Textos -> Crítica : 

Ciúme Compulsivo

 
Ciúme Compulsivo

Conceito de ciúme
O ciúme é uma emoção humana, mais comum do que se pensa. Aliás o ciúme é um conjunto de emoções deturpadas pelos sentimentos de possessão quando estes são julgados ameaçados na sua estabilidade e na sua qualidade como relacionamento íntimo.

Outros conceitos e definições existem para o ciúme patológico, mas este assenta em três factores; a reacção a uma “ameaça” sentida, real ou fictícia, a rivalidade, real ou imaginária, e o medo de perda do “objecto” amado.

O ciúme é natural no indivíduo, mas fora do auto-controlo, o ciúme é uma patologia do foro psiquiátrico.

No ciúme, impregnado de imaginação, de fantasia, de crenças e (in)certezas adquiridas em terceiros são emoções vagas e imprecisas. As dúvidas transformam-se em ideias fixas, obstinadas, incoerentes e delirantes.

A pessoa é impelida à compulsão de ter dúvidas como certezas.


O indivíduo ciumento usa de todos os estratagemas, numa constante busca de provas, confissões e testemunhos forçados, para conseguir provar que tem razão. Esta compulsão, que lhe gera mal-estar, não ameniza a dúvida e encerra-se no absurdo e no ridículo das situações que gera e sustenta. Esta compulsão porta-lhe mais e mais insegurança e inquietação. Mesmo que confrontado com a realidade da sua mente deturpada, a frustração é tal que urde cada vez mais esquemas e impulsos de confronto e, se hoje não conseguiu impor a “sua certeza”, amanhã será o dia propício em que finalmente o parceiro será apanhado em falta. E entra num ciclo vicioso onde a frustração aumenta e o impede do raciocínio lógico.


O indivíduo ciumento vitimiza o parceiro, mas foca-se a si, e só a si, a vítima de todo o trama.

O parceiro de um ciumento experimenta uma vivência de dissimulação, de elogios e de presentes, omite factos e esconde informações tentando minimizar os graves acessos de ciúme, que se agravam cada vez mais.

O indivíduo ciumento vitimiza terceiros, usando a chantagem da amizade / desdém. Exige dos seus amigos a cumplicidade na espionagem do parceiro e o seu apoio incondicional. Se esses terceiros são indivíduos estruturados afastam-se; se não, entram no seu trama, apoiando-o, mas sem revelações úteis para o indivíduo ciumento depressa passam a usar da mentira e da ficção.

O ciúme compulsivo, ou mais propriamente o ciúme patológico, tem por base um desejo enorme de controlo total sobre o parceiro nos seus sentimentos e nos seus comportamentos.

O ciumento compulsivo raia a insanidade dos seus pensamentos e das suas acções chegando a sentir ciúmes de qualquer relacionamento que o seu parceiro tenha tido anteriormente, recentes ou não. E o processo do ciúme degrada-se no excesso de pensamentos repetitivos, imagens ficcionadas e murmurações constantes sobre factos que já são do seu conhecimentos nos seus mais diversos detalhes que geram outras “verdades ciosas”.

Esta patologia envolve um perpétuo sofrimento para o indivíduo ciumento compulsivo que faz afastar de si por repulsa o parceiro e outros indivíduos de laços familiares e de amizade. Torna-se um solitário, auto-comiserado e um “eterno infeliz”.

Não há estatísticas certas, mas presume-se que o sexo do ciumento compulsivo seja de alta percentagem feminino.

O indivíduo ciumento compulsivo usa da desculpa íntima que o seu ciúme é o zelo, a devoção e a paixão que “investiram na relação” e qualquer manifestação de ciúme é legitimada pelo “amor” e pelo “dever” que o emociona.


O indivíduo ciumento compulsivo é um ser dominado pelo medo e pela necessidade de posse. Quanto mais os seus actos e pensamentos são irrealizáveis, mais esse medo se avoluma e o consome “nas suas entranhas” com a ansiedade, a culpa, a humilhação, a raiva, a vergonha, a insegurança, o aumento do desejo sexual e os desejos de vingança que experimenta num modo crescendo e o destrói emocionalmente.


Com a perda do “objecto” amado o indivíduo ciumento compulsivo é um vulcão em erupção que lança de si para outros indivíduos “as cinzas da sua consumação”: baixa ou nula auto-estima, desconfiança, depreciação do amor, egoísmo, agressividade, desprezo por si e pelos outros, entre outros. O conselho a dar por último a qualquer indivíduo ciumento compulsivo é o de se tratar clinicamente.


Por preferência pessoal, aponto o afastamento do parceiro / vítima de qualquer indivíduo ciumento patológico para que a vitimização e o sofrimento não se avolumem em raivas e vinganças incontidas "fazendo a felicidade do / a ciumento / a" e podem chegar à agressão verbal e física.


Triste Poet@
(João Loureiro)

Open in new window

 
Autor
Triste.Poeta
 
Texto
Data
Leituras
997
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
0
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.