Textos : 

última oportunidade

 
.


não tirem o vento às gaivotas - sampaio rego sou eu


um dia. antes de partir. voltarei à minha igreja. aquela que me baptizou para o mundo dos justos – pela última vez. suplicarei ao “meu” deus que aceite no seu reino homens que não tiveram coragem de morrer pregados a uma cruz – estou quase certo de que não obterei qualquer tipo de resposta – o silêncio na sua casa é sepulcral – concluirei que deus é surdo. mudo. e não conhece a linguagem gestual – desconfortável com o próprio corpo. castigarei a fé cega com que animei os sonhos – partirei. invocarei todos os demónios que acolho em mim. cerrarei definitivamente os olhos em frente ao santo que jurou proteger-me contra todos os males. passados. presentes e futuros. tanto da alma como do corpo – não há justiça nos homens que criaste à tua imagem e semelhança – parto. deixo a tua casa com o sabor de uma partida amarga – sossega. não acredito na ressurreição. como diz mia couto “ o que está queimado não volta a arder”
 
Autor
sampaiorego
 
Texto
Data
Leituras
1408
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
6
0
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 27/09/2012 19:52  Atualizado: 27/09/2012 19:52
Membro de honra
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 2999
 Re: última oportunidade
...felizmente há o perfume. o que fica do que arde, e que sobe no vento, para um lugar além do céu, além da memória, num impulso de retorno ao pó.


Acompanhar-te é um privilégio, nunca oportunidade.

Beijo, meu amigo ZL.


Enviado por Tópico
sommerville
Publicado: 27/09/2012 21:33  Atualizado: 27/09/2012 21:35
Membro de honra
Usuário desde: 21/08/2011
Localidade: Porto, Portugal
Mensagens: 1075
 Re: última oportunidade /Sampaio Rego
Bom ... cá estou eu - estupefacto ante a profundidade da sua escrita clarividente e penetrante como um soro que dá vida a todas as artérias que à falta do mesmo sucumbiriam ...
Reverência , meu amigo , reverência ...

Que pena eu não me lembrar da capela onde fui baptizado ... mas recordo , com uma saudade que dói , a capela que o meu avô , um dia , fez questão que eu conhecesse - no Monte Da Virgem , foi daí , daquele lado de lá do rio que me viu nascer que eu percebi a grandeza do mundo e toda a minha pequenez ... quanto a deus e adeus ... algum dia saberemos qual o verdadeiro templo em que ambos se alojam ? Será que os aposentos de quem parte e dos deuses têm como leito a palavra OlÁ ?

Forte abraço .

PS: o pseudónimo Luiz Sommerville Junior , é justamente uma homenagem ao autor compositor , meu avô paterno , Luiz Eloy Silva (uma espécie de Zeca Afonso dos Anos 20 , infelizmente a Valentim de Carvalho não só destruiu e/ou doou toda a discografia em 78rpm como quando adquiriu a maior e melhor colecção de discos 78rpm a perdeu por a deixar em contentores no porto de Leixões os quais viriam a arder num incêncio que é do conhecimento público , assim se perderam , não apenas as discografias do meu avô, como também de outros grandes autores e cantores do início do sonoro , tratava-se de centenas de milhares vinis dos quais nem a VC nem mais ninguém possui qualquer tipo de cópia).

Perdoe o longo PS e aceite a minha humilde admiração.


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 28/09/2012 02:24  Atualizado: 28/09/2012 02:24
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17875
 Re: última oportunidade
Sopra o vento... acalma a chama inesperada.
só pra ver de que lado Deus está: entre a pele vestida
de partida ou o ardor do que queima sem vestir oração alguma.
queiram os céus ou não. Divaguei nesse profundo dos teus versos.
bjs e perdão pela divagação...