https://www.poetris.com/
 
Textos : 

Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem - ¬¬)

 
 
Open in new window

Imagem Google

Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem - ¬¬)
by Betha Mendonça

Esse não pretende ser um trabalho científico.É fruto da observação desta amadora presunçosa sobre a diversidade, boa em qualquer ramo da atividade humana, nos sites de literatura na grande rede.

Na escrita onde as matérias primas dos textos são imaginação, conhecimento e criatividade; a heterogeneidade de padrões, pensamentos, atitudes e outros são excelentes fontes de aprendizado. Tentarei dar face a alguns desses grupos ou tribos:

Religiosos – têm fé exacerbada e inabalável.Falam de crença, luz, esperança. A graça Divina e os poderes no Ser Supremo estão de alguma forma presente nos seus trabalhos que enchem os olhos e coração de quem os lê de paz.

Góticos – costumam usar avatares assustadores e/ou deprimentes.São profundos. Dizem das mazelas do nosso interior e da humanidade. Transitam no céu e inferno, na crença e descrença com a velocidade do Trem Bala. Suas obras, em alguns despertam consciências adormecidas, em outros (mais sensíveis) o desejo do suicídio imediato, que é controlado com a leitura dos escritores religiosos.

Comadres – são flores de criaturas. Falam da natureza, de sentimentos e sensações femininas. Aos mais letrados soam piegas e sem nenhum talento.São literalmente amigas do peito.De vez em quando têm umas rusgas seguidas de pedidos de desculpas e lágrimas.De tanto que distribuem carinhos e beijinhos entre si, nem são consideradas escritoras por alguns de seus pares que acham que essa Tropa deveria estar em sites de relacionamentos e não de literatura.

Intelectuais – escrevem como em hieróglifos.Suas letras são complicadas, com teor carismático, metafísico, difícil ao entendimento dos reles mortais.Só eles e sua inteligência acima da média conseguem compreender e discorrer sobre suas grandes obras. Não ousam sujar seus literatos olhos em trabalhos, que segundo sua ótica e medida ,não possuam pelo menos dois dedos de profundidade.Alguns têm cocientes de inteligências, sapiência e egos tão grandes que deveriam abrir sites de literatura só para eles. Nesse seleto grupo também existem os compadres que fazem entre si homenagens em formas de versos e prosas.

Novatos – são escritores que vão do medíocre ao mais puro brilhantismo. Chegam com suas letras onde já existem tribos antigas e mesmo que escrevam um texto no nível de grandes autores da literatura mundial têm leituras que não atingem nem dois dígitos. Depois de algum tempo engrossam um dos grupos já formados e vêem chegar outros que passarão pelas mesmas provações.

Populares ou Estrelas – de tão famosos no sítio na maioria das vezes nem precisam escrever um “A”. Postam um espirro e explodem o contador de acessos! Têm números espetaculares de comentários a dizer sobre o quanto o espirro é importante para limpeza da árvore respiratória, de quanto foi rítmico, belo e bem colocado aquele espirro. Alguns se emocionam e vão às lágrimas.

Ainda existem outros agrupamentos: os omissos, os mureiros, as fifis... Que são tão importantes dentro do contexto de um sítio literário internético quanto os já citados e serão matéria de outro ensaio.

Aos que se perguntam como ela pode ser tão crítica e pretensiosa, e, vir aqui “catalogar” estilos e pessoas?
Simples: olhei para dentro de mim e encontrei no meu interior um pouco de cada um deles e delas!

 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
2229
Favoritos
11
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
141 pontos
43
5
11
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2013 19:03  Atualizado: 31/08/2013 19:03
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
*Eu sinto-me exatamente como tu colocaste no final....
Muito bem colocado.
Eu confesso, ando 'aterrorizada' em estar por aqui.
Já saí, já voltei.
Quando estive doente e durante minha radioterapia, esse espaço e seus usuários foram como uma dose extra de tratamento para mim. Nossa! Fizeram-me um bem.
Eu não sou poeta, sou amadora. Uma pessoa que gosta de poesia. E só.
No entanto, pergunto-me o que faço aqui quando leio pareceres sobre o site, pareceres que denigrem a imagem de todos. Como usuária, consequentemente, faço parte desses pareceres.
Sei lá. Sempre achei que havia espaço para todos tipos de pessoas e suas criações... agora já não sei mais.
Gosto da tua escrita, sempre firme, corajosa e sincera.
Beijoka*

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2013 19:03  Atualizado: 31/08/2013 19:04
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
*Obrigado pela partilha!
Abraços de admiração.
K*


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2013 19:10  Atualizado: 31/08/2013 19:10
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Betha, texto inteligente, para todos os gostos. mil parabéns lusos.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2013 19:42  Atualizado: 31/08/2013 19:42
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
confissões: ainda agora cheguei, e diga-se que, bem aconselhado a respeito deste sítio e afinal o primeiro texto que tenho a infelicidade de abrir fala das listas de schindlers confirmadas no banco do hipermercado machão de massarocas. os escritores estão-se a tornar chamas, ais aos demais azuis que eu salvo-te. sim, quem não sabe de si quer-se achar
peço perdão mas não sei qual é o pensamento que se deve escrever nos comentários, ainda agora cheguei, mas serei sincero e objectivo sempre que o fizer amanhã


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 31/08/2013 19:49  Atualizado: 23/10/2014 16:37
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Nem vou comentar, pois se o fizer vão me
enquadrar nos "puxas-saco", o que no seu
caso nem seria possivel, rererere!


Enviado por Tópico
marilda
Publicado: 31/08/2013 20:08  Atualizado: 31/08/2013 20:08
Super Participativo
Usuário desde: 02/10/2007
Localidade: Campinas /S.Paulo_Brasil
Mensagens: 138
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Olá..Vi agora no Facebook e guiei-me até aqui. Muito bom mesmo seu texto e concordo com suas reflexões. Também enquadro-me em alguns tipos que selecionou. Na verdade nem sei bem quem sou neste universo. Bj.


Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 31/08/2013 23:37  Atualizado: 31/08/2013 23:37
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 16008
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Betha
Achei o texto engraçado, fiquei tentando enquadrar a mim e os demais como se fosse um teste de personalidade! Rsrs
Sei que gostei! No final é uma grande família! Beijos!
Janna


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/09/2013 01:12  Atualizado: 01/09/2013 01:12
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Olá Betha!

Gostei muito deste texto, acho que só faltou os criticos(suma importância)... a gente acaba , dependendo do bom ou mau dia/texto se enquadrando num (qq) destes sistemas tribais, ou vários...rs.

Muito bom, mesmo! Inteligente, pertinente e de agradável leitura...


Bjs,

ALICE


Enviado por Tópico
Edilson José
Publicado: 01/09/2013 15:23  Atualizado: 01/09/2013 15:23
Colaborador
Usuário desde: 12/04/2008
Localidade: SP
Mensagens: 5591
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
ontem já havia lido... achei simplesmente fantástico e cientificamente correto :); behta, querida betha, confesso: quis um dia ser gótico. mas estranhei demais as asas de morcego e logo eu, pô, que ja havia sido punk... não curto a academia, por isso, pulei fora da intelectualidade, logo e cedo. aí veio você e criou algo só pra mim, óooooooo, só pra mim, lembra?: "os edilsianos". não quis pertencer a mais nada, a não ser a mim mesmo ( aos edilsianos). hehehehe. lhe agradeço por isso. a sério.
bj querida. adoro tua acidez.rs...


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 01/09/2013 16:15  Atualizado: 01/09/2013 16:15
Colaborador
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11172
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Betha,
Inteligente, sagaz, astuta e boa observadora.
Só não quero resvalar para os intelectuais, não tenho formação para tal, seria ridícula.
Beijinhos
Nanda


Enviado por Tópico
DomingosdaMota
Publicado: 01/09/2013 16:17  Atualizado: 01/09/2013 16:21
Colaborador
Usuário desde: 15/05/2010
Localidade:
Mensagens: 835
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Interessante esta classificação de algumas tribos literárias (ou proto-isso): só não entendo o que são os "mureiros" e as "fifis"; quanto aos "omissos", omito a minha opinião.
Já agora, a propósito de um comentário sobre os "edilsianos", se Cristo não foi cristão, se Marx não foi marxista, etc, como é que o Edilson pode ser edilsiano? (rs.)

DM




Enviado por Tópico
PROTEUS
Publicado: 01/09/2013 21:59  Atualizado: 01/09/2013 21:59
Colaborador
Usuário desde: 27/03/2010
Localidade:
Mensagens: 3600
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Talvez eu seja um omisso... Ou um tiozinho...
Não sei...
No fundo, sou alguém que joga palavras na tela... Pode ser poesia, não sei...
Somente comento o que gosto.
O que não gosto leio e não digo.
Não se pode agradar a todos.
Mas sempre podemos agradar alguém.


Enviado por Tópico
Branca
Publicado: 01/09/2013 22:30  Atualizado: 01/09/2013 22:30
Colaborador
Usuário desde: 05/05/2009
Localidade: Brasil
Mensagens: 2977
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Não me importo de ficar no grupo das fifis, mas o texto deu um ótimo recado. Tenho comentado menos devido a muita decepção aqui com o comportamento grosseiro de alguns escritores. Mas não podia deixar de comentar neste texto pois me chamou a atenção.
Parabéns.
Branca


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/09/2013 23:44  Atualizado: 02/09/2013 00:21
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Gostei muito do texto Betha.e vou deixar aqui minhas considerações sobre o tema, que se aplica a esse site :

``Aqui o que se espera é que se tenha pelo menos
ortografia e gramática nos trinks. Que não se
torture o português como: agente, seje, concerteza´´... sim, e erros gramaticais crassos ,indo de encontro a luta do nosso grande amigo Zé,(e que devem deveriam ser minhas/nossas)


Não é de hoje que vejo manifestos e mais manifestos a favor de um site mais literário.Pessoas que fazem/desejam esse site com maiores qualificativas literárias,e ve se nisso um desejo quase mórbido;ignorando esse mundaréu de tribos que,muitas vezes, não estão na mesma sintonia dos héróis/mártires/salvadores literários ;Esses , não se importando se ,mil caem a sua direita outros mil a sua esquerda ; acham-se salvadoras-salvadores do site-empunhando palavras afiadas,verdadeiras espadas (pois é uma luta diaria,deles) que cortam tudo e todos que não estão nessa sintonia literária exaustivemnete almejada. ;como se o exigir constantemente, incessantemente,fizesse com que as mentes das tribos produzisse coisa que ``preste ´´.Muitos já sairam ;muitos não entram mais. outros entram menos ;e dentre dessa verve de muitos motivos e variantes OS que sairam por não aguentar conviver com quem é menos`` abastado poeticamente´´;não se conformam em jogar suas pérolas aos ``porcos´´;do outro lado OS que se sentiram enxotados/humilhados/aterrorizados (como a karrina)cansados de parecer `` non gratos´´ diante dos discursos acalorados dos salvadores do site;cansados de ouvir que seus poemas, textos, não condiziam com o objetivo proposto;poetas de merda há os que os chamam ;vermes rastejantes ,primatas.
Esses manifestos que muito vejo/leio me remetem aos ideais de Hitler para um mundo (seu mundo) melhor;essa hegemonia de Hitler:limpeza de todos que não estão nesse mundo perfeito....:morte aos judeus ,morte aos ciganos ,aos velhos,aos doentes,aos dementes,aos cristãos,ETC ETC.....Esse mundo perfeito com base nesse valor literário que todos deveriam ter ou alcançar é exautivamente jogado na cara;a hegemonia que qurem aplicar no site confere a mesma ideologia utópica de um mundo/site melhor;morte as florzinhas,aos abraços,morte aos que comentam muito aos que comentam pouco, aos que nao comentam ou comentam de forma errada(não usam de critica literária)morte dos que só falam de amor,as rimas,aos que usam de simplicidade,a brasileiros,etc etc ;todos de igual ``não serventia´´de um ideal a ser atingido: a literatura somente.deixam-não sei quem deixa- mas deixam que nos chamem primatas ,poetas de merda,vermes rastejantes ;todos os dias................Se o site perde, em não estar no (eixo literal) desejável,também perde em civilidade,em respeito,em comunhão.perde lusuários,perde respeito,perde comentários;perde –se ,muitas vezes o total interesse em pertencer a essa casa que exige (???) o que talvez nunca será alcançado;por anos a fio vejo essa luta entre`` classes´´essa reforma e/ ou limpeza para atingir a tão aclamada qualidade literária.


Enviado por Tópico
Srimilton
Publicado: 02/09/2013 00:45  Atualizado: 02/09/2013 00:45
Colaborador
Usuário desde: 15/02/2013
Localidade: Nenhuma
Mensagens: 1837
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Ri quando li no seu título, Rebostagem..rsrs..
Quanto aos informes, concordo. E ficou bacana sua brincadeira.
Quanto ao comentário da Marlise, Ela está certa sobre
a beligerância. As pessoas saem do site porque fica opressivo
e acaba perdendo a graça.
Aqui tem espaço para todos e todos merecem estar aqui.
Queria dizer mais, mas não quero ser inoportuno na sua página.

Um abraço!


Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 02/09/2013 01:57  Atualizado: 02/09/2013 01:57
Colaborador
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 3397
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Simplesmente genial, Betha!

(posso deixar beijinho sem rótulo...?)



Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 02/09/2013 02:25  Atualizado: 02/09/2013 02:25
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3491
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Pô Betha, nem sei onde me encaixar. Mas, te juro que eu queria dar um espirro e fazer o meu contador subir. O negócio é que eu só devo ter 11 leitores e ai tudo fica mais difícil para mim. Brincadeiras a parte, adorei o texto.

Beijos daqui.

Karla B


Enviado por Tópico
GabrielaSal
Publicado: 06/09/2013 10:56  Atualizado: 06/09/2013 10:56
Colaborador
Usuário desde: 19/01/2013
Localidade:
Mensagens: 793
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Betha: Engraçado e a vaidade de cada um
e as personalidades as vezes "adquiridas".
Como humanos, temos sim um pouquinho de
cada coisa que você escreveu ai...
Conheço um tipo também, Betha, entre o
Gótico e Intelectual. Aquele que tem uma
febre de briga. De discussões intermináveis.
Escrevem e voltam para ver se responderam.
Se munem de balas, revolver, armas, e voltam.
São incansáveis. Poderiam ficar anos e anos
discutindo um tópico insignificante.

Gostei muito do seu texto!


Beijo

.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`*´ Gabi.♥


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 07/09/2013 02:18  Atualizado: 07/09/2013 02:18
Colaborador
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17658
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
ah, Raul Seixas, o eterno maluco beleza, deve estar adorando
este texto teu, Betha! Já quis ser muita coisa, uma heroína talvez.
Já pedi para acordar Gandhi, Mandela, Lutero (uma honra).
Estou com o Edilson, intelectualidade é muito chato, caí fora também.
Mas... meu ego tirou o chapéu pra ti e teu texto inteligente e com
temperamento agridoce (um luxo). Obrigada. bjs


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 08/09/2013 23:24  Atualizado: 08/09/2013 23:24
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 9252
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Boa noite Betha, eu como um embrionário na escrita não sei como me enquadrar nesta sua grade de qualificação, o meu texto mais antigo ainda não tem 5 anos de existência, logo fica notório que minha bagagem poética, é minguada, mas uma coisa é fato este site lida muito mal com os seus participantes, tem uma cambada de arrogantes por aqui, que embora possuam, um certo cabedal de intelectualidade, não estão aptos a lidar nem com "cavalos"Parabéns pelo seu contundente texto, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/10/2014 16:23  Atualizado: 23/10/2014 16:25
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Não resisti, reli e o trouxe de novo á tona.
Esse é um dos melhores textos que li aqui no site, a Betha não poderia haver sido mais feliz em suas observações.
Um dos meus favoritos.

Enviado por Tópico
Dakini
Publicado: 23/10/2014 16:52  Atualizado: 23/10/2014 16:52
Da casa!
Usuário desde: 24/03/2010
Localidade: Espaço reduzido
Mensagens: 338
 Re: Tribos de Escritores de Sites da Internet (rebostagem...
Olá Betha

Estou pouco por aqui. Venho às vezes.Não é que não goste de estar aqui, mas o site deu muitas voltas e reviravoltas, até que se deu a grande evasão quando os "grandes poetas" se evadiram.
Tu sabes, fica o dito pelo não dito e sem a sua apreciação fica difícil. Não é que seja muito valiosa a sua opinião, mas sentia-se assim um frenesim no corpo, quando se viam entrar de fato e gravata e depois pum.... punhos na mesa.

Não tinha lido, e ainda bem que li. Gostei, mas fiquei a pensar onde estarei aí.
E logo eu, que fui e voltei, assumi outros nomes, enfim, coisas de gente ou coisas da poesia, sei lá. Nem sei também onde querem ir e nem para onde vão, ou se querem ir com o nome ou se só com a poesia....


Olha que sejam todos felizes e sejamos todos em prol da poesia Pessoas melhores

Abraço