mim. os dias nunca param de crescer. nasci numa primavera tua – o calor de agosto é único. sufoca no pico do sol. mas com o cair da noite desdobro o primeiro casaquinho de lã. agasalho a primeira pele. encolho a face. guardo metade dos sorrisos. arrumo o corpo a favor do vento e caminho devagar de encontro ao tempo orvalhado – a melancolia dos dias pequenos está por aí a chegar – quando o agosto acaba. o setembro surge sempre a correr. a primeira humidade toca nos ossos. a solidão começa a ganhar lugar às pessoas. e as palavras quentes acabam por desaparecer – os dias escurecem mais cedo. e o corpo recupera a memória. esta necessita de sombra. de silêncio. de solidão. de cadeira. de borralho. de encostar o corpo aos olhos e rever tudo de novo. recuperar num outro tempo recordações perdidas – nada pode ficar para trás. nada pode ficar esquecido para sempre – um dia. sem que o corpo reconheça emoção. e a chuva se fizer ouvir nas telhas de vidro. levo o corpo à janela. descubro mais um natal. sei-o porque as casas estão enfeitadas com lâmpadas às cores. desejam boas-festas a um ritmo cadenciado com o apagar e acender das luzes – também tenho uma memória assim. acende-se e apaga-se ao ritmo da saudade. só não tem luz às cores. tem abraços apertados que ficaram perdidos em fotos a preto e branco – envelheço por cada natal . envelheço por cada agosto. envelheço pregado a um passado de palavras por dizer – o meu passado sempre foi agosto e natal. agora. agora é mutilação. é falta. é palavra cortada a meio. é história interminável – só a morte voltará a alinhar os corpos lado a lado. o nosso lado –
 
Autor
sampaiorego
 
Texto
Data
Leituras
1072
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
30 pontos
6
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 29/08/2011 19:27  Atualizado: 29/08/2011 19:27
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: borboletas de agosto 1 de 5
as palavras, se calhar, não são assim tão importantes, mas ao que elas reenviam isso sim: à emoção que a evocação provoca e à sua razão de ser. mas quando as palavras vêm eivadas de luz, como as tuas, integram uma nova realidade que reivindicam novas palavras (e, quem sabe, até actos…).

abraço fraterno


Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 29/08/2011 20:23  Atualizado: 29/08/2011 20:25
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10486
 Re: borboletas de agosto 1 de 5
Um belo texto, me trouxe até a saudade desse momentos de nostalgia, encostada ao lado da lareira, adoro o outono,(não este da vida que atravesso), mas aquele que é beleza, que deixa contemplar seus tons maravilhosos, e depois o Inverno também, ou não tivesse eu nascido em Janeiro, me proporciona uma força maior, que me põe mais viva.
Esta belíssima prosa de tão emocionante, me deixou a pensar, é que de facto eu reconheço nela tanto do meu viver.

Obrigada por partilhar.
Beijinho grande


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 01/09/2011 00:28  Atualizado: 01/09/2011 00:28
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17960
 Re: borboletas de agosto - 1 de 5
Uma coisa que acontece é ficar descontinuada quando te leio, pareço acordar e procurar minha vida... bjs